RAF aposentará 30 caças Typhoon Tranche 1 com apenas 2.500 horas de voo
Os caças Eurofighter Typhoon Tranche 1 da Royal Air Force vão ser aposentados em 2025 com uma média de quase 2.545 horas de voo quando forem retirados de serviço, segundo o site AeroTime.
Isso significa que eles terão mais da metade de sua vida útil restante. Segundo o porta-voz da RAF, Martin Tinworth, aposentar as aeronaves maiss velha significa que o investimento pode ser feito nos Tranche 2/3 restantes “para garantir que retemos uma força Typhoon confiável e altamente capaz”.
“As atualizações em espiral, incluindo a integração do Spear Cap 3 de desenvolvimento no Reino Unido, serão aprimoradas por um investimento significativo no Radar Mk.2, proporcionando um salto na capacidade de operação que garantirá que a Typhoon Force possa sobreviver e operar nos cenários de ameaça mais desafiadores,” Tinworth explicou ao AeroTime.
Quando questionado se os caças Tranche 1 poderiam ser vendidos, o porta-voz da RAF disse que “opções potenciais de descarte” estavam sendo estudadas.
A média de horas de voo esperadas do caça ao se aposentar foi anunciada por James Heappey, o subsecretário de Estado parlamentar para a defesa, em uma resposta por escrito a uma pergunta feita por um membro do parlamento.
“Há 30 aeronaves Typhoon Tranche 1 na frota de sustentação e a média de horas de voo projetada para cada uma das aeronaves, quando atingem sua respectiva Data de Fora de Serviço, é de 2.544,8 horas de voo”, escreveu Heappey em 6 de setembro de 2021.
O caça a jato tem uma vida útil nocional de 6.000 horas, o que significa que as horas de aposentadoria representam apenas 42% de sua vida útil, relatou o Jane’s em 8 de setembro de 2021.
Dos 30 Typhoon Tranche 1, 20 estão em uso ativo, enquanto os outros 10 estão armazenados na base RAF Shawbury.
A variante Tranche 1 da aeronave, a mais velha das quatro desenvolvidas, é limitada ao uso de mísseis ar-ar e tem capacidades ar-solo muito limitadas sem o uso de um pod externo. Portanto, é frequentemente limitada à missões de superioridade aérea, como para fins de Alerta de Reação Rápida (QRA), por seus operadores.
A Força de Typhoons da RAF está operando atualmente em várias missões em todo o mundo, incluindo missões QRA no Reino Unido, Romênia e Ilhas Malvinas, bem como a Operação Shader, a contribuição britânica na luta contra o Estado Islâmico no Iraque.
A retirada da aeronave Typhoon Tranche 1 foi anunciada em um Documento do Comando de Defesa publicado em 19 de março de 2021. O documento prometia uma “revisão radical” da RAF.
Como parte da revisão, o Reino Unido também anunciou planos de aposentar 14 aeronaves C-130J Hercules Mk4 até 2023, para abrir caminho para o A400M. As aeronaves Hercules deveriam continuar voando até meados dos anos 2030.
Já que demoraram, aqui vou eu: Poderiam vir para o Brasil.
kkkkkkkkkkkkk
Deus me livre!!!!
Ué?! Por quê??
Hora de vôo caríssima, não dispara o missil Meteor, praticamente sem capacidades ar-terra, radar ultrapassado (para os padroes atuais) e para colocar um novo sistema, com AESA por exemplo, parece que não é viável seja do ponto de vista da engenharia seja economicamente.
Junto com um Nae da Royal Navy pra ajudar na construção da segunda frota da MB
Haha segunda frota….
O dia que tivermos a primeira esquadra já temos que comemorar e muito.
Era pra ser uma piada kk
Ahahhaah foi boa então.
Temos um esquadra meia boca, fazer outra para quê?! É o mesmo que tirar comida da boca de um filho para alimentar o outro…
Segunda frota é delírio ufanista- patriótico de militares e admiradores da “força” naval.
Pelo amor de Deus! Se um almirante lê isso estamos lascados.
Ué?! É mentira, por acaso? F*da-se o almirante! Eu, hein?!
Segunda Frota? Temos uma Primeira, por acaso?
