Um cockpit atualizado com aviônicos avançados será instalado na versão atualizada do caça. Além disso, a aeronave será equipada com motor de segundo estágio, disse uma fonte

MOSCOU, 9 de agosto/TASS/. A produção da versão atualizada do caça Su-57 de quinta geração está prevista para começar em 2025, informou uma uma fonte do complexo militar-industrial à TASS.

“Na versão atualizada do caça será instalado um cockpit totalmente atualizado com os mais avançados aviônicos. Além disso, a aeronave será equipada com um motor de segundo estágio. Está previsto que a partir de 2025 o Su-57 modernizado deve entrar em produção em massa”, disse o interlocutor da agência.

Ele também esclareceu que a nova versão do caça Su-57 será feita na versão monoposto. A TASS não tem confirmação oficial desta informação.

Anteriormente, a TASS relatou que um Su-57 de dois lugares está sendo desenvolvido para controlar o drone de ataque Okhotnik (S-70).

O Su-57 foi projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e de superfície. A aeronave possui velocidade de cruzeiro supersônica, armamento interno, revestimento com tecnologia “stealth”, além do mais moderno complexo de equipamentos de bordo.

Até o final de 2024, as Forças Aeroespaciais Russas receberão 22 Su-57s, e em 2028 seu número será aumentado para 76 unidades. O primeiro caça entrou em serviço em 2020.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

151 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Super arma.
Não há vantagens em um armamento ser esteticamente bonito, mas esse é um show.

Flanker

Beleza é algo subjetivo e gosto é algo pessoal, e respeito isso. Eu acho uma aeronave feia e desproporcional. A família Flanker é muito mais bonita.

Marcos Cooper

A beleza maior da familia Flanker é estar operacional. Já esse aì….

Nilton L Junior

Acompanho o relator.

Paulo Drusnam

Concordo com voce, bonitinho mas ordinário.

Antoniokings

Bonitinho, mas criminoso – Felon.

Steel Wing

esse caça é lindo mesmo, depois dele o flanker e em terceiro lugar fechando o pódio o quase finado f-14 ( quase pq o irã ainda mantem alguns, mesmo destaulaizados).

Antoniokings

Acompanho o relator.

Tomcat4,2

Também acho esse bicho lindão !!! O sr Dassalt daria um joinha pelo designe !!!

Antoniokings

A Escola Francesa de Design (em geral), aprovaria.

Alfredo Araujo

Me lembrou o filme Ford x Ferrari, quando o Enzo Ferrari dá um joinha para o Ken Miles, piloto da Ford… rsrs

Andre

Só falta motor e aviônicos. Mas se tudo correr tudo bem, ao contrário de como têm ocorrido nos últimos anos, até o fin de 2024 serão incríveis 22 unidade.

Que programa de sucesso. Um orgulho para os russos.

Antoniokings

Ô dorzinha de cotovelo!
Se isso matasse ……

José

Ele acha que o F-35 (que não aguenta Lightning) está totalmente operacional e não têm defeitos.
Só lê o que é do interesse dele.

Esses jovens precisam ler mais, e entenderem o que estão lendo.

Antoniokings

Pertence àquela categoria: ‘Me engana que eu gosto’.

Paulo Drusnam

Não é não, Toinho, voce tá na categoria do ” sabe nada, inocente!”

Luis

autodescrição precisa. o roto falando do rasgado

Marcos Cooper

E vcs? Que leem,leem e leem e não aprendem nada?

José

A formação em Direito foi mais para agradar a família, já Arquitetura e Urbanismo foi pessoal.
Aprendi muita coisa nos dois cursos e coloco em prática.

Fora os cursos esporádicos.

Fica a dica:
Estude pequeno gafanhoto!

Marcos Cooper

Arquitetura e Urbanismo???
TUDO A VER COM AVIAÇÃO!
SQN….
“Fica a dica:
Estude VELHO gafanhoto!”

José

Matemática, física, química….
Mesmo que não pequeno gafanhoto?
Fora Direito Internacional, Ciências Políticas, que abrem a mente sobre geopolítica.

Mas sei lá…
Você deve estar certo.

