FOTO: Caça Gripen F-39E FAB 4101 deixando a linha de montagem
Na foto divulgada pela Saab, o caça Gripen F-39E FAB 4101 de série deixando a linha de montagem. Observar que a aeronave está equipada com o sensor IRST (busca e rastreamento por infravermelho) Skyward-G no nariz.
Duas aeronaves Gripen E já estão prontas e outras duas unidades estão em fase final de produção em Linköping na Suécia.
As duas primeiras aeronaves serão transportadas de navio ao Brasil no fim de novembro de 2021. As outras duas virão no primeiro semestre de 2022.
Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), após o desembarque no país, as aeronaves seguirão para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto, onde pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que o certificado militar esteja pronto.
Lindão demais! Eu só acho desnecessário escrever FAB por extenso nos caças. Só nos aviões de transporte já estava ótimo.
kkkkkkkk,uai e vai escrever o que? Caça do Brasil?
Poderia escrever.
“Aqui o sistema é bruto” ou
“Nóis capota mas num breca” também tem,
“Rastreado por fofoqueira “. Tem várias frases. Kkkkkkkk…
Muito bom!!!! Apoiado!!!!
Adorei hahahahaha
“Dirigido por mim, guiado pelo CINDACTA!”
Boa! Estilo caminhão, bem brazuca mesmo!
Kkkkkk… Apoiado… Kkkkkkkkk
nos tempos de guerra as FA deixam escrever essas coisas, até nas bombas e mísseis.
“se vc está lendo isso é prq está perto demais”
Essa é bem original!
“Eu te vi primeiro”
Kkkkkk
os chatos de plantao tiraram a linda camuflagem verde musgo….
Eu deixei claro que não gosto da escrita por EXTENSO. Não sei qual a graça.
Mas não é escrito, é adesivado
É a hora da brincadeira, Matheus; nada pessoal. Relaxa e curte.
Escrever só FAB
escrever força aérea brasileira ,,, com cedilha e acento agudo,, daí sim
Senta a púa!
É o nome correto. FAB é abreviatura. Tal como EB ou MdB
Eu não gosto, não tá escrito United States Air Force nos caças dos EUA. Nem Royal Australian Air Force nos autralianos, por exemplo. Mas isso não faz diferença, enfim.
Cada país possui seus padrões. O nosso é identificar por extenso. Fui militar.
A Força aérea Boliviana também é FAB.
Tem razão, melhor desambiguar, vai que alguém vê um Gripen e confunde com os… os… ãh, K-8 deles?
O nome vai ficar Gripen mesmo? Não será traduzido para Grifo?
Acho que não, pra não confundirem com o 2º/3º GAV – Esquadrão Grifo
O Mirage III, o Mirage 2000 e o F-5 Tiger II não tiveram seus nomes traduzidos. Não há motivo para traduzir.
credo MDB
Mas, é verdade. A Força Aérea Boliviana também é FAB.
Parece nome de partido político kkkkk
Kkkkk. Saquei. Queria te dar dois likes, mas o blog só permite um.
MdB, não. É MB.
Ou,
Você vai entrar, mas não vai sair
Acho que essa aí era a do “widowmaker” Starfighter.
E igual o caso dos PMs no Brasil usar o colete em cima da farda enquanto nos EUA se usa por baixo, no Brasil político quer aparecer em cima das coisas seja de PM as FAs,
Todos os caças da FAB sempre tiveram escrito por extenso.
Neste caso ,o que deve ser escrito Matheus ?…a Sigla FAB é padrão
Agora sim IRTS de fábrica e outra coisa é o equipamento mais importante dessa aeronave! Belo olho amarelo!
Opiniões a parte!
Viu só!?
Nem precisei te chamar, tá aí a imagem que comprova a instalação do IRST (vc se emocionou tanto que digitou errado).
Com certeza!
Finalmente estou sendo aposentando…
Não se esqueça que está no Brasil, e se aposentar por aqui, é bem difícil. Você vai ter que trabalhar vários anos ainda. Hehehe
Nem me fale nessa possibilidade!!!! kkkk
Mais uns vinte????
