Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Mikael Franzén, vice-presidente de marketing e vendas da área de negócios aeronáuticos da Saab, informou que duas aeronaves Gripen E já estão prontas e outras duas unidades estão em fase final de produção em Linköping (Suécia).

Franzén informou que duas das novas aeronaves serão transportadas de navio ao país, conforme acertado com o cliente, no fim de novembro de 2021. Por questões de segurança, as outras duas virão separadamente numa data posterior.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) confirmou o recebimento dos quatro caças Gripen da versão E.

“A previsão é de que as quatro primeiras aeronaves de série Gripen E estejam com a fase de produção encerrada e sejam apresentadas à FAB em novembro deste ano, sendo que as duas primeiras serão embarcadas para o Brasil, em seguida, para início das atividades no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto, onde pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que o certificado militar esteja pronto. As outras duas aeronaves devem ser embarcadas no primeiro semestre de 2022”, explicou o Cecomsaer, em nota.

Subscribe
Notify of
guest

103 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique de Freitas

IRST instalado conforme já discutido milhões de vezes. Excelente!

Sérgio Luís

Onde vc esta vendo esse IRST instalado nos Gripens brasileiros?
Se achar nos mostre!

Last edited 3 anos atrás by Sérgio Luís
Jadson Cabral

Cara, eu queria saber o porquê dessa insistência nesse assunto. O que? Você acha que a SAAB está nos enrolando? Acha que o IRST não existe ou não funciona e eles estão ganhando tempo? Ou acha que a FAB na verdade não comprou o IRST e está mentindo com medo das críticas? Sério, mas explica aí de onde vem toda essa obsessão.

Sérgio Luís

Vc não acha que já está passando da hora!?!? Este equipamento já tem que vir de fábrica!!! Um equipamento fundamental como este !?!!! Que conversa é essa?!?!
Aha me poupe!!!

Flanker

Cara Isso já foi falado centenas de vezes!!! O 4100 veio equipado com sensores e equipamentos de testes e ensaios e, por isso, não veio com o IRST e outros equipamentos de série. Ao final dos testes ele vai receber todos os equipamentos de série e ser entregue ao setor operativo. Abaixo eu te ensinei como pesquisar as imagens do primeiro Ģripen brasileiro equipado com IRST.

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Sérgio Luís

Falar as vezes é como um risco na água….
Depois aqui o Gripen vai ter que interceptar algo e cadê o equipamento instalado!?!?!
Quer saber já tinham que estar instalado sim!! E não quero discutir sobre isso mais !!!

Douglas Rodrigues

Pessoal do Poder Aereo deve postar a foto logo também, e iremos esfregar na sua cara… rs

Last edited 3 anos atrás by Douglas Rodrigues
Sérgio Luís

Tem nada moço!

Salim

Força aérea sueca ainda náo recebeu nenhum operacional, caca ainda náo homologado. FAB tem que tomar cuidado em receber caças ainda em homologação, eu sei que estamos sem quase nada no momento, porem aguardaria homologação deste caca que esta demorando. Lembro que pré serie do F35 ser inviável atualização pois os primeiros só voam. Postergaria entregas ate a forca sueca os declararem operacionais. Seria um revés politico e de propaganda governo, porem seria melhor. Para mim o mais importante sera caças operacionais e náo estão no momento, ainda em teste de vôo, pouquíssimo teste com armamento que indica algum atraso.… Read more »

Jadson Cabral

Eu não estou vendo problema nenhum. Não existe nenhum atropelo. Se o primeiro caça de série já será entregue é porque os testes já estão em fase final e não se encontrou nenhum problema grave. Não vejo porque a FAB não deveria recebê-los

Salim

O que comentei e que não tem este avião ainda operacional na Suécia. Serão somente 36 caças, neste momento iremos precisar de todos operacionais 100%. Parece mais uma pré série. Hoje f5 não atende mínimo necessário, o risco e ter uma parte da frota não apta ao combate. O F35 tem este problema, os primeiros ficaram inviável operacional. Deveríamos deixar o risco para a suecia.

