Força Aérea do Emirado do Qatar batiza oficialmente e introduz o F-15QA em serviço
A Boeing realizou ontem o rollout do caça F-15QA Ababil da Força Aérea do Emirado do Qatar.
Batizado em homenagem ao pássaro Ababil – guardião dos céus do Qatar – o F-15QA, a versão qatari do F-15E Advanced Eagle, será baseado em Al-Udeid.
O F-15QA está sendo fabricado sob um contrato de US$ 6,2 bilhões do Departamento de Defesa dos EUA para construir 36 aeronaves para a QEAF (Qatar Emiri Air Force). Além disso, a Boeing fornece treinamento para a tripulação e para manutenção de aeronaves F-15QA.
Embora o F-15 tenha voado pela primeira vez na década de 1970, a Boeing diz que o F-15QA incorpora tecnologias de última geração, incluindo controles de voo fly-by-wire e um cockpit digital. Além disso, existem sensores modernizados, radar e sistemas de guerra eletrônica, e o que é descrito como o computador de missão mais rápido do mundo.
Passáro lindo e imponente.
A variedade de armas é interessante. Claro, é só uma configuração de apresentação e improvável de ocorrer, mas mesmo assim é bonito de se ver.
É possível ver o Amraam, o AIM-9X, a bomba LJDAM de 500 lb, a JDAM de 2000 lb, o Harpoon e o HARM (ou seria o AARGM?).
Os pods são o designador de alvos Sniper XR e o que parece um pod de navegação do sistema LANTIRN (???), além do IRST Tiger Eye.
Se for o pod de navegação em baixa altitude LANTIRN é interessante associá-lo a um caça que tem radar AESA e que pode ser usado na função de seguimento do terreno. Também combinado como o pod Tiger Eye IRST é redundante já que este pode operar no modo NAVFLIR.
Bosco, o Legion Pod não possui as funções do Sniper ou neste caso seria alternativa ao Tiger Eye?
Mestre, O Legion seria alternativa ao Tiger Eye, que é um IRST que pode visualizar opcionalmente o alvo e pode funcionar como NAVFLIR. Os IRSTs têm uma câmara térmica voltada para a frente e capaz de se mover realizando uma varredura no modo “busca” e transforma os “alvos” detectados em símbolos numa tela. O alvo que se quer fazer varredura é marcado e a câmara fixa nele. Necessariamente o piloto não precisa ver a imagem do alvo a menos que queira fazer uma identificação visual. Aí ele marca o contato que quer ver e a câmara térmica para de varrer… Read more »
Obrigado!
“O alvo que se quer fazer varredura é marcado e a câmara fixa nele.”
Ops!
Eu quis dizer : O alvo que ser quer rastrear é marcado e a câmara fixa nele.
Perdão!
Sem dúvidas uma das aeronaves de maior sucesso da história. Passa ano, vem ano e o F15 continua imponente e tecnológico.
E ele segue operando, sem rivais…invicto no combate ar ar.
Na na ni na não.
Um Mig-29 derrubou um F-15 americano da Guerra do Iraque.
Bem como um F-18.
Perdeu isso para o Iraque.
Nunca enfrentou os modernos caças russos ou chineses .
Sem contar com canseira que os Mig-25.
Tenta outra.
Não sabia disso. Obrigado!
Só não tenho certeza se um deles foi derrubado por um Mig-25 ou os dois por Mig-29s.
Mas, a certeza é que dois foram derrubados.
Inclusive, os restos mortais do piloto do F-18 foram encontrados posteriormente peloso americanos.
SDS
Não há certeza alguma disso. Aliás, muito pelo contrário, existe a certeza de que isso jamais aconteceu. O que se sabe é que um MiG-25 abateu um F/A-18C em 1991, mas os F-15 foram vítimas de armamento superfície-ar.
Igor, você provavelmente nunca tinha ouvido falar de um F-15 ter sido abatido por alguma outra aeronave porque isso nunca aconteceu. O F-15, por mais maravilhoso que seja, é destrutível como qualquer outro avião e os diversos exercícios e treinamentos mostram bem isso, e alguns foram abatidos por fogo antiaéreo, mas ainda não foram abatidos por outra aeronave.
