DHL Express encomenda 12 aviões Alice eCargo totalmente elétricos da Eviation
A DHL Express e a Eviation, fabricante global de aeronaves totalmente elétricas com sede na área de Seattle, anunciaram que a DHL é a primeira a encomendar 12 aviões Alice eCargo totalmente elétricos.
A Alice da Eviation é a aeronave totalmente elétrica líder mundial, o que permite que as companhias aéreas – tanto de carga quanto de passageiros – operem uma frota com zero emissões. A Eviation espera entregar a aeronave elétrica Alice à DHL Express em 2024.
Com este compromisso, a DHL pretende estabelecer uma rede elétrica Express incomparável e dar um passo pioneiro em um futuro de aviação sustentável. A Alice pode ser comandada por um único piloto e transportará 1.250 kg (2.600 libras).
A recarga exigirá 30 minutos ou menos por hora de voo e terá um alcance máximo de até 440 milhas náuticas (815 quilômetros). A Alice irá operar em todos os ambientes atualmente atendidos por aeronaves a pistão e turbina.
Os motores elétricos avançados da Alice têm menos peças móveis para aumentar a confiabilidade e reduzir os custos de manutenção. Seu software operacional monitora constantemente o desempenho do voo para garantir a eficiência ideal.
A aeronave é ideal para rotas alimentadoras e requer menos investimento em infraestrutura de estação. A Alice pode ser recarregada durante as operações de carga e descarga, garantindo tempos de resposta rápidos que mantêm os tempos de rotação rápidos da DHL Express.
A empresa de logística planeja construir várias rotas alimentadoras Alice com emissão zero nos EUA, provavelmente começando na Califórnia.
O futuro chegou
E chegou com um nome do passado.
Quem se lembra da Eviation Jets, empresa com participação do Sr. Guido Pessotti?
https://www.flightglobal.com/brazil-approves-eviation-jets-ev-20-request/60184.article
Será que esta Eviation tem alguma relação com a de 2005?
Taí uma configuração de motor que eu nunca tinha visto. O mais próximo seria o CBA-123, mas este usava a configuração pusher.
Você nunca ouviu falar do Piaggio Avanti 2?
Tbm não é a mesma, é pusher tbm. Com sistema tractor na traseira é raro mesmo. Eu não lembro de outro.
Estremamente elegante!
A competição será ferrenha, e talvez os antigos “players” tenham dificuldades de se adaptar ao novo mercado.
Tomara que exijam que a fonte de energia para recarga seja limpa também…
Boa tarde Paulo.
Hidroeletrica já está no limite, novas usinas só algumas na africa e asia . Solar vai demorar pra assumir o grosso da carga. Eólica também.
Daí vai depender do que voce considera limpa:
https://www.businessinsider.com/bill-gates-warren-buffett-nuclear-reactor-wyoming-terrapower-pacificorp-2021-6
Usinas nucleares são o futuro, só elas vão poder gerar a quantidade de energia que a grande eletrificação do automobilística, junto com a expansão da tecnologia das coisas vai exigir.
Inicialmente as de fissão que já conhecemos, só muito mais modernas e automatizadas, o Bill Gates tem um empresa que desenvolve reatores de urânio pouco enriquecido, e que poderiam até reciclar o lixo radioativo atual, depois as de fusão, que em questão de décadas serão uma realidade.
é por ai Tutu.
Energias alternativas são o futuro Tutu… Vejo o Brasil com um extenso litoral,abundante em sol,vento e ondas,caminhando a passos lento… Mas a sociedade ainda é presa aos combustíveis fosseis. Se investíssemos mais na energia solar,eólica e ondomotriz,poderiamos ter uma planta energética forte,e não ficar dependendo de hidroelétricas,que podem muitas vezes ser vítimas da falta de chuvas e da seca. Vemos países como a Alemanha,onde eles tem a ambiciosa meta de transição para uma energia elétrica 100% limpa. O governo alemão anunciou disposição de desligar seus 17 reatores nucleares até 2022. O objetivo da nova política alemã é garantir que, em… Read more »
Jota Se o país efetivasse a eficiência energética, com principio básico para construções. Adotássemos eco\ design, física VI, etc; bem estruturados , em nossas universidades, o Brasil teria imensas possibilidades. Consegues imaginar, um parque solar sob a lamina d`água, em cada reservatório de hidroelétrica. Durante o dia, a mesma utilizando um mínimo de produção. Reservando para momentos de picos, ou noite o seu potencial. Possibilidades são fartas, mas nossas universidades precisam estar aptas. Deixaríamos tudo para iniciativa privada, e as concessionarias somente administrariam. Proporcionaríamos o desenvolvimento de um parque indústrias, para produção de placas, geração de empregos, desenvolvimentos em pesquisas.… Read more »
Para diminuir o tempo de carga, acredito que o ideal seria o modulo de baterias ser substituido por outro já carregado. E seu posicionamento vai afetar barbaramente o centro de gravidade.
Uma excelente notícia.
Bonitão !
Off-Topic: E o carma espiritual da Boeing não acaba… FAA emite nova diretiva para Boeing 737 Max sobre potencial problema de supressão de incêndio. A Federal Aviation Administration (FAA) publicou na quinta-feira uma nova diretriz de segurança para todos os aviões Boeing 737 Max e alguns outros aviões 737 para resolver um problema potencial com capacidade reduzida de supressão de fogo. A FAA disse que os aviões podem ter uma falha no controle de fluxo eletrônico dos pacotes de ar condicionado que liberam ar para o porão de outras áreas do avião. A diretiva proíbe os operadores de transportar carga no… Read more »