‘Desculpe, não sabíamos que era invisível’: quando um velho míssil russo abateu um F-117 dos EUA
Em 1999, um moderno avião furtivo F-117 (o modelo mais avançado da Força Aérea dos Estados Unidos no final da década de 1990) foi abatido sobre a Sérvia com um míssil e sistemas de radar soviético considerados obsoletos. E como isso aconteceu?
Por JAKOB OREKHOV
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) entrou em confronto com a Sérvia em 1999 para dar suporte ao grupo rebelde albanês do Kosovo, o Exército de Libertação de Kosovo, que procurava libertar esta região de Belgrado.
Um dos aviões que realizava operações sobre a região era o F-117, um modelo que havia ganhado a reputação de invisibilidade aos radares depois dos ataques aéreos bem sucedidos durante a guerra do Golfo Pérsico em 1991.
A história dessa máquina poderosa esteve imaculada até a noite de 27 de março, quando o F-117A Vega 31 pilotado pelo tenente-coronel Darrel P. Zelko voltava para a base de Aviano (Itália), após realizar uma missão de bombardeio perto da atual capital da Sérvia.
Sua aeronave foi atingida e derrubada próxima à aldeia de Budanovci por um míssil S-125 Nevá M, um sistema antiaéreo que havia entrado em serviço na época da Guerra do Vietnã nos anos 1960. O projétil veterano foi disparado depois de a aeronave americana ter sido identificada por um radar soviético P-18 com quase trinta anos. A ordem partiu de Zoltan Dani, comandante da 3ª bateria da 250ª brigada de mísseis.
Mas como?
Segundo as Forças Aliadas, os sérvios conseguiram detectar a aeronave operando suas unidades de radar em frequências incomumente baixas, o que tornou o alvo visível.
Os sérvios, por sua vez, afirmaram que os operadores de defesa aérea de Belgrado perceberam que podiam detectar aeronaves invisíveis usando radares soviéticos ligeiramente modificados.
Com o uso de longitude de onda longa, esses radares eram capazes de detectar aviões invisíveis, em uma faixa de distância relativamente pequena, quando a aeronave abria as portas do compartimento para lançar as bombas.
Além disso, os sérvios monitoraram as comunicações de rádio VHF e UHF das forças aliadas (quase sem criptografia) e também foram capazes de interceptar o sistema ATO (Air Tasking Order), que permitiu localizar baterias de defesa em posições perto dos alvos que a Otan iria bombardear.
Outro fato que, sem dúvida, ajudou o avião norte-americano a morder a isca foi que os EA-6B Prowler, que costumavam apoiá-los, interferindo nos radares iugoslavos, não puderam decolar naquela noite de sua base na Itália, devido ao mau tempo. Zoltan afirmou que recebeu esta informação graças a espiões sérvios que registravam os movimentos de aviões da Aliança em seus aeródromos. Era a noite ideal para caçar.
Fator humano
Dani era um comandante bastante motivado que, como explica o The National Interest, estudou minuciosamente as primeiras táticas ocidentais de supressão de defesa aérea. Ao contrário da contrastante posição estática adotada pelas falidas defesas antiaéreas iraquianas e sírias no Oriente Médio, ele permitia que suas equipes ativassem seu radar por não mais de vinte segundos, após o qual recebiam ordem para recuar, embora não tivessem aberto fogo.
O S-125M não é normalmente considerado um sistema SAM “móvel”, mas Zoltan fez com que sua motivada equipe de artilheira fosse capaz de implantar as armas em apenas 90 minutos (tempo padrão exigido era de 150 minutos), um procedimento facilitado por redução pela metade o número de lançadores em suas baterias. Enquanto suas baterias se moviam de um lugar para outro, Dani também criou postos SAM fictícios e radares falsos, tirados de antigos caças MiG para desviar com eles os mísseis antirradiação da Otan.
Graças a essas iscas e movimento constante, a unidade de Zoltan não perdeu uma única bateria de SAM, embora aviões da Otan tenham chegado a disparar 23 mísseis HARM contra eles. Zoltan Dani era a pessoa ideal para tentar abater o F-117.
O que aconteceu com o piloto e o avião?