A MB sabe o que é UMA FROTA????
Bem pelo menos temos marinheiros para fazer varias frotas.
Isso! E vamos aproveitar para instalar um ASTROS naval nele!
Opinião de leigo no assunto, mas… Apesar de não termos nada específico para superioridade aérea, e nem Gripens suficientes no momento, acredito que falte dinheiro para uma aquisição desse tipo e alocar dinheiro para tal prejudicara outras outras mais importantes. Além disso, comentam que o Typhoon tem uma manutenção muito elevada, eu não sei exatamente quanto em comparação ao Gripen. Dito isso, eu gostaria de ver esses Typhoon voando junto com os Gripens nos céus do brasil. rs
O bom nisso tudo é que temos a Embraer…O Brasil poderia trazê-los e a Embraer modernizá-los com vem fazendo com os nossos F-5. Só tenho um receio… uma vez, um árabe guerreiro das montanhas no Oriente Médio me disse, que aviões caças com asa delta e fácil de acompanhar em curva e acertá-lo com aqueles mísseis portáteis Terra-Ar….
Verdade , a manutenção do typhoon e muito mais cara que o Gripen fora que algumas outras questões pra que essa manutenção seja feita precisam ser costuradas .
Transferência de conhecimento e tecnologia , peças são imprescindíveis.
O Brasil precisa sim de navios de vigilância costeira e a princípio mais alguns como o Atlântico pra que sua costa não continue sendo saqueada pela China e nem sendo rota de traficante de drogas.
Paulo, já temos o melhor avião do mundo (e nacional) para este tipo de vigilância e proteção… são os T27 e os T29, respectivamente são os Tucano e SuperTucano, eles são superiores para ataque ar-solo… O que não temos são, aviões de combate Ar-Ar… E o que temos estão quase na Sucata…. São F5 e AM1 (Fora que o AM-1 são também caças de combate Ar-Solo, só que com turbinas e não turbo-Hélice como os tucanos)…
Véi, outro dia a Áustria colocou a boca no trombone quando descobriu o negócio furado em que entrou com a Alemanha vendendo um desses usados e mostrou que esses tranches 1 custam 80.000 euros hora voo. Sai pra lá com essas bombas…
A FAB já investe em algo muito melhor (Gripen).
A MB ainda está investindo na modernização do Skyhawk. Pelo o que eu entendi da entrevista com o comandante da aviação naval, o dinheiro tá muito curto e o Skyhawk não é o ideal mas é o que tem. Não tem dinheiro para caças novos.
O Gripen não é ‘muito’ melhor…Nem melhor eu sei se é, na verdade…O Typhoon é um avião fantástico…E a MB está modernizando os Skyhawk PRA QUÊ, exatamente? Pra operar DE ONDE? Contra quem? Esses deveriam ir é pra um museu…
O Typhoon é realmente formidável em suas versões recentes, mas eu me refiro exclusivamente à versão Tranche 1 britânica que está a venda. “A variante Tranche 1 da aeronave, a mais velha das quatro desenvolvidas, é limitada ao uso de mísseis ar-ar e tem capacidades ar-solo muito limitadas sem o uso de um pod externo. Portanto, é frequentemente limitada à missões de superioridade aérea, como para fins de Alerta de Reação Rápida (QRA), por seus operadores.” Certamente o Gripen NG, com tecnologia sueca ~15 anos mais nova é superior em muitos aspectos. Quanto à MB, o SkyHawk serve basicamente manutenção… Read more »
Essa entrevista é bem interessante
Antonio, penso que gastar dinheiro com A4 é para pura propaganda: vende para a galera com déficit cognitivo a ideia de que algo incrivel está sendo feito (claro, sempre junto com aquele abominável discursinho pa(teta)triota).
O Skyhawk como lutador já era, na era moderna não passa de um alvo fácil…
Mas os skyhawks já estão muito velhos e eles foram comprados de segunda mão mas no meu ver o Brasil precisaria ou construir ou comprar um porta aviões primeiro
podem vender… desde que saíram Typhoons da RAF e entrem Gripen E/F na FAB………………….
Realmente, a turma da reciclagem estava demorando! ???