20 acho que não….mas, uns 10 é quase certo.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bah meu amigo F-5, pelo menos pelas bandas aqui do RS, tu ainda vai demorar até se aposentar…rsrsrs.
Tenho que concordar com o Flanker nessa.
F5 são essenciais nas abordagem de aviões mais lentos.(no combate ao narcotráfico por exemplo)
Paulo,
As características de controle do Gripen em baixas velocidades, devido ao Fly-by-wire, são melhores que as do F-5.
A principal vantagem do F-5 em relação ao Gripen, num eventual emprego subsidiário contra aeronaves de baixa performance, é o custo menor da hora de voo.
Tirando isso, perde em praticamente tudo, apesar da modernização que melhorou muito as capacidades de emprego do F-5.
Aviões mais lentos são abordados pelos A-29s, não é necessário um avião “a jato” (lembrei da minha infância) para tal finalidade. Em alguns casos até os MI-35 dão conta do recado.
Pra isso já tem o A-29 Super Tucano.
Não, é exatamente o contrário. Os F-5M são usados na interceptação de aeronaves velozes. Para aeronaves lentas, tem os A-29.
adoro ouvir teu som passando por cima do meu bairro em Manaus
Acho tu deve ser o único militar que vai pra reserva tão tarde em nossas forças… E o melhor de tudo, não tem viúva e nem filhas!
Pano rápido! #pas
Só sai na compulsória, aos 75!
Se fosse “Brigadeiro Tiger II”, ja estava aposentado, com full pensão plus mordomias.
Estou curioso para saber a matrícula do protótipo que esta em testes no Brasil pela EMBRAER/SAAB.
FAB 4100
Júlio, não é um protótipo. O 4100 é a primeira das 36 aeronaves produzidas para o Brasil. Ele só não tem todos os equipamentos e sensores de série porque está equipado com equipamentos de testes e ensaios. Assim que os testes terminarem, ele receberá os equipamentos de série que faltam e irá para o setor operativo da FAB.
Novinho em folha…..
E a cor será a cinza mesclado mesmo! Tragam logo o mais rápido possível.
Verdade. Mas eu também nunca achei que seria camuflado como os bicudos.
Espero encontrar um desses em breve em um dos Portões Abertos da FAB.
Gostei da cor, abandonando aquele camuflado horroroso da FAB.
Nos caças é horroroso, mas no KC-390 é lindo.
Sim mas, quando o IRIST vai ser instalado?
Não leu o texto né….
Escutou isso? Isso é o barulho da piada voando por cima da sua cabeça a Mach 2…
Ou Mach 3, que é a velocidade máxima do IRIST hahahahah
Admito que também acreditei de primeira, já vi cada comentário sobre IRST…
Acho que ele tava trollando
Eu tenho certeza. E ri muito!
E o protótipo que já esta aqui no Brasil, o que será feito dele? Vai continuar aqui? Ele precisa passar por modificações para virar uma célula operacional, isso será feito aqui na Embraer (mais plausível) ou voltará à Suécia?
Vai ser incorporado à frota com as modificações para se tornar operacional.
Só lembrando que ele não é um protótipo. É um avião de série.
Essa imagem ainda confirma que as aeronaves de serie virão com o padrão de pintura em 2 tons de cinza, o mesmo usado pelos suecos.
É impressão minha ou o radome está meio caído?
É efeito da lente.
Galante, acredito que vão me “crucificar” aqui, mas…
Tenho quase que certeza que esse radome foi modificado não pela distorção da lente mas sim uma adaptação para o IRST. Veremos mais adiante!
Pelo…….amor…….de…….Deus…….
Uai vc acredita em Deus!?!
Não é vc que é o garoto problema!?!
Hehehehehe
Claro que acredito. Quem não deve acreditar é tu.. …teimoso e ignorante desse jeito…..
