EUA alertam Egito sobre a compra de caças russos Su-35
No dia 23 de fevereiro, o Departamento de Estado disse que os Estados Unidos estão preocupados com a potencial compra de caças Sukhoi Su-35 russos pelo Egito.
O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinkin, levantou a questão durante uma conversa por telefone com seu homólogo egípcio Sameh Shukri.
“O Secretário de Estado expressou preocupação com os direitos humanos, que ele destacou que serão de importância fundamental para as relações bilaterais entre os Estados Unidos e o Egito, bem como para as potenciais compras de caças Su-35 da Rússia pelo Egito”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, em um comunicado.
O Su-35 é um caça russo da geração 4++ supermanobrável e multimissão, com um controle vetorial de empuxo.
O site Top War da Rússia, especializado em assuntos de defesa, informou em 23 de julho de 2020 que o primeiro lote de caças Su-35 tinha decolado da fábrica de aviação Komsomolsk-on-Amur se dirigindo para o lado europeu da Rússia, de onde serão entregues Egito.
Em 18 de março de 2019, a Força Aérea Egípcia fechou um acordo de US$ 2 bilhões para comprar 24 caças Su-35 de fabricação russa, incluindo equipamentos relacionados, de acordo com o Serviço de Informação do Estado do Egito (SIS).
FOTO: Caça Su-35 destinado à Força Aérea Egípcia durante os testes em Zhukovsky, em fevereiro de 2021 © Sergey Popkov / COLABOROU: Rustam Bogaudinov
Que os EUA façam uma proposta superior de seus caças !
Apesar que msm que os EUA ofereçam F15 eu ia ficar balançado pelo Sukhoi…
A proposta superior chama-se “ajuda financeira ao Egito”.
O problema e que junto, vem o cabresto e a ingerência externa.
Não quiseram vender o F-35 aos egípcios e nem mísseis de ponta,acho que nem ofereceram as versões atualizadas do F-15.
Depois reclamam se seu aliado de longa data procura outro fabricante.
E esse o problema dos EUA. Chamam de aliados pela frente e te tratam como subalternos pelas costas. Quando se e a única superpotência do mundo ok más quando se tem um concorrente no páreo, tem que saber usar as fixas.
Auxilio econômico, a China tambem dá de firma autônoma e ate com o banco dos BRICS.
Não sei o que é “longa data” para você, mas o Egito foi, por muito mais tempo, alinhado da URSS, e além de ter perdido todas as guerras no período, ainda teve que ouvir que perdeu porque não sabe operar.
Pode comprar de quem quiser, mas o EUA também pode cortar a enorme ajuda financeira que manda para o Egito.
Basta o Egito falar que não quer mais a grana americana. Façam como fizeram por 50 anos, alinhem-se a Russia, comprem equipamentos russos, percam as guerras e ainda ouçam que perderam porque não sabem operar…
Ou seja, cão tem que comer a ração que o dono oferece.
O SU-35 é um bom caça. Se não fosse, os EUA não precisariam “alertar” o Egito.
Mui habilidoso…perdeu praticamente toda a área de influência que a URSS tinha no OM (sobrou apenas a Síria), e praticamente toda área de influência no extremo oriente e Africa para a China.
Não sabia que o Putin assumiu a presidência da federação Russa, logo após o colapso da URSS caro Andre.
E bota surra nisso Teropode. Mas pelo jeito eles não aprenderam a lição com o Obama.
se não comprar, então não tem preocupação com Direitos Humanos…se comprar então ganha-se preocupação com direitos humanos…
Certo…entendido…igual preocupação com Amazonia….
Cirurgico o seu comentário,parabéns
Pior é a França que temos Sub em construção pagando dinheiro que não temos e ainda assim aparece essa conversa de amazônia, enquanto isso a China é o maior poluidor do planeta.
