EUA realizam primeiro ataque aéreo na Somália sob a administração Biden
As forças dos EUA em 20 de julho conduziram um ataque aéreo contra os combatentes do Al Shabab na Somália, o primeiro ataque do tipo sob o presidente Joe Biden.
O ataque, que ocorre depois que a maioria das tropas americanas deixou o país, apoiou as forças parceiras da Somália sob ataque nas proximidades de Galkayo.
“Não havia forças americanas acompanhando as forças somalis durante esta operação”, disse o porta-voz do Departamento de Defesa, Cindi King, em um comunicado. “As forças dos EUA estavam conduzindo uma missão remota de aconselhamento e assistência em apoio às forças parceiras da Somália designadas. As forças dos EUA estão autorizadas a realizar ataques em apoio às forças parceiras designadas pelo comandante combatente em autodefesa coletiva.”
O último ataque aéreo na Somália foi em 19 de janeiro, pouco antes de Biden tomar posse como presidente.
Em dezembro, o então presidente Donald J. Trump ordenou que as tropas americanas deixassem a Somália como parte de uma grande missão de transporte aéreo rápido chamada Operação Octave Quartz. Desde então, as forças americanas têm “se deslocado para o trabalho”, voando para missões de curto prazo e deixando o país, disse o comandante do Exército do Comando da África dos EUA, general Stephen J. Townsend.
No mês passado, porém, Townsend disse que o Departamento de Defesa está considerando enviar tropas americanas de volta ao país. O “reposicionamento bastante repentino da Somália” tornou a missão mais arriscada e complexa, disse ele.
“Então, o que estamos tentando fazer é administrar esse risco e complexidade enquanto ainda tentamos ajudar nossos parceiros africanos com seus desafios de segurança”, acrescentou.
FONTE: Air Force Magazine
Os chineses deveriam participar mais de missões contra terrorismo.
a política deles é diferente desse “destrói constrói” dos eua
A politica deles é destroi e toma.
Pra que a China vai entrar numa “guerra” logo agora contra os EUA? Se é que me entende…
Ele não quis dizer contra os EUA, ele disse contra os terroristas.
kkkk. Vc não entendeu pelo visto. kkkkkkkkkkkkkkkk
mais uma “parceria” norte americana
EUA querendo retornar a Somália sobe o comando de um democrata… Isso pq os democratas são ”paz e amor” e os republicanos os vilões segundo alguns… Os americanos tem um sentimento de invasor no sangue!!
Não conheço a situação mas não atacaram o governo da Somália, mas um grupo terrorista e possivelmente com todo o apoio para o ataque desse governo. E é o grupo que atacou Moçambique.
Na Somália tem petróleo ou ouro? Alguém sabe?
O Afeganistão não tinha ouro nem petróleo mas tinha muito terrorista.
O Afeganistão é um local estratégico para a passada de óleodutos e gasodutos paba abastecimento de grandes economias em em seu redor.
Pesquise sobre os motivos da invasão soviética ao país. Não foi por ouro, mas…
Acho que o maior motivo é manter os países vizinhos sob a sua influência e não necessariamente pelos seus recursos. Os países Bálticos e outros não tinham grandes recursos naturais mas no entanto foram ocupados. Muitas vezes as invasões acontecem porque podem. Alguém tem que gastar as munições.
O Afeganistão tem papoulas, cujos derivados são bastante consumidos nos EUA kkkkkk
E o ópio deu muita grana sem rastreio para a CIA fazer suas maracutaias sem ter que ir ao congresso para justificar o uso do dinheiro.
Está muito mal informado amigo ! O problema no afeganistão não é a falta de recursos minerais e sim a dificuldade em extrair, seja devido a problemas geológicos e aos problemas de instabilidade política…
Mas eu não me surpreenderia se os chineses começassem a negociar com um hipotético governo talibã, pois duvido muito que esses democratas postos por Washington tenha vida longa.
Não vai dar ao mesmo? Se os EUA invadiram o Afeganistão pelos seus recursos não teriam começado a fazer algo para explorar esses recursos? Fazem 20 anos que estão lá. Não tem muita lógica invadir por causa dos recursos e no final não ter nenhum rendimento. Se quisessem fazer isso certamente conseguiam facilmente extrair esses recursos.
Os motivos são muito claros. Eliminar a Al Qaeda e quem deu apoio a estes, os Talibãs. Algo muito diferente do Iraque.
Explorar com o inimigo na sua cola? kkkkkkkkkkkkkkkkk Internem esse demente por favor… kkkkkkkkk
Cada comentário. Desde quando os Talibãs atacaram os Americanos nas suas bases mais importantes? Atacavam as bases mais fracas e isoladas. A coisa mais fácil é defender um alvo de grande valor. O problema são os locais onde não se está à espera de um ataque. E só para o senhor aprender alguma coisa, Portugal construiu durante a guerra colonial uma das maiores barragens do continente africano em Moçambique, Cahora Bassa. E estamos a falar da sua construção em que temos centenas ou milhares de quilómetros de vias para proteger para além da zona de construção. Mesmo em tempo de… Read more »
E terras raras né minion? kkkkkkkkkkkkk
kkkkk é a sua falta de humildade e de conhecimento. Aprenda alguma coisa sobre o que aconteceu no Afeganistão e não venha acrescentar disparates.
Olavo segue sem ter razão. Biden não virou capacho da China, Irã, Cuba e grupos terroristas.
Pena que eu estou bloqueado em várias páginas olavéticas, queria dar boas gargalhadas lá.
Obs: não apoio Biden, fosse eu americano teria votado no partido libertário.
Olavo não vale o estrume que come…
A eleição do Bidem ainda está causando polêmica entre os norte-americanos. Ainda há investigações sobre fraudes. Por isso o atual presidente está tentando agradar aos militares e fabricantes de armas com o objetivo de obter apoio e continuar no crgo.
Deve ser por isso (ironia). Em alguns casos vão ser fazer a 4 contagem de votos. Não há nenhuma fraude, o que se passa são aldrabões que não sabem fazer outra coisa a não ser criar mentiras.
E comprar armas para se manter no cargo? Grande teoria (ironia).
Bomba na cabeça dos vilões
Jogaram bombas em Washington?
São Terroristas que assassinaram centenas de pessoas, mulheres e crianças, só em Moçambique.
Humm… Qual será o recurso natural que o Tio Sam quer tomar do povo somaliano? Ou será apenas a posição estratégica?
Bombardearam terroristas. Algo muito comum, principalmente em África. Isso não significa que vão invadir o país e explorar os seus recursos. Os Americanos e os Europeus sabem muito bem o perigo que estes grupos terroristas representam.