A Embraer iniciou testes do cargueiro C-390 Millennium para operação em pista não-pavimentada.
Em pista específica de 1.800m construída na unidade de Gavião Peixoto, avaliações serão realizadas nas próximas semanas para analisar a operação efetiva da aeronave multimissão.
Entendo que as perdas na estrutura são irrecuperáveis, mas logicamente itens tais como as turbinas (o mais caro…) e muitos componentes/sistemas/elementos logicamente foram removidos e reaproveitados, Por exemplo, só dos lemes/profundores, partes das asas etc..foi possível recuperar parte do prejuízo … por isso que neste caso o termo perda total não é aplicável….
Clésio Luiz
Visitante
3 anos atrás
A Embraer podia ter soltado um videozinho desses testes. Seria bacana ver o bichão levantando a poeira nas corridas de decolagem e pouso.
A EMBRAER precisa soltar. A comunidade internacional está de olho nessa aeronave e, como o C-390 está em processo de certificações, é óbvio que muito em breve, veremos o vídeo sendo divulgado. O último teste de certificação foi este: ( https://www.youtube.com/watch?v=mfXywiLPfvM ). Não sei mais quantos processos de certificações ainda falta fazer.
Olá Clésio.. considerando o poeirão levantado, só vai ter vídeo se a câmara ficou contra o vento… Riso. Aqui na região está muito seco. .há dias o mostrador de umidade aqui em casa está mostrando “traço”.
Pois é… Teve gente que duvidou que sairia do papel… Teve gente que duvidou que venderia para alguém além da FAB, tem gente que ainda dúvida de muita coisa… E assim segue o baile…
Olá Camarada Fernando,
Lamentablemente, aqui mesmo, muito de forma pejorativa se referiam ao KC390 como “cacetão”.
Para o remordimiento destes, o cacetão está subindo a patamares de sucesso e operacionalidade que estes “frustrados” são obrigados a reconhecer.
Agora é aproveitar,a FAB, q estamos entrando na época do tempo seco e das queimadas e colocar o KC pra mandar água no lugar dos Hercules e já certificar a máquina no trabalho.
Pouso na Antártica só no verão. Uma janela para operar Antártica no inverno e rara e teria que preparar pista. O que pode ser feito ( e já e feito ) e lançar carga paletizadas, o que o C390 já fez aqui e nos EUA em testes. Para homologação pouso com segurança só verão mesmo.
Obviamente, esta aeronave é uma aeronave de transporte militar multirole muito boa que deve ser capaz de encontrar clientes hesitantes com o C-130 (?). Mais uma vez o Brasil com a Embraer tem um fabricante de aeronaves com alto nível técnico.
Esta aeronave certamente deve ser capaz de oferecer outras versões interessantes: patrulhas marítimas — ISR (GE) — e porque não projetar uma versão AWAC. Não ?
Em suma, o brasileiro deve estar ciente de que possuir este ambicioso fabricante deve ser um orgulho nacional absolutamente justificado.
Filipe
Visitante
3 anos atrás
Essas poeiras e alguns detritos do solo podem entrar na Turbina e causar danos?
Olá Filipe. Existe este risco. Lembro de um documentário sobre a campanha dos aliados na Segunda Guerra no norte da África dizendo que a areia reduzia a vida útil dos motores dos B24, que precisavam ser trocados constantemente. Acho que o caso do avião de passageiros que pousou no Rio Hudson após choque com pássaros mostra o tamanho do problema.
Veja Felipe, que as proprias fotos divulgadas pela EMBRAER mostram essa preocupação! Repare que – de forma similar aos ensaios com spray de água – o importante é que a esteira de ar misturada com poeira não seja lançada para dentro da turbina (as fotos mostram que este objetivo foi atingido).
Olá Allan. Concordo. Inclusive o E2 poderia ser a base para um avião de patrulha naval para substituir o P3 da FAB. A não ser que a FAB/MB pretenda esperar o desenvolvimento do novo turboélice da Embraer.
Ontem eu vi uma frase num vídeo que tratava da Engesa num canal argentino que me deixou pensativo e que eu acho qie se aplica aqui e em várias outras situações. A frase era: “melhor do que fazer o melhor, é fazer o que você pode vender”.
Com o Praetor 600 a Embraer pretende atingir forças armadas com orçamento limitados pra operar plataformas muito mais capazes
A vantagem de um avião maior está no número de consoles que podem ser instaladas a bordo. Apresentei essa imagem pro Ministro Jobim numa visita dele à Anápolis. Propus isso, também, na 3a Subchefia do EMAER, onde são gerados os requisitos operacionais preliminares (ROP). Faz tempo…
Linda montagem !!!!! Por falar nisso , já está na hora de pensar no subs
tituto do P3 Orion !!!!!
