Cazaquistão treina operações em rodovias
O Cazaquistão realizou uma inspeção abrangente dos componentes das forças de operações especiais “Golden Arrow” na região oeste do país.
Unidades das Forças Terrestres, Forças de Defesa Aérea e da Marinha participaram do treinamento.
Ao final da operação, pela primeira vez na história das Forças Armadas, os veículos militares de transporte C-295 e os caças Su-27 pousaram no trecho de aeródromo das estradas da região de Mangistau.
Esta medida foi tomada no âmbito do aumento da mobilidade das unidades da Força Aérea, apoiando as atividades das forças terrestres e navais.
FONTE: Ministério da Defesa da República do Cazaquistão
Pousar esses bichões em rodovia…Fantástico . Claro q não pode ser uma Rio-Santos…kkkk
Os americanos desenvolveram doutrina e estudos de uso de Ski Jump de até 9o. para instalarem em trechos de pistas ou bases interditadas por buracos de bombas….o FA-18 decolava com metade da pista…de todos s quem não se deu bem foi o F-4 e o S-3…acho que nunca mais ensaiaram estes testes….
A FAB já fez algo parecido?
Já….mas, há tempos atrás. Com AT-26 Xavante, aqui em Santa Maria, em um trecho da BR-392, entre SM e São Sepé. Com AT-27, não lembro em que região do país, na época que ainda equipavam os esquadrões do 3º GAV e com C-95, na região nordeste.
Eu fiz na BR-364 em 1998 (2°/3° GAV).
4° ETA na Anhanguera, acho que 1988.
Neste link tem algumas informações Welington.
http://sistemasdearmas.com.br/ca/pista07brasil.html
É impressão minha mas o trecho da rodovia foi modificado, ai fica a questão para fazer esses pousos não pode ser qualquer pista
Sim, mesmo na Suécia essa operação é prevista em trechos especiais preparados.
Movimentação intensa na retaguarda da Crimeia e no front com a Ucrânia
Foi modificado sim, tem até as listras que mostram a largura da pista, algo que achei até meio exagerado. Mas uma coisa que eu achei interessante é que, na minha humilde opinião, o local foi muito mal escolhido, e aquele trecho servir de ‘base aérea’ alternativa é uma localidade muito ruim. Posso estar falando muita besteira por não conhecer a geografia de lá, mas o lugar é aberto demais. Países da OTAN como Alemanhã e Franca, ou a Suécia pensar na utilização de partes de rodovias como pistas de pouso para aeronaves táticas é super válido, até porque as áreas… Read more »
Uma olhada rápida pelo Google Maps mostra um país árido, com pouca vegetação, então não me parece que eles tenham muita escolha.
De qualquer forma, em caso de conflito estas pistas provavelmente serão transitórias, de operação por tempo reduzido para evitar atrair ataques. Pelo menos é o que eu faria.
Imagino também que sirvam para apoio de aeronaves próximas à linha de frente do conflito, embora um Flanker possa vir de muito mais longe que um MiG-17/21, que devem ter dado origem à essa doutrina por aquelas bandas.
Hoje em dia, graças as redes sociais, fica complicado esconder uma operação dessas dos zumbis das redes sociais.
Seria obrigatório um apagão de comunicações em boa parte do país para que a própria população não indique ao inimigo o que vc está fazendo.
E isso por outro lado causa um efeito que faz com que o inimigo possa monitorar locais que estejam sem atividade de telecomunicações, novamente denunciando a presença de militares por lá.
Os uruguaios mesmo têm um trecho de rodovia preparado especialmente pra isso próximo da fronteira com o Brasil.
Uma pessoa que dá um unlike numa foto dessas deve ter problemas ou então não deveria estar em um site que fala em defesa……
Excelentes contribuições como sempre Adriano.
Off – Avião russo IL-96 interceptado por Kfir colombianos no espaço aéreo colombiano!
https://www.fac.mil.co/Comunicado-2021-4