A Turquia vai exportar sua aeronave de treinamento e apoio aéreo armado Hürkuş-C desenvolvida localmente para um país ainda não revelado, de acordo com seu fabricante Turkish Aerospace Industries (TAI).

O gerente geral da TAI, Temel Kotil, disse à emissora privada CNN Türk no domingo que um total de 12 Hürkuş-C serão vendidos no exterior.

“Não podemos divulgar o país porque o contrato ainda não foi assinado, mas vai acontecer”, disse.

A família de aeronaves Hürkuş foi projetada pela TAI para apoiar diferentes missões nos programas de treinamento do país.

Além de treinar pilotos, o Hürkuş-C de baixo custo e alta precisão foi desenvolvido para realizar ataques leves e missões de reconhecimento armado.

A variante de reconhecimento armado e ataque leve do Hürkuş-C oferece uma solução flexível e de baixo custo contra ameaças assimétricas, uma realidade comum nos campos de batalha de hoje.

Enquanto mantém as capacidades de treinamento avançadas do Hürkuş, com suas sete estações de carga externas, Hürkuş-C oferece aos usuários uma grande capacidade de carga de até 1.500 quilogramas (3.306 libras) que pode ser utilizada para realizar missões desafiadoras em altas altitudes e geografias exigentes, sob condições diurnas e noturnas.

As capacidades de carga externa da aeronave incluem bombas de uso geral e munições de produção turca, como o míssil antitanque de longo alcance Roketsan, Umtaş, e mísseis Cirit guiados a laser e carga útil KGK-SIHA-82 que foi desenvolvida pela Defense Industries Research e Instituto de Desenvolvimento (SAGE) do Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia (TÜBITAK). Ele também terá dois sistemas de metralhadora de 12,7 mm e canhão de 20 mm, uma variedade de foguetes de 2,75 polegadas ou bombas de treinamento.

O chefe da empresa também estava otimista sobre a exportação dos helicópteros de reconhecimento tático e ataque T129 ATAK da TAI, para as Filipinas, sujeitos a uma licença de exportação de motores dos EUA.

Nesse ínterim, foi assinado um contrato de compra de motores com a Ucrânia, disse ele, para o helicóptero T929, o ATAK 2.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo Araujo

Copiaram o Pilatus PC-9 na cara dura ? Ou rola uma licença de produção ?
Ou viajei ? rs

Fabio Araujo

Acho que copiaram o AT-6!

Alfredo Araujo

O AT-6 é uma produção licenciada do PC-9… rs

V12 aero

Alguém sabe que fim levou aquele avião da novaer o b250 bader??

Nilo

A mesma trilha sonora que a Embraer usa.?

João Adaime

Caro Nei
É normal que haja competição. Sem competição as empresas param de inovar. Este é o melhor incentivo.
Abraço

Ari Levinson

Problema nenhum para o Super Tucano! o aparelho turco ao que tudo indica é inferior e não tem o apoio do FMS

Alfredo Araujo

Acho sensacional essa capacidade de alguns, de avaliar o desempenho de algo mega complexo, feito uma aeronave militar… apenas por fotos !!!!
Vc deve trabalhar na CIA… NSA… USAF… Se não, eles estão perdendo um talento !

Alfredo Araujo

O que seria um avião parrudo ? O que seria um avião mais resistente ? Pergunto… p tentar entender onde o ST é mais q esse PC-9 turco.
.
Sobre as “mais armas” e “mais alvos”, em q o ST seria superior… Errado !
O PC-9 turco, apesar de ter carga útil 50kg inferior ao ST, tem 7 hardpoints para cargas externas… Mesmo colocando as duas metralhadoras orgânicas do ST na conta, a situação apenas se iguala.

JuggerBR

Ganhou o premio de pintura mais feia do ano…

Javier Bonilla

Sim, trata-se de um filho do Tucano, tal como o KT-1(e os turcos, dito pela Airbus, coipiam muito bem!), pois todos sairam das pranchetas do engenheiro Guido Pesotti. Porém, para concorrer com a Embraer ou a Textron, a Turquía deveria manter uma melhor imagem internacional e melhores posturas diplomáticas, sendo que hoje está caminhando apressadamente para virar um novo paria internacional

Matheus

Foi o Kovacs que desenhou o Supet Tucano, não Pesotti.

Clésio Luiz

Acho que o envolvimento do Kovacs foi com o EMB-312 Tucano, não o Super Tucano (EMB-314).

André Macedo

Na verdade a Turquia já é um pária internacional, e o Brasil também só que em menor grau, não vamos contar com o apoio dos EUA além do que já foi firmado em contrato, depois do nosso Comando Maluco se meter nas eleições alheias e praticamente acusar o vencedor de fraude. O Brasil merece, é apanhando que se aprende.

Luiz Trindade

Kkkkkkkk… Verdade…

Matheus

Por mais idiotico que o nosso atual governo é, estamos muuuuuuuuuito longe de ser Pária.

Alfredo Araujo

Uma coisa é ser… Outra coisa é… os outros acharem q somos.
.
Nosso governo não faz a mínima questão de vender uma imagem positiva do país para o resto mundo… e o mundo, por sua vez, já tem uma visão preconceituosa, esquerdista, globalista, taxista, e etc… com o nosso país.
Tudo isso preenche os requisitos para que passemos por párias.

André Macedo

Nós SOMOS,os outros “acharem” que somos dá no mesmo, não temos poder de barganha, já que as relações diplomáticas estão péssimas ao mesmo tempo com a Europa, a China e os EUA kkkkkkk parabéns ao atual governo pela política externa brilhante! Talvez as teocracias no Oriente Médio com quem o Brasil se alinha na ONU nos ajudem kkkkkkkkkkkk

Last edited 3 anos atrás by André Macedo
TeoB

As armas turcas ganharam bastante publicidade com a guerra entre Armênia e Azerbaijão, principalmente os drones, os turcos não vão perder a oportunidade, e acredito que com o apoio do governo da Turquia esse avião consiga sim boas vendas, desde que não haja embargos de possíveis componentes estrangeiros. em relação as capacidades acredito que o A-29 tenha vantagens sim principalmente experiência em combate, tanto em locais húmidos de densa floresta como em desertos áridos, outra coisa que pesa é o suporte da Embraer que é uma gigante. Mas a compra de armas sempre envolve interesses geopolíticos que não raro se… Read more »

PauloR

Tem tudo para ser sucesso no Oriente Médio e África muçulmana porque a Turquia tá ganhando bastante contratos de defesa nessas regiões

Bardini

A coisa mais top que tem aí, é o foguete guiado a laser. Baita inveja desse sistema…