• Comunicado No.1 Quartel General da Second Allied Tactical Air Force (2 ATAF) – 2300 horas GMT
  • BATALHA TERRESTRE COM APOIO AÉREO NO NORTE DA ALEMANHA
  • Nenhum uso de armas nucleares por ambos os lados

Pouco antes das 0400 horas GMT desta manhã, as forças do Pacto de Varsóvia cruzaram a fronteira interna alemã em vigor em vários pontos e avançaram na área defendida pelo Grupo de Exércitos do Norte. As principais linhas de avanço estão ao norte e ao sul de Brunswick e ao norte de Kassel.

Simultaneamente ondas de aeronaves inimigas, algumas com escoltas de caça, espalharam-se sobre a Alemanha Ocidental e atacaram alvos lá e na Holanda e na Bélgica com armas químicas e altamente explosivas.

Mísseis superfície a superfície com ogivas químicas foram lançados contra outros alvos. Não há relatos de uso de armas nucleares. Os ataques causaram muitos danos e vítimas. Várias das formações inimigas foram interceptadas por caças F-4, F-15 e F-16 das Forças Aéreas dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Bélgica, em muitos casos dirigidos por aeronaves do Sistema de Controle e Alerta Aerotransportado (AWACS).

Os ataques aéreos inimigos continuaram durante o período em análise e houve numerosos combates aéreos. Até 2200 horas GMT, caças da 2 ATAF operando na função defensiva destruíram 281 aeronaves e provavelmente destruíram 35 outras, e forçaram muitos a alijar suas cargas longe dos alvos; Baterias de mísseis superfície-ar também estavam em ação e derrubaram 162 aeronaves inimigas e provavelmente destruíram mais 22.

Antes do amanhecer, caças F-15 da Força Aérea dos Estados Unidos e F-4 da Força Aérea Alemã da 2 ATAF, forneceram cobertura para os Tornados da Marinha Alemã que atacaram uma concentração de navios inimigos perto da ilha de Rügen, no Báltico. Os caças interromperam as tentativas de aeronaves inimigas de interferir no ataque e destruíram 12 e provavelmente destruíram mais 5. O ataque aos navios foi bem-sucedido e houve vários acertos com mísseis ar-superfície; pelo menos três navios estão parados na água, outros foram afundados e o restante recuou para o leste.

Desdobramento e capacidade das forças em 1987 (clique nas imagens para ampliar)
O Pacto de Varsóvia poderia mobilizar mais reservas, movê-las adiante e empregá-las escalonadas no tempo em linha com seu sistema de escalão, uma vantagem intensificada por sua posição geoestrategicamente favorável
O desequilíbrio de forças favorecia o Pacto de Varsóvia em 1984

Acredita-se que tenha sido frustrada uma tentativa de lançar uma operação de desembarque anfíbio no território da OTAN. À primeira luz, o inimigo lançou uma operação de assalto de helicópteros em grande escala para capturar as pontes sobre o rio Weser, ao sul de Bremen. Enquanto os F-16 das Forças Aéreas Holandesa e Belga detinham a escolta de caças inimiga, Alphajets da Força Aérea Alemã fizeram repetidos ataques aos helicópteros de transporte e destruíram 41 e provavelmente mais 6. Graves baixas foram causadas entre as tropas a bordo dos helicópteros.

Durante os combates aéreos na área, 6 aeronaves inimigas de asa fixa foram destruídas e outras 2 provavelmente destruídas. No final da manhã, caças da 2 ATAF montaram uma operação de cobertura enquanto os helicópteros de transporte aliados colocavam as tropas em posições para selar o bolsão. O bom tempo na área de combate até o final da tarde ajudou a 2 ATAF a montar um programa eficaz de ataques com o objetivo de desacelerar as investidas inimigas, dando tempo para as forças terrestres aliadas se moverem para posições de bloqueio.

Aeronaves A-10 da Força Aérea dos Estados Unidos, realizaram missões de ataque contra o avanço das tropas inimigas em todas as três linhas de ataque, em alguns casos contra unidades blindadas cujos elementos de liderança estavam em contato com as forças terrestres aliadas. Os A-10s destruíram 1.035 tanques e veículos blindados, além de 4 aeronaves e helicópteros que encontraram durante suas operações.

Em vários casos, unidades de helicópteros antitanque do Exército americano, britânico e alemão lançaram ataques coordenados com os dos A-10. No final da tarde, uma nuvem baixa vindo do oeste, combinada com a nuvem de fumaça e poeira dos muitos incêndios e explosões, forçou o fim das operações de apoio fechado por aeronaves de asas fixas contra os ataques blindados inimigos.

Mas, a essa altura, fortes reforços de tropas aliadas estavam em posição de bloquear os avanços do inimigo. As primeiras aeronaves da 2 ATAF em ação sobre o território inimigo foram Harriers da Royal Air Force, operando em locais dispersos perto da área de batalha.

A eles logo se juntaram a aeronaves de ataque Mirage, NF-5 e Alphajet das Forças Aéreas da Bélgica, Holanda e Alemanha. Durante o dia, grandes forças dessas aeronaves de ataque, em alguns casos escoltadas por caças e aeronaves de apoio de guerra eletrônica, bombardearam e metralharam concentrações de veículos inimigos nas estradas que conduzem à área de batalha.

Mais de 2.000 veículos foram destruídos durante essas ações; devido à densa fumaça que sobe de muitos veículos em chamas nas áreas atacadas, não é possível dar uma estimativa mais exata do número destruído. Os caças inimigos tentaram interferir nessas operações e vários combates aéreos se desenvolveram, durante os quais 17 aeronaves inimigas foram destruídas e 6 provavelmente destruídas.

No final da tarde, o período de bom tempo chegou ao fim, e as nuvens baixas e depois a escuridão proporcionaram as condições ideais para aeronaves da 2 ATAF de ataque noturno e para todos os climas, como os F-111s da Força Aérea dos EUA e Tornados da Força Aérea Britânica e Alemã, levarem a guerra profundamente ao território inimigo.

Vários ataques foram realizados contra comunicações rodoviárias e ferroviárias, instalações de comando e controle, campos de aviação e outros alvos importantes bem atrás da área de batalha. Em alguns casos, esses ataques foram apoiados por caças e aeronaves de supressão de defesa. Durante essas operações, 8 aeronaves inimigas foram destruídas e 3 provavelmente destruídas.

Ao longo do período, aeronaves de reconhecimento tático da 2 ATAF – RF-4s, F-16s, Jaguars, Mirages, Harriers e Alphajets – realizaram um grande número de surtidas para reunir informações sobre os movimentos das tropas inimigas e os efeitos dos ataques aéreos. Durante o combate aéreo até 2200 horas GMT, um total de 68 aeronaves da 2 ATAF não conseguiram retornar das surtidas operacionais.

Uma operação de grande escala está em andamento para reforçar a 2 ATAF com unidades do Reino Unido e dos EUA. Inúmeros aviões de combate chegaram e continuam chegando ao teatro, e alguns deles já voaram em ação.


Trecho do livro Air Battle Central Europe, Alfred Price. Clique na imagem abaixo para comprar o livro na Amazon:

O famoso canal Binkov’s Battlegrounds também tem um vídeo interessante de como seria a guerra aérea entre a OTAN e o Pacto de Varsóvia:

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