Talibã captura base de aviões A-29 Super Tucano do Afeganistão; presidente deixa o país após cerco à capital
Ontem, 14 de agosto, a base de Mazar-i-Sharif foi tomada pelo Talibã e agora os combatentes também têm o controle do Aeroporto Internacional Mazar-i-Sharif.
O base abriga um grande número de aeronaves e helicópteros da Força Aérea do Afeganistão, como helicópteros Mi-17, UH-60 BlackHawk, MD-530F, bem como Cessna 208 e A-29 Super Tucano.
Foi noticiado nas redes sociais na noite de ontem que dois bombardeiros pesados B-52H da USAF dirigiram-se à Mazar-i-Sharif, possivelmente para bombardear as aeronaves no solo, pois os EUA não queriam que os A-29B e AC-208B caíssem nas mãos do Talibã. Entretanto, o ataque acabou não acontecendo.
O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, deixou o país neste domingo (15), horas depois do Talibã cercar Cabul, a capital do país.
Será que já não chegaram alguns pilotos iranianos para o traslado???
Os Persas não são aliados do Taleban, o Paquistão sim
Oferecendo dinheiro, eles vendem até para os próprios EUA.
Primeira vez que concordo contigo.
Rapaz seria uma estratégia e tanto mas por outro lado financiar rebeldes pro ocidente é mas barato.
E sai mais barato que qualquer malabarismo militar!
Se o Irã chegar com dinheiro não vejo porque recusariam apenas por não ser aliado. Seria fácil demais transferir para o Irã já que fica ali do lado e o Irã tem histórico de copiar tecnologias alheias, então é possível surgir um super tucano oriental.
Sem dúvida não discordo dessa possibilidade, porém os isso irritaria Principalmente a Arábia Saudita que tem testa do ferro do governo que da suporte financeiro aos Talebans, agora vamos esperar mas um pouco para saber o destino dessas aeronaves, não sei se Russia ou China compraria, por outro lado o Paquistão poderia treinar os pilotos ou então aproveitar os que ja foram treinados.
Esse tipo de hardware sempre está disponível a quem paga melhor.
É em tese mas tem os porem entretanto, ainda é prematuro qualquer palpite.
todos os países da região aceitaram a volta do Talibã, inclusive a Índia
Menos o Afeganistão 🙂
Kkkkk. Essa foi boa,João!
Acho que o Talibã deve tá negociando algumas compensações nesse traslado com os Iranianos…
Nunca. O Irã detesta os Talibans.
China
Correto seria ter varrido tudo isto ao invés de invasão.
De tempos em tempos faria limpeza novamento.
Contribuinte americano e o inferno ficariam felizes.
O Talibã andou conversando com os governos da Rússia e China ultimamente.
Será interessante observar como será o governo deles e sua relações com os vizinhos.
Sobre os aviões é uma lástima eles terem caídos nas mãos um grupo tão brutal, embora eu duvide que eles fiquem operacionais.
Se engana quem acha que o Talibã luta sozinho, eles tem uma forte rede de apoio em todo o oriente médio. Colocar estes aparelhos para voar novamente será algo muito simples
Meu caro, concordo contigo em gráus, números e gênero.
Correto, foram se dobrar pois sabem que se esses dois paises pois vale a máxima o inimigo do meu inimigo é meu amigo, mas tudo isso tem consequência ou seja os Taleban não podem mijar fora do pinico, tipo dar abrigo pro Daesh.
China comprando Super Tucanos em 3, 2, 1…
A China se quisesse os super tucano, comprava-os directo da Embraer.
Kkkkkkkkk só se for pra ser alvos em testes ..
Muita negligencia deles deixar estes aparelhos intactos no solo, apenas 1KG de explosivo em cada um teria resolvido.
Eu digo que 10 litros de gasolina no cockpit seriam até mais eficientes
O que tem que entender é que os EUA lavaram a mão e não vão mais se meter, até para não provocar novos atentados e o governo afegão, não dificultou a conquista do talibã, muitos do alto escalão provavelmente até fizeram acordos prévio com os talibãs, então ninguém tinha real interesse para destruir esses equipamentos
O ciclo dos US no Afeganistão é de uma sobreposição de consequências graves.
.
O Talibã surgiu do esforços da CIA contra a URSS e foi abandonado.
.
2001, e o ataque no coração de NY. O US se voltam novamente para o Afeganistão.
.
2021 e novo ciclo começa. A ver que fim se dará.
.