Marcos Cooper

Mas,com tudo isso,vc sabe construir um avião?
Trabalha na indústria aeronáutica?
E aviãozinho de papel? Sabe fazer??..
Enfim,vc deve estar certo…

José

Cara!
Isso num é Playmobil não
Kkķkkkķķ

Estude mais matemática (Se dominar matemática domina o resto), Física e Química pra ter noção do significado.
Em arquitetura até a aerodinâmica de um telhado, muro, uma simples janela são importantes, mas para não voarem.
Não sei fazer avião, mas sei o conceito e também sei deixar o que é feito pra ficar no chão continuar no chão.

Marcos Cooper

Então vc não tem um diploma de engenheiro aeronáutico?
Então não venha pagar de expert em aviação aqui!
Quando vc fizee algo relevante ora história da aviação volte aqui. Enquanto isso,recolha-se à sua pequenez, VELHO GAFANHOTO!

José

Voltarei sempre que possível, independentemente de sua permissão
E não sou pequeno, nem tão velho assim, sou um honorável de 44 anos e 1,91m, com 56 colaboradores recebendo em dia na firma.

Tenha uma boa noite pequeno gafanhoto.
E lembre-se:
Se você não está colaborando com o desenvolvimento do nosso país também não está ajudando.

Marcos Cooper

É formado em troçentas coisas,é empresário, tem 500 diplomas ,as receitas de como fazer cimento,tijolos e até o muro! Mas não sabe fazer nenhum deles,quem dirá um avião… Conheço a receita de bolo,nem por isso sou confeiteiro ou fici dando palpitrs no que não conheço. Seus comentários são ridículos, baseados na sua formaçao de arquiteto e sei lá o que mais. Você não é sequer da área, então não tem moral pra vir aquu aquu fazer discurso sibre algo que não é da sua área, isso tem nome:é achismo! Ou seja,vc acha que o Su-57 é o melhor caça do… Read more »

Wagner

Tu é engenheiro aeronautico? Piloto? Mecanico de aeronaves?

Antoniokings

Prezado.

Leve seus conhecimentos à LM que ela tem problemas para resolver no F-35 desde 2018.
E parece que ainda existem mais 800 problemas por resolver.
Com a palavra, o Congresso dos EUA:

‘Adam Smith, presidente do Comitê de Serviços Armados da Câmara dos Representantes dos EUA (HASC, na sigla em inglês), disse na sexta-feira (5) que está procurando a melhor combinação “custo-benefício” para um avião de combate, escreve Bloomberg Government. 

“Quero parar de jogar dinheiro naquele poço sem fundo específico”, comentou Smith sobre o programa F-35 enquanto participava de um evento organizado pela Instituição Brookings.

Paulo Drusnam

Toinho, fica de fora, isso é debate de dois grandes mestres, entende caramujo manco!

Kemen

Matematica ? Calculo diferencial e Integral III, dessa forma é que se pode interpretar melhor a Fisica, mas não domina-la. Sobre a quimica tudo bem, só matemática e um longo aprendizado da quimica orgânica, sem isso não da não! Nem tudo é tão fácil ou simples como parece.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Paulo Drusnam

Sensei, o teu conhecimento vai além desses simples escafandristas de plantão.

Paulo Drusnam

Marcos, é preciso saber que na chuva a cotovia pia e codorna fecha o bico.

Antoniokings

É preciso saber que na chuva, o F-35 dá problemas.

Paulo Drusnam

sensacional, José San!

Andre

O problema não é o que eu acho ou o que você acha, mas os fatos. Com todos os problemas 5 países diferentes ja declaram o f35 operacional, e isso não é minha opinião. Com todos os defeitosis de 600 foram entregues.

Com todas as qualidades do su57, apenas 1 foi entregue, e já anunciaram as atualizações.

Como eu disse, não é questão de achar…

Flanker

O F-35 é uma dor de cabeça, realmente. Tem problemas graves e caros. Mas, o Su-57 é da categoria do F-22……e este ja vai ter 20 anos de serviço quando o avião russo entrar em operação…..é um gap considerável.

José

Realmente é um gap muito grande.
Talvez seja este o motivo de esperar a última versão, a mais atualizada, ser produzida em série e uns 70 e poucos, se for isso mesmo, de uma versão sem todos os aprimoramentos, incluindo o motor, como sempre foi dito.