Se tu tivesse vontade de aprender, já teria visto o famigerado IRST instalado no exemplar de testes 39-9 do Gripen E. E o nariz dele, tem alguma diferença pra cima, pra baixo, pro lado? Não, não tem. E o IRST tá lá. Então deixa de teimosia.
Outra imagem:
Relaxa aí rapaz!
Para melhorar seu convio com a sociedade reaprenda, se eduque!
Dica pense 2 vezes antes de xingar os demais.
Sabemos que ser educado não é fácil mas pelo menos tente!
Ao invés de só literatura militar Leia a bíblia também.
Opinião cada um tem a sua.
Guarde teu sermão para ti mesmo. Aqui é lugar para discutir assuntos militares e todos podem colocar suas opiniões, sem dúvida alguma. Mas, quando alguém coloca a mesma coisa repetidas vezes, sendo explicado várias vezes que está enganado e, mesmo assim, continua teimando, é sinal de burrice. Sinto muito. Mas, se quiser continuar com teimosia e visão obliterada, o problema é seu.
Vai ver que o IRST é muito pesado….??????
Boa idéia vamos verificar o peso!
É só arrancar e botar na balança.
Vai lá uai Rsrsr
Foi a mesma opinião que tive.
Matador de Sukhoi
Em simulador pode até ser , agora quero ver na prática .. na vdd nem eu e nem você vamos ver isso tão cedo
As tecnologias não param de evoluir. É natural que o Gripen E seja superior à maioria dos caças em operação hoje, pois o Gripen E entrará em serviço nos próximos anos, ou seja, durante a década de 20 do século 21, e o seu fabricante é um líder mundial na produção de caças, e os sensores, motor e armamentos são produzidos por parceiros que também são líderes mundiais em suas áreas. Caças que entraram em operação recentemente, podem competir com o Gripen E em termos de tecnologias e caças que irão entrar em operação nos próximos anos também. Já caças… Read more »
Será que virão como o primeiro? Para o porto de Navegantes-SC?
E os outros dois poderiam quem sabe virem voando, após o envio de um KC-390 para testes e certificação de REVO.
Por mais que seja mais lento, é bem mais seguro por navio. Provável que continue sendo assim.
Você não acha temeroso usar um voo de translado, de milhares e milhares de km, ser usado para testes e certificação de REVO, envolvendo aeronaves de dezenas e dezenas de milhões de dólares? Voo de translado não pode ser utilizado para realização de teste algum!
Coloca esses Gripen, e todos os mais que vierem de lá, dentro de navios e entrega em segurança aqui no Brasil.
O meio naval é o mais seguro, mas os F-103s foram trazidos da França para o Brasil, na década de 70, a bordo dos C-130 da FAB, então os Gripens poderiam vir num cargueiro privado Antonov. Lembrando tb que os SH-60 da MB vieram para São Pedro da Aldaia num cargueiro norte-americano, já os Super Lynk de navio, enfim…!
Pode ser num An-124, num C-5, num C-17….Pode ser num avião cargueiro, sim.
Obrigado pela resposta Flanker.
Com certeza é temeroso, por isso digo, enviar um KC-390 para a Suécia, já demonstrar as capacidades dele pros suecos e fazer a certificação por lá, para depois trazerem os Gripens. Outra boa seria trazer eles por aviões cargueiros.
Todo modo, vários já foram enviados por navio, demora mais, mas chega…
Melhor deixar mais pra frente no contrato quando tudo estiver devidamente certificado né?
Bem, eu tenho que dar o braço a torcer, o IRST tá instalado em uma aeronave da FAB, aleluia…rsrsrs.
Quanto a pintura (outra “polêmica”), pelo visto, vai ser o mesmo padrão da Suécia, se realmente for esse padrão, criatividade zero para a FAB, o único operador que teve criatividade e identidade própria foi a África do Sul, fugiu da mesmice do patrão sueco.
Caça ainda nem chegou e tu ja arranjou o que criticar??
Brasileiro nunca ta contente com nada.
