Suécia encomenda o Grob G120TP para treinamento básico de pilotos
Em 5 de maio de 2021, a Försvarets materielverk (FMV, Swedish Defense Materiel Administration) anunciou oficialmente que o Grob G120TP foi selecionado como a nova aeronave de treinamento básico para o Flygvapnet (Força Aérea Sueca). O aviãoirá substituir o antigo Saab 105, também conhecido como Sk60.
Em 2 de abril de 2020, a Scramble Magazine relatou o novo conceito de treinamento de pilotos para a Suécia. A nova estrutura verá a introdução de uma aeronave movida a hélice para cuidar do Grundläggande Flygutbildning (GFU, Basic Flying Training).
Para a fase de instrução avançada, a Flygvapnet usará o Saab JAS 39 Gripen como uma aeronave de treinamento avançado. Espera-se que o JAS 39 entre no programa por volta de 2025 como uma solução paliativa. A longo prazo, a Suécia está procurando um novo treinador avançado. Os atuais instrutores a jato Sk60 continuarão em serviço por mais alguns anos.
O chefe da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edström, mencionou que o processo de aquisição do treinador básico foi concluído e os contratos assinados através da FMV.
Um total de sete G120TPs e um simulador serão entregues com opção de aquisição posterior. A primeira entrega do G120TP, no serviço sueco conhecido como Sk40, está programada para 2022 e os primeiros alunos-piloto começarão o treinamento no verão de 2023 em Linköping/Malmen.
FONTE: Scramble Magazine
O Gripen é tão ridiculamente fácil de pilotar, que os suecos vão passar pilotos de um treinador primário direto para um caça Mach 2.
E ainda tem uns iluminados querendo que a FAB compre jatinho LIFT…
sim, mas eles tem varios Gripens D bipostos.
E nós não vamos ter os gripen F e os F-5FM?
“A longo prazo, a Suécia está procurando um novo treinador avançado.”
Clésio, os iluminandos suecos também vão querer um jatinho LIFT…
Isso não está confirmado, mas em estudos, pendendo o desempenho do Grob na função. A Suécia depois do Gripen passou a usar apenas Saab 105 como única aeronave de treinamento. Eles levam a sério um sistema de treinamento enxuto.
Mas pode escrever, se comprarem algo intermediário, será o PC-21.
acho que faz todo o sentido para eles, alem disso estao bem acostumados com a configuracao lado a lado como nos SK60.
Além do Grob e do Gripen, podem acrescentar o Boeing/Saab T-X, jato de treinamento novo.
Deverá ser essa, acredito, a aeronave que adotarão. É a solução mais lógica.
Na parte de resultados, esse trabalho aqui deixa bem claro o porque.
http://repositorio.unitau.br/jspui/bitstream/20.500.11874/858/1/TCC%20-%20Vandeir%20Silva%20Miranda%20_Revisao%20Final%201%20-%20Shirlei%20de%20Moura%20Righeti.pdf
Muito bom trabalho.
?
Futuros treinadores dos pilotos suecos: Boeing/SAAB T-7A e Grob 120.
Parece um Aerotec “uirapuru”.