O Jane’s informou que o Ministério da Defesa da Malásia (MinDef) anunciou no dia 22 de junho que lançou uma concorrência para o programa Light Combat Aircraft/Fighter Lead-In-Trainer (LCA/FLIT) de Aeronaves de Combate Leve da Força Aérea Real da Malásia (RMAF).

Publicado no site do ministério, o breve anúncio informava que o serviço tem como objetivo adquirir um número inicial de 18 aeronaves, acrescentando que o pedido de licitação será encerrado em 22 de setembro.

Nenhum detalhe adicional foi fornecido, mas fontes da indústria disseram ao Jane’s que a RMAF quer que oito dessas plataformas sejam configuradas principalmente para treinamento de caça, enquanto as 10 restantes seriam LCAs.

O programa faz parte do plano ‘Capability 55’ da RMAF. Lançado em 2018, o plano prevê a aquisição de 36 plataformas LCA/FLIT em duas fases, sendo 18 aeronaves a serem adquiridas a partir de 2021 e as restantes a partir de 2025. As 36 aeronaves destinam-se a equipar um esquadrão LIFT e dois esquadrões LCA.

Os FLIT destinam-se a substituir a frota atualmente aterrada em serviço de sete treinadores a jato Aermacchi MB-339CM, enquanto os LCAs substituirão os 18 BAE Systems Hawk Mk 108 biplace e LCAs Mk 208 monoposto em serviço.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments