FAB lança suprimentos e vacinas contra a COVID-19 na Antártica
Carga foi entregue à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Baía do Almirantado, que fica na ilha Rei George
No dia 26 de agosto, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de vacinas e suprimentos na Antártica. A aeronave C-130 Hércules operada pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou o lançamento de 30 doses da vacina contra a COVID-19, além de 1.500 quilos de gêneros alimentícios e materiais de apoio à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Localizada na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, a Estação brasileira permanece guarnecida o ano inteiro com o apoio logístico prestado pela FAB. São realizados cerca de dez voos anuais.
Na EACF são conduzidas diversas pesquisas de interesse para o País, como, por exemplo, a utilização de vegetais nativos para a cura do câncer, além de outras demandas de pesquisas nacionais e de cooperação internacional, fundamentais para a produção científica no Brasil.
Durante o inverno, o suprimento da Estação se dá somente por meio de lançamento aéreo, com apoio das aeronaves C-130M operadas pelo 1º/1º GT. Nesta operação, o Esquadrão Gordo transporta alimentos e materiais diversos, necessários ao bom funcionamento da EACF, ao chamado “Grupo Base”, composto por militares da Marinha do Brasil. Neste contexto, a entrega da carga de vacinas representa mais um marco alcançado pela FAB no apoio ao Programa Antártico Brasileiro.
“Apesar das dificuldades encontradas durante toda a missão, dentre elas as condições climáticas extremas e adversas, a tripulação alcançou o êxito no lançamento aéreo, demonstrando mais uma vez nossa capacidade de atender às demandas de interesse do País”, destacou a Comandante da aeronave, Major Aviadora Joyce de Souza Conceição.
O Esquadrão Gordo foi engajado na Ação de Força Aérea de Ressuprimento Aéreo, modo de apoio prestado em épocas de inverno, quando a única forma de envio de suprimentos da Estação Brasileira é via lançamento de carga, devido ao congelamento da Baía do Almirantado.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Incrível, eu nem imagino as dificuldades técnicas e operacionais para executar uma missão dessas…..parabéns! Imaginar a cena de um cargueiro militar, lançando vacinas para abastecer uma base remota de pesquisa no gelo, parece uma cena saída de filme de apocalipse zumbi….
Excelente capacidade! Ansioso pelo KC-390 realizar essa missão.
Uma pergunta, nunca foi necessário o uso de skis nas aeronaves da FAB para pouso lá? Geralmente o pouso ocorre com o trem de pouso normal da aeronave acredito que no verão.
Alguém sabe se alguma dessas pesquisas realizadas lá já deram resultados positivos?
Cara é difícil de dizer porque aqui no Brasil, pesquisa não é divulgada da forma que deveria ser desde setores militares até de universidades, muitas pesquisas realizadas aqui geralmente tem como público outros grupos de pesquisadores, eu mesmo estudo em faculdade federal e quando preciso ler alguma pesquisa acho o acesso muito difícil e cheio de etapas e sem contar a linguagem empregada que acaba sendo confusa se você não tem um vocabulário mais acadêmico, geralmente é só uma pequena parcela dessas pesquisas que vão ao conhecimento do público geral.
Caro Ramon. A CAPES mantem um catálogo de todas as teses e dissertações defendidas no Brasil <https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/>. Nesta página, você poderá digitar o assunto de interesse que será listada todas as teses e dissertações relacionadas com o tema. Você encontrará um link para as bibliotecas de onde você poderá baixar o PDF gratuitamente.
Olá Paulo. O clima no Brasil é influenciado por massas de ar vindas da Antártida. A previsão climática no Brasil depende de compreender como isso ocorre. As correntes no Atlântico sul também dependem da Antártida. Como a vida marinha depende do desempenho destas correntes, então o sucesso da atividade pesqueira no litoral brasileiro depende da compreensão do que acontece na Antártida. A camada de ozônio é monitorada na Antártida (aliás foi lá que se identificou buraco que levou ao banimento do CFC). Os efeitos das mudanças climáticas (que estão afetando o continente, portanto afetando o regime de chuvas, produção agrícola,… Read more »
É por causa das pesquisas lá que nós conseguimos saber como era o clima e há séculos ou milênios atrás, né? Pessoal retira aqueles tubos de gelo e analisam os gases que havia na atmosfera no passado
Olá Jadson. Exatamente.
Minha nossa! O vídeo é de uma aproximação de pouso??? Eu já imaginava que não era fácil pousar lá, mas essa quantidade de curvas é loucura
Tbm não entendi, mas não me pareceu aproximação, pensei se tratar de zonas de lançamento da carga
Ele quis se manter em condições visuais, evitando entrar nas camadas a baixa altura.
Video de lançamento no Poder Naval
https://www.naval.com.br/blog/2021/08/30/vacina-contra-a-covid-19-chega-a-estacao-antartica-comandante-ferraz-em-voo-da-fab/
Deveriam lançar é algumas dezenas de políticos só de sunga lá.
Minino diariamente, por uns 6 meses…
É proibido despejar estrume na Amtártida
OMG!!!! ?????
Despejo politico acontece a cada 4 anos na hora de votar. Pena que o eleitor não sabe nem pra que serve o voto, muito menos que ele tem de escolher um cara que preste.
Aí ele teria que estudar os candidatos e ter uma opinião…. pensando bem, mas facíl ficar de fora e criticar