IMAGENS: Novo caça russo é avistado no Aeroporto Internacional de Zhukovsky
Começaram a circular nas redes sociais fotos do novo caça russo de última geração que foi avistado no Aeroporto Internacional de Zhukovsky, próximo a Moscou, na quinta-feira, 15 de julho.
A aeronave aparece coberta com lona, por isso não é possível avaliar se é um mockup ou um protótipo. Aparentemente o caça é monomotor.
Com base nas fotos, alguns analistas deduziram que o avião tem um motor maior, provavelmente o Produto 30, canopy e nariz com mais volume, significando que ele possui um radar maior, IRST, entradas de ar nas laterais da fuselagem e ele não tem canards.
Ainda esta semana, a United Aircraft Corporation da Rússia (UAC, parte da empresa estatal de tecnologia Rostec) informou que planeja revelar a nova aeronave militar no primeiro dia da feira aeroespacial internacional MAKS 2021.
A mostra aeroespacial MAKS 2021 será exibida em Zhukovsky, de 20 a 25 de julho.
Quando começa a MAKS 2021?
Dia 20. Onde esse caça será apresentado.
Valeu
Obrigado
Está na matéria.
Nossa que legal!!!!
E a mãe Rússia mostrando estar ativa ainda no jogo.
A Rússia é uma grande nação e tem muita história para contar.
Ter sido sede do comunismo internacional de forma alguma justifica algum tipo de ranço.
Sou um grande admirador de Israel, dos EUA dos Russos e também da garra chinesa.
Isso não impede a gente de ver coisa erradas ou questionáveis quando existirem né?
Não vejo a hora de ver a fuça dele!
Parabéns pelo comentário. Concordo plenamente.
Se é feito na Rússia é o melhor possível, tem muita qualidade s e não terá nada questionável …
De acordo Leonidas… Como admirador de aviação e principalmente da aviação militar sempre admirei os russos mas também temos o mundo todo para vermos as novidades que chegam como dos Japoneses também. Muito bom comentário.
leonidas, o parabenizo pelo seu comentario, extenderia isso a todos os paises do mundo.
A projeção do caça está com um design próximo do realista. Embora com base nessas imagens, não dá para dizer se realmente há canards, a imagem amplia muito pouco para ter certeza, embora eu acho que deva ter.
Será que vai ter o DNA do finado MiG 1.44? Na expectativa também.
Veremos.
Eu aposto nessa hipótese
A conferir: Supermanobrabilidade, empuxo vetorado, stealth, capaz de ultrapassar duas vezes velocidade do som, monomotor, com peso de decolagem até 18 toneladas.
Será equipado com o motor de caça mais potente do Mundo.
Que motor?
Vão fazer um novo?
Parece ser um avião bem grande para 18 ton
O F-35 – Máximo na descolagem 22.680 kg
Pelas fotos ele parece ser bem grande. Maior que F35
Olhando assim parece o YF 23 (um dos designs mais legais já feitos). Nenhuma informação sobre a configuração das asas?
Por acaso, será que vc está fazendo esse comentário para desmerecer o avião russo comparando com um antigo projeto americano fracassado?
Será?
Rapaz como vc escreve besteira…..hahahaha.
levando em consideração o vídeo de divulgação, a novidade é direcionado principalmente para clientes estrangeiros. O vídeo já delinea os principais mercados para o lutador: Emirados Árabes unidos, Vietnã, Argentina, Índia.
https://www.youtube.com/watch?v=u-OZZKnjhRI
Argentina??? bah….
Irã e Argélia serão fortes candidatos.
Por causa disso que acho que ainda há um outro em desenvolvimento. Olhando aos países retratados no vídeo, alguém viu um piloto russo? Eu não.
Acredito que este seja uma aeronave pra países sem muitos recursos, uma avião mais barato. De uma categoria abaixo à do Mig-35 hoje. Mas ainda não é o futuro caça leve da Força Aérea Russa.
Este caça estará para o SU-57 como o F-35 está para o F-22.
Argentina??? Está de “brincation” ???
Argentina só vai conseguir comprar caças baratos chineses por haver interesse dos chineses de expandir sua influência na AL e pelos bancos chineses contarem com o interesse do governo deles para garantir a transação.