Para a Argentina acredito que seria uma boa opção.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Boa
Comentário bem maldoso Veiga, kkkkkk
isso já virou meme aqui kkkkkkkkkkk
Olá Carlos. Concordo. Sempre a MEME coisa. Riso
Concordo!
E pediríamos como doação para o Musal.
Uma unidade.
melhor não. Caro, limitado e ultrapassado. Comprar isso é jogar dinheiro fora. Acho dificil venderem isso, mais provavel serem canibalizados.
Ótima oportunidade pra Marinha do Brasil. Compra de oportunidade para substituir os A-4.
Compra-se 30, 24 para 2 esquadrões de 12 unidades. Um em São Pedro da Aldeia e outra unidade no Pará. 6 ficam de doadores de peças.
Em 2028 sai o edital para a Embraer fazer um Overhauling e atualização.
Em 2035 teremos 6 Typhon-M com Exocets integrados.
Uma boa solução para as viúvas do Sea Harrier, F-18A/B, Rafale, Gripen naval …. kkkkkkk
Os custos de atualização tecnológica de Tranche 1 para Tranche 3 são assim tão elevados a ponto de ser melhor aposentar?
Acho que isso foi a desculpa que eles encontraram para a orçamento cada vez mais curto.
Informa-se, o orçamento Inglês subiu, assim como o Alemão que subiu também muito, assim como o Italiano, Espanhol, Françês, Holandês, Grego, Belga e no geral todos os Europeus subiram, por isso deixa de falar à toa, quanto ao segundo porta-aviões Inglês, está em treinos com o F35 e com UAV’s Banshee, pois é o que vai usar.
Reportagem de março de 2021, da qual reproduzo alguns trechos:
‘O Ministério da Defesa do Reino Unido está falido por causa dos caças furtivos F-35B, que custam cerca de US$ 111 milhões (aproximadamente R$ 624 milhões) cada um, afirma Lord Richard Dannatt, ex-chefe do Estado-Maior britânico.’
“Não há muito dinheiro nos programas de atualização do Challenger ou Warrior [de tanques], nossa artilharia de campanha tem um terço da capacidade de uma formação russa e não temos defesa aérea significativa contra drones de campo de batalha”, alertou.
F35 é o menor dos problemas deles, o orçamento vinha crescendo lento, além de vários projetos ao mesmo tempo.
Ficou com vergonha de citar a fonte?
Toma.
https://www.mirror.co.uk/news/uk-news/british-military-unfit-fight-russians-23710412
Escolheram ter submarinos nucleares
Segundo a mesma reportagem.
‘Além disso, de acordo com fontes da Defesa, o Exército britânico deve ser reduzido para cerca de 72 mil soldados nos próximos dez anos.’
Será que alguém se deu ao trabalho de ir confirmar as suas fontes?
A fonte é tão fajuta que ele ficou com vergonha de citar.
Vc pega qualquer porcaria do twitter da vovó e posta aqui e eu tenho de citar as fontes.
Mas, vá lá!
Toma!
https://www.mirror.co.uk/news/uk-news/british-military-unfit-fight-russians-23710412
Algo que deveria ser copiado aqui,diminuir pra 100 mil
A Alemanha chega a se coçar com uma notícia dessas.
Xará.
O orçamento militar britânico está cada vez menor e suas F.A. estão mingunado.
Digo, minguando.
Não invente
https://www.statista.com/statistics/298490/defense-spending-united-kingdom-uk/
o UK não tá conseguindo nem manter os dois PA deles, eles inventaram de fazer um Sub novo que virou um buraco negro de recursos, além de estarem desenvolvendo um novo caça, pagando a modernização do Tphoon, ainda tem o novo Lynx para o Army, um radar novo para os Tphoon, novas Type 31. alguma coisa tem que ser cortada,
Sim, e se não me angano há limitações estruturais que impedem ficarem Full às versões mais atuais. Em tempos de cobertor curto, acho uma decisão mais que razoável.
É como se pegar um Maverick V8 e começar a fazer uma reforma, começando com o motor, que é beberrão, acrescentando eletrônica, etc, etc, até ele alcançar um mínimo de competitividade. Produtos de alta complexidade como aviões caça por exemplo consomem mais do que um bocado de capital, consomem tempo, talvez o bem mais escasso atualmente.
