A-10C Thunderbolt II ‘Blacksnake’
Para comemorar o 100º aniversário da Guarda Nacional de Indiana, sua 122ª Fighter Wing deu a um de seus A-10C Thunderbolt II uma impressionante pintura em preto e cinza escuro.
O A-10, número de série 80-0244, mantém a arte distintiva do nariz de cobra encontrada em todos os Warthogs que pertencem à 122ª Fighter Wing, que é apelidada de Blacksnakes. Esta cobra de olhos verdes, completa com presas, envolve o canhão giratório de 30 mm da aeronave.
O esquema completo também tem uma série de outros toques simbólicos. Um lado da aeronave tem um flash na cauda da 122ª FW com o texto “Fort Wayne” gravado em amarelo sobre o fundo azul com a bandeira do estado de Indiana. O flash da cauda oposta mostra uma bandeira quadriculada “Racers” com o texto “Terre Haute” da 181ª Ala de Caça extinta, agora a 181ª Ala de Inteligência.
Os distintos motores duplos A-10 receberam um logotipo centenário da Indiana ANG exibindo o texto “Indiana Air National Guard” sob um grande número “100”, junto com os anos “1921-2021”.
A pintura foi realizada pela Air National Guard Paint Facility em Sioux City (IA) durante as últimas semanas de junho.
Infelizmente, a 122ª Ala de Caça não poderá desfrutar de seu A-10 recém-pintado, já que a Ala está marcada para o descarte de seus A-10 no Ano Fiscal de 2022. A USAF planeja reduzir o número de A-10 operacionais de 281 para 218 aeronaves. O 163º Esquadrão de Caças da 122ª FW irá então voltar para o General Dynamics F-16, do qual eles se despediram em 2010.
FONTE: Scramble Magazine / FOTOS: Indiana Air National Guard
Comando Cobra Comandos em Ação estão de volta! Kkkk. Muito Bonito!
Meus primeiros:
Oficial Cobra e Raio laser
nem da para dizer que foi baseado no A-10…
Tive o aeroforça noturna que é literalmente o SR-71 BlackBird ;
Que inveja tomcat, eu tive o F-14, aquele que tem as asas com enflechamento negativo, sempre quis a Aeroforça noturna mais nunca consegui compara powwww
Eu que digo que inveja pois minha mãe me deu o aeroforça devido ao Super Caça Bombardeiro(o F-14) ter acabado. Imagine minha cara ao rasgar o papel da cx pensando ser um e ser o outro!!!rs
Acho que esse aviao devia ser apelidado de Spitfire pois eh um verdadeiro “cuspidor” de fogo.
Esse tanque voador nao tem o trovejar nos motores, se aproxima silenciosamente e ao passar deixa um suave mas mortal assovio.
Um vetor sem igual. Poderoso no ataque ao solo.
Planejado para destruir blindados da USSR, porém foi mais utilizado como apoio aéreo nas guerras do Afeganistão, pós invasão do Iraque e na Síria.
Os terroristas de moto e toyota sofreram muito com esta incrível aeronave.
Muito loko!!!!
Lindo e este canhão, chega a arrepiar……
Não entendi o que uma aeronave dessas pode agregar à Guarda Aérea Nacional de Indiana.
Ela faz sentido na linha de frente, e não para defesa aérea de uma unidade federativa que sequer faz fronteira com outro país
Nao entendi.
Vao sair do A 10 para o F16?
Um avião nao tem nada a ver com o outro…
Podem ter ideias diferentes para consecução de sua missão, mas os dois são plataformas de CAS da USAF.
O F-16 faz mais coisas como SEAD, e CAP, e é muito mais flexível, mas tambem cumpre a missão principal do A-10, que é o Close Air Support.
O conceito tem a sua complexidade em uma explicacao bem rasa, a Guarda Aérea Nacional eh uma forca militar nacional de reserva da USAF e eh representada em cada um dos estados americanos alem de também estar presente como forca componente em outros territórios. Sao originalmente subordinadas aos respectivos estados mas pode ser federalizado por ordem do Presidente do pais (POTUS), tornando-se assim parte ativa da USAF.
Ha muito mais detalhes curiosos mas uma pesquisa na internet pode dar respostas mais especificas e detalhadas.
Pangloss, Guarda Aérea Nacional não tem nada a ver com linha de frente ou não. De grosso modo, imagina que é uma espécie de CPOR+Unidade de reserva, onde os pilotos não são mais do serviço ativo da Força Aérea, mas que durante algum tempo eles mantém a proficiência em vôo operacional em aeronaves da USAF ao voarem e treinarem semanalmente ou algo assim e de vez em quando saem em grandes exercícios e deployments mais curtos. Em caso de emergência podem ser ativados como unidades, quando eles automaticamente são outorgados com uma licensa no emprego em que estiverem atualmente e… Read more »
Até têm F35 na guarda nacional
Como o F35 pode substituir esta máquina demolidora?
Não pode e não vai , a não ser que instalem o humilde GAU no F-35 !!!rs
Ficou lindo nessas cores. Um avião legendário. Matador. Mostrava o inferno aos inimigos. O detalhe da cobra. Poderia ser chamada de Mamba Negra. Super venenosa e letal.
Ainda mostra o inferno aos inimigos caro Antonio e o fará por mais uns bons anos.
Que avião incrível. O melhor CAS, sem dúvida. Já pilotei muito…no antigo simulador A-10 Tank Killer.
Bons tempos em que a gente limpava uma coluna de blindados do Pacto de Varsóvia ao se alinhar com a estrada e mandando ver no canhão. Era um jogo bem legal.
Alta jogabilidade e rodava liso em máquina ordinária.
Maquinão! show!
Até agora, pelo menos, não houve sugestão para o Brasil comprar os descartados. Já é um avanço!