Errado. O maior poluidor do planeta é de longe os EUA. A China ultrapassou os EUA na emissões de gases carbono (alguns anos já).
Tem certeza?
“Mas, quando se trata de uma das principais causas das mudanças climáticas – as emissões de carbono resultantes da queima de combustíveis fósseis -, não há peso maior do que o da China.” – 02/12/19
https://www.moneytimes.com.br/china-maior-poluidora-do-mundo-e-foco-de-conferencia-global-do-clima/
“Os dados mostram que, em 2007, a China ultrapassou os Estados Unidos e tornou-se a maior emissora de dióxido de carbono do planeta, uma posição que mantém até hoje.” – 21/12/19
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50811386
?
Perfeito Carvalho!
Esses tipos de reclamações e ‘denúncias’ só surtem efeito no âmbito global se: 1- Seu país não tiver outro(s) aliado(s) de peso para contrabalancear; 2- Seu chefe de Estado “pegar pilha” e achar que bater boca perante a mídia vai resolver. Fora isso, não dá em nada! Abdul Fatah Al-Sisi tem boas relações com Rússia e China, além de não estar nem aí pros choramingos do “mundo livre” no Twitter. “Subornou” franceses, ingleses… e agora russos e chineses. Muitas compras de equipamentos, acordos comerciais, contratos de empréstimos, etc. Washington só tem isso mesmo a fazer; reclamar. P.S.: é evidente que… Read more »
Sem falar dos direitos humanos dentro de seu próprio território: violência contra negros, pobres, latinos…
“O Secretário de Estado expressou preocupação com os direitos humanos, que ele destacou que serão de importância fundamental para as relações bilaterais entre os Estados Unidos e o Egito”
Aham…agora DH virou “preocupação” na hora de vender caça, justamemte quando o Egito escolheu um caça que não é norte-americano….sei…
No mais, o Egito sempre comprou tanto dos russos quanto do Ocidente, e não vai ser essa “preocupação” do Dep. de Estado americano que vai mudar isso…
Era o que ia comentar, DH é preocupação se comprar com os russos, se comprar conosco tá tudo certo, pode seguir barbarizando…
Perseguir opositores com Su-35 não pode. Só pode ser for com F-16…
No mais, acredito que vá ficar apenas nessa “nota de repúdio” mesmo. Daqui a pouco o Egito compra uns 20 Apaches pra acalmar o Tio Sam, e fica por isso mesmo…
Esse tipo de pressão só funciona com certos…países subversientes…e não pra um Egito ou Índia da vida…
Preocupação some com a Arabia Saudita
Saiu o Trump entrou o Biden, mas as coisas não mudam! Colocam dificuldades para vender armas e quando os países encontram outros fornecedores fazem pressão diplomática!
E tu esperava alguma mudança?
“O Secretário de Estado expressou preocupação com os direitos humanos”
kkkkkkkkkkkkkk os EUA se preocupando com direitos humanos é uma piada.
Exatamente, tudo papo furado.
Cada País tem o direito de comprar o que quiser onde bem entender.
Simples assim.
isso.
Antoniokings, até entendo, mas países que ainda estão na coleira, tipo o Japão, ou que recebem ajuda em dinheiro, tipo Egito e Coreia do Sul (no caso recente dos helicópteros), a coisa é um pouco mais complicada, já que os americanos ajudam, o certo seria comprar com os próprios americanos.
Se o Egito quer ser totalmente independente, é só não aceitar a ajuda americana.
Maurício
Entendo, mas tenho quase certeza que o Egito não compra armas russas com o dinheiro dessa ajuda.
De qualquer maneira, essa situação esdrúxula sinaliza que o Egito não é tão amigo assim dos EUA.
Aparentemente, suporta os americanos em troca desse dinheiro.
Aparentemente não, os Egípcios se venderam por uma enorme quantidade de dinheiro e a devolução do Sinai.