Interessante, mas não é pro nosso bico. Quem sabe para algum outro país sul-americano? Colômbia, talvez?
Provavelmente. Li que eles estariam interessados nos Typhoons espanhóis. Mas acho que vão de F-16.
Também acho, a influencia do Tio Sam é bem forte por aquelas bandas…
Ola k117. Quem sabe a Argentina se interesse (riso)
Caro Camargoer,
Caso o programa de caças deles avancem, não duvido que venham alguns Typhoon para a Argentina.
No caso, baseados numas ilhotas próximas e escrito “Royal Air Force”, deve ser elemento de design do fabricante…
Quem sabe até uns F35? hahahaha
Abraços!
Olá Bk117. A FAB poderia fazer uma solicitação para trazer pelo menos um para o Musal. Já pensou que legal?
mas que eu saiba já estão lá, acho que 8 se não me engano, sendo que seriam os melhores caças da região
ouvi dizer que eles vão avaliar como de sempre kkkkk
Olá Carlos. Nem precisa ir a Londres, basta ir nas Malvinas.
Eu acho que esse é o caça mais feio do mundo da atualidade.
Gostos diferem muito, por ex eu acho lindíssimo, agora que o typhoon tranche 3 e 4 é o melhor do mundo, tirando os da 5G, isso são factos, principalmente no ar/ar, pois multirole o Rafael também é muito bom, mas o Grippen também é um excelente caça.
na minha opinião o Rafale era o melhor caça Europeu, alcance, armas, sistema EW, capacidade de carga, o conjunto da obra era e continua sendo melhor que o Typhoon
“Como parte da revisão, o Reino Unido também anunciou planos de aposentar 14 aeronaves C-130J Hercules Mk4 até 2023,”
pqp…
Pois é, vão para o mercado de usados, complicando mais o KC-390.
tomara que usem até o talo pra inviabilizar a célula…antes um c130 canibalizado do que 2 voando
Elevar os Typhoon tranche 1 para os tranche 3 tem custo proibitivo. Parece que envolve até modificações na fuselagem da aeronave. E a terra dos anglos não tem bala na agulha para tal e ainda manter seu comprometimento no programa do F-35, na modernização da frota naval da RN, na substituição dos Rapier pelo Sky Sabre, etc.
A mesma coisa os russos. Começam mil programas ao mesmo tempo e ficam recebendo Su-57 a conta-gotas.
Ai uma boa opção para a Argentina!!!!!!
Oportunidade!!!
Se tiver componentes britanicos, esquece. Se nao tiver componentes, pode ter o problema de dinheiro, tanto para comprar como para manter.
Não precisa sequer ter componentes britânicos. Esquece que são eles próprios quem está vendendo? Jamais venderiam para os hermanos.
Verdade, Denis. Nao sei pq eu estava achando que era da força aérea da Alemanha, por isso fiz o comentário anterior.
kkkkkkkkkkkkkkkkk um avião inglês indo pra argentina? tá vivendo em uma realidade paralela amigão?
Caro Leo. Inimigos inimigos, negócios á parte. riso.
Olá Anthony. Escrevi a mesma coisa ali em cima. Risos.
Claro, assim como Su-35, MiG-29, YAK e tantos outros, né?
A situação da FAA é caótica, principalmente quando se trata de aviação. Às vezes tenho a sensação de que em algum momento a Argentina, por falta quase que completa de verba, terá que se ver desativando sua força aérea.
Ainda querem bater de frente com o Chile.
Já li vários comentários aqui criticando a França por ter saído deste programa e ido para o Rafale sozinha.
Parece que acertaram.
Tanto que o próximo caça frances tem participação (parceria) da Alemanha e Espanha, que operam o Typhoon como seu principal caça.
acertou pq manteve sua indústria de armas na vanguarda da Europa no quesito caça, mas como produto para exportar, se não fosse o peso da França o rafale nunca seria vendido, pois é muito caro, até para os franceses.
O que é que uma coisa tem a ver com a outra?
O RU vai descartar modelos antigos e atualizar os restantes.