Douglas Rodrigues

Já tem fotos circulando em outros blogs mostrando o IRST instalado no Gripen de série da FAB (4101).

Sérgio Luís

Cadê?!?!

Flanker

Faz assim: conhece o Google? Coloca lá na barra de pesquisa “Gripen 4101” e clica em imagens. Pronto! Ali tu vais ver o primeiro Gripen brasileiro de série totalmente equipado, inclusive com o IRST, para ser entregue a FAB. Quem sabe assim, tu acredite.

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Sérgio Luís

Consultei e não encontrei nada de IRTS!! Outra coisa se vier vai demorar!!
Vcs tem que ler mais viu!!!

Flanker

O pior burro é aquele que não quer aprender……e vc não ter achado piora mais ainda a situação. Mas, se não quer acreditar, ver, aprender, entender……o problema é só seu!

Douglas Rodrigues

Não vou postar link aqui, mas tem outro blog com uma foto exclusiva!

Sérgio Luís

É conversa!

Douglas Rodrigues

Oooo cara teimoso!
Pesquise de acordo com o que o Flanker te ensinou, o primeiro resultado será o Gripen 4101 de série com um IRST instalado no nariz.

MMerlin

Mas é brincadeira viu…

Pesquisa aí que você acha fácil inclusive com a pintura definitiva.

Last edited 3 anos atrás by MMerlin
Matheus

comment image

Fim da discussão.

Douglas Rodrigues

Ele vai dizer que é fake! rs

Andre

contra argumentos não há fatos…

Sérgio Luís

Agora sim uai!
Tava passando da hora!
O que é certo é certo!

Last edited 3 anos atrás by Sérgio Luís
Sérgio Luís

Leitura é muito bom viu!!
Sugestões: Leiam literatura sobre o assunto em outros idiomas também!

Last edited 3 anos atrás by Sérgio Luís
Sérgio Luís

Eram informações em mandarim Rsrsr.

Flanker

Teimosia é sinal de burrice….logo, você não é o mais indicado para recomendar estudo aos outros. Te toca, cara. Coisa ridícula!

Sérgio Luís

Raciocínio de pedante sempre leva à arrogância de manada. Rsrsr

Flanker

Não fala bobagem…..tu não acredita no IRST nem mesmo com imagens do mesmo instalado na aeronave e ainda quer falar alguma coisa? Enxergar o óbvio e não discutir com a realidade é ser arrogante e pedante? Ora, vai dormir….

Felipe Morais

O detrator ferrenho do F35, passou mais uma vergonha com uma foto na lata hein? Aí depois de receber a foto na lata conclui, de forma patética: “agora sim”. Agora sim o que? Essa foto tava lá e com uma simples pesquisa você encontraria ela. Mas ir atrás de informações não é com você né? Você gosta é de ficar falando besteira como se soubesse de alguma coisa. Aí quando vem a foto na cara, solta um agora sim, como se não tivesse escrito tudo que escreveu antes. Lembro de algumas outras participações patéticas: “Duvido Israel operar o F35 no… Read more »

Willber Rodrigues

Parece que o Gripen é o único programa militar BR que está sendo cumprido dentro do prazo.
Excelente.

Marcos 10

Pudera!
A liderança do programa está nas mãos dos suecos e não depende de verba do GF, já que é tudo bancado por dinheiro emprestado.

Flanker

Se falou muito no financiamento do Banco PNB Paribas para o programa Gripen do Brasil e que seus pagamentos se iniciariam após a entrega do último exemplar para a FAB. Entretanto, como temos visto nos últimos anos, o programa tem recebido verbas de 1 ou 2 bilhões a cada ano no orçamento do GF. Inclusive, o cronograma de entregas foi dilatado por motivos financeiros. Então, acredito que os pagamentos estão sendo feitos diretamente pelo GF. Talvez, o financiamento não tenha sido fechado ou ficou apenas como garantia ao fabricante. Enfim, o que se tem visto não combina com o que… Read more »

Rafael Oliveira

A verba pode estar prevista no orçamento apenas para representar que esse valor é devido pela União em contrapartida a algo a receber no ano fiscal. Não quer dizer que o valor foi efetivamente pago pela União à SAAB ou a quem quer que seja. Nesse caso específico não sei se está pagando ou não.