Os A-29 quem pagou foi os US?
Também não podemos esquecer da cagada que foi a deposição do Saddam, que apesar de ser um déspota, não deixava o extremismo islâmico florescer tanto na região. Ele e o Ba’ath consideravam esses grupos uma ameaça ao regime, principalmente os shia.
Concordo, assim como tambem acho um erro se meter na Líbia, kaddaffi era um tirano, mas o caos que se instalou é pior. Assim como a Siria, Assad mantinha um controle, agora virou uma terra sem lei com dezenas de grupos lutando sem perspectiva de um final feliz..
Os taliban são uma cria dos serviços secretos paquistaneses, e com muita influência mesmo nos dias de hoje, se à quem saiba o que se irá passar, são eles.
E a Rússia e a China vão passar a ser os principais actores no Afeganistão.
Acho que a nível internacional, sim, a Rússia e a China. Mas o maior aliado vai ser sempre o Paquistão. Aliás parece que estão a passar pelos pingos da chuva.
Vamos ver como a Índia e Irão reagem.
Hum… acho que usar a palavra “capturar” não reflete o que esta ocorrendo no Afeganistão… dizer capturar indicaria que houve alguma resistência… O que ocorreu foi que o Taleban chegou nos portões da cidade e anunciaram “Primos, colegas, os invasores saíram deixe-nos entrar” e as portas se abriram….
Exato.
Um grupo não domina um País com tamanha facilidade se não houver apoio da população.
Também soma-se há isso a costura que foi feitas entre os vários chefes tribais.
Exatamente.
Bem como países que têm influência na região como Paquistão, China e Rússia.
Kings, concordo contigo, mas faria apenas uma ressalva: apoio E/OU medo!
Infelizmente, creio que vc tem uma certa razão.
Medo seguramente foi o fator preponderante, foram largados para lutar sozinhos com o Talibã e seus aliados, tenho certeza que na força de segurança afegã tem vários bravos dispostos a lutar mas não são estúpidos. A solução ali seria uma permanência por gerações, mantendo o que der, nem que seja só a capital e seus arredores, formar gerações de indivíduos com pensamento próximo ao ocidental e dispostos a lutar contra radicais, seria algo pior do que Israel enfrenta e muito caro mas ao longo do tempo conseguiria criar uma resistência solida, mas repito estamos falando de decadas. Agor me bateu… Read more »
Creio que o medo, principalmente por parte de quem não conseguiu partir, é o maior foco de “apoio popular” pois os caras dão tiro na nuca dos “rebeldes” numa facilidade absurda.
Da população? A população raramente tem “voz” nesse tipo de caso.
O correto seria o apoio, seja em $$ ou ideológico, dos senhores feudais ou senhores da guerra, ou os chefes dos clãns da região
Primos, colegas e um pouco de exagero, eu acho que foi mais tipo, os Invasores foram embora, não tem mais ninguém para proteger vc, então ou abrem ou morrem vcs e toda sua família, ai já viu né.
Exactamente.
Uma potência militar, avançou mais rápido e com menos baixas que os americanos, ou, simplesmente eles nunca saíram de lá. Vamos ver se por algum tipo de orgulho os americanos montam uma operação pra retomar cabul, ou alguma outra cidade maior, mas claramente é insustentável.
Esqueça isso, o orgulho já levou os americanos a ficarem 20 anos naquele buraco, como você convence um soldado americano a lutar por um país país eles controlavam a meses atrás e deliberadamente saíram? … o máximo que os Estados Unidos vai fazer é financiar contra-insurgentes, mas nem isso é vantajoso hoje.
Enquanto o Talibã ficar no Afeganistão e não financiar ataques aos EUA ou Europa ninguém vai nem lembrar que eles existem .
Que vexame! Os caras foram derrotados pelos barbudinhos de sandálias e vão querer encarar chineses e russos? Só se for com armas nucleares, porque combatentes de verdade eles não são
Não são combatentes de verdade?
Não foram eles que deram uma surra nos filhos da Mãe Rússia? ???
Com toda vênia, creio que houve um erro de interpretação do que o JT8D escreveu. sejamos justos com o que ele escreveu.
Quando isso? em que momento os americanos deram surra na mãe Rússia? isso nunca aconteceu e nunca acontecerá. Ao contrário, os russos deram um coro na Guerra da Geórgia, os georgianos treinados e armados no padrão OTAN e também deram um coro na OTAN na Síria. Você acha que a Rússia entrou na Síria para lutar contra o DAESH, inocente? o ISIS nem força aérea tinha. Eles estraram lá para defender Assad contra as forças da OTAN: EUA, Turquia, França, etc.
