IMAGENS: Caça KF-X da Coreia do Sul toma forma na linha de montagem
Seguem as fotos mais recentes da linha de montagem da Korea Aerospace Industries com o protótipo do caça KF-X.
Até o momento, 8 aeronaves-protótipo estão sendo montadas simultaneamente e quatro delas já estão em fase final.
Seis aeronaves serão usados para testes de voo, enquanto duas serão usadas para testes de solo. Dois protótipos serão variantes biposto.
O primeiro protótipo de aeronave está cerca de 92% montado e será apresentado em abril.
O primeiro voo está previsto para ocorrer em julho de 2022, após um ano de testes em solo. O 2º e 3º protótipos terminarão a montagem no final do ano e o 4º, 5º e 6º em 2023.
O desenvolvimento geral está programado para ser concluído até 2026, após a implantação operacional do KF-X.
A partir da primeira aeronave protótipo, as taxas de produção local de quatro “tecnologias principais” são as seguintes:
- Radar AESA: 89%
- IRST: 37%
- EO TGP: 82%
- Suíte EW: 77%
Por último, o KF-X será pintado da mesma cor do F-15K do ROKAF (cinza escuro).
O KF-X é um jato de combate de 4.5ª geração que está sendo desenvolvido pela Korea Aerospace Industries em parceria com a Lockheed Martin para a Força Aérea da República da Coreia.
Apresentando dimensões de 16,9 m x 4,7 m x 11,2 m, o KF-X é maior do que o F-16 e tem um tamanho semelhante ao F-18.
O desenvolvimento do KF-X começou para valer em janeiro de 2016 e o processo de montagem começou em 2019 após a revisão crítica do projeto (CDR) ser concluída em 2018.
O KF-X operará junto com o F-35A mais avançado no inventário ROKAF.
FONTE: Republic of Korea Armed Forces, no Facebook
Imagens de vídeo da linha de produção.
https://youtu.be/zNtLTLR0Ahk
https://youtu.be/Gqrma7UBmTw
“O desenvolvimento do KF-X começou para valer em janeiro de 2016”
O FX2 iniciou 2010 saiu para valer 2013…
Primeiro Voo Gripen E Brasil Agosto/2019..
PIB Brasil US$ 3 Tri (2015)
PIB Coreia do Sul 1,8 Tri (2015)
A FAB só assinou o contrato no final de 2014. Só aí que a coisa “saiu pra valer”.
.
Os Koreanos estão envolvidos com o KF-X desde a época em que a FAB ainda tentava emplacar o F-X (F-X e não F-X2)…
Caro Bardini, consta nos relatos da matéria abaixo que os estudos do FX iniciou em 1990:
https://www.aereo.jor.br/destaques/vida-e-morte-do-programa-f-x/
F-X 1990 Estudos para substituir os Mirage III, 1999 oficializar e 2005 implantar
KF-X 2001 Estudos de projeto para substituir F-4D /F-5E/F
http://www.gbnnews.com.br/2011/07/kfx-indonesia-se-prepara-para-enviar.html#.YD0JPWhKjnY
O primeiro caça de 5ºG F-22 teve o primeiro voo em 1997 e oficialmente operacional em 2005
Mas eu não disse que o KF-X começou antes do F-X. Eu quis dizer que o KF-X já rolava nos tempos do finado F-X, antes do F-X2 começar…
.
Falar em 2016 no caso do KF-X pode causar uma falsa percepção a respeito desse programa, que teve seus contratempos.
Sim claro, mas o texto da matéria é “O desenvolvimento do KF-X começou para valer em janeiro de 2016” O KF-X parece que foi uma novela assim como o FX… guardadas as devidas proporções tropicalíssima tupiniquim. A concepção do seu designer imita caça de 5ºG que entrou em serviço em 2005. Podemos inferir que eles não tinham um projeto desenhado em 2001 nesta concepção, em 2010 Surgem as imagens da concepção do caça KF-X sendo anunciado como 4.5ºG Tudo indica que o auxílio Lockheed que iniciou conversas com Seul em 2015 ajudou a destravar o projeto com transferência de tecnologia.… Read more »
Muito parecido com o F-22, a exceção da traseira, diferente também do F-35, será que essas saídas de motores meio convencional confere a esse caça coreano as mesmas furtividades dos caças stealth americanos? No SU-57 russo não confere!