DanielJr

Não me lembro de cabeça o que inclui o financiamento com o banco, só que ele não inclui tudo. Tem procedimentos e algumas etapas que não estão cobertas, devendo ser pagas a parte. É isso que o GF está pagando agora.

Douglas Rodrigues

Assim como o programa dos submarinos, o cronograma dos F-39 sofreram alterações, esperando que não sofram mais – nem cortes como dos KC-390.

Salim

Devido desvalorização cambial de 40% o orçamento da defesa caiu de 26 bi usd para 19 usd bi. Desta vez a defesa nao tem culpa nem tem como honrar compromissos pois maioria insumos e em moeda forte . Serao anos dificeis, ou iram tirar da saúde ou educação para cobrir este rombo. Brasil tem contas em dia, reservas enormes e superávit vendas, quem pode explicar esta desvalorização! ?!!

Flanker

Não está! A previsão era das entregas se encerrarem em 2024, mas o prazo já foi prorrogado para 2026. Também, a previsão era da entrega dos primeiros 4 em 2021, mas agora serão entregues só 2 em 2021 e os outros 2 ficaram para 2022.

Spitfire

perfeito amigo Flanker, ia comentar exatamente isso…. comemoração por um lado, frustração pelo outro em mais um atraso na chegada completa do 1 lote… vem somente 2, e no primeiro semestre de 2022 os outros 2… ou seja, os outros 2 podem chegar até junho/2022 que estará contemplado por este novo cronograma….tendo em vista o fato de que a produção dos 4 desse lote ficará pronto ainda este ano, e que a entrega dos outros 2 foi postergada para 22 em acordo com o cliente conforme admitido pelo Cecomsaer, suspeito que seja por questões orçamentárias da FAB…questões de segurança??? só… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Spitfire
Chris

A galera está negativando esse tipo de comentário… Mas o histórico do Brasil nesta área, é extremamente desfavorável, infelizmente !

São raros os planejamentos militares ou até espaciais, que chegaram até o fim, sempre por falta de dinheiro. Exemplos existem aos montes.

Por isso tenho minhas dúvidas… Sempre achei que o país deveria é ter comprado os (Muito mais baratos) F-16 mesmo e se contentar… Um passarinho na mão, é melhor do que dois voando ! Poderíamos já ter uns 50 deles, a esta altura.

Mauro Cambuquira

Ontem foi noticiado que o Ministério da Ciência e Tecnologia, teve corte de verbas, e anunciou suspenção da produção de insumos do tratamento de câncer. Imagine isso, planejamento Zero.

Camargoer

O ministro pontes é um desastre. Há quase três anos repito isso. Ate então ele estava destruindo a ciência, mas agora começa a destruir vidas.

Spitfire

ai ai ai… é aquela história amigo, quando o último lote sair da linha de produção já entra no inicio da linha novamente para sofrer modernizações, pois já estarão defasados…..

Pablo
Spitfire

Bingo amigo…. acho isso tb…aliás gripen nada, o que importará ano que vem é o fundo eleitoral

Last edited 3 anos atrás by Spitfire
Eraldo Calheiros

Esquenta não pessoal, até 2050 ainda tem chão pra fechamento da compra total.

Funcionário da Petrobras

Na frase:

“Por questões de segurança, as outras duas virão separadamente numa data posterior….”

Quais seriam os riscos?

Last edited 3 anos atrás by Funcionário da Petrobras
João Fernando

A canoa afundar?

Funcionário da Petrobras

Confesso que pensei nisso também [rs]

Flanker

Muito provavelnente é isso mesmo. Se o navio afundar, se perdem 2 ao invés de 4.

