A Saab conduziu recentemente um teste que marcou a primeira vez que uma peça externa impressa em 3D foi transportada em um Gripen, em vez de componentes internos impressos em 3D.

O objetivo do teste era testar como a manufatura aditiva poderia ser usada no reparo de danos no campo de batalha.

O voo de teste ocorreu nos céus acima das instalações da Saab em Linköping, Suécia, na sexta-feira, 19 de março. O Gripen foi equipado com uma escotilha de substituição que foi impressa em 3D usando manufatura aditiva, usando um polímero de náilon chamado PA2200.

Este trabalho é um passo em direção ao uso de sobressalentes impressos em 3D para reparos rápidos em aviões de combate que sofreram danos durante o uso em operações remotas, ganhando assim vantagem de economia de tempo.

Como não havia um modelo 3D de computador da escotilha original, ela foi removida da aeronave e colocada em um scanner. Este processo, por sua vez, permitiu a impressão 3D de uma cópia exata, feita sob medida para esta aeronave individual.

“A inspeção inicial pós-voo da escotilha foi muito positiva e não mostrou nenhuma mudança estrutural visual ocorrida durante o voo. O potencial desta abordagem significa que o pessoal de manutenção em campo pode obter acesso a peças de reposição individualmente ajustadas e você não precisa mais recorrer a soluções de emergência nem canibalizar outras aeronaves avariadas para suas peças, ao mesmo tempo que reduz ainda mais o pequeno número de peças em uma implantação. Isso também reduz o tempo operacional perdido em reparos”, afirma Håkan Stake, gerente de contrato de suporte ao Gripen C/D e gerente do projeto de desenvolvimento.

Para atingir o objetivo de implantar esse recurso, testes adicionais são necessários, juntamente com acordos sobre padrões de materiais.

Este marco é a etapa mais recente na adoção da Saab de manufatura aditiva. Em 2017, a Saab co-fundou o consórcio AMEXCI com o propósito específico de promover a tecnologia, e a Saab tem trabalhado com os especialistas da AMEXCI desde então para encontrar novas aplicações e maneiras de produzir peças e equipamentos usando manufatura aditiva.

“Este voo de teste de um componente com impacto operacional é um passo importante como uma aeronave, incluindo todas as suas partes, sempre tem que atender aos rígidos requisitos de um processo de aeronavegabilidade. Em termos de aumento da disponibilidade operacional no campo, a manufatura aditiva será um divisor de águas”, diz Ellen Molin, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios de Suporte e Serviços da Saab.

A próxima etapa da Håkan Stake e sua equipe é procurar materiais alternativos ao PA2200, que também sejam flexíveis e possam suportar o frio em grandes altitudes. Eles também desenvolverão uma solução de contêiner para que o equipamento de impressão possa ser usado nas implantações.

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