Sem dúvida que não.
Não confere. Mas lembre-se que os Coreanos não dizem que é uma aeronave de 5ª geração, mas sim de 4.5.
I like their incremental developmental approach , first one close to 5th generation , and next one will be 5.5th generation.
Best to eat what one can chew.
I think it’s a realistic approach. Gives the manufactors time to consolidate and expand on technology developed for the previous steps. That way they’ll always be able to more or less stick to their time and budget schedules and still deliver a good product.
Sem dúvidas que não. Mas tem que se ver o custo benefício. Vetoração x Eficiência x Furtividade. O F35 tá aí pra provar que nem tudo que reluz é ouro.
Acho que no quadrante frontal não faz muita diferença os motores sem tratamento do calor expelido.
Com o anúncio de que o EUA reconheceram o fracasso do programa F-35 e que agora pretendem desenvolver um novo caça situado entre o F-16 e F18, aqueles que defendiam o KFX contra seus críticos (por não ser uma caça de quinta geração) se sentiram vingados. Alguns lá na Coreia até alegam que o programa do novo caça dos gringos é em parte prova do medos que eles tem de eventual sucesso do KFX (Será???? rsrsrsrs). A suspeita coreana pode até ter algum fundamento afinal os parâmetros do novo caça deles são as mesmas do KFX e no momento não… Read more »
Os EUA não reconheceram fracasso no programa F-35.
Não reconheceram oficialmente, mas nas entrelinhas…
O programa não fracassou e a produção segue acima das 100 unidades/ano, ele apenas não atendeu o requisito de ter um avião barato, ainda mais que não há um concorrente a altura de suas capacidadas de combate.
Pessoal lê a manchete sensacionalista do click bait, mas não lêem as matérias.
https://www.google.com/amp/s/www.forbes.com/sites/davidaxe/2021/02/23/the-us-air-force-just-admitted-the-f-35-stealth-fighter-has-failed/amp/
Então… você não leu a matéria, né? Ou pior… se leu, não entendeu nada.
Li e entendi. Você por outro lado leu mas parece que entendeu o que quis não?
Diz ai por que o programa é um sucesso então ….
Quem escreveu essa sua citação foi o autor da matéria e não a USAF. Você sabe o que significa a palavra ‘tacit’, né? Você está lendo a interpretação do autor da matéria sobre os comentários do comandante da USAF, ou seja, os EUA não reconhecem fracasso no programa F-35. Se você concorda ou não com o que o autor da matéria escreveu, isso não tem absolutamente nada a ver com o que o ‘O chefe das forças aéreas da gringolândia’ disse. O que o Andre disse é o que de fato ocorreu. O programa falhou miseravelmente em entregar uma solução… Read more »
Pois é verifiquei que de fato o Brown não disse isso literalmente, mas o tacitamente é verdadeiro razão pelo qual o programa F35 está sofrendo esse revés. O motivo da venda “estrondodsa” do F35 se deve a um fato apenas: é o único caça de quinta geração a venda no mercado e os tambores de guerra estão rufando pelo mundo estes dias. Contudo como se trata de uma caça cujo projeto não foi concluído ainda, só vendeu devido ao lobby do governo do EUA e a promessa da LM de que os erros serão consertados no futuro (se e quando… Read more »
Isso tudo para ‘justificar’ que reconhece que a USAF não declarou nada do que você disse ter declarado mas insistiu que declarou? “Pois é verifiquei que de fato o Brown não disse isso literalmente, mas o tacitamente é verdadeiro razão pelo qual o programa F35 está sofrendo esse revés.” Não, cara. Aí é você fazendo a MESMA coisa que o autor fez. Você está inferindo, deduzindo baseado em uma declaração nada a ver. A única coisa que é óbvia para todos com base nas declarações de Brown, é o que não é segredo a mais de década, é que o… Read more »
“Você quer mesmo que eu acredite que muitos países podendo escolher uma solução comprovada, mais barata e bastante relevante até os dias atuais, escolhe F-35 porque os EUA fazem ‘pressão política?” Precisa se atualizar em geopolítica meu amigo. Se existem tantas alternativas boas ao F35 por aí como você diz por que países tão sérios com sua defesa compram esse trambolho? São menos inteligentes que você???? Inferir, deduzir … é o que as pessoas fazem quando veem fatos, por isso tem mil opiniões de um lado e outras mil de outro como você diz. Infira o que quiser, mas os… Read more »