Darrel P. Zelko sobreviveu, ejetando-se em um paraquedas. Na sequência, foi resgatado pela Força Aérea dos EUA; os restos da aeronave, que deveriam ter sido bombardeados para impedir a sua recuperação pelos sérvios, não puderam ser destruídos devido à rápida aparição dos meios de comunicação no local do impacto.
Os sérvios forneceram aos técnicos russos o material coletado e levaram partes do avião furtivo para a Rússia, comprometendo, assim, 25 anos de pesquisa relacionada a tecnologia stealth nos Estados Unidos. Várias partes do avião, como a cabine, permanecem no Museu da Aviação de Belgrado, perto do aeroporto Nikola Tesla.
E que fim deu Zoltan Dani?
A unidade de Dani informou pouco depois, em 2 de maio, o abate do segundo avião destruído pelas forças iugoslavas durante o conflito: um F-16 americano.
Depois de se aposentar da vida militar, Zoltan Dani trabalha como padeiro em sua cidade natal, Skorenovac.
FONTE: Russia Beyond
Esse sem dúvida foi um oficial de primeira e que criou táticas fantásticas!
Concordo. Lembro, que um bom adestramento faz muita diferença, sendo capaz de superar eventuais deficiências dos meios utilizados.
Foi a maior sorte derrubar esse F 117. Foi único abatido e os russos que estão anos-luz atrasados em relação a tecnologia norte-americana foram piratear a tecnologia do avião invisível.
Fico pensando que tipo de tecnologia militar os USA tem pra enfrentar os seus inimigos. Só saberemos quando a China fizer alguma besteira e peitar os USA.
China e Russia pouco falam de seus avanços (E qdo falam, não dá pra confiar)… Podem estar alguns minutos ou algumas décadas atras ! Simplesmente só podemos ter uma noção pelos detalhes em fotos (E só por isso, podemos afirmar que os americanos estão na frente).
Agora… Se a tecnologia Stealth não funcionasse… Russos e chineses não estariam atras dela !
Esse e um assunto que particularmente me interessa. Tecnologia ‘stealth’!
Os sérvios mandaram muito bem no abate. O F117 não é invisivel ao radar (hoje o termo utilizado se chama LO-low observability).
Na época o F117 só possuía a pintura RAM(primeira geração) e contava com formas de deflexão de ondas eletromagnéticas. O avião atuava sem nenhum radar durante as operações ou RWR. (era um voo quase as cegas !).
Eles foram tirados da aposentadoria recentemente(janeiro 2021) como parte de um programa de treinamentos da USAF
Att.
Sem RWR !!!!! isso eu não sabia
Essa primeira geração de ‘stealth’ não possuia radar ou RWR com o conveito LPI (Low Probability of Intercept). -por isso eles operavam sem.
Radar emite ondas eletromagnéticas (o que reduz a furtividade), o que é contraproducente ao conceito da camuflagem eletromagnética.
Att
Não sabia disso, haha, tenho a entrevista do piloto abatido numa velha Revista Força Aérea, e num determinado momento o entrevistador pergunta se ele não foi informado pelo RWR sobre ter sido travado, ele respondeu: “Olha, aí nós já estamos entrando nas capacidades do F-117, mas o que eu posso dizer é que blá…”
Então o F117 abatido nem sabia que estava vindo um míssil em sua direção.
Ele viu o míssil vindo em sua direção. Era noite de lua. Ele já havia lançado sua bomba e estava evadindo. Conheci o piloto em 2003, num Simpósio Internacional de Combate- SAR, em Brasilia.
E ainda se evadiu de caçada em terra até a chegada do SAR.
Ficou escondido num campo arado próximo duma rodovia movimentada. Cachorros sentiram o cheiro dele e quase o denunciaram. Foram 5 horas de espera pelo resgate, que decolou dum porta aviões no Adriático. Helicópteros dos Marines.
Peraí. Ele não tinha radar, é sério? Ele era “cego” igual um caça da WWII?
Durante a missão o piloto ligava o radar por apenas alguns segundos como uma forma de tirar um ‘snapshot’ de sua localização. (vale lembrar que cada missão era meticulosamente ‘briefada’, apontando quando e onde o piloto podia acionar seu radar para coleta de dados).
A maior parte da missão era ‘voo cego’ meu caro(tb pelo fato de ser noturno, rs, um verdadeiro morcego).
Att
*Acabei dizendo radar aqui, mas na verdade é GPS. (recebia os dados via antena e desligava após alguns segundos).