Outro dia, um MiG-28 da FAB passou sobre Copacabana, no meio da tarde.
Estão sendo mais comuns esses voos sobre a cidade, especialmente a tarde, gostaria de saber porquê…
O referente mig-28 é o f-5, no filme top gun usaram caças f-5 como inimigos e aparentemente segundo as minhas pesquisas no google deram o nome de Mig-28.
Estranho seria ver um F-35 voando e pousando sem problemas.
Estamos há anos demonstrando as proezas da indústria militar russa.
Agora, lá vai o Biden correr atrás do prejuízo.
Entregou a idade… Também gosto do MiG-28…kkkkkk
kkkkkkk. Boa, Pangloss!
Sob qual nome eles irão promover a aeronave? A UAC engloba tanto a Mikoyan quanto a Sukhoi.
F trintaecinkosvi
MiSu, SuMi ou aproveitam o k comum em ambos e fica algo tipo MikuS ou SukiM. Deve ter gente bem mais capaz que eu na R.
Capaz que eu na Rússia para criar nome de avião. Hahah
As propagandas na página estão atrapalhando bem quando se digita comentários via smartphone.
Eu ouvi dizer que será Sukhoi, mas definitivamente não posso te afirmar com a certeza absoluta.
Também fiquei sabendo de um boato que a Sukhoi estaria desenvolvendo um caça leve há algum tempo, já. Enfim, dia 21/07 saberemos.
Maior spoiler na capa!
Faltam 5 dias!
Excepcional notícia!
Aparenta ser bonito. De antemão parabéns aos russos, que mesmo com as dificuldades ainda conseguem estar no topo da produção tecnológica.
As linhas são belas, sem dúvida. Com novo motor e aviônica mais avançada, tudo indica que deverá ‘herdar’ grande parte dos gastos de desenvolvimento do SU-57, porém num pacote mais enxuto, visando menor preço e o mercado internacional. É impossível, neste momento, qualquer análise aprofundada. Mas a ausência de canards, novo motor e, muito possivelmente, a utilização dos mesmos materiais de absorção de radiação usados no SU-57, darão ao avião uma menor assinatura de radar, talvez até melhor que a do próprio SU-57. É preciso lembrar que o SU-57 foi desenvolvido para ser um “stealth de defesa”, mais focado na… Read more »
Encerraram porque era muito caro. E talvez um caça de superioridade aérea puro, com pouca ou nenhuma capacidade de ataque ao solo, não precise de um grande número. Os conflitos mais recentes comprovam isso.
A indústria americana sempre tem ‘reinventado a roda’, com modelos completamente diferentes. Eles, claro…podem se dar a esse luxo, afinal eles tem a habilidade de ‘imprimir dinheiro’ à vontade. Mas, acho que se tivessem adaptado o F22 para ter capacidade de ataque ao solo, teríamos algo muito, mas muito superior que o F35. Aliás, por conta disso o congresso americano, por diversas vezes, questionou o encerramento da produção do F22. Algo semelhante ocorreu com o Eurofighter Typhoon, que havia sido projetado para superioridade aérea, e agora é capaz de ataque ao solo. Porém, do ponto de vista industrial e do… Read more »
Esse tom..
Fala como se fosse fonte de sabedoria.
Existem varias questões por trás da tecnologia de radio localização.
Existe a lemma de ambiguidade.
Existe rede dos radares distribuidos.
Existe a informação cumulativa.
Existe localização em feche e processamento em tempo(integração).
Existem varias aplicações dos Leis de Maxwell.
Mas parece que SOMENTE VC sabe de tudo. Menos ao que REALMENTE importa.
Conhecimento…
Volte as aulas de eletrodinâmica que vai ser recompensado de falar besteiras no público.
A mãe Rússia voltou… Simples assim
Porque você, e alguns outros, falam de “mãe Rússia”? Porque o “mãe”?
Eduardo,nem eles sabem. Só repetem,igual papagaios.
