Queda de A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira
O Comando da Aeronáutica informa que um piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) ejetou-se, nesta segunda-feira (13/09), nas proximidades de Campo Grande (MS), após detectar uma falha técnica na aeronave de caça A-29 Super Tucano durante voo de treinamento.
A aeronave foi direcionada a uma região desabitada, onde colidiu com o solo.
O piloto foi resgatado por um helicóptero H-60 Black Hawk do Esquadrão Pelicano (2º/10° GAV), passa bem e recebe acompanhamento médico.
A ocorrência será investigada pelo Comando da Aeronáutica.
Brasília, 13 de setembro de 2021.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Graças a Deus o piloto ejetou e já foi resgatado. E passa bem!
Show
Eu me pergunto quais são os cuera que negativam um comentário que agradece a Deus pelo piloto se salvar.
Da pra entender msm não…
Infiltrados.
Com certeza idiotas.
Me fiz a mesma pergunta
Mostra o espírito destas pessoas, não sei como ainda permitem… abraços
São os mesmos cretinos fundamentais que negativaram o seu comentário.
Trata-se de gente que, diante do fracasso e/ou da mediocridade de suas vidas, necessitam desesperadamente de atenção. Diante dessa necessidade, eles fazem de tudo para atrair qualquer tipo de holofote.
Eu também gostaria. Seria bom enviar pra eles um presente gastronômico, um fardo de capim pra cada um.
Eu queria saber o que se passa na cabeça de quem negativa uma mensagem como essa
Porque teve 4 reações negativas ???
disse tudo!!!
Graças a Deus e ao treinamento adequado o piloto está vivo. Antes de ejetar ele direcinou o avião para uma área desabitada. Moro em sepetiba, lembrei do f5. Parabéns aos pilotos da força aérea. Que Deus os proteja.
Graças a Deus o piloto escapou! quantos A-29 a FAB perdeu?
Creio que uns 12 de 99.
Obrigado amigo
Ainda bem que foi só danos materiais e o piloto esta passando bem!
Melhor presente de hoje: piloto passa bem e sem vítimas no solo. Aeronave a gente substitui.
coisa rara de acontecer hj em dia…antigamente quase todo dia caia um avião da fab…
Aqui não é a Índia jovem!
IAF fighter pilots flys on an average 200 hours a year on combat training missions
Except for USA/NATO no other countries does it that too in the large enough scale, across diverse conditions and definately not on soviet jets like MIG 21 which even experienced pilots find hard to master , forget rookies pilots, who still have to fly it
Enough said
Antes que falem mal da FAB, os EUA perderam 14 aeronaves com 7 mortos no ano fiscal de 2020. https://www.airforcemag.com/a-29-crash-that-disabled-airman-among-usafs-fiscal-2020-mishaps/
Acho que não dá nem para comparar a quantidade de aeronaves e horas de voo da USAF com a FAB né?
sempre tem pessoas iguais a vc, chatos
Mas o ponto é que toda máquina está sujeita a falhas, principalmente as extremamente complexas como uma aeronave militar. Se a manutenção estiver em dia, então não há porque criticar a FAB. O que importa é que no nosso caso, não houve vítimas.
Vc é um gozador Marcelo M.
Comparação esdrúxula, considerando a QUANTIDADE de caças que o EUA possui em suas Forças!
Uma pergunta…
Essa queda do A-29ST não pode acabar prejudicando à venda para potenciais clientes futuros?
A EMBRAER, recentemente abriu um escritório na Hungria. A força aérea daquele país necessita de um avião treinador e me parece que o A-29ST é um grande candidato. A Hungria possui laços muito fortes com a EMBRAER.
Graças a Deus que o piloto está bem.
Cada pergunta…
F*
Pergunta pertinente.
Vou te responder dizendo que o A-29 é uma aeronave com mais de 20 anos, que é operada por vários países em várias áreas de conflito de de graus diferentes. Não é uma acidente que vai fazer diferença, mesmo porque não dá nem pra saber o que causou o acidente ainda, mas eu posso te afirmar que não é uma falha de projeto da aeronave, por tudo o que já falei. Logo, não. Não existe possibilidade deste incidente atrapalhar qualquer venda so super tucano
O A29 já é uma aeronave testada e aprovada, com capacidade e custo benefício excelente.