O outro colega teve um erro de interpretação de texto…..não precisa espumar e babar de raiva em cada comentário que faz, vovozinha!!! Assim, seu coraçãozinho idoso não aguenta…..
Padrão OTAN?
Nem à OTAN pertence, fazer uns exercicíos com a OTAN, não é padrão OTAN.
Su-25 contra Su-30, Su-24, Su-34.
Mi-24 contra Mi-28, Ka-52, Mi-35.
T72 contra T72, T80, T90.
Lança Roquetes do tempo da URSS contra Lança roquetes Russos actuais os Smerch e depois 30.000 militares Georgianos, bem treinados contra se fosse preciso 1 milhão de Russos mas logo a abrir para aí 100 mil e bem treinados.
Defender Assad e não a Síria. No meu ditador sanguinário ninguém mexe.
E o ditador sanguinário da Arábia Saudita e do Catar? nesses pode mexer? o do Catar pode até comprar o Messi, né?
Sabe a definição de sanguinário?
Foram derrotados???? Que filme, o que se passou, foi que o trump assinou uma retirada de todas as tropas estrangeiras do Afeganistão, com os taliban, mas assinou unilateralmente, e a NATO aproveitou isso, pois estava cheia de lá estar e também se retirou. Houve derrota, mas não militar, pois para manter os taliban afastados, bastava querer continuar a despejar dinheiro lá, a derrota foi política, foi mesmo uma traição para com o povo do Afeganistão, assim como esse povo também foi traído pela administração e presidente Afegão, pois foi lá colocado por Americanos com apoio da NATO e essa mesma… Read more »
Porque os EUA saiu sem destruir todos estes equipamentos?
Pois é ….
Porque esses equipamentos foram deixados com a ilusão que o governo local conseguiria resistir ao talibã, no mínimo os EUA foram inocente
Todos os serviços secretos dos EUA e os da NATO, erraram e muito, pois a informação que Cabul aguentaria 3 meses, partiu dos serviços secretos e ou os serviços secretos erraram feio ou então foram os políticos que mentiram à sua população.
Talvez porque os aviões não eram dos US., são dos Afegãos.
.
Se fosse dos US, acredito que já não existiriam.
Porque foi feito algum acordo, por debaixo dos panos, talvez para que o aeroporto de Kabul continue aberto por um tempo e permitindo a saída de alguns privilegiados. Mas a verdade é que os EUA deixarão para morrer os cidadãos afegãos que os ajudaram nos últimos anos. O Taleban vai provavelmente prender e executar essas pessoas. Muito triste essa situação toda.
Se o bombardeio acabou não acontecendo, que façam acontecer então, ora. Se existe talibans por ali, que virem pó junto com todo o equipamento. O que não pode é deixar esses equipamentos tudo ali de brinde para eles.
Se os EUA bombardearem a base aérea, os talibans podem revidar atacando a embaixada e aprisionando o pessoal de lá. Seria uma repetição do que ocorreu em Teerã em 1979. Um vexame para o presidente dos EUA.
Não tem ninguém mais nas embaixadas, estão todos no aeroporto esperando os aviões para evacuação. Os talibans estão do lado de fora do aeroporto esperando a evacuação apesar de ter tido relatos de fogo e tiros esporádicos no aeroporto. TENSO para quem está lá.
Ainda agora deu a comunicação social Britânica, a dizerem que têm muitos funcionários que trabalharam com os Britânicos, que estão escondidos em casas, a pedirem ajuda, há informações que os serviços secretos Britânicos, estão a tentar leva-los para as embaixadas dos países da NATO, mas a dizerem que vai ser impossível salvar a maior parte de esses funcionários, que ainda estão longe das embaixadas.
Os EUA já aceitaram que o Talibã tomou o controle, não vão atacá-los e começar tudo de novo como 20 anos atrás, trazendo e aumentando novamente o risco de ataques terroristas, pelo mesmo motivo o Talibã moderou o discurso, não se mostram mais tão extremistas no papel ao ponto de serem considerados uma ameaça imediata.
Concordo. Os EUA não estão preocupados com um punhado de A-29s. Há tempos estão se lixando pro que acontece alí. Tentam se afastar sem provocar os novos donos.