“Precisa se atualizar em geopolítica meu amigo. Se existem tantas alternativas boas ao F35 por aí como você diz por que países tão sérios com sua defesa compram esse trambolho? São menos inteligentes que você????” Não, meu caro. Eu não acredito que existam não. Mas VOCÊ acredita que existe, afinal de contas você fez questão em dizer que o F-35 falhou. Se ele falhou, significa que não entrega o prometido, então outra aeronave pode ser adquirida. Ou não é tão simples assim, como eu estava dizendo esse tempo todo… hmmmm…. Sério, parece que você lê as coisas, mas não compreende,… Read more »
Deu para ver que você é muito vaidoso e adora falar. Ainda não vi nos teus comentários qualquer referência sobre os defeitos do F35. Falei deles para justificar o fracasso do projeto mas você os ignora. Falei também do motivo do “estrondoso” sucesso de vendas do caça, mas você interpreta isso de modo tendencioso e de forma displicente. A visão simplista que você faz desse avião, de que “se vendeu é um sucesso”, é muito pueril e reducionista. Pare de desfilar vocabulários e seja mais objetivo.
Então… vou ser bem claro.
Não estou tentando debater os méritos ou deméritos do F-35, mas estava apenas te alertando para o fato de que não existe uma admissão de falha por parte da USAF. E isso você parece ter finalmente admitido em algum momento em um comentário mais acima, no pomposo ‘verifiquei…’ heheheheh.
E se você acha que estou desfilando vocabulário então realmente precisa se dedicar mais à interpretação de texto, e mostra que estamos mesmo na merda em relação à educação hehehehehe.
Sim reconheci que não ouve declaração expressa, mas tácita, e te dei todos os motivos pelo qual defendo isso. Sobre isso você fez um festival de verborragia para não dizer nada de objetivo e fazer disso um palco para desfilar toda tua vaidade. Você conhece a história do vai vem da licitação da força aérea canadense para escolher seus novos caças e o papel da LM (F-35) neste caos? Deveria dar uma olhada nisso para entender o que o F35 é de verdade e todos os problemas inerentes ao seu programa. O programa é um fracasso, não total é claro,… Read more »
Se você prestar um pouco mais de atenção verá que na verdade isso foi coisa do editor Davis Axe tentando colocar palavras na boca da USAF.
E se ler o link para o texto original do Air Force Magazine verá que o comentário do General Brown é sobre estudo para adquirir um avião para a limpeza pós combate, após os F35 e o F22 fizerem o trabalho pesado.
Com apenas 170 unidades produzidas do F22 a dobradinha com o F35 parece que não vai poder acontecer com muita frequência. A “limpeza” pode ser feita com os atuais caças existentes não havendo necessidade de gastar mais dinheiro desenvolvendo novos caças. Na minha opinião o F35 falhou em ser o novo F16 como era pretendido, vendendo que nem pamonha quente entre os aliados dos EUA, o que criaou um vácuo no mercado para países que precisam substituir o F16 que está alcançando a obsolescência. Era para o F35 ser vendido por volta dos US$ 70 milhões a unidade com todas… Read more »
O F-35 é um sucesso estrondoso, tanto em números formais de vendas, números de aviões que estão por aí voando, quanto o que ele realmente demonstrou em vôos, não adianta se iludir, na guerra ele vai na frente abrindo caminho para os outros, lógico que é um avião caro, mas não é pra qualquer um, é pra quem pode ter, não pra quem quer e fica desdenhando, o resto é bazófia. Não serve pro Brasil, tudo que é bom e caro não nos serve, serve pros outros, mas aqui querem um hiper-ultra-fodástico muito melhor que o melhor dos melhores, mas… Read more »
Interpretação ficou com Deus, é tão difícil de entender o que o amigo ali de cima já explicou?
