Entenda como novo sistema permite ao Gripen navegar com precisão sem necessitar de satélites
Ser capaz de navegar com confiança e precisão quando o GPS fica indisponível por um longo tempo é uma capacidade revolucionária para um piloto de caça. Para superar esse desafio, a Saab estudou e testou técnicas de navegação de terreno baseadas em imagens e agora propõe uma nova tecnologia para uma alta capacidade de navegação tática em ambientes sem GPS
No ano passado, a Saab realizou ensaios em voo bem-sucedidos com o Gripen E usando novos algoritmos que fornecem posicionamento em tempo real e altamente preciso com base no mapeamento de imagens, conhecido como mapeamento 3D. Os testes, conduzidos em colaboração com a Maxar, comprovaram com sucesso o conceito em que dados de sensores eletro-ópticos de bordo e algoritmos de georregistro são comparados com um banco de dados de modelos de superfície 3D na aeronave.
Odometria e navegação de terreno
O uso da tecnologia de mapeamento de imagens de odometria também foi testado anteriormente com bons resultados. Aqui, um sensor a bordo observa as características da paisagem à frente e os algoritmos geram um vetor de velocidade mais preciso e auxiliam o sistema de navegação inercial.
A navegação em terreno, na qual a Saab tem uma longa história, por exemplo, a TERNAV, também foi testada anteriormente em diferentes demonstrações e essa tecnologia evoluiu internamente com novos algoritmos e tecnologias de manipulação de banco de dados.
Posicionamento robusto com alta precisão
Ao combinar essas três tecnologias (mapeamento 3D, odometria e navegação em terreno), o sistema de navegação fornecerá ao piloto do Gripen uma capacidade disruptiva e única de operar em ambientes sem GPS, mantendo um posicionamento de alta precisão.
“No mundo da guerra moderna e, entre outros, seus requisitos para dano colateral zero, uma alta precisão e posicionamento robusto são essenciais. A tecnologia de navegação tática em ambientes sem GNSS que a Saab agora começa a concluir levará a uma verdadeira capacidade revolucionária na arena operacional”, diz Jonas Jakobsson, piloto de ensaios experimentais do Gripen na Saab.
Liderando a indústria
A capacidade de realizar operações de longo alcance ou longa duração em um ambiente sem GNSS com dados de posição robustos e altamente precisos é necessária, especialmente ao operar contra oponentes sofisticados. A Saab agora planeja uma solução para usuários atuais e futuros do Gripen.
“Acreditamos que estamos à frente dos outros nesta área, uma vez que já demonstramos partes importantes desta capacidade de navegação robusta, fundida e em tempo real com testes de voo. Agora, damos o próximo passo para implementar essa tecnologia em soluções para nossos clientes. Com base nos resultados dos testes, decidimos incluir esta solução como parte de nossa oferta do Gripen para a Finlândia”, diz Tobias Jansson, gerente de produto do Gripen.
Outros benefícios derivados
Além de apoiar a navegação, existem outros benefícios potenciais derivados dessa tecnologia, como a construção e a execução de funções de direcionamento e facilitação de pousos de aeronaves em condições ambientais desafiadoras onde os auxílios de pouso normais estão comprometidos.
Sobre a Saab
A Saab atende o mercado global com produtos, serviços e soluções de ponta nas áreas de defesa militar e segurança civil. A Saab possui operações e funcionários em todos os continentes. Graças a suas ideias inovadoras, colaborativas e pragmáticas, a Saab desenvolve, adota e aprimora novas tecnologias para atender às necessidades, em constante mudança, de seus clientes.
DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants
Que tecnologia massa!
Tomara que venha como atualização padrão para os F-39E. Mas como eles se sairiam por exemplo o “mar” da selva amazônica???
Não é tão mar assim. E tem muitos rios como referência.
Lindíssima esta facilidade sobre a “navegação inercial”. Demais!
Entretanto…
Cargueiro vendido a Portugal faz 1º voo pilotado por estrangeiros (msn.com)
“£$%oda!
Tecnologia única da Saab?
Nenhuma outra aeronave no mundo possuí algo igual ou mesmo similar a isso?
Rogério,
há vários sistemas de navegação que utilizam método parecido, como por exemplo o TERCOM e o TERPROM.
Esse é uma evolução baseada na alta capacidade de memória e processamento da tecnologia atual mas em suma é um sistema que se resume em extrair informações acerca do terreno sobrevoado e comparar com os dados armazenados de modo a atualizar o sistema inercial.
Show de bola Bosco.
Abs.
Seu funcionamento é muito deficitário em mar deserto vastas florestas planas…mas pra que vamos bombardear essas áreas !?
Tem um jeito do Brasil “marcar” suas vastas áreas de florestas com uma espécie de “boias”, mas em território inimigo de topografia acima descrita é voo cego mesmo?
O seguro morreu de velho.
Alguém sabe dizer se os Gripen da FAB vem com esse sistema?
No mínimo você não leu essa e nenhuma das outras matérias relacionadas ao tema, senão, não estaria perguntando isso, VÁ LER!
Se entendi bem o sistema faz a leitura do terreno e compara com o banco de dados para saber onde está. Mas e no meio do oceano onde tudo é igual e não tem variação de terrenos?
Ai não funciona Leandro. Só funciona sobre a terra.
Bom dia! Essa tecnologia vai estar disponível para a força aérea brasileira?
“Ser capaz de navegar com confiança e precisão quando o GPS fica indisponível por um longo tempo é uma capacidade revolucionária para um piloto de caça.”… Sério isso? Quer dizer que antes do GPS piloto de caça só navegava sem confiança e sem precisão? … me poupem.