Força Aérea dos EUA se prepara para testar míssil hipersônico da Lockheed
“A Força Aérea dos EUA se prepara para seu primeiro voo de teste de booster (BTF-1) da AGM-183A Air-launched Rapid Response Weapon, previsto para os próximos 30 dias”, diz um post do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Diretoria de Armamento da USAF.
O teste demonstrará a capacidade do booster construído pela Lockheed Martin de atingir velocidades operacionais e coletar outros dados importantes.
Além do desempenho do booster, o veículo de teste também validará a separação segura e controlabilidade do míssil longe do avião lançador B-52H, através da fase de ignição e impulsão, até a separação de um veículo planador simulado.
“A equipe lidou com sucesso com os desafios da COVID e resolveu as descobertas técnicas não incomuns em um sistema de armas inédito. Nosso primeiro BTF acontecerá nos próximos 30 dias, seguido por vários testes de booster adicionais e testes de voos completos até o final do ano”, acrescentou Brig. Gen. Heath Collins, Program Executive Officer for Weapons.
O B-52H será a plataforma de testes, mas será só ele o vetor que poderá levar esse missil, ou esse missil vai poder ser usado em outras plataformas?
Será compatível com F-18, F-15 e F-35?
Rui Chapéu, esse míssil é grande:
Talvez ele possa ser transportado pelo F-15 também.
Acho que não Galante. Caças irão levar hipersonicos com propulsão scramjet
não sei, mas com certeza o B52 vai ver essa nova tecnologia ficar obsoleta no futuro aushaushaushaus
Queen Elizabeth, é vc?!?!?! Hahahaha…
Talvez o futuro B-21 possa transportar esse míssil, o que lhe daria uma capacidade de dissuasão tremenda.
E nesse artigo é dito que o AGM-183 pode ser compatível com o F-15, uma vez que o seu booster poderia ser reduzido devido a alta velocidade do Eagle: Roper: The ARRW Hypersonic Missile Better Option for USAF – Air Force Magazine
Rui, pesa cerca de 3 t. Só o B-52 (6) e provavelmente o B-1B
O primeiro ensaio em voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Nacional, atrasado, pelo que sei a IEAv tem feito sua parte, que é entregar o Experimento 14X-S, mas a IAE, responsável pela preparação do foguete VSB-30 adaptado para cumprir o ensaio, apresentou problema que até agora tem comprometido o cronograma, identificado problemas com a estabilidade do veículo (vibração). O última promessa era para lançamento em novembro de 2020. De resto total silêncio. Rússia e China, EUA testaram com sucesso os mísseis hipersônicos, Israel está no caminho, Índia testou na segunda-feira com sucesso motor scramjet. O VSB-30, o mesmo que IAE,… Read more »
Daqui mil anos, o teste do conceito do 14-X estará concluído .
Vai demorar um pouco…
https://www.youtube.com/watch?v=75ch4qAs-IE
Deu uma grande contribuição para o progresso do seu país…
A última data planejada era Dezembro de 2020 mas, devido a pandemia e outras situações foi reagendado para 2021, mas sem data específica definida. Esta informação é oficial da FAB. Mas a FAB também garantiu que o teste aconteceria no final do ano passado.
Lembramos que o Brasil é o país das novelas, e não só na TV.
Hexafly int. Não sabia deste consórcio…. mas estamos em março/2021 e não foi lançado e nada de informação. Deve ser frustrante para os envolvidos aqui no Brasil . No vídeo de 2019 eles estavam tão empolgados…. será que sai ? Quando? Ou foi tudo por água abaixo? Não sabemos nada , ávidos por informações
Provavelmente falta dinheiro e quando não falta dinheiro estão todos com aquela famosa “preguicinha tupiniquim” de tocar projetos assim pra frente fazendo com que eles realmente aconteçam.
Just a small correction
DRDO on Monday tested the solid fuel ducted ramjet engine for Astra mk3 ( Indian meteor )
DRDO tested scramjet engine on 2019 and 2020.
ISRO tested scramjet engine on 2016.
ISRO scramjet engine test 2016
A small correction : ISRO tested DMRJ ( dual mode ramjet scramjet engine )
DRDO scramjet engine test for HSTDV 2019
DRDO scramjet engine test for HSTDV 2020
DRDO test of solid fuel ducted ramjet ( SFDR ) engine on Monday. The test stimulated air launch by an aircraft.
This is for 350 km range Astra mk3 BVRAAM.
Obrigado?.
My pleasure ?
O prazer é meu ?
Dislike on a greeting ?
De nada
It’s nothing
EUA correndo atrás para diminuir o atraso em relação à China e à Rússia.
A China não tem nenhum.
Engraçado que o Pentágono diz o oposto… Chola mais!
Então não se contenha! Nos dê uma fonte oficial onde o Pentágono afirma categoricamente que os chineses já estão operando mísseis de cruzeiro hipersônicos e veículos planadores hipersônicos (HGVs).
A Rússia tem o cabeça de bacalhau Avangard. O Zircon não está operacional ainda. O Kinzhal não entra na classe de “hipersonicos.
O “atraso” é menor do que vc imagina.
Você quer que a Rússia coloque uma câmera dentro do Avangard só para provar ao Mundo que funciona?