Pablo, felizmente estou em um país livre, portanto, tenho o direito de criticar o que eu bem entender, inclusive a falta de criatividade da FAB na pintura, claro, se realmente for esse padrão sueco.
Tá bom, princesa.
Nascimento, ficou com raivinha porque eu critiquei a criatividade zero da FAB? Nossa…rsrsrs
Princesinha detalhista. Temos aqui a princesinha detalhista e a bonequinha chateada (detrator Sérgio Luis).
Felipe Morais, eu e o Sérgio Luis temos opiniões e a expomos, você e mais uma meia dúzia só sabem atacar, argumentar que é bom, nada…
Quem ataca aqui é você e já encheu o saco a muito tempo. Desde a data da escolha do Gripens você traz seus comentários detratores pq preferia o Rafale. Você sabe disso Maurício. E isso já encheu o saco faz tempo. Não tem problema você ter preferência pelo caça francês. Mas ficar alardeando sobre pseudos problemas do Gripen a cada postagem, pq preferia o francês, tbm não dá.
Tem razão!
Tinham mesmo vir com padrão diferente da Suécia!
Calma bonequinha chateada. Vamos fazer um abaixo assinado pra pintá-lo de rosa choque e ficar do seu gosto. Não se chateie com isso, vamos te ajudar nessa!
Pintura é irrelevante, o que é importante é a chegada dos caças.
Vai criticar que a saab escreveu força aérea sem cedilha e acento também??
Deixa de mimimi.
Pablo, calma, olha o coração, não precisa dar piti por uma opinião contrária a sua.
Nao é opinião contrária, é o mimimi sem lógica!
Pintura é o que menos importa, se não tiver bom, pinta novamente com outro padrão.
Eu achava que viria com pintura pixelizada, mas ao menos vão vir com pintura de superioridade aérea.
Douglas, eu acho esse padrão sueco bonito, mas a FAB poderia ter criatividade e identidade própria e colocar um padrão da FAB, seja ele qual for, e não uma cópia do padrão sueco.
Isso pode até ser algo que não se importaram agora, imagina que para alterar um padrão de pintura, seria necessário todo um estudo e quem sabe aumentar a linha de montagem ou atrasar a entrega dos mesmos por uma certa complexidade na pintura (lembramos que a tinta utilizada faz parte do conjunto que deixa o Gripen com um certo nível de furtividade menor). Lembramos que caças não são iguais os carros, que você pode escolher por uma gama de cores enorme, com algum nível de personalização. Acredito que, será bem mais fácil e prático a FAB adotar novos padrões de… Read more »
Camuflagem não é para ser bonito, é para ser funcional. “Hur dur, zero criatividade” o caça por acaso é uma máquina de combate ou é uma modelo de miss universo? Ah mas vai tomar no….
AK-130, calma, olha o coração.
Poderia vir até preto que continuaria belo…
Muito bonito. Codinome: “Águia da Noite”. Rápido e mortal como o cowboy Tex Willer (Águia da Noite).
Acho, (chuto na verdade) que a questão da pintura também envolve a furtividade , dessa forma é natural que seja o padrão que foi testado e aprovado garantindo assim as especificações, acredito que a mudança dessa pintura, mesmo que na cor pode ser que exija alguma certificação e tal para atender os determinados padrões da aeronave e etc… o que gera custo tbm. e com o calendário já estourado não vale a pena agora.
Já saiu no boletim informativo que a FAB vai contratar o Chip Foose para fazer novas pinturas, tipo low rider e chamas nos novos aviões, ai vc poderá escolher qual vc quer .
Sério isso? Vc está preocupado com a criatividade na pintura? É um ativo militar, se o padrão é eficaz está ótimo. Não gosta compre um e faça pintura com gliter, rebaixa e ponha insulfilm!
“Não gosta compre um e faça pintura com gliter, rebaixa e ponha insulfilm!”
Marcos R, para que eu vou comprar um se a FAB já comprou, e inclusive, pagando com o meu dinheiro, não só meu, mas de todos civis brasileiros.