Jairo
Visitante
3 anos atrás
Avião no velozes e furiosos 9 , parte cerro de paraquedas.
Bille
Visitante
3 anos atrás
Buenas.
O esquema é ver se o 390 substituirá o C130 na Antártida. Aparentemente um passo importante antes de ir pra lá (agora dá pra começar a avaliar o impacto nos sistemas com pouso e decolagem em pistas precárias).
Devem vir testes em configurações diferentes de peso, tanto pra decolagem quanto pra pouso.
E poderia depois ter alguma coroação, em algum lugar antes da Antártida, que tivesse alguma supervisão/apoio e que pudesse simular com algum controle o pouso lá (vento forte + frio extremo + pista precária e curta + carga útil + permanência no solo sem congelar a anv)
luiz jorge
Visitante
3 anos atrás
Eu acompanho esse avião há muito tempo e eu pensei que tanto para pistas não pavimentadas como para a Antártica, já tivessem sido homologados. Ele não foi até o Alasca para isso?
E queriam vender a Embraer!
Fui até humilhado aqui no blog!
Mas, é como um amigo de outro plano espiritual me contou.
Temos infelizmente brasileiros que associados ao grupos estrangeiros, vendem de forma criminosa o Brasil, e não apenas nosso país, mas, a América Latina inteira.
O objetivo é não permitir que estes países desenvolvam tecnologia, mas, que venda apenas o que eles querem que a gente venda para eles.
Basta ver o processo de industrialização que estamos passando e pior este neoliberalismo capenga que temos por aqui, que não dá certo em nenhum país da América Latrina.
Pois é, seria vendida uma parte da empresa… Mas muitos teimam em afirmar que seria a empresa toda, ou omitem esta parte da história, seja por desconhecimento, por preguiça de pesquisar, ou até por outros interesses.
Caro Adriano. A Boeing deu uma rasteira na Embraer. Supondo que a justiça dos EUA decida em favor da Embraer, isso vai levar anos e ainda existem os custos dos advogados. Isso se a justiça dos EUA condenar a Boeing… isso ficou parecido com o golpe do bilhete da loterias. O pessoal achou que ia ganhar uma fortuna e ficou no prejuízo.
Adriano Madureira
Visitante
3 anos atrás
Só falta agora ser testada em uma pista entulhada de gelo…
Peter Nine Nine
Visitante
3 anos atrás
Ha muito que esperava por estas imagens… assim sim, assim sim ^_ ^.
Quero ver essa aeronave no limite.
Rommelqe
Visitante
3 anos atrás
Logicamente nestes ensaios em pista rústica procura-se averiguar um monte de parâmetros e não somente confirmar se as turbinas estão succionando ar empoeirado. Acredito inclusive, que a EMBRAER deva molhar esta pista para testar o pouso/decolagem em condições de lama! Outras condições de ensaio, por exemplo, consistem em avaliar o impacto das rodas no solo (lembrar que a pressão admissível sem que prejudique o avião é menor do que em pista preparada…), condições climáticas (por exemplo, temperatura do ar, qual vento máximo de través ou no mesmo sentido de voo do avião), se a pista está seca (como mostrado) ou… Read more »
Verdade, um luxo ter pistas proprias. A maior fabrica da Boeing, por exemplo, estah instalada no Snohomish County Airport, conhecido como Pane Field em Everett. Um aeroporto comercial e tambem serve a aviacao geral.
A única diferença entre C-390 e KC-390 é que este último vem com todo o aparato pra realizar REVO. O C-390 não possui tal capacidade. Não quer dizer que é um avião menos completo. Tudo vai da sua necessidade, não faz sentido ter um KC-390 enquanto o serviço um C-390 faz.
Acredito que o que ele quis dizer foi que um C390 preparado para pistas não pavimentadas custa mais caro que um para pistas não pavimentadas. Se a Embraer oferecer uma versão para pistas não pavimentadas mais barata poderá conseguir clientes que não precisam dessa disponibilidade e/ou que não querem pagar por ela.
Onde se lê:
“Acredito que o que ele quis dizer foi que um C390 preparado para pistas não pavimentadas custa mais caro que um para pistas não pavimentadas.”
Leia-se:
“Acredito que o que ele quis dizer foi que um C390 preparado para pistas não pavimentadas custa mais caro que um para pistas não pavimentadas.”