Não. Eu acredito que exista e que funciona. Só queria uma fotinha mesmo. Agora, acreditar que existe é uma coisa, já acreditar que está implantado, operando e em quantidade , já são outros quinhentos. Mesmo porque, não faz diferença para o balanço de poder entre os EUA e a Rússia. Como já disse zilhões de vezes, os americanos não conseguem lidar com as ogivas/RVs convencionais dos russos e tanto faz como tanto fez se o Avangard está implantado em larga escala ou não. A única função prática do Avangard é enaltecer a tecnologia bélica dos russos , para consumo interno,… Read more »
O mais interessante é que daqui 5 anos os chineses vão mostrar os seus hipersônicos e aí alguém vai me jogar na cara “olha aí os mísseis hipersônicos chineses que os fanboys diziam não existir” rssss
“A China não tem nenhum” – tem.
“A Rússia tem o cabeça de bacalhau Avangard”. Cabeça de bacalhau tem em todo lugar, só não vê quem não quer.
O Zircon não está operacional – está
O Kinzhal não entra na classe de hipersônicos – sim, entra.
O “atraso” é maior do que vc imagina.
Aquela maquete horrível do DF-17 pra desfile não conta, só se for no quesito alegoria.
Engraçado a percepção do mundo atualmente. Uma maquete de um míssil num desfile causa o maior alvoroço no mundo como se fosse a arma do Juízo Final, que irá acabar com todas as guerras e dão por favas contadas a derrota do infeliz que se meter a besta contra os chineses. Por outro lado mais de 500 caças F-35 fabricados e essa mesma turma de otimistas de plantão e visionários de ocasião dizem que é um abacaxi imprestável. rssss Só rindo mesmo. Bem que minha mãe dizia pra eu parar de ler sobre armamento e ir pro boteco beber um… Read more »
Não basta ter velocidade hipersônica para ser considerado “hipersônico” ou pertencente à nova tecnologia hipersônica. É contraintuitivo, mas é fato. Fosse assim os EUA têm vários que são hipersônicos: Trident II (Mach 25) , Minuteman III (Mach 25), GBI (Mach 20), SM-3 Block IIA (Mach 15), SM-3 Block IA (Mach 10), THAAD (Mach 9) , PAC-3 (Mach 6). Quisessem ter um míssil hipersônico às pressas só pra não ficarem atrás os americanos tratariam de lançar alguns mísseis supersônicos do ar, como por exemplo o ATACMS (Mach 4), que se for lançado por um caça atinge velocidade hipersônica e triplica o… Read more »
Da Lockheed-Martin?! Vai ser os olhos da cara…
Será que irão poder lançar com temporal?
As casas Bahia não vendem ainda. Rsssss
Bem grande essa bravata aí.
Não importa que míssil estará sendo testado nos US, a única certeza que teremos é que o B-52 será a plataforma utilizada para o teste.
Para mim, não está claro do que se trata.
Um planador que leva o míssil para próximo do alvo?
Ou apenas um míssil de 2 estágios?
Nonato, Vou te responder mas antes vou fazer uma introdução (no bom sentido rss). Todo míssil tem como objetivo ser lançado do ponto A para atingir o ponto B com uma carga C. Há basicamente 3 formas de se fazer isso: 1- um motor foguete impulsiona uma carga que segue uma trajetória puramente balística (parabólica previsível) após a queima total do propelente. Esse é o míssil balístico clássico. Há variações , como por exemplo os que contam com um PBV (veículo pós impulso) , que após a queima do motor foguete ele é ativado, dotado de foguetes que podem posicionar… Read more »
Só pra complementar, o míssil AGM-183A deve pesar entre 3 e 3,5 t. Sua ogiva planadora em forma de cunha deve pesar em torno de 250 kg. Tudo ainda é confidencial mas acredita-se que possa chegar a pelo menos Mach 15 (tendo em vista o SM-3 Block 2A que pesa 2 t e chega a Mach 15). *HGV não funcionam em velocidades hipersônicas baixas. O alcance especulativo/estimativo em blogs estrangeiros diz ser entre 1500 a 2500 km. Oficialmente é em torno de 1600 km de acordo com a USAF. Muito provavelmente irá adotar orientação inercial + GPS com correção via… Read more »
Boa tarde a todos.
A que altura esse míssil lançaria o planador?
O planador é feito de que material, ou ainda é confidencial?
Obrigado pela aula!
Argos, O limite entre a atmosfera e o espaço foi definido como sendo de 100 km de altitude (linha de Kármán). Até onde eu sei o míssil tem que subir acima da linha de Kármán numa trajetória alta (ângulo de uns 80º em relação à superfície da Terra) e lançar o “planador” que irá atingir um apogeu no espaço e irá descer acelerando por conta da gravidade e irá implementar o voo até o alvo. Mas pode ser que mísseis de menor alcance não precisem subir além da linha de Kármán. Sinceramente não sei ao certo. Já vi gráficos que… Read more »
Segundo o site The Drive, a FAA declarou área de área de voo proibido, “No Fly Zone”, sobre Point Mogu Sea Test Range na costa da Califórnia, onde especula-se que ocorrerá o teste do AGM 183A.