GPS não emite nada…
Ola Rinaldo, acabei me expressando mal
Os dados de localização vem da triangulação dos satélites(GPS) com a aeronave e recebidos via antena do f117
Att.
Não me venham novamente com aquela mentira de que o 117 estava com o compartimento de bombas aberto, isso já foi desmentido.
Esse detalhe está na reportagem acima.
Mas o fato de ter compartimento de bombas aberto é um problema sim… O F-22 e o F-35 ficam vulneráveis aos radares passíveis quando abrem seus compartimentos de misseis. No caso do F-117 eu realmente não sei dizer!
Sim, isso é um problema em todas as aeronaves Stealth ou até em certos casos, não stealth. Toda a forma delas vai embora quando se abre os compartimentos e isso não é algo que vai ser resolvido tão cedo, se é que será resolvido algum dia. Todos ficam vulneráveis quando o compartimento abre, por isso que geralmente abrem, liberam o armamento e fecham rapidinho. Em 1972, quando os B-52 bombardearam Hanói, os ECM (dos modelos D) era muito forte, era difícil para os artilheiros norte-vietnamitas conseguirem travar em algum alvo, mas por causa da inútil PTT (curva após a passagem… Read more »
Desmentido por quem mesmo ?
Tudo o que realmente aconteceu de fato… Nunca iremos saber ! Cada lado vai puxar a sardinha pro seu lado (Assim como voce) !
A única coisa certa é que o avião foi abatido… Mas que tbem foi o único !
Os sírios, iraquianos, jordanianos, libaneses e armênios não tem essa capacidade de desenvolvimento de novas táticas. Volta e meia vivem levando bomba de tudo quanto é jeito.
Temos hoje uma vulnerabilidade gigante em nossas usinas, centros industrias e polos petroquímicos e o Brasil está atrasado mais de 50 anos em doutrinas e equipamentos
antiaéreos.
Com a utilização cada vez maior de drones por grupos terroristas, o momento de buscar essa defesa é pra “ontem”.
Ola Antunes, uma guerra contra os EUA parece bem improvável. Pq acha que haveria um ataque deles em nossa infraestrutura?
Att.
Vidoto, ele falou de terrorista.
E neste ponto, acho que mais eficiente do que SAM´s é um serviço de inteligência de qualidade!
50 anos pra mais ..
mas afinal “ temos pólvora “ ..
Fslou o discípulo de Maduro…
Agora, que ver enfrentar os radares russos e chineses.
Mesmo porque, esses dois países têm condições de contra-atacar e destruir de onde esses aviões saíram.
A Síria não pode dizer a mesma coisa, principalmente quando a pancada vem do vizinho Israel.
Esse tonho da lua é um fanfarrão mesmo.
Apesar dele ser fã do outro lado e ter a opinião nublada, ele tá certo sim.
Manda Israel sobrevoar o Aeroporto de Khmeimim para ver o que acontece.
Israel se escora muito na proteção americana, mas não seria tolo a esse ponto.
Não acontece nada.
Minto, acontece sim, o aeroporto deixa de existir.
Se for o caso, Israel deixa de existir no outro dia, não vai ter “Airon Domi”, Merkhava nem outros equipamentos que os babões gostam que os salvem dos russos.
André
Nem responde.
Israel enfrentando a Rússia…….
A Rússia não conseguiu dominar o Afeganistão, com um exército de aldeões maltrapilhos, armados de fuzil e stinger, você acha mesmo que conseguiria vencer Israel???
Toinho, vai tomar o remedinho que tá atrasado.
Israel é uma pulga.
Vc atravessa o País com meia hora de caminhada a pé.
Abafa o assunto.
Uma pulga nuclear que ninguém ousa entrar.
Nem Síria, nem Rússia, nem ninguém.
Abafa o assunto.
Eu fico besta de ver como esses vermelhinhos instigam uma guerra e mortes…
Mas essa pulga é odiada por grande parte dos vizinhos… Que só levaram surras dela !
Israel também tem bomba nuclear, caso não saiba. Não é só Israel que sumiria do mapa.
Olha uma coisa é certa, os sionista jah teriam feito se tivessem certeza que não seriam abatidos, os Persas desenvolveram sistema de defesa que em tese teriam condição de causar perdas significativas a força aerea de Isrrael e ai já viu né, tio jacó tamando taco dos shias fica mal na foto.