Tem que decidir como é! Numa matéria diz que o F-15 é obsoleto e da década de 60… Depois diz que nunca enfrentou os “modernos caças russos e chineses”, mas se o F-15 é antigo porque tem que enfrentar esses? Não anda a abater caças inimigos desde os anos 80? Não provou contra os comtemporaneos Mig 23/25/29??? Depois diz que o F-15 nunca provou nada porque “nunca enfrentou os modernos caças russos e chineses”, já em matérias sobre Su27/30/35/57 ou J-kkoisa que nunca enfrentaram nada, está provado que são superiores. Posos usar esse argumento? Pode por favor colocar link COM… Read more »
A questão que é um fanboy declarou que ele estava invicto.
Seria o mesmo que o técnico do Flamengo dizer que está invicto depois de enfrentar o Íbis, o Jacuípense e o Operário de Várzea Grande (o que seria o padrão dos países adversários dos EUA até hoje).
Quando enfrentou um time médio, tipo a Ponte Preta (que seria a Sérvia, por exemplo) perdeu até um avião que deveria ser ‘estélfi’.
Quero ver ficar invicto enfrentando o Palmeiras, Atlético-MG e etc.
Entendeu a analogia ou quer que eu troque para Porto, Sporting, Braga e etc?
Em tempo:
Já postei aqui a reportagem sobre esses aviões abatidos, se não me engano da Military Watch.
Mas, se quiser pesquisar, basta colocar no Google que terá outros relatos até de possíveis F-15 israelenses (dois) abatidos sobre o Líbano.
Foi sim! E o Bonner confirmou.
Parece que foram 3 F-15 e meia dúzia de F-18 e um míssil atingiu de raspão a carruagem do Papail Noel ferindo levemente um alce mágico.
E a sorte é que o Talibã não tem Força Aérea, né?
Sem dúvida! O Papai Noel estaria lascado.
Muito blah blah blah e zero informação…
Eu não preciso ir ao Google, se juntarmos os “relatos” de abates de F-15 de Libaneses, Sirios e Iraquianos chegamos a um numero maior que o de F-15 construidos.
Vc afirmou que um Mig-29 abateu um F-15 e eu pedi provas não suposições.
É o mesmo que dizer que o Porto perdeu um jogo treino com o Leça FC mas só vc viu e não há imagens ou relatório de jogo
Entendeu a analogia ou quer que troque para o Campeonato Carioca?
Falácias é só o que vc tem pra oferecer. Quem quiser que te compre …
Invicto é invicto. Não tem duas interpretações. Saiu vitorioso todas as vezes que lutou. O resto é mimimi.
Quanto aos Su-35 ou Su-57, pode usar de um argumento falacioso e dizer que eles nunca foram derrotados. Rssss
Bosco…..o F-15 é uma aeronave respeitada e temida pelos adversários. Os russos sabem bem as capacidades dele e admitem isso. Então, o que um despirocado como esse aí, que vive acusando os outros de ser fanboy (e ele é o que, pelo amor de Deus?!?!?!?!) , escreve, não vale absolutamente nada……só torcida sem embasamento algum.
Se um F-15 que tem uma goleada de abates no currículo…. É isso pra vc !
O que dizer do seu Palmeiras ou Atletico… Sejam russos ou chineses… Que praticamente nunca nem entraram em campo e não se sabe quase nada a respeito.
Com todos esses anos ele ainda é melhor que qualquer caça chinês ou russo.
Não vejo o que não se possa fazer também com caças mais baratos, modernos e menores hoje em dia. Continua sendo uma concepção orientada para a doutrina dos anos 70. Caças monstruosos e caros.
Os países mais ricos sempre escolhem equipamentos ocidentais, sejam eles americanos ou europeus. Dificilmente um país com grana escolhe lixos russos ou chineses.
Porque os tais países ricos que você citou dependem exclusivamente dos EUA.
Só por isso.
Dependem? De quê ? Viu o artigo no “Forte”? A China é o maior fornecedor de tudo em 98% do mundo.
Como estamos afirmando, há muito tempo, é questão de tempo que isso se torne realidade.
Até os talibãs do Afeganistão sabem disso e resolveram se unir à China.
https://oilprice.com/Energy/Energy-General/Its-Only-A-Matter-Of-Time-Before-China-Makes-A-Move-On-Afghanistan.html
“Os Talibãs resolveram se unir à China”.