O programa foi capaz de cumprir a estrondosa maioria de seus requisitos, falhando apenas em um: gerar um avião barato. Todos os outros (avião para atender as 3 forças, com versão de decolagem normal, decolagem vertical e para porta aviões), um avião VLO (bem diferente do SU57 apenas LO), um avião com grande capacidade de data link (hoje é padrão, mas não era quando foram definidos os requisitos do projeto), um avião capaz de utilizar a maioria dos armamentos disponíveis no arsenal norte americano, e por ai vai…. Para de falar a besteira que a essa altura era para o… Read more »
Você confessou que se trata de uma avião mal acabado. Se você quer ver pelo lado positivo veja, mas quem voa esse trambolho sabe que se trata de um caça limitado, não no seu projeto, mas na sua construção logo capenga na hora de mostrar a capacidade que devia estar mostrando. Disse isto antes aqui mas vou repetir: vai dar uma pesquisada na licitação canadense para aquisição do novo caça deles e o papel que o F35 teve no caos que essa licitação se tornou. Agora até o F18 está concorrendo com ele …. Anti EUA? Que lindo …. estou… Read more »
Japão e Coreia do Sul compraram o F35 com a promessa de que os defeitos deles serão remediados logo, até lá eles devem voar o caça de forma limitada (mesma ladainha com os demais compradores assim como os EUA). Israel comprou o F35 mas instalou os aviônicos deles como sempre fazem. O SU57 tem o mesmo problema da maioria dos caças de quinta geração: não consegue cumprir com os parâmetros definidos para sua concepção pois são ambiciosos demais, logo está na mesma letargia do F35, não se trata de uma procedimento normal, mas anormal ….
Tá aqui uma prova de que alguns daqui só olham o titulo da matéria sem ler o conteúdo. Enquanto isso o F-35 chegando a quase 700 unidades.
700 unidades que quando dá sorte conseguem voar. Era para serem utilizados junto com o F22, este abrindo caminho para o F35, destruindo caças, radares e defesas anti aéreas para o F35 passar com bombas, mas com o F22 terminado de forma abrupta com apenas 170 unidades produzidas (número aproximado) ficou capenga de finalidade. É um caça lento e pouco ágil pois tais qualidades deviam ser preenchidas pelo F22, mas sem este se tornou um “meio caça” cheio de bugs e caro de manter. Tremendo sucesso …. Só vende por que ainda não tem caça melhor em termos de furtividade… Read more »
Tá bom brigadeiro de ar condicionado, pega o teu Gripen aí e seja feliz. Brasileiro querendo pagar de maioral e sem o mínimo de conhecimento. O sabe tudo aí sabe mais do que quem fabrica e quem compra, engenheiro entendido.
Discuta com fatos. Se não conhece fique quieto.
Quase uma copia do f22
Stealth shaping physics will always result in similar general airframe shapes , whoever the developer might be.
Se duvidar, a Coreia do Sul tera eles antes que nos com o Gripen! Esta ai uma otima opçao no mercado, de um aviao moderno e aparentemente nao tao exorbitantemente caro.
Mas, novamente erramos o timing. Se tivessemos comprado o FX la em 2000 ou 2002 ate esse jato poderia ser uma opçao para substituiçao, mas agora estaremos com um jato projetado nos anos 80 ate 2050 ou 2060…….
Vamos apostar quem vai ter 36 unidades antes?
Brasil de gripen
Coreia de kfx
Russia de su57
Aposto um barril de 5l de Heineken que seremos nós.