Kings, vc deve dormir com jogo de cama russo e chinês, paredes com as cores destes e toda noite sonhar com a mãe rússia, mãe (mao) china e com as russinhas (estas eu sonho direto kkkk) abraços e sds….
Só assistia as partidas de vôlei da Rússia.
Tem uma jogadora chamada Nataliya Goncharova que é o seguinte.
Só que ela tem 1,94 m. rsrs
A sorte é que, nas transmissões, a câmera não saía dela.
SDS tricolores.
E aquela tenista? Meu pai….Abraços
Acho que ele sonha com russos e não russas…
Minion e sua fixação com o assunto.
‘Se orienta, rapá!’
Pois então camarada é algo mal resolvido tipo amicíssimo do primo e brabo com a turma do bairro.
Ou… É uma daqueles que a psicologia diz sofrer de autoestima baixa… E faz de tudo para aparecer e alimentar o ego, não importando como !
Lá nos tempos onde demorávamos 40 minutos para baixar uma MP3 e usávamos ICQ… Tinhamos um ditado para isso… “Não alimente os trolls !”
Imagino que vc nem se preocupa com a razão… Os americanos sempre estarão errados.
Mas só te lembro o obvio… Se a tecnologia Stealth não funcionasse… Seus russos e chineses não estariam direcionando tantos esforços atras dela !
Ele disse em varias entrevistas que o piloto americano usou seu radio naquela noite, o americano nega.
Esqueceram de relatar que o piloto e o Dani se encontraram em um programa, talvez da BBC, não sei bem, e ficaram amigos.
Acho que a tradução precisa de alguns ajustes.
No primeiro parágrafo, há a expressão “(…) que procurava libertar Belgrado desta região.”, que precisa ser invertida para “(…) que procurava libertar essa região de Belgrado”.
A frase “Zoltan Dani era a pessoa ideal para tirar o melhor do F-117″ dá a entender que Zoltan Dani seria um piloto de F-117, o que não corresponde aos fatos.
E há outros pontos que merecem ser retificados.
Obrigado pangloss, a tradução é do Russia Beyond, mas melhoramos os trechos que você indicou. Abs.
Avião lindo e fascinante.
Nao a toa que o resultado da campanha aerea da OTAN foi considerado fraco ate por eles mesmos. A capacidade militar Servia pouco foi atingida, sobrando atacar as infra-estruturas do país. Resultado dessas taticas de defesa aerea que, nao importava abater e sim impedir o ataque ou reduzir seu dano. Enquanto os Servios estavam nessa linha, estavam se dando bem. Ai Yeltsin entrou no meio, fez um acordo politico com a OTAN (pois sua imagem na Russia estava em franco declinio) permitindo a Russia enviar tropas de paz, a qual ninguem na Servia gostou muito pois os mesmos queriam e… Read more »
Cada teoria.
Não foi nada disso que aconteceu.
Basta ver em que estado a Sérvia ficou e ainda não recuperou.
Queriam uma invasão terrestre (ironia)…
A OTAN tinha todo o controlo sobre o ar e mar.
Pelo contrario, foi sim pois na epoca acompanhei bem o conflito nos primordios da internet. Sem falar que era muito comum a população das cidades Servias, sairem de suas casas e irem a pontes ou outros possiveis alvos, assim como o proprio exercito Servio estava preparado e motivado. A entrada do Yeltsin foi uma benção para a OTAN que estava a todo custo querendo impedir ou fugir da necessidade de uma invasao terrestre, onde certamente haveria muitas baixas (ja imaginou a cena dos EuroBambis recebendo caixoes e mais caixoes em suas cidades?), e nao a toa que depois desse “acordo”… Read more »
Foram 2 aviões abatidos. O F117 e um F16.
Sim, foram poucos veículos destruídos mas a infraestrutura foi quase toda.
Daqui a pouco vai dizer que a Sérvia ganhou a guerra…
Todo equipamento é dimensionado para a natureza em que opera, geografica, ambiental e adversários…. Tal como leões não lutarem contra serpentes, toda maquina tem seu ponto fraco e o Comandante foi engenhoso em perceber e estudar isto, quem diria radares antigos… Outro ponto muito interessante e que pouco abordamos, são os engodos terrestres. Sensacional a estrategia de remobilização constante e implantar engodo de emissão de radar com radares antigos…. O que temos no Brasil quanto a isto? Temos engodos de radar? Não parece dificil, e ocupa e esvazia um eventual ataca adversário; Temos aqueles engodos inflaveis que simulam aviões tanques… Read more »
Gosto desse tipo de criatividade.
