O lote final de seis A-29 Super Tucanos com destino à Força Aérea da Nigéria (NAF) deixou os Estados Unidos e deve chegar à Nigéria no final do mês.

As seis aeronaves, de uma encomenda de 12, partiram da Base Aérea de Moody em 15 de setembro. Eles devem transitar pela Islândia, Escócia, Espanha e Argélia antes de chegar à Nigéria por volta de 24 de setembro.

As seis aeronaves, comandadas por pilotos americanos, são acompanhadas por uma aeronave de apoio Dornier 328 fornecida pela Sierra Nevada Corporation. O voo de entrega foi visto saindo de Goose Bay, no Canadá, no dia 17 de setembro, e chegou a Glasgow, na Escócia, no dia 19. Eles eram esperados a seguir em Zaragoza, Espanha.

Os primeiros seis Super Tucanos da NAF voaram pelo Canadá, Groenlândia, Islândia, Espanha e Argélia antes de chegar ao seu destino final na Nigéria no final de julho. Eles foram oficialmente colocados ​​ao serviço em 31 de agosto em Abuja.

Os 12 Super Tucanos foram adquiridos sob uma Venda Militar Estrangeira (FMS) de quase US$ 500 milhões, com a aeronave fabricada pela Embraer do Brasil e pela Sierra Nevada Corporation dos Estados Unidos.

A Embaixada dos Estados Unidos destacou que o negócio do Super Tucano com a Nigéria é o maior programa FMS na África Subsaariana. Inclui peças sobressalentes para vários anos de operação, suporte logístico de contrato, munições e um projeto de construção de vários anos para melhorar a infraestrutura da Base Aérea de Kainji.

Os Super Tucanos ajudarão a Força Aérea Nigeriana em sua luta contra organizações extremistas violentas, incluindo a Província do Estado Islâmico da África Ocidental.

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Os A-29 da Nigéria são divididas em dois tipos da camuflagem: deserto e floresta

FONTE: defenceWeb

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Antonio Palhares

“A embaixada dos Estados Unidos destacou que o negócio do super tucano com a Nigéria é o maior programa FMS na África subsaariana. Inclui peças sobressalentes para vários anos de operação. Suporte logístico do contrato. Munições e um projeto de construção de vários anos para melhorar a infraestrutura da Base Aérea de Kainji.”
É o que sempre digo. Com todas linhas e entrelinhas.
O estado americano sabe fazer negócios.

Carlos Crispim

Eu diria que o americano sabe vender, podem não produzir tudo e nem inventar tudo, mas basta colocar na mão deles que vira sucesso de vendas garantido.

Carlos Crispim

Acho interessante aquelas enormes placas abaixo do canopi, é óbvio que aqui já devem ter falado bastante sobre isso, mas trata-se de uma blindagem? Se sim, por que a Embraer não faz isso nos nossos????

Last edited 3 anos atrás by Carlos Crispim
Fernando EMB

São placas de blindagem e a parte inferior do motor também tem.
Agora a pergunta: porque a Embraer não fez isso nos nossos não tem cabimento…

Mude a pergunta para: a FAB solicitou?

Mas já vi foto de um ST da FAB com estas blindagens, provavelmente um teste.
Elas podem ser instaladas conforme necessidade se não me engano.

Agora se a aeronave não opera em região de conflito, instalar tais blindagens só aumentam o custo de operação, pois elevam o peso e o arrasto da aeronave.

Pedro Bó

O A-29 no Brasil é usado basicamente para interceptar aeronaves suspeitas que voam no espaço aéreo brasileiro e não oferecem resistência armada. No caso de Nigéria, Colômbia, Afeganistão e outros países, eles são usados contra grupos insurgentes armados e necessitam dessa blindagem adicional.

Fabrízio

Essas placas podem ser instaladas a qq momento nos ST da FAB.

Danilo

Não podem… As aeronaves da FAB nao possuem provisão (pontos de fixação na estrutura) para instalar tais blindagens.

Rodrigo Maçolla

A camuflagem tipo deserto é muito bonita !!!

Phenix

Avião bom é assim! Vai voando e não de navio.

Fernando EMB

Então os ST do Afeganistão não são bons?!? Pois parte foi de navio.

Entrega em voo ou de navio não tem nada a ver com a qualidade do produto, quando que o povo vai entender???

Last edited 3 anos atrás by Fernando EMB
Alexandre Cardoso

Já que pergunta, a resposta é nunca.

Flanker

Meu Deus…..

BK117

Nada melhor do que gastar horas de voo da aeronave e arriscar a mesma num voo tão longo com trechos sobre o oceano sem a mínima necessidade, não é mesmo?

Alexandre Cardoso

Sim, para que simplificar, se pode complicar. Apesar que tb o navio pode afundar.

Ivo

Os mirage 3 da FAB vieram dentro de cargueiros C130. O que dizer dos mirage 3? São ruins também?

Andre

Na batida de olho li Dornier 335…hahaha

Carlos Alberto Soares

O melhor ….

Adriano Madureira

Seja deserto ou floresta, são bonitos de todo jeito…

Supertucano ficaria bonito até em camuflagem de inverno !
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Douglas Rodrigues

Mas esses são AMX A-1…

Pedro

País mais rico da África, o que nosso país pode fazer para entrarmos de vez neste mercado?