De um lado, americanos e aliados, que são, justamente, contra quem estavam combatendo.
Do outro, russos, que foram, justamente, quem combateram e criaram a base do Talibã.
Sobrou quem?
Queria o que, que o Talibã criasse seu plano de poder baseado em uma política externa com o Taiti?
Para de se comportar como adolescente cara. Discuta como um adulto.
Segundo os analistas políticos, os grandes ‘vencedores’ na derrota americana foram Rússia, China e Paquistão.
Coloco também, em certo grau, o Irã que viu acabar uma incômoda presença americana em suas fronteiras e pode, em um futuro próximo, exercer influência nas populações de origem iraniana que vivem no Afeganistão.
Isso, a depender do andamento da crise no País.
Felipe, quem criou a base do Talibã foram os EUA nos anos 80.
Phenix
Acho que não se pode chamar equipamentos russos e chineses de lixo.
Tambem são produtos de alta tecnologia e atendem bem os requisitos. O detalhe é que os americanos são competentes em usar toda sua rede de influência e pressões para vender seus produtos de alta tecnologia. Realmente são muito competentes para vender.
Prezado.
Explique como militares americanos utilizando equipamentos americanos foram derrotados por chineses na Coreia, por vietnamitas e agora por afegãos.
Tempo……..
Continuo sem perceber…
Derrotados na Coreia por Chineses??
Mas Seoul não pertence á Coreia do Sul?
E eu que pensava que tinham sido os bravos soldados Norte Coreanos a derrotarem os maléficos americanos! Se tiveram suporte da China a vitória não é assim tão grandiosa. Os Sul Coreanos a serem suportados por uma potencia a milhares de Km de casa e que tem que atravessar todo o Pacifico enquanto que a China pode enviar milhões de soldados a pé pela fronteira..
Dito assim os EUA eram os underdogs na Coreia
Bem.
Os chineses entraram na guerra e empurraram os americanos por ‘X” quilômetros.
Depois, retrocederam ‘X/2’.
Creio que houve um ganho, né?
Sério? Ia jurar que foi exactamente o contrário mas ja conhecemos as suas mentiras. Vejamos, a fronteira estava no Paralelo 38. O Norte atacou e ocupou praticamente toda a península. O Sul e os EUA contra-atacaram e levaram a frente até a fronteira da China onde foram parados por mais de 1M de soldados Chineses. A linha da frente recuou ate perto do local inicial e as treguas foram assinadas.
Esta é a história e nao pode swr mudada!
Mas vc com a sua afirmação demonstra que ou é ignorante da história ou mentiroso…
E caro Kings, por favor não entenda os meus comentários como um ataque pessoal.
Apenas prezo muito a coerencia nas pessoas e vc apenas é coerente em defender uns e atacar outros porque quanto a discussões é muuuuuuuuito flexivel
Meu ‘estilo’ é ser superlativo para chamar os ‘adversários’ à razão.
E muitos deles merecem.
Só isso.
SDS
Toinho,
Cê cobra quanto pra assustar uma casa de uns 150m²???
Venceram a maior parte das batalhas no Vietnã e venceram a força oponente no Afeganistão. Quando você fala em “equipamentos”, a métrica que importa é a vitória nas batalhas. Agora se você fala em política ou estratégia, tem-se o resultado que ocorreu. No Vietnã, venceram as batalhas (equipamento), mas perderam na política. No Afeganistão, venceram as batalhas (equipamento), mas perderam na estratégia de achar que a força afegã já estava em grau de maturidade suficiente pra manter o poder no país. E, sinceramente, acho que chegou num ponto em que isso nem importava mais para os estrategistas americanos. Se viam… Read more »
Como dizia o personagem da Escolinha do Prof. Raimundo: Não me venha com chorumelas.
Como dizia o personagem do sai de baixo: Cala a boca Magda!
Quando vem da boca de um Caco Antibes, não tem valor.
Apesar de multi função acho que a Pintura esta priorizando a Superioridade aérea, Pintura esta alias muito bonita
Rodrigo, acho que a superioridade aérea ficará a cargo do Rafale com o Meteor, o F-15 terá a missão de despejar bombas, pelo menos é o que da a entender pelas fotos.
Ahhhhh!!!
Quem dera…
2!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que máquina!