Antoniokings

José

Exatamente.
E virá com um super motor que o levará à categoria 5G+., em vista de sua potência e super manobrabilidade.
Não é difícil perceber que o pequeno e problemático F-35 não terá muita chance contra ele.
Também não podemos esquecer que os militares americanos se referem ao F-35 como ‘aquele pedaço de lixo’.

Andre

A verdade é dura né

Antoniokings

Não vai dar camarada. A espinha dorsal da USAF ainda é composta pelos vetustos e leves F-16 que serão presas fáceis dos Sukhois russos. O F-35 tem se mostrado claramente problemáticos com baixa de taxa de operacionalidade, a ponto de ser considerado pelo próprios americanos como ‘aquele pedaço de lixo’. Inclusive eles estão procurando um F-16,5 que dê conta do recado. Com relação à Marinha, os militares acabaram de anunciar que não querem mais encomendar F-18s, por estarem aquém das novas realidades dos campos de batalha que se avizinham. Foi como escrevi. Os EUA gastaram trilhões e ficaram muito atrás… Read more »

Antoniokings
Andre

Há pouco tivemos um exercício simulado, publicado aqui no fórum, mostrando que os sukois e migs são os piores aviões de 4 geração.

Sukois e migs não são mais preocupação,os olhos estão todos nos Js

Marcos Cooper

Poha André! Assim vc magoa os filhos da Mãe Rússia!!!
KKKKKKKKKKK

José

Quem é o bebê do papai?
Pode chorar aqui também.
Não tem que ser só no Tiktok não bebê.

Marcos Cooper

Exato. Sigam o exemplo do Zé e do kings…

José

Se como exemplo você quer dizer estudar e prosperar tenho que concordar.
Estude também pequeno gafanhoto.

Marcos Cooper

Se vc estudou e prosperou,que bom pra vc.
E no mundo da aviação? Quais são seus feitos?
Quantos aviões projetou? E testou quantos?
Clareia as coisas aí!
Divide seu super conhecimento com pobres mortais.

Antoniokings

Adam Smith, presidente do Comitê de Serviços Armados da Câmara dos Representantes dos EUA 

“O que nos dá o F-35 e haverá alguma maneira de reduzir nossas perdas? Existe alguma maneira de não continuar gastando tanto dinheiro para uma capacidade tão baixa? Porque, como sabem, os custos de manutenção são brutais”,

Andre

Eu não, quem os deixam tristes são os fatos.

Paulo Drusnam

Avião de “shopping”, só pra vitrine.

Slow

Ja os nossos são da feirinha do rolo ..

100nick-Elã

Pois é, serão incríveis 22 unidades (atenção à concordância – bom português nunca fez mal a ninguém). Essas 22 unidades estarão em linha de produção. Por outro lado, o F-22 deixou de ser fabricado, ninguém contou para vc não? são 180 unidades – que não serão mais fabricadas – e o produto já é balzaquiano. KKIKKKKKKKK

Andre

Muito obrigado pela correção, esqueci de digitar o s.

Uma pena que sua proficiência em matemática não seja a mesma que em português, afinal 180 é um pouco maior que 22, que nem existem ainda.

Bruno

Não é páreo para o F 22.

Marcelo Bardo

Gundam Wing russo.

Antunes 1980

Russia não tem pressa, e isso deixa os possíveis compradores de cabelo em pé.

Heinz Guderian

Empacota 20 desses ai, pra entregar no Brasil.
Essa aeronave é belíssima.

Marcos Cooper

kkkkkkkkkkkkkkkkkk….vai sonhando,vai!kkkkkkkk

Fernando C. Vidoto

Impressionante como a aeronave é super manobrável (vídeo), sem falar na beleza estética (só perde para o Rafale na minha opinião).

Porem o Gripen é mais negocio (temos a ToT – ele é brasileiro, e economicamente vale mais a pena).

Sobre o Felon ser stealth, sem ofensas, mas acho que o Gripen tem um RCS parecido com SU57 ou próximo dele (quando armado com misseis só na ponta das asas – configuração limpa).