Babak Taghvaee – Μπάπακ Τακβαίε – بابک تقوایی @BabakTaghvaee · 4h #BREAKING: Ontem à noite, antes da queda de #Kabul, o comandante da Força Aérea do Afeganistão ordenou que o esquadrão de ataque voasse 16 A-29B Super Tucanos para #Uzbequistão e #Tajiquistão para evitar sua captura por #Talibã. Um deles caiu no #Uzbequistão. Dois pilotos se ejetaram e sobreviveram. Babak Taghvaee - Μπάπακ Τακβαίε - بابک تقوایی @BabakTaghvaee · 6h #BREAKING: Acabei de ouvir algo horrível! Na noite passada, o governo do #Uzbequistão não permitiu que aeronaves da Força Aérea do # Afeganistão que tentavam obter asilo em seu país… Read more »
Parece que a ordem para bombardear e destruir essa base foi cancelada. Será que foi mesmo ou a usaf está esperando algum momento “especial”? Quanto à volta desse regime brutal eu lamento mas aquele povo (a maioria) gosta de viver na idade média. Pois que vivam na idade média!
O cancelamento do bombardeio da base pode ter sido o primeiro gesto de aproximação dos EUA com o próximo governo afegão.
esse próximo governo empenhou a palavra com muita gente, acho que os EUA não vai conseguir mais um lugar na janela, aqui um exemplo de 3 atores envolvidos com o Talibã https://en.wikipedia.org/wiki/Turkmenistan%E2%80%93Afghanistan%E2%80%93Pakistan%E2%80%93India_Pipeline
Paqistão sim, mas os outros dois, são Rússia e principalmente a China, que quer aquela zona da Ásia Central estabilizada, para implementar os investimentos, na chamada nova rota da seda.
O pior vai ser possíveis ataques de células terroristas na Europa, mas também nos EUA, mas ainda pior vai ser para a Europa, que terá uma nova vaga de refugiados nas suas fronteiras, quando ainda está a pagar milhões de euros aos Turcos, para manterem na Turquia mais de 3.5 milhões de refugiados, agora chegarão mais ainda.
não se preocupe os Sunitas não vão cruzar a fronteira com o Iran
Eu acompanhei quase em tempo real, de fato, quando saiu a notícia dos bombardeiros indo para Mazar, o Taliban já tinha feito um grande avanço sobre Cabul, e Jalalabad só tinha uma pequena resistência, o fato mais emblemático é que o Taliban atacou em três frentes em Cabul, o Exército Nacional afegão não suportou essas três frentes, e olha que hoje de manhã, no dia 15, Jalalabad foi entregue ao Taliban e essa resistência tinha se deslocado para Cabul para ajudar a retardar o avanço lá. Acho que devido ao avanço sobre Cabul, a USAF redirecionou os bombardeiros para lá.… Read more »
Foi algo surreal de se acompanhar. A movimentação das aeronaves da USAF, da RAF e outras forças foi impressionante, a capacidade logística, principalmente americana que acompanhei em tempo real era certamente formidável. Não há sequer um paralelo entre as demais forças de outros países. Tenho tudo gravado no telegram.
Pode me mandar?
O Galante já postou uma matéria sobre essa capacidade.
Os americanos graças a um amadorismo estarrecedor permitiram aquelas cenas vergonhosas em Saigon que foram vendidas ao mundo como se retratassem tropas americanas correndo para fugir dos Vietgong ou dos norte vietnamitas. Quando na verdade isso ocorreu em 1975 nesta data a guerra para os norte americanos já tinha acabado a quase dois anos com suas forças proibidas por lei aprovada no congresso de agir de forma ofensiva enquanto estivessem fazendo a retirada e assessorando o Exercito Sul Vietnamita na condução da guerra. Aquela correria foi fruto das ações mal planejadas do presidente Gerald Ford que limitou o numero de… Read more »
O governo Biden é de um amadorismo cômico
Só não esqueça que foi o Trump que anunciou a retirada e foi o Trump que iniciou as conversas com os talibãs.
Psé , o povo esquece das coisas ..
O governo de Biden, está cumprindo na risca, o mal, muito mal planejado plano de retirada do muito mau ex presidente trump, além das muito más negociações que o tão adorado por alguns ex presidente trump negociou.
Negociações que teve com os talibans de forma unilateral.
O grande erro do Biden, foi não ter feito outro plano de retirada, pois quanto ás más negociações, nada havia a fazer, pois já estavam feitas e tinham prazo para executar a saída.