Exato Andre, vc pegou o espirito da coisa…O KC 390 é uma aeronave fantástica e entendo que cumpre com louvor as missões para as quais foi concebida e realizada. A versão C390 já representa, obviamente, um esforço no sentido de redução de custos. Se considerarmos os itens que compoe essa versão vamos verifiarcar que “apenas” os equipamentos e componentes que são os minimos de série e necessários para REVO é que foram dispensados; já é bem interessante , mas outros tantos destinados a prover um equipamento mais resistente a pistas rusticas também oneram bastante o produto. Imagina só desde o… Read more »
Prezado: de fato eu sei disso, mas meu ponto de vista é que deveria haver uma versao do C-390 downgraded de modo a torna-lo mais acessivel…Veja só o tubo de conexão da sonda quanto representa em custo fabril (não confundir com custo do material….)
Salomon
Visitante
3 anos atrás
Isso vai reduzir a população de quero-quero (Vanellus chilensis). Espero que as turbinas aguentem, o projeto é vencedor.
Sucesso!
Legal. Fala nisso alguém sabe me dizer quem fim deu aquele kc390 que havia saído da pista? aposentaram ou conseguiram recuperar?
PT.
provavelmente já foi picotado, mas os dados que ele conseguiu seguem em todos os futuros KC
Entendo que as perdas na estrutura são irrecuperáveis, mas logicamente itens tais como as turbinas (o mais caro…) e muitos componentes/sistemas/elementos logicamente foram removidos e reaproveitados, Por exemplo, só dos lemes/profundores, partes das asas etc..foi possível recuperar parte do prejuízo … por isso que neste caso o termo perda total não é aplicável….
A Embraer podia ter soltado um videozinho desses testes. Seria bacana ver o bichão levantando a poeira nas corridas de decolagem e pouso.
Com certeza devem liberar futuramente.
A EMBRAER precisa soltar. A comunidade internacional está de olho nessa aeronave e, como o C-390 está em processo de certificações, é óbvio que muito em breve, veremos o vídeo sendo divulgado. O último teste de certificação foi este: ( https://www.youtube.com/watch?v=mfXywiLPfvM ). Não sei mais quantos processos de certificações ainda falta fazer.
Um processo que ainda falta, que eu vi em outro meio, é a certificação com equipamento de combate a incêndio.
Olá Clésio.. considerando o poeirão levantado, só vai ter vídeo se a câmara ficou contra o vento… Riso. Aqui na região está muito seco. .há dias o mostrador de umidade aqui em casa está mostrando “traço”.
Camargoer!!! Unesp Araraquara?
Olá Wagner. São Carlos.
Putz,eu tb…
Olá Leo. Que legal. Acho um luxo morar na periferia da Grande Ibaté.
Uspiano?
Que bacana! Morei muitos anos em Matão! Bons tempos…
Aguardando ansiosamente as provas na Antártida. E muita gente duvidou.
Ia falar isso também.
Que legal, eu lembro de ver muita gente nos sites afirmando que o KC não seria capaz de tal feito. Aos poucos vamos chegando lá. ?
Basta olhar para o tipo e tamanho dos pneus do KC-390 que já se percebe que ele foi prpjetado para operar nesse tipo de pista.
Pois é… Teve gente que duvidou que sairia do papel… Teve gente que duvidou que venderia para alguém além da FAB, tem gente que ainda dúvida de muita coisa… E assim segue o baile…
Olá Camarada Fernando,
Lamentablemente, aqui mesmo, muito de forma pejorativa se referiam ao KC390 como “cacetão”.
Para o remordimiento destes, o cacetão está subindo a patamares de sucesso e operacionalidade que estes “frustrados” são obrigados a reconhecer.
CM
Pois então que “se desça o cacetão” naqueles que duvidaram, rs
Depende do ponto de vista amigo, você acha que “cacetinho” seria menos ofensivo então?
Cacetinho é ¨pão de gaúcho¨.
Olá Fernando. Muita gente sumiu da trilogia… Sinto falta deles.
Agora é aproveitar,a FAB, q estamos entrando na época do tempo seco e das queimadas e colocar o KC pra mandar água no lugar dos Hercules e já certificar a máquina no trabalho.
Por que?
Agora, o aguardo ansioso do pouso na Antarctica.
Pouso na Antártica só no verão. Uma janela para operar Antártica no inverno e rara e teria que preparar pista. O que pode ser feito ( e já e feito ) e lançar carga paletizadas, o que o C390 já fez aqui e nos EUA em testes. Para homologação pouso com segurança só verão mesmo.
?
Belissimas imagens
Aos amigos de maior conhecimento no pergunto quais os outros exemplos de aviões a jato com capacidade de operar em pistas não pavimentadas.
