Taipei, 29 de março – Dez aeronaves militares chinesas entraram na zona de identificação de defesa aérea do sudoeste de Taiwan (ADIZ) na segunda-feira, a 17ª em que tais intrusões ocorreram somente em março.

As aeronaves do Exército de Libertação Popular (PLA) envolvidas na missão eram quatro caças J-16 multimissão, quatro caças J-10 multimissão, um avião de guerra antissubmarino Y-8 e um avião de controle e alerta antecipado KJ-500 aerotransportado, de acordo com um relatório do Ministério da Defesa Nacional (MND) de Taiwan.

A Força Aérea de Taiwan respondeu acionando aviões para monitorar as aeronaves chinesas, emitindo avisos de rádio e mobilizando sistemas de defesa aérea até que as aeronaves deixassem a área, disse o MND.

O espaço aéreo é considerado por Taiwan como parte de sua ADIZ, que é declarada por um país para permitir a identificação, localização e controle de aeronaves estrangeiras que se aproximam, embora tais zonas não sejam reconhecidas pelo direito internacional.

As intrusões de segunda-feira marcaram o sétimo dia desde 20 de março em que ocorreram essas intrusões e a 17ª intrusão desde o início deste mês.

Alguns analistas militares em Taiwan acreditam que esses sobrevoos podem ser parte de uma estratégia de Pequim para projetar a impressão de que o espaço aéreo é seu próprio quintal, que pode frequentá-lo a qualquer hora que desejar.

FONTE: Focus Taiwan

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments