Saab aprimora a navegação do Gripen para operações com GPS negado
O FlightGlobal noticiou que a Saab está trabalhando em uma nova capacidade de navegação para os caças Gripen C/D e E/F, que vai permitir a operação em ambientes onde sistemas de navegação por satélite (Global Network Satellite System) são bloqueados pelo inimigo.
A nova capacidade empregará três tecnologias que vão funcionar em backgroud, sem necessidade trabalho do piloto.
Ela vai usar dados do TERVAV – sistema de navegação por terreno da Saab – que combina radar altímetro com um banco de dados do terreno, navegação odométrica que estima velocidade e deslocamento relativo com imagens coletadas por sensores ópticos da aeronave e navegação por mapa de imagem, que compara imagens captadas pelos sensores ópticos com com um banco de dados de mapa de imagem.
A capacidade já foi oferecida à Finlândia como parte do pacote do Programa HX, que compreende 64 caças Gripen E e duas aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle GlobalEye AEW&C.
GPS é uma tecnologia maravilhosa mas muito vulnerável, ser capaz de usar outros sistemas é uma excelente notícia. Essa é uma das razões de eu não ser favorável à armamentos guiados por GPS. Se o inimigo bloquear (ou os EUA) fica inútil. Melhor são aqueles sistemas guiados por laser, IR, beam riding.
Não existe tecnologia de ataque imune a sistemas de defesas e cada tecnologia tem suas vantagens e desvantagens. Laser, por exemplo, precisa que o designador mantenha vista do alvo.
Por isso o melhor é combinar os métodos. Alguns mísseis combinam GPS, sistema inercial e sistema de guiagem por imagem.
Para complementar a discussão. Acredito que o correto seja GNSS ( Global Network Satellite System ). Sistemas GNSS mais conhecidos hoje: GPS ( USA ), Glonass ( Russo ), Galileo ( Europa ) e BeiDou ( Chines ).
Assim o entendimento fica melhor e mais completo para todos. Lembrando que todos eles possuem sistema de precisão em bandas militares e civis com erro ou sem erro pseudo-aleatório.
Abraços,
Henrique de Freitas
Enquanto a força aérea russa usa GPS civil, preso com fita dupla face no painel do su34, a Saab da aula…
Fita não…
enforca gato.
Para os caças Gripen E/F a FAB terá que pagar por um pacote de atualização ou vira com estas ferramentas ?
Será um pacote de atualização.
O Brasil comprou o que é de mais moderno e atualizado, ou melhor ,todas ou quais quer atualização da Saab, será passada para o Brasil
Ele n tem INS ?
Tem INS, mas esses novos recursos são mais precisos.
Alguém sabe o que são aquelas três tampinhas brancas logo atrás do canopy? parecem tampas de reservatório de óleo e água rsrsrs
Eu acho que são luzes anti-colisão , mas não tenho certeza.
sempre vi essas “tampinhas” e sempre tive curiosidade sobre oque são elas…
Até o SU-57 tem algo semelhante.
Só o fato de poder usar os outros sistemas como o Galileo, o Glonass e o Beidou já quase que eliminam a possibilidade de ficar no escuro, já que dificilmente você estará em guerra contra todos esse players.
O problema é se esses jogadores estiverem em guerra entre si e você for obrigado a escolher um lado. Um estará tentando negar o sistema do outro e você dependendo dos dois. Pior ainda se eles atacarem o sistema oposto mesmo se a guerra for só com você. É a lei de Murphy, da qual derivo meu nome de usuário.
Bom,meu caro Ten Murphy, vc certamente conhece bem a história do Murphy original. No caso dele, enquanto testava motores em voo, pelo m enos não dependia do GPS…imagina se ele estive vivo hoje……
Em combate devem jammear tudo, de GPS a rádio AM…
A Saab deve acompanhar em detalhes o que os russos emitem a partir do exclave de Kaliningrado, o que está acontecendo no leste da Ucrânia, etc, e estão preparando os Gripens para operar vitoriosos em cenário idêntico.
Saab sempre na vanguarda em soluções fora da caixa. Excelente.
Esse caça sueco ficou muito bonito !