Dá para se fazer muita coisa.
Eu realmente acho que possuir esfera metalicas que possam refletir e simular eco radar dos periscopios e talvez ter gravações de biblitotecas dos SSKs brasileiros afim de obrigar o inimigo a ter de se desdobrar e confirmar um a um quem é falso ou verdadeiro seria extremamente barato e eficaz.
Inviabiliza a força anti submarino adversária e cria bosques em que um SSK Brasileiro poderia subir para respirar e recarregar a bateria….
“Depois de se aposentar da vida militar, Zoltan Dani trabalha como padeiro em sua cidade natal, Skorenovac.”
Te faz pensar.
Lembrei da piada do DIDI.
“No céu tem pão e morreu” nesse casou ejettou a tempo kkkk.
Bonjour le Brésil, Normalmente, a fim de garantir o ataque tanto quanto possível (risco zero não existe mesmo se em teoria você for invisível ou às vezes difícil de observar lol) este tipo de missão deve ser precedido por uma ação forte e massiva de guerra eletrônica (intensa ataques de interferência e neutralização em radares e vários sistemas de armas AA). Esta missão não é nova para os americanos e para a OTAN. Acima de tudo e em princípio, os americanos sabem dominá-lo bem, executá-lo. Na época (1999) de memória me parece que esse trabalho de G E era a… Read more »
Estavam. Não engoli a versão “não decolou por mau tempo”. Que mau tempo era esse? Como o Vega 31 decolou com dois F-117?
Que onda neh?!? Se dependiam do EA-6B Prowler porque insistiram no bombardeio?!? O cara que autorizou isso teve ter levado uma catracada!
A verdade é que hoje não é possível passar despercebido. Pode até dificultar a detecção mas imagina a batalha de midway com os satélites de hoje. Quem tiver mais ” munição ” e atirar primeiro ganha a guerra.
É assim em todo lado. Erra-se e aprende-se com o erro.
Infalível só aqueles que ficam parados.
Só uma correção, os S-125/SA-3 jamais estiveram em operação no Vietnã, muito menos durante a década de 1960. Os SA-3 foram chegar ao Vietnã do Norte pouco depois dos acordos de paz em 1973.
Sobre o segundo ítem, os operadores de baterias antiaéreas norte-vietnamitas tiravam leite de pedra. Desenvolviam as próprias táticas e tentavam ao máximo coordenar as ações com caças e artilharia antiaérea de tubo. Eram capazes de aprender e desenvolver novas táticas mesmo com os americanos operando com táticas diferentes durante as LB/LBII. Realmente os caras estavam de parabéns. Militares motivados fazem melhor uso do que tem à disposição, independente da idade do equipamento.
Motivação na guerra é mais importante que qualquer arma! O seu texto falou tudo sobre isso, pois tanto os Vietnamitas como os Servios (e tambem Israel) sempre tiraram 200% de seus meios. Arabes sempre lutavam com o chicote de seus mestres estralando em suas costas, logo nunca tiveram qualquer motivação para lutar e morrer por seus lideres corruptos (algo que certamente aconteceria aqui no Brasil). Um ultimo detalhe, a industria de defesa Servia tambem sempre foi muito forte, nao a toa que ainda hj tem entregue equipamentos muitos interessantes e, nao a toa, o M-84 Servio era considerado ate mesmo… Read more »
Os sérvio são uma demonstração de como uma rede de defesa antiaérea integrada bem manejada pode ser um abacaxi complicado de descascar, mesmo por adversários tecnicamente muito superiores em diversos sentidos. Eles não possuíam datalinks, tinham comunicadores, não tinham iscas feitas especificamente para mimetizar seus radares mas improvisaram radares de mig-21 como iscas de arm, tinham pouca ou nenhuma automação nas baterias mas compensavam com estratégias de engajamento e disciplina no uso de emissões. Fizeram os custos da campanha aérea subir de forma considerável… Isto nos coloca a pensar como que seria enfrentar uma IADS moderna dotada de: -Radares AESA… Read more »
“Os sérvios”
O Brasil tem o quê disso tudo que você falou?