Tem gente que precisa de um estado paternalista para dar sentido às suas vidas. Como “pai Russia” não combina, então fica “mãe Russia” mesmo. Só que a Russia pode ser mãe apenas para seus filhos legítimos, e não para um punhado de latino-americanos desorientados
O termo “Mãe” Rússia é algo de conotação histórica utilizado pelos russos para definir a proteção do estado nacional a seus cidadãos. A ideia de pátria é bem consolidada mesmo Rússia tendo um histórico complicado no trato com os mais simples, uma nação ainda imersa no modo de “produção feudal” em pleno Séc. XIX A Rússia acaba com o status da Servidão apenas em 1861 por decisão do Czar Alexandre II porem manteve uma forma de governo absolutista até 1917!!!! Mas ainda assim o povo sempre teve uma devoção ao Czarismo como provedor via a gestão da nação Russa, e… Read more »
Entendi. Mas a expressão Tio Sam remete ao personagem pictórico que vemos como representação dos EUA, como o porco do Palmeiras ou o santo velhinho do São Paulo. Acho que fica mais isento do que essa estória de por a mãe no meio.
eu sempre quis entender isso! “mãe” de quem? engraçado é que quando a gente elogia, junto a muitos outros oficiais superiores de várias nações estrangeiras, caças como o F-35 (campeão de vendas mundial), eles vem com “fanboy”, “baba-ovo dos americanos”, etc… mas quando aparece um caça russo debaixo de um lençol é um tal de “VIVA A MÃE RUSSIA!” KKKKKKKKKKKKK
Da mesma forma que penso que a Rússia nunca saiu de cena em termos militares, também não dou grande importância a esta questão. É mais uma etapa no desenvolvimento Russo. Apesar de já vir atrasado algumas décadas.
Atrasado algumas décadas? O F-35 ainda está amadurecendo. A China ainda não introduziu um 5ª geração mais leve, como o JC-31. A Europa espera ter seus próprios caças furtivos somente em 2035 ou 2040.
A Rússia estar colocando um 2o caça furtivo no mercado, ainda que não sabemos as datas para o 1o voo e quando será sua introdução, mas é um exagero falar em décadas de atraso.
Os aviões stealth já existem desde os anos 80. F117 e B2.
E o F22 já vai nos 23 anos de vida.
Provavelmente venha a ganhar algum nome peçonhento (cobra, víbora, serpente, etc) para ficar condizente com sua função de freguês de kingsnake
Fui até o espelho do banheiro e me dei um tapa na cara pois eu desdenhei da notícia anterior em que a Rússia afirmara que apresentaria um novo caça.
Eu pensei que jamais sairia do papel.
Ao menos o que parece ser um mock up está aí.
Parece aquele “caça” iraniano,
o quequé…qualquer coisa,sei lá o nome.
É pra rir né?
Porém a Rússia não é o Irã.
Eles têm know-how pra fazer avião de altíssima tecnologia.
Ansioso !!! Pra ver esse caça voando . Parabéns aos engenheiros Russos .
caça fake… nem SU-35 conseguem entregar!
Os russos e chineses sempre fazem bastante suspense, mas quando começam a revelar algo é porque o negócio já está pronto e preparado pra guerra mesmo. Diferente dos embustes do ocidente onde sempre fazem muito espetáculo de pirotecnia nos seus lançamentos, mas que no final acabam se revelando como grandes abacaxis…
vira-lata detec
Era oque faltava aos russos, uma aeronave leve para trabalhar em conjunto com o SU-57…
pelo tamanho, não parece ser tão leve.
Compare ele com o SU-35 e Mig-35 que é tido como um caça leve e você verá a diferença…
Se não me engano essa seria uma projeção de um conceito da Mig para a concorrencia LMFS, e esta bem parecido o modelo apresentado, com exceção dos canards, mas pode ser que estes estejam desmontados para transporte, principalmente se for uma maquete.
Não era esse o conceito que foi divulgado, o que apareceu era com 2 motores.
Exatamente,parece muito mas sem os Canards…
Gripen de duas caudas.