Tudo bem, o Biden, depois de colocar a culpa no Trump, disse que os afegãos estão nos corações dos americanos. Ele pode ser retardado, mas é muito fofo…
A partir do momento que iniciam conversações com os Talibãs e deixam de fora o governo de Cabul…
É como um tsunami, deram aos senhores da guerra uma justificação para se juntarem aos Talibãs.
Sei. E esse governo discorda mas simplesmente aceita isso, né. Não fez nada para mudar a situação porque é mais fácil colocar a culpa em alguém? É muita covardia
Trump negociou a saída dos americanos. O processo já estava em andamento há meses.
Ora, nada impede que o novo governo mude a direção da política externa. Aliás, parece que esse foi um dos motivos para os quais os democratas foram eleitos, certo?
o problema é a politica externa americana como um todo, e parece que até o Talibã levou a melhor nesse assunto, mantendo conversa com quase todos os vizinhos regionais, abrindo um cenário muito melhor que em 1996
É claro que impede amigo… Biden não é doido de rasgar o acordo costurado pelo Trump, e ficar sujeito a, no mínimo, novos ataques terroristas em seu território. Sem contar o golpe no cenário politico, ja que 2/3 dos americanos são hoje contra a manutenção de tropas no afeganistão. Independente de quem tivesse na casa Branca, ninguém seria doido de voltar atrás nesse acordo. Sinceramente o “erro” afeganistão, na minha humilde opinião, tem que ser creditado desde Bush, que invadiu, até Biden com essa retirada vergonhosa.
Errado, podia mudar, se não retirasse as tropas, anulasse a retirada, agora se quisesse retirar, os prazos e negociações estavam fechadas.
Democratas são uma vergonha. Só sabem lacrar.
Uma hora são lacradores, outra hora são os que causam guerras, o importante é criticar, não se o argumento é válido
Você é um ignorante, historicamente os democratas foram os que iniciaram mais guerras. E sim, só sabem lacrar.
Não sei se você sabe, mas existe uma instituição chamada Congresso, formada por ambos os partidos, e que precisam por lei aprovar qualquer declaração de guerra, o Congresso inclusive tem o poder declarar guerra de forma autônoma, reduzir isso apenas ao partido X ou Y só mostra a sua própria ignorância, só falta terminar o comentário com um “curupaco” “lôro quer biscoito”. War Powers Resolution of 1973: Provides that the president can send the U.S Armed Forces into action abroad only by declaration of war by Congress, “statutory authorization,” or in case of “a national emergency created by attack upon the United States, its territories or possessions,… Read more »
Covardia é não fazer o que tem de ser feito. Assumir responsabilidades.
A coisa mais fácil e covarde é dizer que não vou entrar em guerra. Burrice é quem não se adapta às circunstâncias.
Retardado é quem tenta desculpar o Trump, mas é compreensível, era tão adorado por alguns aqui, até inventaram uma nova moeda, nesse tempo, a que chamavam trumps, muito cómico essa adoração, faz lembrar o amigo do trump, o ditador Norte Coreano.
Em 1975 foi o que de fato foi. A queda de Saigon e os estadunidenses aflitos e impotentes. Sim virou o que deveria ser, a imagem do fracasso da maior potência do globo. E sim isso está ocorrendo novamente . De fato guerra de ocupação não é uma boa opção.
Quando Saigon caiu, os EUA tinham tropas em luta aberta no Vietnã, ou essa participação dos EUA já havia acabado?
Quando caiu Saigon lá estavam os estadunidenses assistindo a queda. Querendo ou não eles viram a queda e sabiam o sentido e o significado do fato e experimentaram o sabor da impotência que somente os derrotados sentem. Dois anos antes da queda os estadunidenses se retiraram do conflito sem alcançar seus objetivos iniciais. Não venceram. Foram derrotados. Foi o que foi.
A imagem que vai ficar agora, é de um C17 a levantar e a cairem pessoas dele, triste mesmo.
Está aqui uma coisa que a China não vai deixar de aproveitar, dizendo aos seus aliados presentes e futuros, que nunca fez isto e jamais fará, abandonar aliados.
Não, em 73 (acordos de Paris) foram encerradas as ações de combate dos EUA. O governo Sul Vietnamita aguentou mais dois anos.
Amigão, a pergunta que se faz é apenas uma: Conseguiram o objetivo? Não. Então perderam, se tivessem conseguido uma vitória rápida o Congresso iria estar comemorando e os americanos também, não adianta passar pano com essa história.