Em suma….. nada, já que estas características que citei se relacionam a uma IADS propriamente, com baterias de diferentes capacidades, coisa meio ´´faltante´´ no Brasil, mas para não ser injusto da para considerar Igla e Mistral (fuzileiros) na categoria ´´Misseis orientados através de técnicas que não alertam o alvo ou lhe deixam janela de reação muito limitada
levando em conta que a aeronave adversária não conte com uma suíte maws, e rbs-70 até certa medida já que o míssil é um ´´beam rider´´ então com sensores adequados é possível detectar as emissões do laser de orientação.
Se displicência e excesso de confiança não fazem parte, ou causam, uma cadeia de erros, então não sei mais o que seriam.
Os Sérvios fizeram o que se espera de qualquer inimigo em potencial. Que usem os recursos disponíveis ao máximo e de maneiras inesperadas.
A rota dos F-117 era sempre a mesma. Um dos erros. Os sérvios já vinham acompanhando essas missões. Palavras do Zelko, em 2003.
Evite os exageros.
Esta unidade foi responsável pelo abate de 100% dos aviões, ou seja, 2.
É muito exagero dizer que foi um checkmate ou uma derrota estrondosa.
Dois não passaram mas passaram muitos milhares.
Os Sérvios nunca tiveram hipóteses.
Pára com esse português barroco estúpido. Não tô defendendo ninguém. Só postei o que ouvi do próprio piloto em 2003. Você não participou do simpósio e não assistiu a palestra dele, com áudio da missão, imagens e vídeos.
Nem adianta. É mais um dos fabulosos invencíveis das torcidas, Coronel. Se o que fala não cai na narrativa do partido dessa galera, você é automaticamente contra o bom senso. O português barroco é apenas para camuflar a óbvia falta de interpretação de texto ou, mais provável, a sustentação de uma narrativa enviesada.
Mas voltando ao assunto eu já havia lido sobre as rotas de entrada e saída como sendo sempre as mesmas e que os Sérvios já tinham assinalado isso, que torna muito mais fácil, por já saberem ‘onde procurar.’
Só não sei dizer se mudaram as rotas depois.
Ah Zeus, não enche. Vai dar pra quem tem tempo. Se você enxerga tudo em relação à fan boys VS. Haters, tua vida deve ser um inferno. Para de falar M e vai carcar a perna de outro.
Tem um termo q se encaixa melhor no que esses “patriotas” brasileiros, latinos, lacucaratchas, são com relação aos EUA: little bitches. E com muito orgulho! Tal país para eles é o lugar de onde emana a verdade, a justiça, tudo de bom. E dá-lhe doutrinação de Hollywood.
A Sérvia é um país que até hoje tem uma indústria militar de certo nível.
Produzem vários tipos de artilharia, RPGs, morteiros, suas munições, blindados, radares, com outros produtos,
Poderia ser um parceiro barato ao Brasil.
Por ocasião do fatídico dia Zelko não era Ten Cel. Era Major. Em 2003 ele estava servindo no Pentágono, no grupo de trabalho da JDAM.
Parabéns para os sérvios, que depois de centenas de missões do f117 conseguiram abater UM.
Parece que os torcedores esqueceram que se voa pode cair e se navega pode afundar.
Este episódio comprova a máxima repetida exaustivamente pelos especialistas aqui do blog: a qualidade do material humano é o fator mais decisivo num combate real, não o equipamento.
Apenas não podemos esquecer que em menos de 3 meses de bombardeiros aéreos o objetivo foi atingido e as forças do Milosevic sairam de Kosovo.
Um xeque mate não foi, já que esse abate não alterou em absolutamente nada o resultado dos bombardeiros, com as foças do Milosevic saindo de Kosovo em menos de 3 meses de ações. Mesmo considerar uma vitória tática é questionável, já que o objetivo da missão, jogar bombas sobre o alvo, foi atingido.
De qualquer maneira foi uma ação heroica do Zoltan Dani, lembrando a todos que se voa pode cair e que invisível é apenas o avião da mulher maravilha.
Ou seja de alguma forma houve aprendizados e aprimoramento de doutrina, agora é muito estranho a escolta ou apoio EA-6B Prowler não acompanhar por mal tempo, no mínimo deveria ser adiado ou cancelado.