Att.

Last edited 3 anos atrás by Fernando C. Vidoto
Luís Henrique

Sem ofensas, mas fico com os generais da USAF: Voce não pode dizer se uma aeronave é furtiva, apenas olhando para ela.

Fernando C. Vidoto

Ola Luis, tenho alguns argumentos contra a furtividade do Felon. Sempre lembrando que esse conceito de ‘stealth’ mudou nos últimos anos, hoje em dia eles preferem chamar de ‘low observable principles’, uma aeronave com baixo RCS (Radar cross section) que apresenta alta furtividade, porem detectável quando exposta a altos níveis de radiação por quantidade (emissão no retorno de ondas de radar) ou proximidade (proximidade de reflexão de ondas radar). ->Principalmente sobre o RAM (Radar absorvent material) – acredito que eles não utilizaram a pintura absorvente: A aeronave não apresenta a camada prateada externa que vemos nos F35 e F22. Se… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Fernando C. Vidoto
Luís Henrique

Caro Fernando, até o Su-35 utiliza materiais RAM. Isto já foi divulgado em várias mídias. É óbvio que o Su-57 utiliza materiais RAM, porém não precisam ser feitos exatamente iguais aos americanos. Não sabemos quais as diferenças dos materiais RAM americanos e russos, não sabemos a composição, quais materiais foram utilizados e qual possui melhor capacidades…olhando para a aeronave, você pode concluir muito pouco. Ainda que na aviação, muita coisa é copiada e as aeronaves militares ficam até parecidas, mas nada é 100% igual. O único dado oficial divulgado por russos é que o F-35 possui RCS de 0,3 m²… Read more »

Heinz Guderian

Prezado Fernando, quanto a estética na minha opinião o F22 fica na frente do SU-57, mas são aeronaves muito bonitas e o Rafale também.

Andre

20 ainda é um sonho até na força aerea russa.

José

20 anos têm que o F-35 voa e não está pronto.
Estude pequeno gafanhoto.

Flanker

E tu achas que o equivalente do caça russo é o F-35 ou o F-22??

José

Desempenho em vôo o F-22.
Tecnologia embarcada F-35 tem uma ênfase maior em ataque, Su-57 mesmo tendo esta capacidade parece ser mais voltado pra arena ar-ar, apesar de nenhum dos dois fazerem as duas coisas plenamente hoje.

Flanker

O Su-57 é da categoria do F-22. O rival russo do F-35 é aquele projeto apresentado esses dias.

Pablo

O F35 com vários problemas voa em céus de vários países, acabou de ser escolhido pela Suíça e concorre na Finlândia. Já o SU 57 nem o motor tem, sem contar que a Índia pulou fora justamente pelo atraso e pelo avião não apresentar a permoce esperada.

Pablo

* performance

Andre

Está pronto e com foc em mais de um país. Imagino que você tenha aprendido com seus ídolos que repetir uma mentira muitas vezes pode torná-la verdade, mas não está fácil…

100nick-Elã

Pronto está. Mas meia boca.

Slow

Depois daquele show de desfile na praça dos 3 poderes ? , eu acho melhor esquecer esse negócio de caças por enquanto e focar em renovar as lata velha que desfilaram ..

Mauro S

Serão quase 30 anos em relação ao F-22.

Vendéen

Bonjour, O motor (AL-41F parece ser um derivado do antigo AL-31 do Su-27 “a ser verificado”) e os aviônicos não estando no topo para um 5G, esta nova versão que virá é obviamente uma necessidade essencial para poder competir e possivelmente desafiar o F-35 quando seus problemas forem finalmente resolvidos (?). Não tenho certeza, mas me parece que a produção dos primeiros Su-57s ainda continuará atendendo ao primeiro pedido (cerca de 20/25 aviões) da Força Aérea Russa. Esta série, portanto, terá pouca potência e será equipada com aviônicos um tanto desatualizados. Embora isso não seja essencial, acho a “estética” desta… Read more »

Luís Henrique

Os motores em produção hoje possuem 15.00 kg/F de empuxo cada. Portanto 30.000 kg/F para o caça. É praticamente o Dobro da potência do Rafale, o Triplo da potência do Gripen e quase igual aos 32.000 kg/F do F-22.
O motor de segundo estágio, parece que entregará 18.000 kg/F. Portanto, o Su-57M será mais potente que o F-22, com 36.000 kg/F contra 32.000 do Raptor.