E que lógica é essa? O Eurofighter é uma porcaria porque o RU faz parte do consórcio? Se fosse a França seria muito melhor?
Vai estudar garotinho!
A França fazia parte do projeto que deu origem ao Typhoon, repito, vá estudar!
A França queria um avião para operar embarcado também, mais um motivo para o Rafale!
Em momento algum chamei o Typhoon de porcaria, aprenda a ler!
Mas se a França fizesse parte do projeto ainda ele seria bem melhor!
Quantos Rafales mais antigos estão sendo retirados do serviço?
Responde ai inteligentão!
Mas antes estude um pouco!
Por isso dou mais valor aos comentários do AntónioKings do que a estes. Antes de mais qual é a diferença entre um Typhoon tranche 1 e um Rafale F1? Estão todos atualizados? E o RU o que está a fazer é tentar encontrar alguém que compre esses aviões. E mais uma vez os que gostam de insultar são os que sabem menos. O senhor é que tem de aprender a ler já que a sua “resposta” nada tem a ver com o que eu disse. Vou tentar mais uma vez. A sua teoria é que os Alemães e Espanhóis juntaram-se… Read more »
Você quase escreveu um livro e não disse nada!
Repito!
Estude mais!
Abraços
Tu sempre manda os outros estudarem quando te contradizem. Tu sempre arruma encrenca com todo mundo. E acha sempre que é o único certo. E sempre usa palavras ofensivas ou irônicas ou debochadas em seus comentários. E ainda a culpa é dos outros???
Que raiva é essa tchê?
Essa pergunta tu tens que fazer pra ti mesmo, não pra mim.
Colega, acredito que o que o José quis dizer é que a saída da França do projeto Eurofighter foi bom para a França, pois conseguiu manter operante a sua indústria de caças, além de criar o caça que atendia aos seus interesses prioritariamente. Veja que o foco dele foi a França e não o Reino Unido que do nada você resolveu trazer à conversa. Não acredito que ele tenha mencionado o Typhoon para falar mal dele, mas apenas para fins de constatação. Entendo que o objetivo do comentário dele era falar bem da França, em vez de criticar o Typhoon.… Read more »
Isso é a primeira frase. E a segunda?
Leia o comentário dele de novo, ok? E o segundo.
Se defende este tipo de comentários, é consigo.
Não estou para aturar arrogantes.
A Força Aérea Colombiana entra em êxtase…
Colômbia. Só isso me veio à cabeça…
Será?
Mais nenhum produto manufaturado de lá foi pra sua cabeça?
Duvido muito que a Colômbia compre qualquer caça que não seja F-16…
Tá aí uma ótima oportunidade para a Argentina.
Olá Wilson. Pensei a mesma coisa. riso
Dois colegas acima foram mais rápidos que eu para fazer a piada da Argentina, hahaha. Agora falando sério, vocês percebem que quando os cortes precisam ser feitos, um país sério, seus políticos e comandantes o fazem? 30 caças e 14 transportes que custaram dinheiro do contribuinte serão cortados. Se cortarmos 44 ativos aqui ficamos sem Força Aérea. Mas eles veem que isso é necessário. Eu ando a dias querendo fazer uma análise, depois daquela matéria no Naval que falava sobre o Brasil como um país grande, necessitar de uma Marinha grande. Mas eu não tive o tempo que eu precisava.… Read more »
E os submarinos e as fragatas que estão por vir é o quê?
São ótimas aquisições. Meios defensivos, só que em poucas quantidades ainda. Como eu disse, uma reforma administrativa, no efetivo e na ordem de batalha garantiria recursos para mais aquisições de MEIOS DEFENSIVOS NOVOS.
Uai meu amigo então pelo seu comentário aí é melhor extinguir é tudo, deixar só meia dúzia, e colocar na mão das polícias dos estados a segurança kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o que ele tava querendo dizer é que a Marinha deveria focar em meios defensivos e qualidade de equipamentos, não em projeção de poder para outro país e vários navios que só fazem número e despesas, mas que uma situação seriam irrelevantes, pois não conseguiriam defender a costa nem patrulha-la adequadamente. Ao meu ver( só chute mesmo) o ideal para a Marinha do Brasil seriam 3 portos de submarinos, caças baseados em terra, helicópteros de patrulha, dois ou três Awacs. Corvetas, porta-helicópteros, destroieres, tudo podia ser vendido msm, deixava só com sub e caças msm a defesa, quem sabe futuramente,… Read more »
Obrigado SteelWing, e com suas colocações, concordo em parte.
