Jatos Falcon 2000S ISR adicionais para a Coreia do Sul
A Força Aérea da Coreia do Sul (RoKAF) reforçará sua capacidade de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) com quatro aeronaves Dassault Falcon 2000S ISR adicionais.
A nova aeronave será entregue ao 296º Esquadrão de Reconhecimento (39ª Ala de Reconhecimento) na Base Aérea de Seongnam (Seul, Coreia do Sul). As duas primeiras aeronaves Falcon 2000S foram entregues à unidade em 2011.
A companhia Korean Air levará os jatos executivos Falcon 2000S bimotores da francesa Dassault Aviation para transformá-los em aeronaves Baekdu de média altitude. A aeronave ISR, uma força-chave de vigilância da Força Aérea sul-coreana, é chamada de “Baekdu” porque sua cobertura atinge o Monte Baekdu na Coreia do Norte.
Para reduzir sua dependência da inteligência dos EUA, as tropas sul-coreanas reforçaram as capacidades de inteligência comprando mais aviões espiões ou atualizando as capacidades de vigilância dos que estão em serviço.
Após o sucesso do primeiro programa Baekdu, a RoKAF decidiu lançar um programa para substituir as quatro aeronaves de reconhecimento RC800 mais antigas (Hawker 800XP da Raytheon) por aeronaves recém-configuradas. Este segundo programa está previsto para ser executado de 2022 a 2026 com um custo total de US$ 768 milhões.
FONTE: Scramble Magazine
A França sabe vender. Eles têm políticos lobistas muito comprometidos com a indústria nacional, têm diplomatas competentes e bancos robustos para financiar tais vendas
O que tem nesses aviões? Radar de abertura sintética?