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Tutu

4 Gripens valem mais que o valor do navio se formos pensar.

Camargoer.

Olá Flanker. O navio pode se chocar com outro, pode haver uma explosão no porto durante o desembarque, pode haver um incêndio no porão de cargas, pode haver movimentação da carga durante o transporte… caso as quatro aeronaves sejam danificadas durante o transporte, o programa de implantação vai atrasar. Perder duas aeronaves no caso de um acidente impactaria menos.

Spitfire

Olá amigo Camargoer… ok quanto aos seus argumentos, tudo pode acontecer, o risco existe sempre, porém acho estranho postergar as outras 2 só para até junho/22, estando prontas ainda este ano… poderiam enviar os outros 2 em outro navio em datas distintas, mas só no 1o semestre de 22??? estranho… para mim, é devido a questão orçamentária e esticaram o cronograma novamente…..

Funcionário da Petrobras

Acho estranho também tamanho lapso para entrega das outras duas aeronaves.
For este mesmo o problema (risco da embarcação), que posterguem em uma semana ou no máximo um mês.
Não faz sentido algum.

Adriano Madureira

Exatamente ! Se duas serão entregues em novembro de 2021,porque não entregar as outras duas no fim de dezembro?

Todo mundo sabe que o problema não é excesso de zelo e sim de money…

Abaixo, tem a foto de quatro Gripen Sul africanos sendo entregues normalmente pelo cargueiro, guardados no porão do navio Achtergracht.
comment image

comment image

https://www.aereo.jor.br/2020/09/02/fotos-entrega-de-cacas-gripen-por-navio/

Camargoer

Caro Spit. Eu não sei se será em janeiro de 2022 ou junho de 2020. Nós dois casos seria no primeiro semestre.

Spitfire

Ola camargoer… se fosse em janeiro a logica seria informar ser no primeiro trimestre!!! Por falarem em semestre é porque nao virá nos primeiros 3 meses

Camargoer

Olá Spit. Eu também não sei a razão deles divulgarem primeiro semestre, mas não dá para concluir que seja em junho nem janeiro. Pode ser em qualquer mês do período.

AK-130

Fonte: Tireidoku

Flanker

Sim….foi exatamente o que eu quis dizer. Se afundar, incendiar, for tomado por piratas, etc, etc, etc….São 2 Gripen, ao invés de 4.

Chris

Duvido muito que uma carga destas não esteja sob um seguro…

Muito mais fácil temerem roubos (Mas diante do tamanho atraso, para enviar as demais unidades, o problema parece mais financeiro mesmo).

Marcelo Baptista O comunista

O Seguro protege da perda financeira, mas não a operacional.
Seria uma difícil negociação com a SAAB para tentar puxar o cronograma de fabricação.

Funcionário da Petrobras

Qual quadrilha ou até mesmo guerrilha iria roubar um avião de caça de um navio ou porto? Qual intuito? Não seria tarefa para qualquer um não hein, haja vista da logística que teriam de empregar e os custos envolvidos.
Certamente é muito mais fácil roubar/assaltar um banco você não acha?

Last edited 3 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Ted

Guerra comercial.

Argos Carreiro

Boa tarde. Nesse caso, seria melhor enviar um de cada vez… Tem seguro de transporte para isso. Se der algum problema o seguro cobre. Acho q deveriam vir voando, assim como os Tucanos são entregues.

Salim

Não vem voando, porque estão em teste, não vem 4 porque estão esperando algo, tem 2 na fabrica , força sueca não recebeu nenhum de série ainda. Deixa la e exige aviao operacional full. Deixa risco e custo na Suécia. O primeiro ja e de teste. Deveríamos so receber caças full capacidades homologadas. Serao poucos e caros, precisamos de todos 100% operacionais.