Já sabe que vai perder,né?
Depende. A princípio, serão 6 protótipos e a previsão de homologação do projeto é 2026. O cronograma atual do Gripen diz que o último é entregue em 2026. Sabemos que a economia está bastante debilitada devido a pandemia. Se já atrasávamos projetos antes, imagine depois que é quando a conta vai cair. Qual a possibilidade do cronograma ser novamente alterado e estendido até 2030 ou 31? Importante observar é que se atrasar dois anos, teoricamente da Coréia do Sul perderemos, porque o cronograma de entrega do KFX é de 40 unidades até 2028 e outras 80 unidades até 2032, totalizando… Read more »
Exato. É que nós temos um fator predominante para acreditar que teremos mais atrasos no Gripen.
Somos brasileiros,não levamos nada à sério nesse país.
Que teremos esses 36 caças,certeza. Mas…
A compras do Mirage lll parou nas 16 unidades novas,era pra vir mais lotes,segundo consta,deveriam atingir bem umas 40 unidades.
O AMX,previstos,79 aeronaves,paramos na 56(?). Depois seriam modernizados todos,só teremos 14.
Enfim,a lista de decepções com nossa força aérea é longa,e não vem de hoje.
Melhor pagar soldos que investir em tecnologia e equipamento. =(
O fator predominante já aconteceu. Dia 1 de Março. Votação das emendas ao Projeto da Lei Orçamentária Anual de 2021. O valor alocado para o projeto F-X2 foi de R$ 700 milhões, que é insuficiente para a continuidade planejada do projeto. O motivo disto? Não existe dinheiro em caixa. Não adianta ficarmos pedido 2% (por enquanto) do PIB para as forças armadas. O país precisar para de se unir apenas em situações fúteis (como votar na Carol Conka?!?) e se unir para acabar com a farra de verbas do Judiciário e do Congresso. Precisamos diminuir nosso custo de produção. Aperfeiçoar… Read more »
Eu posto que os 36 Gripen chegam antes. Bora Marcos?
Não tão caro?! Você já viu o preço unitário dele?
Caramba!! Rápido demais. Outro dia estavam falando de desenvolver, hoje já temos alguns quase prontos. Parabéns
Daqui a pouco o Paraguai vai desenvolver um caça furtivo, vai lançar um foguete, mandar uma sonda para Urano e passar o PIB do Brasil.
Ate esse caça que os sul coreanos msm dizem não ser de 5 geração,parecem ser bem melhor produzido e ser mais furtivo e tecnológico do que os su 57 que os russos dizem ser de da 5 geração.
A Rússia é muito boa em tecnologia militar porém tenho que admitir nessa nova geração de caças eles tão ficando para trás.
Por que ninguém diz que esse avião é fabricado pela Lockheed Martin para a Coreia do Sul? o Congresso dos EUA nem queria autorizar esse acordo, depois de muito custo é que autorizaram. Trata-se de um avião da Lockheed Martin, a Coreia do Sul não tem poder algum sobre ele. Não podem negociar, quem o faz é o governo dos EUA, e quem o arma também. A Coreia do Sul para conceber o KT-1 Woongbi contratou alguns engenheiros da Embraer que trabalharam no Super Tucano, avião inferior a este, quer dizer, sai do KT1 direto para um quinta geração… para… Read more »
Fonte?
Arial 12.
Kkkk…boa essa!
Normal ou itálica?
Itálica para dar um tom dramaticidade.
kkkkkkkkkkkk
ue, o FA-50 nao conta? Os armamentos serao europeus (ar ar) e coreanos (ar solo).
