China começa a operar jatos J-10 com motor autóctone WS-10B Taihang
Caças Chengdu J-10 movidos por motores autóctones entraram em serviço operacional com a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF), representando a confiança da China na tecnologia local para equipar a aeronave monomotor e multifuncional.
Imagens postadas pela Rádio Nacional da China de um exercício de tiro real da PLAAF em um local não especificado mostram o J-10C Dragão Vigoroso com as tubeiras de escape características do motor turbofan WS-10B Taihang, marcando a primeira vez que o WS-10 foi oficialmente visto em um J-10 operacional.
Os números de série nas caudas dos J-10Cs foram removidos das imagens pelos censores chineses, impossibilitando a identificação da unidade PLAAF operando os jatos.
A confirmação dos J-10s movidos por um motor nativo representa um marco importante para a indústria de aviação da China e sugere que a China agora está satisfeita com o desempenho e a confiabilidade do WS-10.
O país vem testando o motor do J-10 desde pelo menos 2011, com o motor visto nas aeronaves de teste J-10B e J-10C pertencentes ao Chengdu Aircraft Industry Group, embora os motores não tenham sido vistos em aeronaves de produção até o quarto lote de produção de J-10Cs em 2019.
Não se sabe quando essas aeronaves iniciais com motores WS-10 foram entregues à PLAAF. A China não divulga rotineiramente esses marcos, embora Andreas Rupprecht, autor de vários livros sobre a aviação militar chinesa, acredite que uma brigada da PLAAF baseada em Shantou foi a primeira a receber a aeronave.
A China teve problemas com o projeto e a fabricação de motores de caça na última década. Apesar de ter usado o WS-10 para impulsionar os jatos bimotores Shenyang J-11 e J-16 desde cerca de 2010, o país continuou a usar motores russos AL-31 importados para impulsionar o caça Shenyang J-15 baseado em porta-aviões e lotes anteriores de J-10s.
A China também está continuando o trabalho em motores autóctones, com uma versão de teste do J-10B equipada com um WS-10B furtivo de vetor de empuxo exibido no 2018 Zhuhai Airshow. Ela também está desenvolvendo o motor WS-15 para seu caça furtivo Chengdu J-20 Dragão Poderoso e o turbofan WS-10 high-bypass para seu cargueiro Xi’an Y-20.
FONTE: Defense News
Fabricar motor de avião é um circulo exclusivíssimo de menos de meia dúzia de nações…
E nossa TAPP-5000, TR-500, TJ-1000, TJ-2000 e a turbina semelhante a do 737 que a Turbomachine jura ter conhecimentos para fabricar, mas que nossos militares e políticos nunca deram a devida atenção?
Quando a então Polaris nasceu e foi noticiado o avanço nacional.na área de propulsão, logo depois os “gênios” brasileiros abriram espaço em São José dos Campos para empresas como Safram, GE etc terem seus centros de “P&D”.
Eu não sei se fazem por ingenuidade ou por outro motivo menos nobre mesmo.
Parabéns China!
Se fossem ingênuos não ganhariam tanto dinheiro.
Claro que é perigoso.
O J10 eles não querem oferecer para a Argentina, né? kk
Na verdade, não oferecem para ninguém, apesar do insistente interesse de países como o Paquistão.
Estão rolando boatos da possibilidade de aquisição dele por parte do Irã
O governo chinês é estrategista, preparado e pragmático. Ninguém pode negar o resultado positivo que eles tiveram em quase todas as áreas..
Corretíssmo.
Jamais podemos duvidar de quem, com inteligência, não procura inventar a roda e sim aproveitar o que outros já fizeram e a partir de então desenvolver seus próprios projetos. É a diferença entre a inteligência e o bom sendo contra a mediocridade e a fanfarronice.
Se inspirar em projetos bem sucedidos é ótimo. Empresas fazem isso e é muito comum. Você pega o que é bom e cria algo a partir daquilo. Só que copiar na cara dura projetos alheios, não somente militares, mas também civis, é bem diferente disso! Os caras fazem isso com móveis, estampas pra camisa, caças e tampa de refrigerante! Entre nesses sites estilo “compre direto da China” e veja cópias mal feitas de tudo! Eu admiro o que Itália, França, Suécia e até Turquia e Índia vêm fazendo: cada um a seu modo desenvolvendo tecnologia dentro de casa, sem o… Read more »
A França, não se pode comparar com nenhum desses países, e mesmo a Itália e Suécia estão bem na frente da Turquia. Agora França, está no exclusivíssimo clube de USA, Rússia, UK e China.
Agora, é certo que Turquia e Índia, estão nos últimos anos a encurtar o caminho, a passos largos para ser mais autónomos. Mas ainda longe de uma Itália, Suécia ou Israel.
Carro chinês e câmbio CVT são para comprar e esquecer que existem. CVT nada mais é que o Dynacom (câmbio de baixibaixíssimo custo)desenvolvido pela GM no final da década de 30 que equipou alguns Buick e foi um fracasso. Vamos supor que um CVT custe $1 para o fabricante; um manual custaria $1,5, um Automatic custaria $ $6, e um HIDRAMATIC GM custaria $ 20. ENTENDEM PORQUE MONTADORAS EMPURRAM O CVT PELA GOELA DOS COMPRADORES QUE NÃO SABEM DISSO?
Boa notícia para os chineses, eles vão atingindo suas metas ainda que com um contratempo ou outro. O importante é não abandonar o projeto a medida que as dificuldades foram aparecendo, colherão os frutos nas próximas décadas.
A financeirização jogou a classe trabalhadora dos EUA na precarização a longo prazo, a China veio e apostou no pleno emprego de sua população e tomou conta do mercado investindo na industrialização…
A China caminha a passos largos para ser superpotência
A China já é superpotência à algum tempo…
Diria que caminha a passos largos para ser mega-potência.
Superpotência já o é, caminha a passos largos é para o primeiro lugar.
A China já é superpotência! A meta agora é ser um império global.
É lenda que o Lavi foi melhor que o F16. Menor capacidade de combustível interno, ausência de canhão na versão de 2 lugares, 2 estações (pilones) a menos nas asas (uma em cada asa), angulo sustentado em curva, e como venderia bem menos que o F16 teria custos de produção e manutenção bem maiores.
Alô Argentina, quer fazer negócio com o Dragão, coloca na proposta transferência de tecnologia, e ainda tem quem diga que o estado não serve para nada.
Quantos países no mundo possuem capacidade de fabricar motores para caças?
Estados Unidos, Rússia, França, Inglaterra e a China chegando agora. E só.
Rússia /Ucrânia… Um país faz os aviões, o outro faz os motores. Depois do fim da CCCP acabou ficando assim…
Esqueceu da Alemanha
Em 2030 a China vai estar fabricando motores que nem barras de sabão, igual hoje faz nos navios.
EUA acabou e o Bidet foi a cereja do bolo de coco.
Considerando o total apoio que o Ocidente Cristão dá à existência do Estado Judeu, o projeto do Lavi jamais deveria cair em mãos chinesas.