Não ia levar 90 dias .. ?
Foi um erro de tradução nas negociações EUA-Talibã.
O negociador americano deu 90 dias para o Talibã tomar o governo-fantoche do Afeganistão.
A outra parte entendeu que eram 90 horas.
🙂
Boa. kkkk
Nada decolou, melhor bombardear sem dó….
Os barbudinhos dominaram tudo.
Num dá idéia não…
Pra quem acha que tudo isso não foi planejado, calculado e desejado pelos americanos, está muito inocente. Os americanos fizeram um acordo com o Taleban. Há interesse no atual estado das coisas. Todo o resto que a mídia fala é cortina de fumaça. Parem de pensar que foi derrota, que deveriam ter explodido as aeronaves. Os EUA só ganham com esse acordo. Resta saber se vai dar certo o que planejaram acontecer com o fortalecimento do Taleb. Isso é um xadrez. Eles estão várias jogadas a frente com essa retirada. Os ufanistas pensam que foi derrota, falta de dinheiro ou… Read more »
existe um gasoduto sendo construindo ligando o Turcomenistão a Índia e o Paquistão via Afeganistão imagina o Talibã recebendo centenas de milhões(talvez bilhão) de dólares todo ano agora imagina um oleoduto ligando o Iran a China esse sim valeria bilhões anuais e sem interferência americana
E por falar em cortina de fumaça …
Logo teremos Super Tucano versão Flango!!
Pois, é que os Chineses precisam de copiar para fabricar um avião de treino/ataque ligeiro
Vendo esses caras, com essas roupas, essa aparêcia, a maneira como pensam e agem e, agora a facilidade com que retomaram o poder e as cidades (percebe-se um claro apoio da população), então que fiquem lá. …se gostam desse tipo de vida, com leis e costumes da idade média, ou antiga, melhor pra eles….cadacum vive do jeito que gosta. Que se fod……..
Pois é, é assim que deveria ser. Cada país tem direito à sua soberania. E outra, se não tem condições de aguentar o tranco, não se envolve, senão passa vergonha
Pois é…..EUA e Rússia (URSS) entraram e saíram com o rabinho no meio das pernas.
E os Ingleses, ainda antes da URSS e dos EUA/NATO.
Também acho. O problema é quando jogam aviões contra prédios no seu país.
Se ficassem quietos lá se f., tudo bem.
Então, quem fez isso parece que foi um saudita, lembra? O que os EUA fizeram com a Arábia Saudita? Ah, sei, apoiaram e venderam mais armas para eles…
Foi um saudita que era chefe do Talibã que fica no Afeganistão.
E que foi morto quando estava escondido no Paquistão. O terrorismo não tem bases fixas, pode estar no Iêmen, no Irã, no Iraque, no Paquistão, no Afeganistão, no Líbano, na Síria, na Líbia e até na Europa. E pode ser financiado por todos esses países e por mais uma dúzia de outros. Você acha mesmo que ocupar o Afeganistão faz alguma diferença?
Mas tinha bases permanentes no Afeganistão. A Al Qaeda tem a mesma relevância que tinha?
Al Qaeda não é o Talibã, alias os EUA com essa invasão conseguiram internacionalizar o Talibã entre diversos países inclusive antagônicos https://thediplomat.com/2019/10/the-taliban-go-global/
Para a conta da corrupção, que facturou 300.000 soldados, quando se calhar eram 30.000 ou menos.
Por alguma razão o ex presidente do Afeganistão, fugiu para um país vizinho e não pediu asilo na América ou outro qualquer país Ocidental.
Será que não dá para os Estados Unidos contratarem um grupo de terroristas, igualmente assassinos, cortadores de cabeças e desumanos contra o Talibã. Para os combaterem? Desestabilizando seu governo , Chamando-os eufemisticamente de ” Oposição Moderada ? Tal como fizeram na Síria ?
Criar o capeta é fácil. O difícil é controlar.
Agora que é uma vergonha perder uma guerra para uns tipos desses , isto é.
Haverá resistência, e a CIA financiará exatamente como fizeram antes.
CIA e RAW. Embora o Taliban disse para os indianos não se meterem lá.
não vão se meter, eles(indianos) tem bilhões em obras lá https://twitter.com/adeel_101/status/1426934661956112391
Os americanos já jogaram tantas bombas no Afeganistão desde 2001, agora seria a hora de jogar mais algumas nessa base, manda tudo pelos ares e já eras.