Esse seria o melhor caça da historia? Sei que tem o incrível F-14 Mais pelo histórico de serviço o eagle na minha opinião leva.
Ah us navy por que? Ele ainda daria conta nos dias de hoje 🙁
“O Qatar apoia terrorismo em nível muito elevado” – Donald Trump.
Não é no Qatar que o talibã tem uma base?
Bem, tirando esses “detalhes”, o F-15 continua sendo um baita caça, ficou bonito nessa pintura.
mentindo ele não tá, mas dinheiro fala mais alto, os gringos não ligam para terrorismo, democracia e meio ambiente. é tudo da boca pra fora
Carlos, mas meu comentário é justamente isso que você colocou, enquanto estiver entrando dinheiro, terrorismo e democracia é apenas um detalhe, e isso vale para todos os países.
Justamente. Se terrorismo e democracia não fossem apenas um detalhe, esses países jamais fariam negócios com o Qatar, Arábia Saudita, Jordânia etc.
Nem teriam negócios com países em que a retórica é de reprovação, como a Venezuela, o Irã, a Turquia.
Por isso que acho deplorável os fanáticos que comentam aqui, seja os pró EUA/Europeus ou os Pró China/Rússia.
Não tem santos em política externa.
Mas alguns insistem em endeusar um lado e demonizar o outro.
Esse é sem comentários, uns 12 a 18 F-15 de qualquer versão na FAB já seria um sonho e aquela ponta de lança na superioridade aérea. Imaginem ver a Águia acelerando nos Portões Abertos nas cores da FAB .
Tomcat, vamos supor que o F-14 estivesse operacional e modernizado até hoje, você escolheria qual para a FAB, o F-15 ou o F-14? Pela sua foto de perfil, acho que seria o F-14, ou estou enganado?
Algum colega de foro explica porque o F-15 ficou em produção e o F-14 foi descontinuado, sendo as duas aeronaves mais ou menos da mesma época e com capacidades semelhantes?
Apesar de boa era “very expensive” Fábio Max…
por causa de sua estrutura complexa (incluindo as asas de geometria variável) e do ambiente hostil do mar,o F-14 era a aeronave mais cara para operar no estoque da Marinha, exigindo 40 a 60 horas-homem de manutenção por hora de vôo.
Para efeito de comparação,o Super Hornet F-18E / F mais recente requer apenas 10 a 15 horas. Esses altos custos de manutenção desempenharam um grande papel na decisão da Marinha de mudar a aposentadoria do F-14 de 2010 para 2006.
Um esquadrão com 10 aeronaves F-14D, custava mais para manter em termos de dólares de manutenção do que 3 esquadrões de 34 F-18C.
Fabio, eu acho que foi por questão econômica, o F-14 era em excelente caça, mas muito gastão, também era um caça de geometria variável, onde se tem mais custos envolvidos na manutenção, era caro de comprar e manter, acho que a questão econômica foi o que mais pesou, mas é só um palpite meu, o pessoal mais entendido pode dar mais detalhes.
Se a Marinha tá ressuscitando no deserto S-2 Tracker, a FAB poderia ir lá buscar uns F-14
PCOA, as forças armadas brasileiras adoram uma velharia, é urutu, cascavel, F-5, M-113, SK-105, S-2, até que o F-14 não seria de todo mal, o Irã mesmo com sanções consegue manter os seus até hoje.
Vc tá ligado que todos os F-14 americanos foram destruídos né para a IRAF nao conseguir peças, né?
Se não sabe, agora ficou sabendo.
xeque-mate.
F-14 Tomcat seria minha escolha pois creio que em uma possível atualização ele ganharia mais e melhores capacidades .
seria legal se ele tivesse menos RCS
36 F15. Alguem sabe dizer as especificações deste caça para a força aérea do Qatar ?
Nao lembro de cabeça as especificações exatas, mas sei que estão entre os melhores F15 já construídos.
Bom Dia a Todos
Seria um sonho ter caças também pesados na FAB,mas tudo que indica que o nosso caça será somente o F-39 Gripen E/F,iria ser show ter diversos modelos de cacas de combate na FAB,uma boa quantidade de caças em todas as suas bases aéreas
E de Glorias a Deus se vierem os 36.
Bela aeronave.
A Ucrânia com F-15???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acorda pra vida.