Porque comprando vc pode exercer a criatividade a vontade, os militares tem critérios técnicos a seguir.
“os militares tem critérios técnicos a seguir.”
Baita critério técnico esse, copiar exatamente o mesmo padrão sueco…
Maurício, esse papo de camuflagem é um saco. Se a FAB adotou o padrão sueco, é porque deve funcionar. Deve ser efetivo para o que se propõe. Camuflagem é para ser efetiva e funcional. Ponto. Mas, é sua opinião e respeito.
Flanker, eu sei que esse papo de camuflagem é um saco, eu mesmo, sou um dos que tenta explicar o padrão camuflado dos F-5, que o pessoal tanto detona.
Minha crítica é apenas pela falta de criatividade e identidade da FAB por usar o mesmo padrão dos suecos, apenas isso, a FAB já mostrou que pode ter uma identidade própria, no caso da camuflagem dos amx que levou anos de testes e estudos, mas nesse caso do Gripen, achei um ponto negativo.
A pintura poderia ter sido diferente mesmo, mas é padrão desde os F103 passando pelos F5 e até Mirage 2000 virem com a pintura padrão do país fabricante. Talvez daqui uns anos mudem.
Meu c# mesmo. Agora pronto, a FAB tem que criar um setor criativo pra inovar e não copiar um modelo que dá certo. Isso é uma Força Aérea por#a, não é o Google não.
Melhor do que o verde-oliva, que faz parecer que os aviões combaterão no meio do mato.
Civis, militares, políticos, garis, bilionários, desempregados…..o dinheiro é contribuição de todos.
Pô, o pessoal tá defendendo que escrever FORÇA AÉREA BRASILEIRA na fuselagem é importante por causa da “identidade” da FAB, porque não o padrão de camuflagem? 😀
Em tempo: tem mais é que vir pintado de fábrica com o que já funciona.
Prefere o camuflado dos F-5?
Jadson, tem um porque dos F-5 serem camuflados, e em matéria de identidade própria sem copiar a pintura de outra força aérea, sim, eu prefiro o camuflado.
Belíssimo caça! Orgulho da nossa FA.
Agora é lutar para vir no total, cerca de 100 unidades como esta.
Avante Brasil !
Uma pergunta aos amigos , será que até a entrar em serviço operacional
a FAB ainda poderia por alguma camuflagem nova ou a padrão dos dias de hoje
Essa camuflagem de dois tons de cinza será padrão para os caças que vierem?
Eu acho que isso é óbvio!!! Se não fosse, por que teriam pintado a aeronave com essas cores??
Porque a camuflagem atual é cinza-escuro e verde, e como há um esquadrão na região amazônica, a mesma parece ser mais adequada para o local.
1 camuflagem caça moderno é mais estética do que prática.
2 esses caças serão baseados em Anápolis
3 não tem problema em ter esquadrões com camuflagens diferentes. Os mirrage – graças a deus – nunca usaram esse camuflado ridículo
Por quê? Os aviões voarão entre as árvores?
O trilho de mísseis da ponta das asas parece diferente dos protótipos da Suécia que tenho visto. A foto não ajuda, mas parece diferente
O trilho é igual. As carenagens para equipamentos eletrônicos junto ao trilho é que são diferentes, um pouco menores.
Sim. Provavelmente não liberaram para o Brasil, ou a FAB não quis comprar.
Isso quer dizer que o da Suécia provavelmente tem mais recursos de guerra eletrônica que o nosso
Isso! O trilho é igual, mas me parece que o censor de alerta radar ou não tem ou é bem diferente da versão sueca. O gripen FAB parece reto, já o da Suécia é mais gordinho!
A diferença é grande!
Dá uma olhada na foto dando um zoom. É o mesmo trilho.
olhei igual, e ali na ponta é uma antena AESA, que faz parte do sistema EW do caça.
Só pra lembrar de alguns comentários sobre a camuflagem do Gripen. certamente será essa aí mesmo. E esse tal de certificado militar, qual período que demora? e sem o certificado militar o avião não poderá envolver em nenhuma ação real?