Pessoal agora vai abrir uma mega rede de barbearias e ganhar dinheiro pra caramba. Triste viu.
Ainda demorou muito. O exército profissional do Afeganistão em treinamento
https://youtu.be/QdggP7rw0mg
Agora entendi por que os americanos abandonaram o local!
Barbaridade!! Só bisonhos!! QI médio deve ser em torno de 30…
Engraçado as pessoas dizendo que a tomada do Afeganistão pelo Talibã é culpa do Biden.
1. Reagan armou o Talibã;
2. Bush invadiu o Afeganistão;
3. Trump negociou retirar as tropas;
4. Biden efetivamente retirou.
O problema aí foi o item 4, né. Se ele não concordava, não precisava retirar. Se retirou é por que concordava. Eu sei que ele é político, mas tem que ser homem de assumir aquilo que faz. Isso é básico
O que podia fazer se o governo de Cabul já não liderava nada, algo da responsabilidade de Trump?
Começava outra vez uma guerra e agora sem aliados no terreno?
Só iria piorar a situação.
Tirar não quer dizer entregar de bandeja como o Biden fez! Trump tirou do Iraque mas só depois de impedir o ISIS de assumir.
Os planos e prazos da retirada foram do trump.
Foi mais uma magnífica negociação, igual à que fez com a Coreia do Norte e Irão.
O que anda a fumar?
Por que nenhum de vocês avisaram ao Taleban que os EUA são invencíveis? a culpa é de vocês, eu agora estou informada e ciente disso, porque não avisaram o Taleban e fizeram sua propaganda e proselitismo? hein? hein?
Os EUA saem de lá com o rabinho no meio das pernas, assim como os russos/soviéticos saíram…..não tem diferença…..ou tem? Ah, ia me esquecendo…..”hein? hein?”
Oi bebê do papai! Tava sumido. Tchê!
Zé rosquinha! Kkkkkkkkkkkkkk….muito boa!!!! Esse aí gosra duma unhada no calcanhar!!!! Hehehehehehe
Gosta*
Já te disse….isso é coisa para psiquiatra. ….tu tens algum trauma de infância. ….kkkkkkkkk
Dou as boas vindas ao Emirado Islâmico do Afeganistão. Que uma longa era de paz reine sobre esse valente país. E que o dinheiro chinês venha em boa hora para reconstruir e tornar o Afeganistão uma legítima e importante peça da rota da seda chinesa e da SCO – Organização para Cooperação de Xangai
E não esquece também da rota do ópio…. kkkkkkk…a que ponto chega a alucinação…..voces vivem num mundo paralelo……
Na verdade, nós brasileiros. vivemos na rota da cocaína que vai para Europa.
E eu disse algo em contrário?? O Brasil sempre foi rota da cocaína. Mas, o que isso muda o fato do Afeganistão, china e outros por ali serem produtores de heroína e outros derivados do ópio?? Vcs gostam de desviar o foco…..
Flanker, o Brasil elegeu o Comando Maluco pra governar o país, acho que de alucinação a gente entende.
Pois é……concordo. Mas, a alucinação de uns não invalida a alucinação de outros….
hahahahahahahahahahahahahahaha maior paz!!!!! ahhahahahahaha
Decisão estúpida de não destruir as aeronaves, será uma indecisão a se lamentar…
” Nóis bende treinamiento, suporte, manutecion e reposicion das Avion, baratinhas!!!
Saudacion ao nuevo gobierno ” http://WWW.EMBRAER.COM.BR
“Allahu Akbar”
Em breve, veremos um A-29 made in China!
Já existe o projeto esta em desenvolvimento
Tanto do A29 como o Kc390 ele inclusive contrataram ex engenheiros da Embraer pra isso
Precisa contratar engenheiro pra produzir um super tucano? Kkkkk A China produz caça de quinta geração.
O que é mais rápido, mandar os seus engenheiros, por melhor e mais capaz que sejam, fazer um projeto do zero, ou contratar um engenheiro que já trabalhou no projeto pra dar dicas do caminho pro seu time? Eles tem engenheiros muito capazes, mas também tem muito dinheiro pra contratar mais e acelerar os projetos. Sou engenheiro na indústria automotiva, todo mundo gosta de zoar que os automóveis brasileiros são carroças, isto não impediu os chineses de no ano passado tirar alguns colegas meus da empresa onde trabalho e levar pra China pagando 4x o que ganhavam aqui, sem dúvida… Read more »
Não seria mais fácil raquear o projeto já pronto?