Se quiserem voltar a fazer guerra à Israel com equipamentos Russos e levar mais alguns cacetes, e ainda ouvir que não sabe operar, basta falar que não quer a ajuda financeira.
A escolha é deles, da mesma maneira que a escolha de comprar o S400 foi da Turquia, mas toda escolha tem uma consequência.
Saudação tovarishch Kings, quem sabe o cão quer mais ração ou então uma ração melhor ja que ao redor do canil tem ração melhor.
Olha… ele tem um lado liberal! O_O
Estou estupefato.
Eu vivi pra te ver positivado de maneira tão contundente! Hahaha
Brincadeiras à parte, sempre achei bacana vc comentar mesmo não sendo muito “amado” pela maioria.
Um abração
Direitos Humanos?
O mesmo partido dos EUA que apoiou e praticamente colocou a Irmandade Islâmica no poder desse país, vem falar de DH?
E para piorar, reclama de DH do Egito e esta de 4 para voltar a fazer negociaçao com o Irã? Mais incoerente e ridiculo nao existe…..
Sobre o negocio em si, vc pode fazer uma contra proposta melhor nao? Como falaram abaixo, pq nao oferecem o F-15?
Exatamente.
A contraproposta é: se comprar Su35 eu corto a ajuda financeira que te dou. Pode escolher….
Essa birra americana é tarde. Já tem 5 em operação desde ano passado…
Biden pode rasgar a calcinha
Basta o Egito abrir mão do dinheiro americano que a birra acaba.
Vamos combinar… esses norteamericanos são uns malas. Fico imaginando como eles vão encher o saco do Brasil caso for escolhido algum sistema de origem Russa para o sistema de defesa aérea. Não autorizam a liberação de sistema sensíveis deles, mas não deixam escolher outras opções.
Vão encher bastante o saco se por aqui fossem escolhidos o Pantsir ou S-300 (coisa que duvido muito que aconteça).
Duvido muito que, por exemplo, o EB compre algo russo, mesmo que o material caia como uma luva pros requisitos do EB. Esse povo ainda vive na mentalidade dos anos 60.
Mas mesmo se pensarem em comprar…é só o Tio Sam falar um “A”, que nossas FA’s desistem da compra na hora…
Os iglas e os mi24 mandaram lembranças.
Impressionante o que a falta de informações, aliadas à cegueira ideologica, anda fazendo por aqui.
Igla = meia dúzia
MI24 = compra puramente política
Vejo que lhe falta informações e sobram opiniões. O atual sistema aa brasileiro já tem equipamentos russos. Não se esqueça dos helicópteros de ataque que também são russos.
O governo americano não precisa preocupar-se com o Brasil unilateralmente já escolhemos um lado. A exceção da Amazônia, em que o governo diz que a proteção da Amazônia depende dos dolares estrangeiros, isso é que é soberania, ELA tem preço.
E os Direitos Humanos na Arábia Saudita e no Iémen, bombardeado pelos sauditas?
Ah é, os sauditas tem investimentos pesados na Economia americana.
“O Secretário de Estado expressou preocupação com os direitos humanos”
Ah tá, avisa o secretário sobre a Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Barein, Omã, Kuwait, Jordânia, o próprio Egito, a lista é longa, esse tipo de discurso só é válido para os ideologicamente afetados…
Sim. Existe grande produtores agrícolas preocupados com o meio ambiente e tomando iniciativas por conta própria que vão além do atualmente exigidos pelo governo, infelismente uma minória sem voz. A política do “passa boiada” é de interesse dos grileiros de terra e dos empresários sem compromisso com a sociedade brasileira e que buscam resultados imediatos, destroem a reputação do Brasil no mercado internacional e devastam o meio ambiente, tornado a agricultura cada vez mais dependente de agrotóxicos e transgênicos. Forçam paises dependentes, como a China, cada vez mais colocarem recursos na criação de outros mercados produtos. Vale a LEI DE… Read more »
Certo, mas o que isso tem a ver com o Egito?