Andre

Que não tinha motor no mesmo nível dos outros 5g, todo mundo já sabia, agora, que o cockpit e os aviônicos já precisavam ser atualizados antes mesmo de entrar em operação…

Com isso, se tudo correr bem, ao contrário do que ocorrido neste programa russo, em 2025, 20 anos depois dos EUA e 7 depois da China, a Rússia terá seu primeiro caça verdadeiramente 5g.

Sem contar a cadência…22 unidades ate 2024.

O tempo tem mostrado que a Índia acertou em cheio ao abandonar esse pepino e ir de Rafale.

José

F-35 têm centenas de carcaças esperando atualizações, e esperando também bilhões $, pra quem sabe, tudo der certo, ser resistente à Lightning e poder voar em velocidade supersônica (nem que seja supersônica baixa) sem soltar pecinhas nem tinta.

Ahhhh, e finalmente alcançar a capacidade operacional total, afinal já têm 20 anos que voou e ainda está em testes.

Hcosta

Não sei bem os termos mas capacidade operacional total significa o quê?
Pelo que percebi FOC significa que todos os aviões foram entregues e todas as bases estão operacionais.
Já entraram em combate, o que precisa mais para demonstrar a sua capacidade?

José

É sério que você acredita no que você escreve???

Estude mais pequeno gafanhoto!

Andre

O chefe da força aérea polonesa acredita: https://www.aereo.jor.br/2020/02/03/detalhes-da-aquisicao-do-f-35-pela-polonia/ Assim como o da Italia: https://www.aereo.jor.br/2019/11/28/italia-aprova-segunda-fase-do-programa-de-investimentos-no-f-35/ Que já o está utilizando: https://www.aereo.jor.br/2021/05/03/forca-aerea-italiana-envia-quatro-cacas-stealth-f-35a-para-a-estonia/ Assim como o RU: https://www.aereo.jor.br/2021/05/04/cacas-f-35b-do-carrier-strike-group-do-reino-unido-se-juntam-a-luta-contra-o-daesh/ E israel Tambem: https://www.aereo.jor.br/2021/01/25/f-35-israelense-fotografado-voando-sobre-o-libano/ Em mais de um esquadrão: https://www.aereo.jor.br/2020/08/12/segundo-esquadrao-da-cacas-f-35i-adir-operacional-em-israel/ A Australia ainda não está usando, mas disse já estar pronta: https://www.aereo.jor.br/2020/12/29/real-forca-aerea-australiana-declara-o-f-35-pronto-para-o-combate/ O da Coreia gostou tanto que pediu mais: https://www.aereo.jor.br/2019/10/11/coreia-do-sul-vai-comprar-mais-vinte-cacas-f-35/ E o chefe da Força aérea japonesa também: https://www.aereo.jor.br/2020/07/10/japao-autorizado-a-comprar-mais-105-cacas-f-35-incluindo-42-do-modelo-b/ Além disso, o chefe da força aérea dos Emirados Arabes Unidos, está louco por alguns: https://www.aereo.jor.br/2021/01/21/emirados-arabes-unidos-compram-50-jatos-f-35-e-ate-18-drones-dos-eua/ Acredito que nenhuma dessas pessoas tenha feito nem arquitetura e urbanismo e nem direito e devem precisar estudar muito… Read more »

Hcosta

Então ensine, diga quantos F35 estão a voar e a sua definição de FOC?

Antoniokings

O que o F-35 fez até agora, jogar algumas bombas em barbudinhos no Afeganistão, o Su-57 fez jogando algumas bombas em barbudinhos na Síria.
Se isso é conceito de ‘estar operacional’…..

Hcosta

Até parece que não sabe. Quantos Su-57 estão operacionais?
E mesmo multiplicando por 100, são o mesmo número de F35 operacionais?
E nem sei porque estou a comparar com o F35.
No F22 a linha de produção já foi fechada em 2011.

