Academia da Força Aérea lança videoclipe para homenagear os 50 anos do T-25 na FAB
Aeronave é utilizada para as instruções primárias dos Cadetes Aviadores
A Academia da Força Aérea (AFA), por meio do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea (2° EIA), produziu um videoclipe em homenagem aos 50 anos de operação do T-25 na Força Aérea Brasileira (FAB).
O vetor é de instrução primária e utilizado pelos Cadetes Aviadores que estão no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, em Pirassununga (SP).
O vídeo mostra a estrutura da AFA e dos hangares, de onde os Cadetes decolam para os voos de instrução, além das orientações recebidas, manobras e diversas formações aéreas.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Um avião que sempre serviu além de treinamento e hoje é cinquentenário em tempo de uso. Toda continência à esse avião que tem servido de uma maneira excelente à formação dos pilotos da FAB.
Servi em Pirassununga na segunda turma de 88, vi e ouvi muitas histórias do T25, algumas difícil de acreditar, mas na minha época tinha um grave problema de falso aviso de não abertura do trem de pouso, o alarme era acionado varias vezes e quase todas as vezes era um aviso falso.
Salve Eduardo!
Pf, brindenos, com algumas histórias!
Sempre achei o T-25 muito bonito.
.
Histórico pelo legado na indústria nacional.
.
Quem será o herdeiro a assumir seu posto?
Por hora, ninguém.
O Pampa 3 Argentino.
Pampa III? Eu duvido! Se for escolhido, te mando 100 mangos via PIX, hahaha.
Homem de pouca fé, 100 mangos em peso, dólar ou real?
Como vão colocar um avião à reação para ser a primeira aeronave a ser vossa pelos cadetes?
Um dia, provavelmente um dia a FAB terá os 2.
Creio que com modernização essa aeronave ainda pode cumprir com suas tarefas de treinamento primário por muito tempo ainda. O limitador é o custo. Hoje a EMBRAER poderia produzir uma treinador primário mais moderno, quem sabe um T-29 bem aliviado.
A-29 aliviado seria para substituir o T-27….mas, o -29 é mais “arisco” do que o -27.
T-25 É a primeira aeronave voada pelos cadetes. Precisa ser simples, dócil e sem “manias”….
Voei 550:00h de instrução de T-25 na AFA. Muitas acrobacias na ala, ao final do expediente, sobre a pista do 2° EIA.
O T-25 me remeta a um Uno Mille que aprendi a dirigir na auto escola!! (tá… vou tomar meu remédio…)
A aeronave merece o devido reconhecimento entretanto…. Já passou da hora, mas não sei porquê da resistência da FAB em não já ter injetado no projeto da NOVAER… Isso só reforça a tese de quê, na FAB, só algumas empresas nacionais deveriam existir…. Ou seja, é intencional… Algo pensado para que não haja novas indústrias e assim mantém-se o monopólio da EMBRAER….
O bicho é bonito mesmo.
Este TX-c teve seu primeiro voo em 2014 e desde então….. sumiram noticias de continuidade .
A empresa faliu.
Disse tudo! Sem mais!
O T25 chega à FAB em 1974. Ele voa pela primeira vez, como aeronave de treinamento, no Catre, Base Aérea de Parnamirim, RN.
Logo fazem 47 anos. Ele chegou para substituir o Zarapinha, T23, que continuou voando na academia, em Pirassununga, SP. Fui da primeira turma de cadetes (CFOR2), que voou e solo essa aeronave. Desconheço atividade anterior do T25 precursor do Tucano.
Minha turma foi a primeira a voá-lo, no 2° EIA, substituindo o T-23, em 1984.
A primeira aeronave foi entregue a FAB em 1971. Ele substituiu inicialmente o T-6 na instrução avançada, com a instrução primária e básica sendo feita pelos T-23. Quando o T-23 saiu de cena, o T-25 o substituiu e o T-27 tomou o lugar do T-25 na instrução avançada na AFA.
Ué! Achava que os T-25 após terem sido entregues à alguns EMRA’s desde 1971 tivessem chegado à AFA na virada dos anos 70 para os 80 com a nobre função de substituir os saudosos birreatores T-37C na instrução avançada do 1EIA e a partir de 1984 com a desativação dos T-23 e chegada dos primeiros T-27 passou a servir no 2EIA na instrução básica.
https://historiadafab.rudnei.cunha.nom.br/2021/01/24/neiva-t-25-universal/
Se as células ainda estão em boas condições de uso, não seria interessante uma modernização dos instrumentos do cockpit?
Alguma coisa já foi feita.
Está na hora de por o bichinho pra descansar…
Bela foto.
E aquele projeto Desaer ou Novaer (não lembro bem) que visava substituir esta aeronave e tal ???
Servi na AFA na segunda turma de 80, vi muitas vezes o T25 fazendo manobras de ensaio para a esquadrilha da fumaça. Capitão Vilarinho era o mais ousado nas manobras. Saudades.
O painel de instrumentos é tão saudavelmente analógico que julguei ver um Motobras 7 faixas ali no meio. Em dias com céu cavok deve pegar até a Rádio Nacional.