F-16 americanos, rafales franceses, typhoons italianos e sukhoi agora? Egito tá indo pelo caminho tortuoso, e ineficiente, do Qatar e Índia.
Esqueceu os MiG-29M. Rss.
Mas os F-16 são mais antigos.
O Egito decidiu um mix entre caças russos e franceses, porém após as declarações do Macron, desistiram da França e agora flertam com a Itália.
Se não fosse isso, acredito que ficariam com Su-35, MiG-29M (e em alguns anos modernização para MiG-35) e Rafales franceses. E aos poucos iriam substituir os F-16, ou seja, uma grande parte da frota de F-16 seria substituída por estes caças mais novos de geração 4 plus.
Será que os Estados Unidos se preocupam com os DH da Coréia do Norte? Ou preferem fingir que nada sabem, por conta de um certo poder nuclear deles?
E a China? Algum desconforto com os DH lá?
Arábia Saudita talvez? Não, os F-15 precisam ser entregues, e pagos…
Se eles oferecessem o Eagles, mas nem isso eles ofereceram. As vezes não da pra entender a politica externa americana.
O governo americano esta correto no seu posicionamento, pagará o governo egipcio para não adquirir os SU-35, se podem desestabilizar a balança entre Egito e Israel. Todas as armas aquiridas pelos egipcios, são como vento perante EUA, e os interesses americanos no Oriente Médio é a energia que move sua indústria. Egito é um pião (aqueles que a molecada joga com barbante rsrsrs.) entre EUA, Israel e Arábia Saudita.
Isso é só beicinho de Washington,o Egito continua a comprar material bélico americano… Não quiseram vender o F-35 ao Egito por causa de Israel,obviamente ele sairá em busca de outra aeronave para fazer a segurança do país. Os EUA fornecem ao Egito aproximadamente US $ 1,3 bilhão em ajuda militar a cada ano. Grande parte do arsenal militar egípcio consiste em hardware americano: tudo, desde caças F-16 Fighting Falcons até helicópteros AH-64 Apache e tanques de batalha M1A1 Abrams. O Egito já gastou bilhões de dólares em equipamentos militares avançados da Rússia e da França nos últimos anos. Ela comprou dois navios de… Read more »
Não vendem aeronaves de ponta ao Egito para proteger Israel, não vendem mísseis de ponta ao Egito para proteger Israel, depois ficam furiosos porque o Governo do Egito compra aeronaves que os egípcios acham ser as melhores para suas necessidades…
Então tem que oferecer os mesmo F15 que foram comprados pelo Catar e pela Arábia Saudita. Caso contrário, acho que não vai rolar desistência pelos egípcios…
Acha que o Egito é potencia regional??rsrs.
Literalmente deu as ilhas de Tiran e Sanafir para a Arabia Saudita quando ambas incontestavelmente eram egípcias.
Enquanto dinheiro saudita continua entrando nos palacios egipcios, os cidadões egípcios vão (muitos com formação universitárias) vão buscar emprego em paises árabes ricos.
Queira você ou não Nilo, eles são potencia regional,o mais poderoso da África fazendo dupla com Argélia…
Como potencia regional trocou este ano de lado na Líbia, passou do fracassado apoio ao general Haftar a quem jurava defender dos interesses turco, para apoio ao Governo de Trípoli. Com a Etiópia tem uma disputar de decadas com a construção de uma gigantesca barragem acima do rio Nilo, tendo por anos tentado impor condições sobre enchimento e controle de fluxo das águas, ameaçou explodir, a Etiópia se impos, fez sua própria regra daquilo que achava que era necessário, concluio a barragem de 5 bilhões de dolares do próprio bolso, que nem o Banco Mundial quis financiar por pressão egipcia.… Read more »
UÉ quem tá pagando são os Sauditas. Reclamem com eles
E ainda pateta tupiniquim seguidor de olavismo, chamando Biden de globalista, progressistas e outras idiotices do gênero.