Aviões A29 super tucanos, já voaram mundo a fora, sem precisar de ser carregados por navios, será que veremos pelos um Gripen, voar da Suécia, pro Brasil, sozinho sem precisar vim de navio? lembrando que os F5 Tiger, vieram voando dos EEUU, e não eram novos, Miragem 2000, vieram voando da França, e também não eram novos. ( ??? ).
Se vem voando, vem de navio, tele-transportado.. Que diferença isso faz??? Chegando aqui 100% é o que importa, ele precisa voar e mostrar serviço é aqui. Já ficou tão bobo isso…
Concordo 1000% !!!
Verdade. O pessoal acha que é um bombardeiro estratégico de longo alcance.
Não é possível.
Um caça tático não é produzido para decolar no Brasil e combater na Europa, e vice-versa. A maioria dos caças combatem a 1.000 km da base ou pouco mais que isso.
E Luis, mesmo se fosse um bombardeiro de longo alcance, recém saído da produção, provavelmente não viria em um voo direto.
Porque comprar os aviões reabastecedores longa distância?!?!!!!!? Se vai usar so por aqui compra a dotação original KC390. Muito confuso. FAB e Mindef dão tiro pe indústria nacional por capricho, vão comprar aviao usado em detrimento de avião brasileiro. 36 f39 e pouco para tamanho Brasil. Não vem voando porque está em teste. Nas concorrências ( Suíça, Canadá, Índia……) foi Gripen c voando, porque não mandaram o E? !?!!! Parece a vacina da Índia covaxim, até hj não foi aprovada. Acorda Brasil, está em jogo Brasil que está acima de qualquer disputa, executem análise crítica com fatos e não com… Read more »
Pense que o pior acontece e ele se acidenta no translado, quanto tempo demoraria pra repor? Quanto atraso causaria nas certificações? Melhor fazer o seguro, não acha?
No caso de perda, só seria reposto se a FAB pagasse por outro. Quando do recebimento dos F-5 do 1⁰ lote, vindos novos dos EUA, na última perna do voo de translado, entre Anápolis e o Rio de Janeiro, o F-5E FAB 4822 chocou-se com o solo na curta final para o pouso. Essa aeronave nunca foi reposta.
Quando do recebimento do 3⁰ lote de A-1, o A-1A FAB 5532 foi perdido em acidente durante voo de teste poucos dias antes de ser entregue ao esquadrão Centauro. Essa aeronave nunca foi reposta.
Os F-5 recebido em 1975/76 eram novos. Usados eram os do 2⁰ lote, recebidos em 1989/90.
Já foi falado aqui que a questão de não transladar em voo são os custos.
Fazendo uma conta bem porca, só de hora voo dos dois caças (12 horas estimados de voo x 2) seriam gastos algo em torno de USD 108 mil (considerando USD 4,5 mil a hora voo), ou seja, quase R$ 600 mil, sem falar outros custos como: combustível, taxas dos hangaretes (escalas), apoio de pessoal e logístico, etc.
Irei seguir denovo o navio cargueiro!
que tesão é esse pra avião vir do outro lado do mundo voando??? Deixa os bichão economizar quilometragem. Sabia que o carro que você compra não vem sendo dirigido da fábrica tbm? Quando for a uma concessionária exige que venham
¨vir¨ de navio… Mirage….
É pedir demais uma formação com esses 5 que já estarão aqui no próximo 7 de Setembro? S2
Famoso 01
O Rei dos Céus da América do Sul!
Tem gente se roendo de inveja! hahaha
Seria a galera do tango ??
não teme os tufões do sul, os flanqueadores do norte nem os falcões do oeste. kkk
Não estamos na Europa
Vem logo pra casa rapaz?????
Os F5 hoje em Anápolis são desdobrados de outros esquadrões?
.
Como tá a distribuição hoje e como ficará depois do primeiro esquadrão de F39?