Jefferson, olhe para a existência do CFN e o uso dos Bahia ou Atlântico, como projeção de poder em outro País.
A razão deles existirem é para a retomada de pontos de nossa Costa.
Obvio, que quando isto acontecer, já perdemos muito de nossa capacidade defensiva, mas é esta a idéia básica.
Excelente compra de oportunidade para a Força Aérea Brasileira.
Caro Carlos. A FAB adquiriu 36 F39E/F novos. São superiores ao Typhoon T1. As primeiras unidades operacionais serão entregues ainda este ano. Faz mais sentido a FAB empregar seus recursos na continuidade deste programa, padronizando a frota em torno do F39 do que incluir um novo modelo destinado apenas á superioridade aérea que teria no máximo mais 15 anos de vida útil.
Boa Tarde, só um lembrete os novos caças F 39 Gripen E/F só serão entregues no final de outubro,e enquanto isso temos que continuar com a nossa defesa do espaço aéreo com os F-5EM Tiger ll e os caças AMX-A1M,e 30 caças Typhoon Tranche l acho que não sairiam muito caros para o Brasil adquiri-los não,bom está foi a minha opinião!
Esses Tranche I aqui seriam iguais a notebooks da positivo, baratos de comprar, ordinários de usar e manter.
Você chegou a ler que os caças serão aposentados da RAF somente em 2025? Até lá, espera-se, conservadoramente, que mais de 20 Gripens estejam operacionais. Você chegou a ler que esses T1 praticamente não servem para outra coisa que não seja combate ar-ar, isto é, não são multirole? Por último… Como é para pôr toda a nossa estrutura a disposição desses possíveis Typhoon T1? IFF, datalink, pacote de armas, integração de sensores e comunicações, treinamentos, simuladores, manutenção multinível… Sendo muito otimista, levaria uns 5 anos no mínimo para pôr em capacidade razoável de uso e combate. Parece que a gente… Read more »
Boa Tarde,eu quis dizer que os 6 primeiros caças Gripens começarão a serem entregues no final de outubro,e quanto a modernização destes caças,poderia ser feitas lá no Reino Unido mesmo mas com parte da tecnologia brasileira tipo da Akael Sistemas,da Ael Sistemas,assim teriam o DNA do Gripen E,podem achar que eu esteja falando bobagens por ser apenas um leigo que gosta destes temas; O nosso espaço aéreo não está completamente protegido, e com estes caças mesmo seriam como os mirage 2000 que serviram apenas como tampão ou seja provisório,os Eurofhiter Typhoon Tranche 1,se modernizados teriam uma vida a mais 15… Read more »
Meu caro, modernizar os Typhoon Tranche 1 é possivel, mas o custo é proibitivo. É justamente por isso que eles serão aposentados.
Se comprássemos eles, seria recebidos em 2025 ou 2026…..até lá, a FAB já terá recebido praticamente todos os Gripen, que por sua vez são muito mais completos e versáteis que esses Typhoon T1.
Os A-1 da FAB estão sendo modernizados e o resultado é bastante bom. Talvez, algumas unidades a mais a serem modernizadas seria o ideal, mas há o limitador do motor Spey, que sofre de escassez de peças de reposição.
Bom Dia Flanker, obrigado pela atenção e explicação
Um Abraço!!!
Você leu a parte que eles serão vendidos em 2025 ?
Até lá já estaremos com pelo menos uns 20 Gripens operacionais.
O certo é focar em um novo lote do que em caças usados.
Melhor modernizar os AMX A-1
Tu prefere um caça novo ou um m3ia vida?
Vamos falar de coisa séria!!! Top gun na TV ( Globo ) rsrsrs..
