Piloto da Draken morre em acidente com Mirage F1 perto da Base Aérea de Nellis
O piloto cujo caça a jato caiu depois de decolar da Base Aérea de Nellis, perto de Las Vegas, morreu, de acordo com um comunicado da unidade de relações públicas da base.
O piloto, que não foi identificado, era um contratado e a aeronave pertencia e era operada pela Draken US, uma empresa com sede na Flórida que fornece “apoio aéreo adversário” para pilotos da Força Aérea dos EUA.
“Nossos pensamentos e orações vão para as pessoas e famílias afetadas por este evento”, disse o comunicado. “Estamos fazendo tudo ao nosso alcance para ajudá-los neste momento de necessidade e estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades federais, estaduais e locais.”
O National Transportation Safety Board disse que está investigando a queda de um Dassault Aviation Mirage F1.
Em Nellis, a Draken mantém uma série de aeronaves, incluindo o Mirage F1, um jato de combate de fabricação francesa, para voar contra os pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos como jatos agressores em treinamento. De acordo com o site da Draken, a empresa atua nessa função desde 2015.
O jato caiu por volta das 14h30 PT da segunda-feira perto da extremidade sul de Nellis.
“Os homens e mulheres do Team Nellis enviam nossas mais profundas condolências aos companheiros de equipe, amigos e familiares de nosso ala Draken”, disse o comunicado à imprensa.
O piloto era o único ocupante do Mirage F1. Nenhuma informação foi disponibilizada sobre a causa do acidente ou possíveis lesões no solo.
A Base da Força Aérea de Nellis fica no sul de Nevada, a aproximadamente 13 km a nordeste do centro de Las Vegas. A base cobre mais de 14.000 acres, enquanto a área total ocupada pela Nellis e seus limites restritos é de cerca de 5.000 milhas quadradas, de acordo com sua página na web.
FONTE: CNN
Esses releases padrão são curiosos. Se fossem mais sinceros seriam:
Nossos pensamentos vão para descobrir quem foi responsável por essa lambança e nossas preces para que as autoridades não descubram que fomos nós…
E que lambança seria essa?
Que lástima!! 🙁 Que Deus conforte a família deste nobre piloto.
Toda força à família deste piloto. Espero que consigam apurar as causas.
Quantos operadores do F1 têm hoje em dia?
Na Wiki fala em Marrocos, Irã, Gabão, Líbia e Líbano, mas eu acho que o Líbano não opera mais, inclusive, acho que ela vendeu os seus para a própria Draken.
Que lembre em termos de FA, somente a Guarda Revolucionária do Irã opera estas aeronaves, os da Líbia estavam fora de operação com sorte uma ou outra operacional, o Marrocos está substituindo por F-16s, tanto o Gabão quanto o Congo receberam um punhado de aeronaves ex-Africa do Sul, não se sabe o status operacional de ambos….,
e’ arriscado voar estas aves antigas.
Marcelo tem algumas variáveis que precisam ser levada em consideração, voar é um risco não depende unica e exclusivamente do tempo de uso, há de considerar a manutenção em dia, pessoal de manutenção qualificado, experiência do piloto esses são os que me vem na lembrança.
RIP, Sir.
Que descanse em paz e condolências para sua família….
Que Deus o tenha, a perda material nem se compara a perda humana!
Alguém sabe como funciona as homologações para operações de aeronaves militares? O Mirage F1 é homologado pela FAA em alguma categoria específica?
Nesse caso tem-se um avião militar, de propriedade de uma empresa privada, operado por civil, contratada para prestar serviço à USAF No caso de um acidente como esse, quem é responsável pela apuração das causas?
Aqui na roça, existe norma que dê cobertura para esse tipo de arranjo?
Veja o resultado da pesquisa abaixo:
https://registry.faa.gov/aircraftinquiry/Search/MMSResult?Statetxt=FL&Mmstxt=2730180&Countrytxt=US
Depois, no mesmo site, na busca do N Number, você pode procurar por cada um deles. O 576EM vai aparecer com a classificação experimental.
Valeu! Obrigado!
NTSB, de acordo com a matéria, vai investigar.
Aqui não. A ANAC não tem norma pra isso.
Muito triste isso meus amigos \8
Que ele tenha pertencido a Cristo em vida,para estar com Ele na morte…
Esse jato não tem assento ejetavel?
Infelizmente o assento ejetor não é garantia de sobrevivência. Depende de alguns fatores para que uma ejeção tenha sucesso.
Condolências para os familliares do piloto!