Militares da FAB participam do Exercício Multinacional Panamax 2021
O treinamento ocorreu, de 10 a 18 de junho, em Miami, nos EUA
Quatro militares do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que fica localizado em Brasília (DF), participaram do Exercício Multinacional Panamax 2021 – Planning in Crisis (PIC). A atividade foi conduzida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o objetivo de promover a interoperabilidade, a capacidade de planejamento conjunto entre as nações e a manutenção dos laços de cooperação e amizade entre as Forças Armadas. O treinamento ocorreu, de 10 a 18 de junho, em Miami, nos EUA.
Os representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) trabalharam no Componente Aéreo do Exercício (CFACC), com planejamento do emprego fictício dos meios aéreos para a Defesa do Canal do Panamá contra uma organização armada extremista simulada. “Foi uma grande oportunidade compartilhar conhecimentos e experiências e aprender mais sobre as Operações Conjuntas Internacionais. Esse esforço certamente beneficiará os nossos Exercícios e o emprego real da Força Aérea Brasileira”, afirmou o Chefe da Divisão de Planejamento do COMAE, Coronel Aviador André Luiz Dallagnol Cechella.
Além do Brasil e dos EUA, também participaram do adestramento a Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Jamaica, Panamá, Paraguai, Peru, Belize e República Dominicana, totalizando 160 militares.
FONTE: Força Aérea Brasileira
E a quase 80 anos atrás nós participamos da defesa da zona do Canal do Panamá como parte de uma Operational Training Unit como parte do 30th Fighter Squadron voando P-40’s e ainda perdemos um piloto em acidente de treinamento, o 2º Tenente Gastaldoni. Novamente interessante é que os nossos pilotos embarcaram no navio que os tiraria do Panamá no dia 22 de Junho de 1944, tendo como destino Nova Iorque e daí para a transição para o P-47D.
o cenário proposto parece exótico demais.
Exótico igual ao episódio das torres gêmeas, mas perfeitamente possível.
Ainda mais depois do que ocorreu no Canal de Suez. Alguém pode ter a ideia interessantíssima de arrebentar uma ou mais das eclusas do canal do Panamá e causar um prejuízo incalculável ao comércio internacional.
Verdade, meu amigo.
Parabéns pela lembrança Leandro, Brasil sempre sendo convidado para participar dos treinamentos junto das FAA e sobressaindo-se com destaque e tendo o devido reconhecimento, pena que os nossos meios de comunicação televisiva não menciona os feitos dos nossos militares que por onde passam tem o reconhecimento mundial.
Lembrei de um episódio de Spiral Zone, onde o grupo terrorista Black Widows tomava conta do Canal do Panamá, e os militares Zone Riders tinham que tomar de volta. Desenho incrível, aquele.