F-35, J-31 , esse novo caça russo e os protótipos/mockups da Coreia do Sul e Turquia são todos parecidos. Eu sei que quando se busca furtividade os engenheiros desses países encontram soluções parecidas. Afinal vale a pena tentar “reinventa a roda ” quando se já tem um método eficaz? Por um lado mostra que a tecnologia furtiva está cada vez mais difundida, por outro todas essas aeronaves parecidas me passa a impressão que o senso de originalidade foi perdido. De qualquer forma parabéns a a Rússia, espero que essa aeronave não passe pelos problemas que o Su-57 passou, como atrasos… Read more »
A tecnologia furtiva se baseia 80 no formato da aeronave com o objetivo de reduzir a assinatura radar. Coisa que deixa muito pouca margem para inovar.
Impressionante como os russos conseguiram desenvolver o aviao de forma secreta sem vazar para o ocidente !!!
Eu canso de ler aqui que Stealth n serve pra nada…
Mas os russos e chinas, só tentam/desenvolvem stealths…
Tem algo errado nesta lógica.
Onde que você leu que Stealthy não serve para nada?
Leia os posts dos chinófilos e russófilos sobre qualquer stealth que seja do Ocidente.
Rússia fazendo dever de casa
Como sempre.
Sou capaz de apostar que não é somente 1 caça leve, mas 2 aeronaves. Fora o sucessor do Mig-31 Foxhound. A Mãe Russia está preparando surpresas!!!
Um caça leve multifuncional, que complementará o SU-57 e provavelmente produto de exportação. Deverá substituir o MIG-29. Vamos aguardar a revelação das linhas desse caça mas lembrará o X-32 provavelmente.
[]’s
Não seria este projeto de 2011 tomando forma?
https://www.aereo.jor.br/2011/01/02/um-mig-de-quinta-geracao/
Realmente parecem bem similares as linhas básicas!! Não tinha visto esta matéria antiga, mas os desenhos com cortes do projeto bem interessantes!!!
Finalmente vão lançar o Firefox! ?
Estou impressionado como o BRASIL tornou-se importante, uma grande quantidade de russos aqui e com domínio da língua Portuguesa…
“Domínio” da língua portuguesa?
Sim, estes russos escrevem de forma perfeita a mesma….
O Brasil é “importante” há muito tempo, haja vista a quantidades de americanos e, mais recentemente, de israelenses que dominam o português e os comentários de canais de defesa. Como são patriotas!…
O trem de pouso parece o do MiG-29, especialmente o principal com as pernas ligeiramente inclinadas para a frente.
A julgar pelo contorno do tecido, ele tem pequenos canards ao lado do cockpit ou entradas de ar laterais.
O trem dos Migs sempre vermelho. Este dai é Su mesmo..
Rapaz, será o tal Mig-41 ???
Parece bastante… principalmente a frente… se observar a foto lateral da para ver que há um prolongamento da entrada de ar projetado mais para a frente. Como esse conceito foi apresentado como bi-motor, e que teria um desenho “revolucionário”, se a aerodinâmica do mesmo for realmente boa, nada impede que façam duas versões do mesmo caça, sendo um monomotor mais leve, para aquisição em grandes quantidades, para atuar como leve, e outro, bimotor, maior e mais pesado para atuar como interceptador / superioridade aérea. O interessante é que ele lembra uma versão comemorativa bem mais moderna do célebre mig-21.
Não. O Pak-DP, conhecido como MiG-41 será bimotor, provavelmente maior e mais pesado que o Su-57.
Este é um caça leve, pouca coisa mais pesado que o Gripen E. Terá cerca de 18 toneladas.
Na espectativas dos especialistas russos: o caça se beneficiará da supermanobrabilidade e capacidade de supercruise que o F-35 notavelmente carece, e parece ser uma aeronave menor projetada para ter um custo operacional muito mais baixo, uma aeronave para operações táticas. Os custos de pesquisa e desenvolvimento do novo caça deverão ser baixos, pois contará com tecnologias já desenvolvidas para o Su-57.
É, viu…eu também desconfio que seja…
Isso ai é um desenho feito por um entusiasta que sabe lá por que se popularizou na internet, esqueça isso ai.
Independente disso, a silhueta nas fotos mostra algo mais perto destas ilustrações que postei do que das ilustrações postadas pelo caríssimo Adriano Madureira. Que venha logo o dia 20 pra matar nossa curiosidade.
Não. Apesar de eu gostar muitos dessa arte do MiG 21 stealth, é só arte.