Last edited 3 anos atrás by Hcosta
Antoniokings

Prezado.
Estar operacional não quer dizer que o avião é bom.
O F-104 entrou em operação e era uma bomba.
Aliás, especialidade da LM.

Hcosta

Sim, ainda é preciso algum tempo para perceber as qualidades e o que pode oferecer mas está para além de qualquer coisa que a Rússia têm neste momento. E uma das vantagens do F-35 é a possibilidade de uma rápida atualização dos seus sistemas. Ou seja, as suas capacidades vão aumentando e adaptando-se ao longo do tempo. Por isso ainda é preciso algum tempo. Penso que o grande problema do F-35 agora é os custos de manutenção, não das suas capacidades. Tem alguma informação sobre o RCS, fusão de dados, manutenção, etc do SU-57 ou é melhor do que o… Read more »

Marcos Cooper

“Só lê o que é do interesse dele.Esses jovens precisam ler mais, e entenderem o que estão lendo.”
Tem razão zé….

Andre

Sei não, o chefe da força aerea suíça disse que acha o f35 o melhor avião disponível.

Você chefia qual força aerea?

José

Milhões de suíços, formados em várias áreas, estão discordando dele pequeno gafanhoto.

Andre

Imagino que muitos formados em direito e outros tantos em arquitetura, mas talvez tenham escolhido alguém que realmente conheça o assunto para lidera-los nesse projeto.

Flanker

F-35C já alcançou FOC na US Navy.

Rodrigo Martins Ferreira

F-35 têm centenas de carcaças esperando atualizações,”…

Até agora a Rússia e a China, que você louva tanto não conseguiram chegar perto de produzir uma carcaça como esta.

Pisadinha no freiro do besteirol vai te ajudar muito.

Antoniokings
Fernando C. Vidoto

Olha no vídeo aos 3:46 a fumaça preta que sai do SU57.

Sem ironias, mas os aviões russos produzem ‘smoke trail’.

Att.

Adriano Madureira

Falando em fumaça,qual a razão do tu-160 soltar fumaça amarela?

Last edited 3 anos atrás by Adriano Madureira
Fernando C. Vidoto

Ola Adriano, fui na net em busca das respostas. Sobre a fumaça amarela: https://inf.news/en/military/d48ad848f5aba132fc0c5ca429051aea.html “If the jet emits yellow smoke, it actually shows that a jet engine burns insufficient fuel under low operating conditions and causes excessive nitrogen oxides (NOx)”“Se o jato emitir fumaça amarela, demonstra que o motor a jato queima insuficiente combustível em condições operacionais baixas e causa óxidos de nitrogênio excessivos (NOx)” Sobre a fumaça preta: https://monroeaerospace.com/blog/why-do-airplanes-leave-a-white-smoke-trail-in-their-wake/#:~:text=Black%20smoke%20trails%20aren't,by%20an%20incomplete%20combustion%20processes.&text=If%20an%20engine%20doesn't,smoke%20trail%20behind%20the%20airplane. “Black smoke trails aren’t caused by condensation in exhaust gases. Instead, they are caused by an incomplete combustion processes.”“As trilhas de fumaça preta não são causadas pela condensação dos gases… Read more »

Adriano Madureira

Obrigado por esclarecer Fernando…

Flanker

Deve ser diarréia……..

Paulo Drusnam

Excelente resposta, mestre Flanker.

Flanker

Não….de jeito nenhum! Segundo os russos que comentam aqui, é uma nova forma de camuflagem, para os inimigos não poderem vê-los.

Paulo Drusnam

Os russos estão na frente, conseguiram abastecer com diesel seu aviões, comprovamos isso nessas fotos, não devem nada a dois caminhões Mercedes subindo uma rampa, é fumaça pra todo lado.

Marcos Cooper

Gosto do Su-57. Vamos ver SE UM DIA ele sai da fase de testes…
Por enquanto é só promessas!

José

Vai estar totalmente operacional antes das centenas de carcaças de F-35 construídas pela metade.

Fica a lição pequeno gafanhoto.

Agora diz:
Quem é o bebê do papai?

Marcos Cooper

Do papai não sei. Mas já sabemos quem é o bebê da mãe Rússia.
Já sabe dizer suas primeiras palavras em cirílico?