Seriam muitíssimo bemvindos aqui…
Pra que? Comprar uma caça usado e com menos capacidade que o Gripen? Se for Para comprar outro caça, que seja novo ou com capacidade similar ao Gripen
Outros brinquedos na xêpa do MOD britânico:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/1015447/DESA_Sales_Brochure_2021.pdf&ved=2ahUKEwjfse2IzPfyAhVgHLkGHbUADhoQFnoECAQQAQ&usg=AOvVaw0cb3N9FpvEdVnmWvHEoSej
Algumas surpresas nessa lista, RFA Argus por exemplo.
Pouca coisa que faria sentido para nós.
Beleza
Só reforçar o trem de pouso e gancho de parada, uma rampa no Atlântico e iremos dominar o Atlântico Sul.
*duvido nada alguém estar pensando assim.
Estes vetores ainda vão parar aqui na América do Sul (exceto Argentina) sic.
Esses aí já são da Índia
O maior problema dessa noticia são os 14 aviões C 130 J , que muito provavelmente serão oferecidos no mercado com baixo preço, mais um golpe no KC 390
Pensei o mesmo.
Quem já usa o C130J e poderia abrir um espaço para o KC390, aproveitaria uma oportunidade dessa fácil.
Seria interessante a MB estudar uma possível compra,já que eles poderiam operar em terra a partir de São Pedro da Aldeia,além do mais,eles poderia fazer uma ”modernização” junto a embraer
Meu caro, essas aeronaves são bastante caras de operar. Sua modernização é mais cara ainda. A MB que se contente com AF-1M e se dedique à renovação de sua frota de superfície que está desaparecendo.
Verdade.
A Argentina poderia comprar……nao pera….
Esse tipo de caça é muito importante nas defesas aéreas, não apenas do Brasil, se fossem adquiridos, como em outros países. Isso não é assunto para piadas.
E não seria uma excelente oportunidade para a Argentina????
Metade disso e mais um ou 2 como fonte de peças!!!
seria um cavalo de tróia dos bons
Brincadeiras a parte……
Pessoal acha q comprar um avião de caça e como comprar um carro: Compra e já sai voando!!!!! Kkkkk
Tem treinamento, peças de reposição, adaptação de base,vcriacao de doutrina….. Etc…
Aff!!! Esses “especialistas de teclado”… Kkkk
Só me vem a mente a Colômbia,não sei se rola,mas é uma possibilidade.
.Dependo do preço e da visão de quem comprar. Para o Brasil seria interessante para a MB e para a FAB precisando atualizar a aviônica aí que está o pulo do gato, pois poderia usar aviônica do próprio Gripen E que possue capacidade de software em ataque ao solo e atualizando para ataque naval. O diferencial deste software é que ele é aberto e pode ser atualizado dando capacidades assustadoras. Mas pq o typhoon? Simples capacidade de carga maior que do Gripen E podendo operar o míssil hipersonico brahmos que é gigante perto do caça sueco. Pensariam 1 vez antes… Read more »
Xepa de Typhoon, Colombianos devem dar uma passada na Inglaterra. ou quem sabe até mesmo os Ucranianos, não sei qual força aérea mais poderia ter interesse nesses caças.
Não temos tecnologia e nem dinheiro para termos um caça tradicional para defesa real. O melhor sistema seria apostar recursos em drones e minidrones com AI. Gastar recursos e tempo para formar pilotos (demora muito ) de combate é atrasado e inútil. A defesa naval evaporar milhões em sistemas treinamento que logo serão obsoletos, ainda temos a ousadia de usarmos ( quando tem recurso) navios tripulados. Temo que ter navios autônomos e pilotados por sistemas AI (inteligência Artificial) menores e eficaz. Eu vejo uma FAB forte sem pilotos e extremamente eficaz em qualquer resposta contra qualquer país e MB TAMBEM.
Enquanto isso o Brasil faz desfile militar com tanques com mais de 45 anos ou melhor desfile com sucata kkk..
A Colômbia certamente estará de olho nesse Typhoon.
Será que outro sulamericano interessado pode ser o Chile? Eles tem um esquadrão de F-5 para substituir nos próximos anos e histórico de boas compras de material britânico. Há boatos de que tempos atrás os chilenos estiveram analisando proposta de outro eurocanard, o Gripen C/D.