Empresas de defesa turcas unem forças para a aeronave de combate de 5ª geração TF-X MMU

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As empresas da indústria de defesa turca combinaram suas capacidades para a Aeronave de Combate Nacional (MMU), um jato de combate stealth nativo de quinta geração e um dos projetos de tecnologia há muito aguardados na Turquia.

Temel Kotil, gerente geral da Turkish Aerospace Industries (TAI), principal contratada do projeto, disse à Agência Anadolu (AA) que o processo de produção está progredindo bem e que o protótipo, que inclui aviônicos, controle e sistemas hidráulicos, será revelado pela primeira vez em 18 de março de 2023.

Ele disse que após o acionamento do motor, os testes de solo começarão.

Afirmando que tem um cronograma “muito rígido” a seguir, Kotil disse que se trata de um projeto que tanto fornece conhecimento como recebe contribuições de terceiros.

Por exemplo, foi criada uma empresa conjunta com empresas turcas para o sistema de ar condicionado e que esta necessidade será satisfeita com recursos nacionais.

“Temos a Aselsan para aviônicos e hardware de computador, Havelsan para software, e a TAI também tem sua equipe de software”, disse ele.

Os atuadores, que proporcionam movimento das asas e superfícies de controle em aviões de guerra, são resultado de uma parceria firmada entre TAI, Altınay e uma empresa ucraniana.

A TAI está trabalhando para produzir a cobertura transparente ao redor da cabine localmente, Kotil continuou e disse: “Há um radar muito eficaz no nariz do avião. Demos essa tarefa à Aselsan, eles estão trabalhando nisso. Existem sensores no avião, produzidos por Aselsan e Havelsan.”

O Centro de Pesquisa em Tecnologias Avançadas de Segurança da Informação (BILGEM) do Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia (TÜBITAK) está desenvolvendo os computadores centrais.

A Pavotek, outra empresa turca, está desenvolvendo o sistema de distribuição de energia.

Kotil disse que está utilizando todos os recursos disponíveis na Turquia para esta aeronave.

“Construir um caça significa colocar todos os elementos que contribuem para a ação”, disse ele, já que o papel principal da TAI é projetar e completar a geometria.

A fabricação de aeronaves de combate também significa produção nacional. “Por isso, estamos incluindo as empresas turcas no projeto o máximo possível e celebrando contratos com elas”, disse ele.

O número de engenheiros envolvidos no projeto já atingiu 1.000, disse Kotil, e que o número total de engenheiros da empresa ultrapassou 4.000.

O hangar preparado para as aeronaves de combate deve ser concluído ainda este ano, informou Kotil.

Devido ao alto nível de confidencialidade do projeto MMU, o hangar feito sob medida para a aeronave será uma estrutura isolada, disse ele e terá sua própria infraestrutura de comunicação e computadores de alto cálculo.

Kotil disse que este projeto de caça a jato de quinta geração é crucial para a empresa e para o país.

“É por isso que estamos trabalhando meticulosamente. Nossa carga de trabalho nos ‘mata’, mas a sinergia que produzimos com a carga de trabalho alivia todos os outros problemas ”, disse ele.

Ressaltando que o Hürjet, avião avançado a jato de treinamento e ataque leve também desenvolvido pela TAI, também voará até o final de 2022, Kotil afirmou que o sistema onde serão realizados os testes de solo dessa aeronave facilitará os testes do MMU.

A infraestrutura de teste do helicóptero Gökbey será usada primeiro para o Hürjet e depois para o MMU, disse ele, destacando que todos os projetos da empresa se apoiam mutuamente.

A experiência adquirida com o desenvolvimento do sistema de controle de voo do veículo aéreo não tripulado (UAV) Aksungur de última geração e a experiência adquirida com as atualizações dos caças F-16 beneficiarão a aeronave de combate nacional de quinta geração, disse Kotil.

Afirmando que a produção das peças do MMU será concluída até o final de 2022, Kotil disse: “A parte mais importante do MMU são as peças de titânio que seguram os motores. Esta é a parte mais difícil de fabricar.”

“No entanto, a empresa tem ampla experiência e conhecimento nessa fabricação”, disse ele enquanto eles estão fabricando o midbody dos F-35s.

Kotil acrescentou que o MMU é composto por 20 mil peças e afirmou que um motor pronto será usado no início e depois o motor a ser desenvolvido pela TRMotor será integrado à aeronave.

A empresa fechou parceria para desenvolver e produzir o trem de pouso que vai suportar uma carga de 60 toneladas, que é a força que surge durante os pousos.

O TF-X MMU é um jato de quinta geração com características semelhantes ao F-35 Lightning II da Lockheed Martin. A aeronave de fabricação turca está sendo desenvolvida para substituir os caças F-16 do Comando das Forças Aéreas da Turquia, antes da eliminação gradual destes últimos ao longo dos anos 2030.

FONTE: Daily Sabah

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