Assim como todas as máquinas ela também está suscetível a falhas e acidentes como o ocorrido.
Pelo histórico dela, podemos considerar considerar é uma aeronave segura de se voar, logicamente com risco de acidentes, como tudo na vida, até porque a única certeza que temos é que um dia morreremos rsrr…
Welington
Não necessariamente, devemos levar em conta, o nr de aeronaves voando, tempo desde sua primeira entrega, total de horas de operação, entre vários outros pontos.
Se no final um fator baixo, a aeronave pode ser considerada segura. Apesar dos acidentes relatados.
Podemos comparar com aviões de carreira.
Não Welington. O A-29 já está mais do que consolidado como a melhor máquina de sua categoria. Coroado com anos de bons serviços na guerra do Afeganistão etc.
Aviões invariavelmente caem mesmo, isso vale para todos.
E se até nós sabemos disso, imagine as Força Aéreas mundo afora.
Já não é mais uma aeronave nova… os desgastes acontecem.
A vida do piloto é muito mais cara que a perda do avião. Que bom que ejetou-se!
Fato que o piloto é mais precioso que a aeronave.
Graças a Deus que está bem e salvo.
Mas é triste perder mais uma aeronave, sabendo que a substituição é tão difícil…
A melhor notícia é que o piloto está bem ! Maior patrimônio da FAB não são suas aeronaves e sim seu pessoal ! Para curiosidade todas as aeronaves da FAB tem seguro e não vai demorar para repor esse A-29 que caiu. O tempo não é problema para a aeronave, mesmo com seus desgastes, o importante é a manutenção estar sendo feita de acordo com os padrões de segurança do fabricante da aeronave, no caso a EMBRAER. O que tem que ser investigado é o que causou a queda. Se foi por manutenção inadequada ou problema de alguma peça defeituosa.… Read more »
30 anos de FAB e descobri agora que toda aeronave da FAB tem seguro…. Tem certeza?
Casparovi. Até eu que não sou da FAB sei que não tem seguro,
Vai que mudou alguma coisa e a Tokio Marine, ou a Porto seguro, fizeram uma proposta irrecusável… Não paga a franquia! hahahahahaha
Você joga xadrez, é? queria dar um pastorzinho em vc…
Tadinho…
Mesmo.
Deus te ouça pois eu duvido que uma aeronave de guerra tenha seguro
Que companhia de seguros é louca de segurar uma aeronave militar???
A do Luiz Lopes!
Lulu Seguros
Eu vi isso em outra força aérea da América do Sul mas como o testo estava em espanhol posso ter me enganado e nunca houvi falar que a FAB tem seguro de seus aviões e acho que é possível ter seguro de avioes contra quedas e falhas desde que bem manutenida mas nunca houvi falar desta prática ser ativa no Brasil.
Alex Tiago
Desculpa a minha pretensão, mas:
Não é testo, é texto;
Não é houvi, é ouvi;
E usar vírgulas torna o texto bem mais estruturado e de fácil compreensão.
Abraço.
Desculpa professor, mas o corretor de texto do celular atrapalha muito e como o dia ontem estava corrido pra mim eu não me atentei que estava assassinando o português, obrigado pelas correções.
Não sou professor, apenas corrigi com boa intenção…uma crítica construtiva. Se te ofendi, me desculpe.
Quanto aos que negativaram, eu estou me lixando às negativações à mim, porém fico me perguntando o motivo de tanta suscetibilidade de alguns. Muita sensibilidade…..muito nuttelismo.
Tranquilo Flanker, não me ofendi não. Abraço
Valeu, Alex. Abraço.
Aeronave militar com seguro?
Só vejo um problema: face ao risco, o prêmio deve ser 300% do valor do bem…..
(Modo irônico ligado)
Pois olhe, existe seguro até de barranco em beira de rodovia. Acredite se quiser kkkkk
Que vergonha alheia Luiz kkkkkk.