O MiG 41 será um avião grande como o MiG 31 se tiver recursos para sair do papel.
Com certeza a maior frustração dos americanos foi não conseguir destruir a Rússia com sanções econômicas igual fizeram com Cuba, Coréia do Norte e vários outros países que estão sob embargos por não seguirem a cartilha internacional do governo americano.
A genialidade do Putin e a coragem russa em enfrentar inimigos fizeram o país buscar alternativas e meios internos para contornar os impactos da política americana. Hoje a Rússia produz quase tudo que antes era importado e foi proibido e mostra novamente que o país não perdeu a capacidade de desenvolver novos aviões de combates.
Sim, antes de Putin era uma economia aberta e importava tudo (ironia).
E por não importar nada já basta para ser uma economia desenvolvida…
Antes de Putin (se Vc tivesse a coragem visitar a Rússia naqueles tempos) era uma economia de capitalismo selvagem onde os escrotos poloneses vendiam toneladas de porcaria como catchup e maionese envenenando aos milhares dos russos , bielorrussos e ucranianos para ganhar seus 100 dólares por dia. Antes de Putin os militares de experiência (pilotos ,marujos e das forças especiais) foram para Africa e Américas para sustentar as famílias. Antes de Putin EUA enviava as sobrecoxas para ex USSR (que foram chamadas de “pernas de Bush”) em troca de destruição de mísseis (que muitos por aqui acham dita solução como… Read more »
É verdade, entre 1989 e 99 foi um período muito complicado, em que a corrupção venceu apesar das reformas feitas que foram um pretexto para modernizar o país mas acabou por voltar aos tempos dos Oligarcas. Mas a culpa é de quem? Absurdo é o seu comentário que vai buscar coxas de frango e Soros e em nenhum ponto o senhor contraria o que eu disse. Ou acha que uma país como a Rússia, como imensos recursos naturais e humanos tem uma economia ou sociedade de acordo com a sua grandeza? Ou acha que devemos defender ditaduras? Se houver falta… Read more »
não seria uma cópia do F-35?
O bicho é enorme, marca registrada dos russos….
Você achou enorme? Eu achei pequeno…
Ansioso pra usar ele no Ace Combat 8
O Checkmate, será mais um a juntar à familia dos:
FC-31
F-35
KFX
Com a diferença que, muito provavelmente, ainda não deve ter financiamento para o primeiro voo.
Ainda acho o Yf23 mais stealth que essas aeronaves acima (só observando a visão frontal, o avião parece mais chato) :
Mais uma possibilidade p aumentar o suspense!!!
Aposto em algo bem próximo a este desenho.
olha acho que vc matou a charada kkkk
Matou a xarada muchacho!!!!!?
Este parece ser um desenho baseado nas fotos. Me parece um bom desenho stélfi sem ser all aspect. . Me parece que a proposta russa de lidar com o aquecimento do motor a jato é deixar o vento passar por cima e deixar por isso mesmo. . Voando alto e visto de frente ou de lado me parece o suficiente. Se visto por trás ou visto por cima/numa curva em dogfight… esta questão deve ser quase irrelevante. Na dificuldade de fazer perfeito ou ter um que exista os russo escolher fazer existir. . gostei bastante do desenho. Espero conseguir um… Read more »
Pelas fotos parece ser algo como um J-31 monomotor possivelmente AL-31 / 41F
O texto está meio confuso, motor e radar maior? Maior que o que? Deve ser uma aeronave bem interessante. É muito legal acompanhar o nascimento de uma nova aeronave de ponta assim.
Está bem parecido com algumas projeções que tem saído, com exceção da falta de canards ou outras superfícies horizontais, o que é uma novidade.
O nariz parece meio bulboso demais, mas isso pode ser por causa da lona.
Compraram um F-35
Os argentinos já estão dizendo que o caça poderia ser oferecido a Argentina em uma parceria kkkkkkkkkkk
Este caça fake me parece familiar.
Realmente parece ser um caça bem compacto, mesmo para os padrões russos que geralmente gostam de equipamentos militares grandes…
Comparado com outros russos como o Su-57,Su-35 e com o MiG-35,que é tido como um caça leve,dá para ver a diferença..