Henrique de Freitas

Boa tarde pessoal. Normalmente a questão do seguro é o determinismo. O sinistro pode ocorrer de várias formas, assim as empresas de seguro determinam o lote máximo a ser transportado.
Tudo normal. Abrs

Henrique de Freitas

Deterministico

Adriano RA

Perfeito! Imagino que as seguradoras devem ficar apreensivas, pois o valor de cada Gripen é bastante alto e, ainda que costumemos esquecer, navios não apenas afundam mas também podem sofrer outros tipos de sinistros.

Camargoer

Olá Henrique. Creio que você queria dizer “probabilística”. A seguradora faz um cálculo de qual seria a privacidade de ocorrer o acidente e sobre este número calcula o preço do seguro.

Andre

Amigo Camargoer, acho que seu corretor trocou probabilidade por privacidade…

e você tem toda razão, seguro é probabilístico. Se fosse determinístico não teria razão em existir.

Camargoer

Olá André. O corretor é um fanfarrão.

João Fernando

Alguém sabe como anda o cronograma de desativação dos F5?

Flanker

Acredito que começarão a ser desativados em 2023, mas vários, ou muitos, precisarão operar bem mais que isso, pois precisarão continuar equipando o Pampa, o Pacau e o Grupo de Caça por bastante tempo ainda.

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Johnny

Oba. Será que eles já virão com seguro total ou não dará tempo de incluí-los na apólice dos super tucanos?

Flanker

Kkkkkkkkkkkkk…boa!

Flanker

“A previsão é de que as quatro primeiras aeronaves de série Gripen E….”

Talvez a citação à “aeronaves de série” seja porque esses exemplares serão recebidos completos e prontos, ao invés do primeiro entregue, o 4100, já que esse não veio completamente equipado com sistémas de combate e sim, com sistemas de testes e ensaios. Mas, ele também é um dos 36 exemplares e, ao final dos testes, será totalmente revisado e equipado para se igualar aos demais.

Pedro Bó

Muita gente desejando um segundo e terceiro lotes de Gripens, mas se tratando da cloaca do mundo, vulgo Brasil, periga nem chegarem todas as 36 unidades planejadas, víde o ocorrido com os programas AMX e KC-390.

Henrique

Se não sai vai ser a compra de prateleira mais cara e burra da historia

Jadson Cabral

Não seria a primeira. Portanto não me surpreenderia se não fosse a última. Esqueceu das Niteróis, dos IKL a agora dos Scorpenes? Sim, pq se a MB já queria vender 2 pra manter o estaleiro funcionando por mais tempo é pq não tem dinheiro pra comprar mais dois, quem dirá quatro e muito menos SubNuc… essa sim vai ser a compra de prateleira mais burra da história. Eu nem quero saber em quanto essa brincadeira já tá, pq quando passou dos 30bi eu parei de contar.

Edivar Júnior

A FAB já decidiu quantos KC 390 irá comprar?

Rafael Oliveira

Por enquanto são 16.
Mas se o mito pedir, a FAB reduz mais a quantidade.

Flanker

Esse quantitativo de 16 foi publicado onde?

Phenix

Serão 28 gripens no final. Podem me cobrar.

Spitfire

olha pelo que tô vendo, vc corre um tremendo risco de errar… vc está sendo otimista…kkkk, seguindo o embrolho do kc390, em que a redução foi fifty / fifty como eternizado naquele famoso filme nacional…. kkkk ehhhh vou em 18….ou na melhor das hipóteses, o último lote sendo recebido em 2050 e indo zeradinho para o museu da FAB…rir para não chorar…

AK-130

Fonte: Tireidoku

Spitfire

Ola amigo… Acho que vc nao entendeu mas claro que o numero apontado teve uma pitada de ironia…

Spitfire

Novo atraso no cronograma de entrega, essa é a real, o resto é historinha para boi dormir…minha opinião… aliás, como nesse país defesa nunca é prioridade, como nesse país a estrutura da máquina (inchaço) em todas as instituições, todas, prevalece sobre o objeto fim da organização, onde sobra migalhas do orçamento para investimento… alguém saberia me dizer se tem alguma possibilidade de se transformar maquete em caça operacional??? olha que dá até medo de fazer esse tipo de comentário viu….