Vai até mudar o nome no próximo comentário de vergonha. Saudades de quando não era aberto os comentários.
As pessoas não nascem sabendo…. erros acontecem
Sinceramente? Gostaria de saber que companhia de seguro aceita cobrir aviões de combate…
Espero uma investigação minuciosa para apuração dos fatos.
E que seja evitado novas falhas
Imagino o susto do pessoal do resgate quando foram avisados não é uma simulação. Temos um piloto em perigo necessitando de resgate.
O pessoal deve passar um filme na cabeça de todo o treinamento
Enquanto se prepara para chegar ao local.
Imagino Também a destreza do piloto para perceber a falha e seguir os protocolos
Foi pane de motor após a decolagem. Não conseguiu retornar e ejetou a 3NM da cabeceira. Suspeita-se de vazamento de óleo.
Obrigado pelo esclarecimento.
Obrigado
Boa noite! Acho que dá para ver no Flight Radar.Parece que foi por volta das 15:40.Matricula do ST 5715.
Essa era o A-29A FAB 5715 do esquadrão Flecha. Crédito da foto: Luciano Porto
https://www.flightradar24.com/data/aircraft/fab5715#29231eaf
O Ultimo Voo do FAB5715
O piloto estava em treinamento ou plenamente operacional?
Se conseguiu levar o avião para local desabitado demonstrou perícia.
Já pode receber o breve.
?
Os pilotos dos Terceiros são todos operacionais, pois se formaram alas de Caça no 2°/5°, em Natal. Nos Terceiros farão a elevação operacional para Líder de Esquadrilha de Caça (em dois anos).
É uma pena,mas se o piloto se ejetou e sobreviveu, menos mal…
Bom, um A-29 a menos. Piloto vivo e se mexendo, é o que importa. O último antes desse tinha sido há quanto tempo?
Existe uma taxa de atrito considerada aceitável para tempos de paz?
Está relacionada com a quantidade de horas voadas. Estatística simples. O CENIPA tem esses números. O ideal é ZERO!
Graças a Deus eles voam por nós….detesto avião….não confio em motor….
Então tu anda só a pé?
Feliz em saber que o piloto sobreviveu. O avião pode se substituir.
Abs
O pessoal já levanta um monte de teorias, algumas até conspiratórias!
Mas no geral, foi-se mais um A-29, ainda bem que o piloto está salvo.
Depois, ao se avaliar tudo, há aprendizado que mostra a capacidade de reação do piloto e o bom funcionamento do sistema de ejeção.
A pergunta que fica: Por que o ST está apresentando tantas falhas ultimamente? Sei que panes/falhas são mais comuns do que costumamos pensar, mas não parece que as coisas estão seguindo um curso normal.
Quais são as tantas falhas que ocorreram ultimamente?
https://www.aereo.jor.br/2020/07/11/queda-de-a-29-super-tucano-no-afeganistao/
E teve aquele do Mali, mas não ficou claro se foi problema na aeronave ou falha humana.
Pra ser sincero, achei que haveria mais, porém os outros acidentes de quatro anos pra cá que encontrei na busca do blog foram falha humana.
Quanto a estas, parece que a curva de aprendizado do ST é meio acentuada. Muitos pilotos já caíram. O bichão é voda, mas parece ser meio nervoso.
Prezado: o A29 que “caiu” na Afganistão foi em decorrencia de uma colisão em voo com um MIG.
Não entendi a afirmação de que muitos pilotos “já caíram”. A qual curva de aprendizado voce se refere?