José

Ao menos uso meu nome real!
Pequeno gafanhoto!
Kkkkk
Teropode…
Kkkkk

Marcos Cooper

“Emporcalhando o site”,gostei dessa Teropode.

Flanker

Tu tens uma tendência em levar a conversa pra esse lado…..papai, bebê, sentar no colo, dizer que é pai dos outros, etc…..isso é algum trauma de infância ou coisa do tipo??? Hehehehehe

Sensato

Não tenho ideia mas que é chato pra Carvalho, isso é…

Paulo Drusnam

Mestre Tero san, esses comentários estão aquém de vossa simples compreensão, tome um chazinho de camomila.

Andre

Sábios foram os indianos, perceberam a roubada há muito tempo.

Andre

Por enquanto está todo mundo falando. Quem sabe um dia estejam voando.

Ou quem sabe o russos abandonam esse fracasso e comprem os 5g chineses.

José

Talvez uma nave Klingon pra superar o insuperável F-35.
Vai saber né pequeno gafanhoto…

Andre

Se tiver motor já supera o su57.

Antoniokings

Conforme-se.
O F-35, quando estiver funcionado, será equivalente ao novo CheckMate russo.
Menor em tamanho e em capacidade.
O Su-57, Felon – O criminoso, é outro patamar.
Basta comparar suas capacidades de velocidade, manobrabilidade, capacidade de carga e alcance.
Sem chances para o F-35.
Talvez o J-20 chinês seja comparável.

Hcosta

Relaxe, abrande e tente parecer que tem argumentos com alguma credibilidade.
Mais uma vez o F35 tem 600 aviões produzidos. Como é possível comparar com o Checkmate ou até mesmo o Su-57 de uma categoria diferente?
Não é para desmerecer os aviões Russos mas uma coisa são protótipos, outra coisa é a operacionalidade. Já estão muito mais adiantados do que os Russos.

Last edited 3 anos atrás by Hcosta
Luís Henrique

Não é bem assim.
Os “outros” 5G. Somente o F-22 com 32.000 kg/F de empuxo está à frente do Su-57 que possui 30.000 kg/F. O F-35 apesar de usar um motor muito moderno, utiliza apenas 1 motor e fica em torno de 19.500 kg/F de empuxo. E o J-20 chinês usa motores russos AL31F M2, com 14.784 kg/F de empuxo cada. Portanto, ligeiramente abaixo do Su-57.

Andre

Luis, o j-20 já voa com motores chineses:

https://www.aereo.jor.br/2021/06/20/caca-stealth-j-20-com-motores-desenvolvidos-localmente-em-servico-com-o-2a-grupo-de-elite-da-forca-aerea-chinesa/

O f35 já tem capacidade de supercruise, enquanto os protótipos do su-57, com os motores atuais, ainda não.

Esta reportagem mostra que o motor definitivo, que trará a capacidade de suprecruise ao su57, se tudo correr melhor do que tem ocorrido, virá em 2025.

Hcosta

Acho que não. O F22 foi o primeiro 5G e não tem o controlo de drones. Normalmente consideram o Stealth e a fusão de dados o que define o 5G. O F35 numa futura atualização terá essa função.
E nem sei se será um característica definidora de uma nova geração. Possivelmente será algo que possa ser adaptado a aviões de gerações anteriores.
Na hipotética 6G o controle de drones é uma das características mencionadas mas ainda não existe e por isso o hipotético.

Antoniokings

https://www.airway.com.br/sukhoi-su-57-de-dois-assentos-controlara-o-drone-de-combate-okhotnik/

Em tempo.
O Su-57 e o Okhotnik já voam juntos há algum tempo.
Se não me engano, desde 2019.

Flanker

Voar juntos é uma coisa….o primeiro controlar o segundo em todos os níveis e com a complexidade necessária, ainda é algo a ser alcançado.

Last edited 3 anos atrás by Flanker
100nick-Elã

Sabe tudo de Rússia, deveria trabalhar para a Cia, eles pagariam uma nota.

Hcosta

E eu disse que o Su-57 não terá esse sistema?
O meu comentário é de se o controle de drones faz parte da definição de um caça 5G.