Marcelo, o FA-50 é mais Lockheed Martin ainda. Preste atenção, algo simples, trata-se de um caça muito parecido com o F-16, ou seja, tem o mesmo DNA, e que usa sabe qual o motor?? o mesmo do Gripen E, e o Gripen atinge Mack 2, e o FA-50 não, é bem mais limitado que o Gripen, sob qualquer aspecto, e qual a finalidade disso?? justamente não competir com o F-16, ou seja, não fazer sombra a matriz, não interessa a LM criar um concorrente para si mesma. É proposital. Lembro que o Congresso não queria autorizar esse negócio, acabou saindo… Read more »
Minha nossa! Foi o Roberto Godoy! Aquele ultra especialista da BAND! Céus! Então ele sobre no Monte Sinai e desce com as escrituras do Todo Poderoso!!!!!!!!
Sério… então… tem nada do Ancelmo Gois aí não?
Leandro, não querendo defender o Godoy(mas já defendendo) ele também acerta as vezes, lembra da notícia que saiu aqui no aéreo de dizia que alguns brigadeiros da FAB ficaram “chateadinhos” com o decreto que permitiria o EB adquir os Sherpa, na época criticaram o Godoy dizendo que ele “queria biscoito” e que ele “estava criando uma baboseira”, bem, no final, sabemos o que aconteceu…
Se fosse produto da LM, e fabricado pela LM, haveria uma página sobre o KF-X no website da LM por exemplo…
Mas não tem lá nada.
https://www.lockheedmartin.com/en-us/capabilities/aircraft.html
Enquanto isso, no website de uma certa empresa coreana:
https://www.koreaaero.com/EN/Business/KF_X.aspx
?ver=200331
Só é furtivo se estiver limpo!
Rsrs
Só poderá combater furtivamente se usar somente os canhões internos.
Rsrs
Tá… E…?
É uai!!
Furtivotopia….
Se você ler a matéria, vai ver que ela não é furtiva. Ela tem assinatura reduzida, mas ainda é geração 4,5… e está na matéria. É só ler.
Fosse eu o administrador da USAF , recomendaria a aquisição deste caça coreano para lift
da USAF ao invés de desenvolver algo novo.
Para lift? E o T-7A? Joga fora?
uai o comandante de força aérea americana falou em desenvolver algo do zero e stealth.
E o T-7A? Se fosse essa a alternativa o comando a USAF teria feito menção a ele , não?!
Você falou em recomendar a aquisição deste caça coreano para lift da USAF. Esse papel já é to T-7A.
T-7 A até onde eu sei é um treinador.
Sim, LIFT é um treinador. Um treinador mais capaz, mas um treinador. Isso faz com que muitas aeronaves desenvolvidas para a função de LIFT também serem usadas como caças leves ou de segunda linha por forças aéreas mais humildes. Olha a definição: Lead-in fighter training (LIFT) utilises advanced jet trainer aircraft with avionics and stores-management capability that emulate operational fighter planes, to provide efficient training in combat scenarios with reduced training costs compared to moving straight to operational conversion. The on-board avionics system may be linked to ground-based systems, and together they can simulate situations such as infrared or radar… Read more »
Esta peça na asa esquerda é um canhão rotativo seria o GAU-22A?
https://www.aereo.jor.br/2021/03/01/imagens-caca-kf-x-da-coreia-do-sul-toma-forma-na-linha-de-montagem/
Sim é um canhão rotativo!! Agora se é o gau-22a ai não sei. Hehehehe…
Não é.
O GAU-22/A tem apenas 4 canos.
https://www.gd-ots.com/armaments/aircraft-guns-gun-systems/gau22a/
E o canhão na foto tem 6 canos.
Parece ser um M61 Vulcan…, mas posso estar errado.
QUE NAVE !
Quais as chances da lockheed comprar o projeto é levar pra ser feito nos Estados Unidos para substituir o F-16?
As mesmas chances que uma vaca tem de ser admitida em Harvard para um curso de doutorado em física quântica rsrsrsrs.
Sinceramente falando acho isso muito improvável, afinal eles tem capacidade de sobra para fazer um projeto novo e não teriam motivo para ajudar uma empresa que um dia poderia se tornar uma rival no futuro.
Além do mais precisariam trabalhar muito para substituir as peças e sistemas do avião por produtos deles demandando tanto trabalho que valeria mais a pena iniciar um projeto novo.