Boeing 727, C17, Antonov AN72…
C-17, C-5 e IL-76 agora foram esses que vieram a minha mente, fico em dúvida sobre os An-124 e o C-2 japonês.
Olá Tutu. O A10 foi projetado para isso, apesar de não ser um avião de transporte.
Olá Camargoer, tem uma versão do jato executivo Pilatus PC-24 que tbm pode pousar em pistas não pavimentadas.
Olá Tutu. Legal.
Boeing 737-200…
Bonjour,
Obviamente, esta aeronave é uma aeronave de transporte militar multirole muito boa que deve ser capaz de encontrar clientes hesitantes com o C-130 (?). Mais uma vez o Brasil com a Embraer tem um fabricante de aeronaves com alto nível técnico.
Esta aeronave certamente deve ser capaz de oferecer outras versões interessantes: patrulhas marítimas — ISR (GE) — e porque não projetar uma versão AWAC. Não ?
Em suma, o brasileiro deve estar ciente de que possuir este ambicioso fabricante deve ser um orgulho nacional absolutamente justificado.
Essas poeiras e alguns detritos do solo podem entrar na Turbina e causar danos?
Podem.
O problema não são só contra os motores, mas contra a propria fuselagem.
Olá Filipe. Existe este risco. Lembro de um documentário sobre a campanha dos aliados na Segunda Guerra no norte da África dizendo que a areia reduzia a vida útil dos motores dos B24, que precisavam ser trocados constantemente. Acho que o caso do avião de passageiros que pousou no Rio Hudson após choque com pássaros mostra o tamanho do problema.
Veja Felipe, que as proprias fotos divulgadas pela EMBRAER mostram essa preocupação! Repare que – de forma similar aos ensaios com spray de água – o importante é que a esteira de ar misturada com poeira não seja lançada para dentro da turbina (as fotos mostram que este objetivo foi atingido).
Alguns caças também fizeram testes em pistas não pavimentadas!
Na sequência de vídeos que I Poder Aéreo fez sobre o F-5 tem uma parte que mostra essa decolagem em lista de terra. Foi um pedido do Exército dos EUA.
Vetor incrível.
Existe a possibilidade deste vetor ser convertido em um AWACS – Sistema Aéreo de Alerta e Controle?
Possibilidade existe, mas um AWACS sobre a plataforma dos E2 me parece uma opção muito melhor.
Com dinheiro, tudo é possível, mas o único AWACS em que a Embraer está interessada em investir nesse momento é aquele que será baseado no Prateor 600.
Será que um de porte grande não seria melhor?
Seria, mas a Embraer só investiria em um caso houvesse a intenção concreta da FAB(ou alguma outra força aérea) de adquiri-los.
Olá Allan. Concordo. Inclusive o E2 poderia ser a base para um avião de patrulha naval para substituir o P3 da FAB. A não ser que a FAB/MB pretenda esperar o desenvolvimento do novo turboélice da Embraer.
Ontem eu vi uma frase num vídeo que tratava da Engesa num canal argentino que me deixou pensativo e que eu acho qie se aplica aqui e em várias outras situações. A frase era: “melhor do que fazer o melhor, é fazer o que você pode vender”.
Com o Praetor 600 a Embraer pretende atingir forças armadas com orçamento limitados pra operar plataformas muito mais capazes
A vantagem de um avião maior está no número de consoles que podem ser instaladas a bordo. Apresentei essa imagem pro Ministro Jobim numa visita dele à Anápolis. Propus isso, também, na 3a Subchefia do EMAER, onde são gerados os requisitos operacionais preliminares (ROP). Faz tempo…
Caro Rinaldo. Os atuais E99 devem operar por mais uns 10~15 anos, não?
Linda montagem !!!!! Por falar nisso , já está na hora de pensar no subs
tituto do P3 Orion !!!!!
Avião no velozes e furiosos 9 , parte cerro de paraquedas.
Buenas.
O esquema é ver se o 390 substituirá o C130 na Antártida. Aparentemente um passo importante antes de ir pra lá (agora dá pra começar a avaliar o impacto nos sistemas com pouso e decolagem em pistas precárias).
Devem vir testes em configurações diferentes de peso, tanto pra decolagem quanto pra pouso.
E poderia depois ter alguma coroação, em algum lugar antes da Antártida, que tivesse alguma supervisão/apoio e que pudesse simular com algum controle o pouso lá (vento forte + frio extremo + pista precária e curta + carga útil + permanência no solo sem congelar a anv)
Eu acompanho esse avião há muito tempo e eu pensei que tanto para pistas não pavimentadas como para a Antártica, já tivessem sido homologados. Ele não foi até o Alasca para isso?
