Última turma de graduados da Força Aérea Nigeriana no curso de A-29 na Moody AFB
MOODY AIR FORCE BASE, Geórgia – O 81st Fighter Squadron da USAF realizou o treinamento da Força Aérea Nigeriana (NAF) na aeronave de ataque leve A-29 Super Tucano desde setembro de 2020, e formou sua turma final na Base Aérea de Moody, Geórgia, em 2 de setembro 2021.
Cada turma teve aproximadamente nove meses de treinamento consistindo em mecânica de solo, familiarização com a aeronave e pilotagem da aeronave.
“Começamos com o treinamento de qualificação inicial e isso é apenas para apresentar a aeronave, as características de voo da aeronave e como usá-la em diferentes situações”, disse o piloto de A-29 Super Tucano da Força Aérea Nigeriana do 407th Air Combat Training Group. A partir daí, passamos ao treinamento da missão, que é como empregar a aeronave em situação de combate em diferentes ambientes, e como empregar os canhões, foguetes e bombas.”
O 81st FS treinou não apenas pilotos, mas também mantenedores, técnicos de munições e outras especialidades.
O governo nigeriano comprou 12 aeronaves A-29 Super Tucano, bem como peças, simuladores e muito mais do governo dos EUA sob um contrato de vendas militares estrangeiras de US$ 493 milhões.
O piloto da NAF disse que é melhor para os Estados Unidos treinarem os pilotos no uso da aeronave, já que estão vendendo a aeronave para eles.
O Maj “T-Rex” Grillos da Força Aérea dos EUA, piloto avaliador de A-29 Super Tucano do 81st FS, disse que a parceria com a NAF não apenas melhora táticas, técnicas e procedimentos para ambas as partes, mas ao fornecer o treinamento, o 81st FS permite que a NAF seja multiplicadora de forças por muitos anos.
Trabalhar com a NAF mostra a capacidade da Força Aérea dos EUA de globalizar seu programa de treinamento e eficácia.
“Muitas outras nações veem a Força Aérea dos Estados Unidos e seu sucesso como algo que gostariam de imitar”, disse Grillos. “Podemos construir relacionamentos, manter relacionamentos, melhorar a capacidade e criar mais problemas de seleção de alvos para nossos inimigos, dedicando esforços às nossas operações de combate.”
A última leva de aeronaves A-29 Super Tucano partiu da Base Aérea de Moody para a Base Aérea de Kainji, Nigéria, em 15 de setembro de 2021.
FONTE: USAF
A Sierra Nevada ainda está “montando” algum A – 29?
Vejamos quantos não desaparecem por aqui…
Interessante saber se a doutrina americana tem algo de diferente da nossa, na utilização da aeronave. Não teria algo aplicável à nossa, por exemplo
Em tempo, poderíamos aprender até com a força colombiana que, ao meu ver, é a que mais extrai das capacidades do T29.
SRN
Mas os colombianos tem problemas com guerrilha, coisa que nós não temos, mas que é um dos propósitos para o qual o A-29 foi criado. Por aqui ele basicamente serve pra interceptar aeronaves suspeitas e de vez em quando destruir uma pista de pouso ilegal, não tem muito mais funções que isso além de treinamento.
Não. É a mesma, ou seja de close air support.
Acredito queeja esse o uso no Brasil, não? Além das interceptação de narcotraficantes.
Nas aeronaves que estão na concorrência para serem o vetor de ataque leve da USAF, o Super Tucano é o único que possui experiência em combate e foi empregado para as suas missões de origem, seja de apoio aéreo, de intervenção, de patrulha e etc. Mas dificilmente será selecionado, justamente por conta que é o avião com menos produtos americanos e logo será o avião que menos irá produzir empregos nos EUA.
Sério ? Não vejo aplicação de aviões de ataque leve nas FA Yankees , os caras estão em plena revolução de drones , não faz sentido usar caças com poder de fogo limitado voando sobre área de conflito .
o Brasil realmente parece que perdeu o produto , incapaz de dar treinamento de combate efetivo aos pilotos de A-29 < nos temos uma policia aerea , nao possuimos força aerea !!!!
Na Nigéria ninguém deve saber que o super tucano é projeto “brasileiro”. Devem pensar ser made USA. Que de certa forma estão certos.
Eles sabem.