Operações noturnas pela primeira vez no NATO Tiger Meet 2021
As forças participantes realizaram, pela primeira vez em Portugal, operações noturnas no âmbito da série de exercícios NATO Tiger Meet 2021.
O treino de voo noturno é importante para aperfeiçoar técnicas, táticas e procedimentos, num ambiente com um elevado grau de complexidade para a operação, devido às poucas referências externas que mesmo com a utilização de óculos de visão noturna (NVG’s) são reduzidas.
Esta tipologia de missão representa uma vantagem no desenvolvimento de operações aéreas, na medida em que permite às aeronaves não serem identificadas, conferindo-lhes maior proteção contra fogo inimigo.
Este é um marco importante na história do NATO Tiger Meet, onde a Esquadra 301 – “Jaguares” da Força Aérea Portuguesa se destaca como pioneira, ao promover as condições que permitem maximizar o treino operacional em cenários exigentes e multidomínio, de dia e de noite, e de forma segura.
O exercício internacional Nato Tiger Meet 2021 (NTM2021), entre os dias 2 e 14 de maio, está acontecendo na Base Aérea N.º 11, em Beja, que conta com a participação de 56 aeronaves e oito esquadrões de voo “Tiger”, de Portugal, Grécia, Holanda, Itália, Polônia, Suíça e da NATO.
A edição deste ano é da responsabilidade da Esquadra 301 – “Jaguares” da Força Aérea Portuguesa, que foi distinguida com o troféu “Silver Tiger” na última edição do NTM, que aconteceu Mont-de-Marsan, França, no ano de 2019.
Criado pela NATO Tiger Association, este é um exercício que procura promover a cooperação e solidariedade entre as Esquadrões de Voo das Forças Aéreas da NATO e Membros da Parceria para a Paz, que têm como símbolo um “Tigre”, assumindo um papel fundamental na preparação, treino e qualificação das forças participantes.
Acompanhe as missões de treino e atividades na página dedicada ao exercício NTM2021.
FONTE/FOTOS: Força Aérea Portuguesa / Nato Tiger Association
Sabem de nada esses europeus…rsrsrs.
Bela pintura De facto a edição deste ano do NTM não parece estar a ser muito competitiva. Os participantes parecem não ter trabalhado muito nesse sentido, talvez por conta da pandemia, não sei. O ano de 2020 foi muito pobre em treinos e exercitações com os adiamentos e cancelamentos de exercícios. O próprio NTM está agora a ser realizado depois de adiado em 2020. Esta situação é também o que justifica o aparente maior aproveitamento do NTM como exercício militar, mais do que as belas “skins” que se costumam ver. No entanto, deixe-me lhe dizer que no tocante à pintura… Read more »
Roberto, mas para decolar quase sempre com carga pesada, full, sem medo de castigar os caças com fadiga, acho que só os americanos mesmo, os caras podem, tem condições financeiras para isso, mas que a operação deve ficar muito mais real, isso deve, uma vez eu perguntei aqui no aéreo se dava muita diferença no desempenho do F-5(ou qualquer outro caça) ele treinando com ou sem os mísseis ar-ar, acho que foi o galante que respondeu que a diferença era mínima, mas no caso americano, onde a carga é maior, deve haver uma grande diferença.
Dá diferença sim. Os próprios mísseis sofrem fadiga. E, no caso do F-5 com o Derby, limita a carga G disponível.
Estão a decorrer três exercícios de considerável envergadura em solo luso no momento. O Orion do Exército, com membros NATO, o Phibex da Marinha e este Tiger Meet, também com membros NATO. Desconhecia que as edições anteriores do Tiger Meet não contaram com voos noturnos, mas é até justificável de certa forma: O Tiger Meet, como o próprio nome indica, é uma reunião de “Tigres” e não apenas tigres como também outros felinos (vale a pena referir visto não estar na matéria) e historicamente é muito mais uma confraternização de esquadras (e spotters), onde a exercitação mais tática apanha boleia.… Read more »
O melhor do tiger meet são as pinturas, maravilhosas. Além da tiger meet, outro evento que vale a pena procurar por fotos e vídeos é o Royal Air Tattoo, que além das apresentações as aeronaves vão com pintura comemorativa.