Foi, mas não para isso.
E queriam vender a Embraer!
Fui até humilhado aqui no blog!
Mas, é como um amigo de outro plano espiritual me contou.
Temos infelizmente brasileiros que associados ao grupos estrangeiros, vendem de forma criminosa o Brasil, e não apenas nosso país, mas, a América Latina inteira.
O objetivo é não permitir que estes países desenvolvam tecnologia, mas, que venda apenas o que eles querem que a gente venda para eles.
Basta ver o processo de industrialização que estamos passando e pior este neoliberalismo capenga que temos por aqui, que não dá certo em nenhum país da América Latrina.
O que iria ser vendido era a divisão comercial.
Olá Marcos. Esse momento foi um dos raros nós quais a empresa foi vendida mas não comprada. E restou um prejuízo de US$ 400 milhões.
Pois é, seria vendida uma parte da empresa… Mas muitos teimam em afirmar que seria a empresa toda, ou omitem esta parte da história, seja por desconhecimento, por preguiça de pesquisar, ou até por outros interesses.
Esses 400 pila esses em um processo judicial na corte de NY.
prejuízo que está na justiça, pois a embraer não abre mão de ser ressarcida pela boeing…
Caro Adriano. A Boeing deu uma rasteira na Embraer. Supondo que a justiça dos EUA decida em favor da Embraer, isso vai levar anos e ainda existem os custos dos advogados. Isso se a justiça dos EUA condenar a Boeing… isso ficou parecido com o golpe do bilhete da loterias. O pessoal achou que ia ganhar uma fortuna e ficou no prejuízo.
Só falta agora ser testada em uma pista entulhada de gelo…
Ha muito que esperava por estas imagens… assim sim, assim sim ^_ ^.
Quero ver essa aeronave no limite.
Logicamente nestes ensaios em pista rústica procura-se averiguar um monte de parâmetros e não somente confirmar se as turbinas estão succionando ar empoeirado. Acredito inclusive, que a EMBRAER deva molhar esta pista para testar o pouso/decolagem em condições de lama! Outras condições de ensaio, por exemplo, consistem em avaliar o impacto das rodas no solo (lembrar que a pressão admissível sem que prejudique o avião é menor do que em pista preparada…), condições climáticas (por exemplo, temperatura do ar, qual vento máximo de través ou no mesmo sentido de voo do avião), se a pista está seca (como mostrado) ou… Read more »
Verdade, um luxo ter pistas proprias. A maior fabrica da Boeing, por exemplo, estah instalada no Snohomish County Airport, conhecido como Pane Field em Everett. Um aeroporto comercial e tambem serve a aviacao geral.
A única diferença entre C-390 e KC-390 é que este último vem com todo o aparato pra realizar REVO. O C-390 não possui tal capacidade. Não quer dizer que é um avião menos completo. Tudo vai da sua necessidade, não faz sentido ter um KC-390 enquanto o serviço um C-390 faz.
Acredito que o que ele quis dizer foi que um C390 preparado para pistas não pavimentadas custa mais caro que um para pistas não pavimentadas. Se a Embraer oferecer uma versão para pistas não pavimentadas mais barata poderá conseguir clientes que não precisam dessa disponibilidade e/ou que não querem pagar por ela.
Onde se lê:
“Acredito que o que ele quis dizer foi que um C390 preparado para pistas não pavimentadas custa mais caro que um para pistas não pavimentadas.”
Leia-se:
“Acredito que o que ele quis dizer foi que um C390 preparado para pistas não pavimentadas custa mais caro que um para pistas
nãopavimentadas.”Exato Andre, vc pegou o espirito da coisa…O KC 390 é uma aeronave fantástica e entendo que cumpre com louvor as missões para as quais foi concebida e realizada. A versão C390 já representa, obviamente, um esforço no sentido de redução de custos. Se considerarmos os itens que compoe essa versão vamos verifiarcar que “apenas” os equipamentos e componentes que são os minimos de série e necessários para REVO é que foram dispensados; já é bem interessante , mas outros tantos destinados a prover um equipamento mais resistente a pistas rusticas também oneram bastante o produto. Imagina só desde o… Read more »
Prezado: de fato eu sei disso, mas meu ponto de vista é que deveria haver uma versao do C-390 downgraded de modo a torna-lo mais acessivel…Veja só o tubo de conexão da sonda quanto representa em custo fabril (não confundir com custo do material….)
Isso vai reduzir a população de quero-quero (Vanellus chilensis). Espero que as turbinas aguentem, o projeto é vencedor.