VOLK FIELD ANG BASE, Wisconsin – Caças F-16 do 85th Test and Evaluation Squadron e Operational Flight Program Combined Test Force retornaram à Eglin AFB em 20 de agosto de 2021, depois de completar um exercício bem-sucedido em Wisconsin.

Os dois esquadrões trabalharam lado a lado durante o exercício Northern Lightning 2021, onde a equipe introduziu o software do F-16 mais recente em um exercício de grande força e atingiu vários objetivos de teste, incluindo a integração do Legion Pod da Lockheed Martin equipado com tecnologia de sistema de busca e rastreamento infravermelho.

“Conseguimos alcançar o que normalmente leva de três a seis meses de testes em questão de semanas”, disse o tenente-coronel Jeremy Castor, gerente do programa de sensores F-16, OFP CTF. “Isso tem tudo a ver com a colaboração que ocorreu entre a equipe da Lockheed Martin e os operadores em campo que testavam a tecnologia de busca e rastreamento infravermelho durante cada surtida, em seguida, recolhiam os dados e reprogramavam o pod para melhor equipar o combatente em nossos cenários de combate.”

O Northern Lightning foi a primeira vez que os engenheiros receberam dados do mundo real sobre todos os jogadores do exercício, com mais de 64 aeronaves participando de 18 cenários representativos de combate. Os dados recebidos foram inestimáveis ​​para o avanço da capacidade de combate do F-16, de acordo com Castor.

“Este exercício define uma base de como queremos fazer o desenvolvimento de software no futuro”, disse Castor. “Quanto mais dados forem recebidos e mais cenários onde pod é colocado, mais rápido ele evoluirá e o desempenho do pod aumentará para todas as aeronaves que usam o Legion Pod.”

O OFP CTF também trabalhou ao lado do escritório do programa de sistemas do F-16 e da Northrop Grumman para testar a suíte Next Generation Electronic Warfare (NGEW). A Northrop modificou seu Flying Test Bed, um Canadair Regional Jet equipado com um radar Active Eletronicically Scanned Array do F-16 com o NGEW, que inclui um novo Digital Radar Warning Receiver, antenas e processadores de última geração e um jammer interno de memória de frequência digital.

“Durante o Northern Lightning, obtivemos informações valiosas sobre as capacidades do NGEW e obtivemos mais de 170 pontos de teste contra emissores aéreos e terrestres”, disse o tenente-coronel Stephen Graham, diretor de testes de guerra eletrônica do F-16, OFP CTF. “Estamos um passo mais perto de instalar a primeira suíte NGEW em um F-16 de Eglin em menos de um ano.”

O Northern Lightning definiu o ambiente para demonstrar a compatibilidade do NGEW com AESA enquanto identifica ameaças de interferência em todo o espectro de radiofrequência.

“Há um forte impulso para melhorar a proteção eletrônica do F-16 contra adversários modernos”, disse Graham. “O NL21 permitiu um ambiente denso de RF, permitindo testes direcionados antes, durante e depois dos combates de LFE.”

Outro pod que passou por avaliação operacional durante o Northern Lightning é conhecido como Angry Kitten Combat Pod, desenvolvido pelo Georgia Tech Research Institute. Este pod de memória de radiofrequência digital tem a capacidade de avaliar e responder a uma ameaça e modificar sinais de interferência conforme necessário. Durante o exercício, as equipes foram capazes de avaliar a interoperabilidade e identificar as melhorias necessárias para converter o Angry Kitten de um pod de agressor em um pod de combate.

Um dos resultados mais importantes do Northern Lightning foi o exercício de graduação do F-16 Mission Modular Computer M7.3, que hospeda o novo software para o jato. A próxima etapa será lançar o software para as Forças Aéreas de Combate, onde a frota de F-16 como um todo receberá uma atualização em seu sistema de aviônicos e armas com recursos aprimorados para melhorar as capacidades ar-ar e precisão de mira, permitindo novas capacidades de combate.

“O F-16 está melhorando rapidamente sua capacidade de combate para permanecer relevante em um combate com inimigos similares e a dedicação da comunidade de teste do F-16 é evidente na mudança acelerada para o CAF”, disse o Capitão Michael Mclain, chefe de padronização e avaliação, 85th Test and Evaluation Squadron.

Os LFE, como o Northern Lightning, oferecem uma oportunidade de testar o software e o hardware mais recentes desenvolvidos para a comunidade F-16. Eles são essenciais para validar novas tecnologias e táticas relevantes em um ambiente representativo de combate.

FONTE: USAF

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