Fabrício B. Aguirre

Eu não havia ficado sabendo dessa ´polêmica´ sobre o IRST e fui atrás. Nas imagens promocionais do sistema, ele é bem visível em frente ao piloto. Nas fotos deste 4100, claramente se vê a ausência dele. Das duas uma, ou mudou de local ou não foi equipado.

Flanker

Fabrício, isso já foi discutido dezenas de vezes aqui no Aéreo, com centenas de comentários. É óbvio que o 4100 não veio equipado com o IRST, pois ele veio equipado com sistemas de testes e ensaios. Depois desses testes encerrados, ele será entregue ao setor operativo da FAB , já equipado com todos os sistemas de combate, incluindo o IRST.

tsung

cara nao perca tempo respondento a este HATERS do seculo xxi , é sempre uma distrações dele tirar nosso focos.. mas enfim vms os blog sobre defesas

Juliano Lisboa

Um dos motivos do atraso de entrega é que a pandemia atrasou as obras aqui na BAAN, tudo está em falta, desde mão-de-obra a cimento e aço. Hangar do Gripen ainda não esta pronto, hangaretes já adequados, mas ainda não todos feitos. Vão ficar em GPX até o términos das obras… Por isso não há pressa.

Oitavo

Parabéns, primeira resposta coerente e diretamente ligada a questão em pauta…

Flanker

Depois de 8 anos do anúncio do Gripen e 7 anos da assinatura do contrato, a pandemia, que começou há pouco mais de um ano é motivo da demora na entrega das aeronaves? Desculpa, mas essa é demais…..

Juliano Lisboa

Não precisa acreditar em mim, vai no Google earth e olha o estado da Baan hoje. Obras não terminadas ainda pra todo lado. Sou da cidade amigo, moro do lado e estive na Baan semana passada. Pode ter sido falta de planejamento, dinheiro, mas é real.

Flanker

Eu não duvidei do atraso das obras. Acredito em você. Só disse que, passado todo esse tempo, ter atrasos em obras de infraestrutura é algo surreal. Mas, é apenas o Brasil sendo Brasil……

Franklin jr

Ola pessoal , pergunta de leigo: no meio desses 4 a serem entregues, não poderiam vir um ou 2 biplace( ou devido a servirem + a testes, não são necessários agora)? Virá algum armamento de fora ou só usaremos o q tem aqui. Grato.

Flanker

O biplace está em desenvolvimento ainda, portanto não poderia vir agora. Ainda vai demorar um tempo para o primeiro ficar pronto. Quanto aos armamentos, você pode procurar na barra de pesquisa lá em cima. Tem bastante informação sobre o tema.

Adriano Madureira

O biplace será produzido aqui na embraer, mas até agora não apresentaram nenhuma notícia sobre a evolução da aeronave…

A entrega dos caças Gripen F está prevista para começar a partir de 2023

Last edited 3 anos atrás by Adriano Madureira
Joao Moita Jr

Vão chegando devagar…
Mas pelo menos chegam.

Fabio

Desculpem o off; E Vants ?Como estamos?

Rinaldo Nery

Todos em Santa Maria… Vão bem, obrigado.

curioso

Duas perguntas, por favor: o que significa “apresentadas” nesse comunicado da FAB? [“A previsão é de que as quatro primeiras aeronaves de série Gripen E estejam com a fase de produção encerrada e sejam apresentadas à FAB em novembro deste ano…”] Parece um verbo meio estranho em compras do serviço público. Se está pronto e pode ser “apresentado”, não deveria poder vir para o Brasil logo e passar à etapa seguinte do.processo? Ou ainda tem alguma etapa a ser cumprida lá na Suécia no começo de 2022? Lembrando ainda que os Gripen só podem ser considerados propriedade do Estado brasileiro… Read more »