Você está se referindo ao mais recente. Disto eu estou sabendo. Refiro-me ao do link que eu postei e você provavelmente não abriu. Quando falo sobre curva de aprendizado, parto do pressuposto de que, deixando uma pequena margem para processos fortuitos do acaso, que estão fora do controle humano, em média, quando um avião não cai por falha técnica, cai por falha humana, e as falhas humanas desta natureza, na área militar, normalmente ocorrem por imperícia e não por imprudência do piloto, e imperícia geralmente implica que o cara ainda está aprendendo a usar o equipamento. Logo, como o número… Read more »
Minhas impressões:
O A-29 teve algumas perdas logo após o início da sua operação na FAB. Acredito que por ser um modelo novo, mesmo derivado de um já existente (T-27), e com algumas características digamos, “ariscas”, tenha provocado algumas dificuldades iniciais. Mas, com o passar do tempo, tornou-se totalmente confiável e com características 100% conhecidas. Olhando os números de perdas (ao redor de 10 ou 12 aeronaves), devemos levar em conta que é a aeronave com maior número de exemplares na FAB, além de ser um dos que mais voa. Logo, é compreensível que tenha mais perdas.
Foram adquiridas 99, 10 perdidas, 12 na esquadrilha da fumaça… e a FAB ainda quer doar 6 para o Uruguai. E reposição? Claro que nenhuma…
Pois é, Fábio. Com essa perda de agora eu acho que são 11 perdidas. Sobram 88. Dessas, cada um dos 3 esquadrões do 3⁰ GAV opera 16 unidades, o que dá 48. Mais uns 20 no Joker, 12 no EDA e 2 no IPEV. Dá umas 82 células. Sobra uma meia-dúzia de células.
A questão é que faz-se necessário adquirir aeronaves para suprir as perdas, que são maiores que 12% da frota total. E isso não vale apenas para A-29, vale para Gripens F-5, A-1, etc…
Segue a lista que tenho… se alguém tiver correções, e complementos, peço que postem aqui… Perdas dos A-29: 01/08/2000 – YA-29 5700 – Protótipo do Super Tucano caiu próximo a Taubaté em voo de ensaio. Piloto da Embraer se ejetou em segurança. 04/04/2007 – A-29B 5904 – Aeronave fez pouso forçado devido a tempestade e ficou danificado, foi desativado. Piloto OK. 04/04/2007 – A-29B 5935 – Aeronave caiu próximo a Boa Vista devido tempestade. Dos dois ocupantes 1 se ejetou em segurança e outro veio a falecer. 04/04/2007 – A-29A 5706 – Aeronave fez pouso forçado devido a tempestade e… Read more »
Valeu, Fernando! O número de perdas é menor do que eu estimava. O YA-29 4700 acredito que, assim como os outros protótipos (que inclusive tem um no MUSAL) não faz parte da encomenda da FAB de 99 exemplares, não é? Se eu estiver correto, então foram perdidos 9 exemplares operacionais, restando 90. Abraço.
Prezado Fernando: pelo que me recordo, a tempestade que causou a queda dos 5904, 5935 e 5706 ainda atingiu outros tres A29 que conseguiram, a duras penas, aterrisar a salvo. Neste evento,não houve falha nem nos aviões nem dos pilotos, mas sim a ocorrencia de uma tempestade extremamente intensa. Conforme o cmte Rinaldo acima noticiou, parece que houve falha no motor devida a falta de óleo. Tenho um amigo piloto civil que quase caiu com um Caravan (com turbo praticamente igual ao do A29, certo?) porque a haste de inspeção do nível de óleo não foi inserida na conexão…). Acidentes… Read more »
Sim, naquela ocasião foi um evento atmosférico intenso que pegou de surpresa uma esquadrilha que retornava para base.
Prezado Fernando: ontem (14-09-2021) estive em Gavião Peixoto. Como poderia marcar uma visita à fábrica?
Eu acho que as visitas estão suspensas por causa da pandemia. E visita em GPX só com autorização do COMAER.
O acidente do 5937 do Flexa foi desorientação espacial após a decolagem.
Pai do Chris: “Se não tiver caças, não haverá acidentes e mortes, e assim sobrará dinheiro para os soldos e pensões…”
Uma aeronave em queda pode colidir com o solo de inúmeras maneiras, inclusive de barriga. A fuselagem foi quase totalmente partida e está torta logo atrás das asas, formando um “L”, o que sugere impacto com o solo por mais de 1 vez.
Sim Leandro, conforme aventado,se houve uma perda de propulsão (devido à perda deóleo lubrificante) é provável que ela tenha planado até pousar quase que tangentemente no solo.