Hcosta

Depende das fontes.
Por exemplo o super cruise e a vectorização do empuxo consideraria 4.5G. Os Typhoon e semelhantes já fazem isso. Acrescente isso tudo e o RCS reduzido e fusão de dados (seja lá o que isso for) e chegamos à 5G.
Mas tenho uma dúvida: o F35 A e C tem a vectorização do empuxo?

Hcosta

Exatamente, só saberemos se há uma evolução/revolução quando provar que é viável e muito superior às restantes. Especulo também a capacidade de velocidades hipersónicas a grandes altitudes…

groosp

Será que o “motor de segundo estágio” é o Izdeliye-30? Já faz um tempo que tem protótipos voando com ele. Será um motor tão avançado quanto o motor do F-22 ou F-35. A designação “Izdeliye-30″ é para protótipo e significa “Objeto 30”, o motor de produção provavelmente terá outro nome.

Antoniokings

Segundo informações, o Izdelie-30 será o motor mais potente do Mundo.
Isso trará novas ‘habilidades’ ao Su-57 não presentes em nenhum outro caça de 5G.
Já o estão considerando como 5G+.

Marcos Cooper

Claro,claro…
O melhor motor do mundo na melhor aeronave do mundo do melhor país do mundo!
Caraio! Como não vimos isso antes?

Antoniokings

Não é só isso que vcs não estão vendo.
Stevie Wonder.

Pablo

E tao bom que a Índia comprou centenas.

Omaha

TASS e Sputnik estão mesmo considerando 5G+, já os indianos q deram uma boa olhada na aeronave consideraram +-5G e pularam fora

Antoniokings

É porque os indianos fizeram uma consulta a Vishnu e ele ‘disse’ que o Su-57 não é 5G.
Na boa.
Fazer consulta a indianos com relação a armas é meio ‘desnecessário’.
Concorda?

Flanker

Teus ídolos, chinas e russos, não pensam como tu.

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Paulo Drusnam

isso é piada???

Rodrigo Martins Ferreira

Eu achei f… o nome Megapolis..

Seja bom, seja ruim, seja novo ou recauchutado.

Os russos sabem batizar as coisas..

Pensava que o ápice fosse Forças Aeroespaciais Russas…

Mas não… os slavos se superam.

como the zuera neve ends..

Este ai vai vir com Garmin embutido no painel ou vão fazer mais uma gaveta estilo toca-fitas de carros dos anos 80 ?

Last edited 3 anos atrás by Rodrigo Martins Ferreira
Flanker

Boa, Rodrigo.. ..hehehehe

Rodrigo Martins Ferreira

Cada anúncio que os russos fazem as ações da Garmin disparam.

Phenix

Esse também vem com o GPS portátil americano da garmim ou apenas os SU-34?

Last edited 3 anos atrás by Phenix
Teixeira

Só deve deixar a desejar em relação ao Su-34 pq não tem banheiro e cozinha como esse último.

Flanker

De novo isso? Ave Maria…..

Rodrigo Martins Ferreira

A cozinha e banheiro com móveis da TokStok..

Estes caras acham que tem uma suíte de motel dentro do Su34

Antoniokings

O piloto estava calibrando o GPS para instalar no Lada Niva dele.
Só isso.

Flanker

Isso…vai te enganando….

Phenix

O Lada Niva também vem sem GPS? Que atraso esses russos hein. Rs

Last edited 3 anos atrás by Phenix
Antoniokings

É porque é mais resistente.
Fabricado para andar nos desertos e nas estepes geladas russas.
Não pega ‘gripe’ e vai para o hangar no primeiro voo.

Phenix

Tao resistente que precisa de gps importado do Tio Sam. Kkkkk

DFB1979

Acho essa aeronave muito bonita! Contudo, o motor fumacento.

Rodrigo Martins Ferreira

Porque ele é Stealth..

E não será visto desntro da fumaça.

Paulo Drusnam

ahahahah!

100nick-Elã

O melhor stealth é o F-35, porque nunca é visto em combate. Só é possível vê-los no hangar.

Adriano Madureira

Igual a nossos caça-Tanques austríacos…

comment image