Expectativa: _____ (coloquem aqui uma das explicações técnicas embasadas do Bosco ou comentários geopolíticos do _RR_ ou do Jacinto comprovando a superioridade militar dos EUA sobre tudo e todos).
Realidade: os americanos são escorraçados do Afeganistão, diferentemente dos russos que sairam conforme o cronograma e sem tumulto. Explosões são ouvidas nesse momento, na embaixada dos EUA.
Vários colegas falando que os EUA deveriam destruir as aeronaves. Por que? O que os chinelentos vão fazer com essas aeronaves? Vão sair pela região atacando os outros países? Com turboélices que não tem nenhuma tecnologia secreta e revolucionária? Com helicópteros que os chinas já copiaram e fizeram clones? Deixa lá….até porque são do Afeganistão, mesmo. Os EUA forneceram via FMS. Se os norte-americanos não se importam, problema é deles…..
Espero que a Embraer já tenha recebido a grana desses aviões!
Opa, foi via FMS. Já tá em caixa faz tempo
Pessoal preocupado com a China copiar o a29, a China já tem um projeto de um avião similar ao a 29 e ao kc390 e contrataram ex engenheiros da Embraer, como sempre o dinheiro sempre fala mais alto
Nossa! Deve será muito difícil copiar um supertuxano ne
Olha a cá&$@gada que os americanos fizeram mais uma vez.
Além de deixarem países como Iraque, Afeganistão etc em situação pior que já estavam, de quebra deixou um monte de equipamentos novos e tecnologias para o Talebam.
Americanos fazendo bagunça no mundo como fizeram na Coréia, Vietnãn, Mogadiço etc etc.
Coreia?
Super tucano made in usa
Foi um erro os Estados Unidos saírem.
No mínimo depois desse avanço, deveriam ter voltado.
Já que os talibas saíram da toca seria mais fácil atacá-los.
Tudo conforme o planeado há algum tempo. Mas muito mais rápido do que estavam à espera.
Muitos aqui dizendo que o Taleban expulsou os soviéticos e americanos. Na verdade, foi bem diferente: os soviéticos sairam, os americanos sim, foram escorraçados. Os soviéticos saíram do Afeganistão porque queriam melhorar o relacionamento com o Ocidente, bem como melhorar sua imagem perante o Terceiro Mundo, em função da Glasnost e Perestroika de Gorbachev. Depois que a URSS saiu do Afeganistão, o regime que ela defendia ainda sobreviveu – sozinho – por 3 anos – e só realmente caiu depois que a URSS desabou e, portanto, não forneceu mais suporte ao regime. Já os EUA, diferentemente, definiram a data de… Read more »
É como a teoria da Rússia de não produzir mais tanques modernos. É tudo para não chatear o Ocidente.
Para quem diz que no ocidente os soldados são todos covardes, os Russos fazem muita coisa para não os chatear.
A intervenção da União Soviética no Afeganistão foi um sucesso, até levou à sua própria queda. Mas certamente que a União Soviética colapsou só para agradar o ocidente… (ironia)
Concordo contigo e somente acrescento.
A retirada dos Russos pelo menos foi ordeira.
Eu achava que tinha visto quase tudo. Más, nas condições desta. Nunca vi.
E estas imagens ficarão gravadas até a eternidade.
Nunca disse que não foi para chatear o Ocidente. A Rússia faz as coisas na surdina, não tem interesse em iniciar uma nova corrida armamentista com o Ocidente. Mesmo que, dessa vez, a derrota do Ocidente seria quase certa pelo fator China.
Eu só acho que se os russos tivessem abastecido os rebeldes atuais com o igla da mesma forma que os americanos os abasteceram com o stinger, durante a invasão russa, os americanos teriam saído bem antes…
Nossa capturou os caças de última geração, os vizinhos que se cuidem . hahahah
E os EUA como sempre abandonando e tem gente que acha que eles vão defender Taiwan da China ??? não aguentaram nem o talibã de chinelo ..
É triste , Mais ao meu ver seria melhor sim bombardear e destruir no solo
Já já o ISI chega pra dar uma conferida no material.
Que grande cag!”$% os EUA permitiram acontecer!
Existe uma frase atribuída a um sargento do US Army, sobre o Vietnam:
“Lutando contra a vontade, liderados por incompetentes, fazendo algo inútil, para os ingratos.”
Não sei da parte dos incompetentes (os soldados sabem…), mas o resto se encaixa.