Olá Neto. Acho que os F5 ainda ficarão em Anápolis por mais alguns anos, até os F39 se tornarem completamente operacionais.
O bixo eh bonitao demais!!!!! As vezes o Brasil acerta. Haha
O bico esta diferente parece um pouco maior e tem uma aparência de caído, a parte de cima tem uma inclinação e a debaixo parece reta! É por conta do radar?
Também fiquei com essa impressão, mas deve ser o ângulo da foto, como o colega Maurício comentou.
Radome “rebaixado” em favor de uma melhor recepção do IRTS!
Aposto!!
Sérgio Luiz, o Gripen E tem uma antena(ADF ?)logo abaixo do IRST, essa antena é um pouco saliente, acho que o ângulo da foto da essa sensação do nariz mais caído.
Bla bla bla. Piada pronta
Excelente notícia.
Aguardo ansioso pela assinatura do 2o lote.
Esses aviões fornecidos a FAB serão iguais aos fornecidos a força área da Suécia ou os avioes da FAB seram inferiores como acontece com todo produto exportado ???
Esses aviões serão fornecidos conforme contrato assinado entre o Brasil e a Saab, com todos os itens solicitados pela fab. Nada a mais nem menos.
Creio que as diferenças serão muito pequenas, em especial em alguns sistemas como o de IFF, apoio à navegação, link de dados e, claro, muito provavelmente não virão com a extensa biblioteca de dados de guerra eletrônica que os suecos colecionam há décadas. No mais, tudo no estado da arte. Suecos não são como os russos ou chineses, que possuem versões de exportação degradadas.
Não todo produto importado.
Mas é comum na área de defesa alguns países não venderem seus melhores produtos.
Na Russia ainda se fala em versão de exportação.
Ao menos já vem IRST instalado. Que belezura!!!
Muito bonito, parabéns a todos os envolvidos. Um caça muito bom.
Flando em AL, agora que a Argentina deve comprar os JF17, uma F A que falta renovar é a do Equador, será que eles não tem nenhum caça em mente ?
O Governo da Argentina emitiu nota informando que não há processo de compra dos JF-17. O Ministerio da Defesa solicitou a inclusão no orçamento dos US$ 664 milhões para aquisição de caças polivalentes, para fiscalização e controle do espaço aéreo. Mas não há nenhuma negociação em andamento.
O pessoal aí que comentou frases de camioneiros tá de parabéns pela criatividade. Kkkk
É muita demora pra entregar 36 caças
Ainda estão testando…
Não só no Brasil…
Avião oferecido em 2009, comprado em 2013.
Apenas uma nova versão.
Não é um novo Avião como o SU 57…
boa noite …
são quantas as unidades em território brasileiro ?..
Hoje? Uma.
obrigado!!
É Gripen, não é COVID. Tmj!
E quanto aos mísseis (meteor e iris-t), quando chegarão?
Essa frase com que o Galante começa a matéria:
“Na foto divulgada pela Saab, o caça Gripen F-39E FAB 4101 de série deixando a linha de montagem. Observar que a aeronave está equipada com o sensor IRST (busca e rastreamento por infravermelho) Skyward-G no nariz.”
Tenho certeza que foi para as viúvas do treco deixarem o Editor em paz, hehehehe.
Discutir sobre a pintura do gripen é irrelevante… Ele está chegando, será nossa realidade, se ele virá no padrão de cores da força aérea sueca, é indiferente… Um belo esquema de pintura conta muito,tanto em efetividade militar ou apenas esteticamente,mas beleza não ganha guerra,graças a deus estamos entrando em uma nova fase,com um caça top de linha. Certamente alguns aqui puderam ter o privilégio de ver a evolução das aeronaves da FAB durante sua história,no meu caso eu só vi do Embraer AMX para frente,outros podem ter visto os Tiger II chegarem. O Gripen está chegando e é oque importa!… Read more »
Eu pessoalmente acho muito belo o padrão francês da armée de air dos caças mirage 2000 usados aqui,que é usado também pelos gregos…