Um bom negócio, USD 2 bi por 24 Su-35 novos e talvez de última geração.
Seria um ótimo negócio. Supremacia aérea no Egito.
Não sei porque essa gritaria dos EUA. É sabido desde sempre que o Egito sempre diversificou seus fornecedores de equipamento de defesa.
exatamente,o mesmo pode-se dizer da Índia,que está sendo pressionada pelo tio Sam, mas pelo visto está dando de ombros…
Compra tanto material americano em boa quantidade quanto material russo.
Eu não ficaria ameaçando um bom comprador que adquiriu 12 caros P8 Poseidon para patrulha marítima entre outros brinquedos caros e adquiriu em 2020 3,4 bilhões em armamentos.
Fora 10 C-17 , 22 helicópteros Apache Longbow , 15 helicópteros de carga pesada Chinook,portanto eu não ficaria muito em cima
Esse “sindicalismo” dos americanos é simplesmente patético!
Como sempre so querem que compre os caças deles ai vão oferecer. O F16 ou F35 marea .e o interessante é que so as armas dos EUA é que respeita os direitos humanos.
24 Su-35 por U$ 2 bi.
46 MiG-29M por U$ 2 bi.
24 Rafale e 1 Fremm por U$ 5,9 bi.
Tira 900 mi para a Fremm são cerca de U$ 5 bi em 24 Rafale.
Aqueles que falaram no outro tópico sobre o MiG-35 para a Argentina, que não dava para comparar o valor dos contratos porque tinha tot, o que dizem sobre esses contratos com o Egito???
Os Rafale custaram 2,5 X mais porque vieram com tot?
Ou estão sendo fabricados no Egito?
Prezado Luís,
até onde sei, não há acordo para montagem de Rafales no Egito. Posso estar equivocado, mas o que minha memória me traz agora é que foi uma simples “compra”. Talvez a diferença de preços se deva ao nível de equipamento de cada aeronave.
O ‘Flanker’ em questão pode estar sendo oferecido com uma aviônica ligeiramente inferior ao disponibilizado em seu par francês. Pode ser também uma questão de pacote (armas + apoio logístico + treinamento de pessoal especializado).
Acredito que sejam as possibilidades mais realistas.
Forte abraço!
Caro Tamandare, obrigado pelo comentário. Eu estava sendo sarcástico.
Creio que o fato dos caças russos serem produzidos em Rublos contribui fortemente para a diferença de preço.
A sede por lucros altos das indústrias privadas europeias e americanas também contribui.
Isto chama-se .
A “livre determinação dos povos”.
É muito comovente esta preocupação americana com os direitos humanos.
Logo, os Estados Unidos.
Um país useiro e vezeiro em contratar terroristas para fazer seu trabalho sujo
Três guerras usando equipamentos Russo-Soviéticos e três lavadas, mesmo que em ampla superioridade numérica, com amplo treinamento e total apoio do fabricante.
O EUA deveria cortar a ajuda financeira e deixar eles perderem mais uma…
É mesmo André?! E se os eua abandonarem o Egito, certamente não faltará quem adote a criança abandonada… Talvez a mesma “pessoa” que deu um classe mistral de presente a eles. E você acha que o Egito não pode retaliar de alguma forma?! Você ganha uma gorda mesada de seu pai, mas na hora que você quer comprar aeronave X para por em sua estante, seu pai diz que não pode pois seu irmão mais novo não quer que você adquira pois irá rivalizar com a coleção dele. Ou se dá condições iguais ou então o aliado tem todo direito… Read more »
A verdade é umas só o EUA querem controlar o mundo, fazem isso com o Brasil e mundo a anos, se observarem todas as crises em nosso país tem o dedinho deles 64, 85, 92, 2014. basta nosso país começar a decolar que rapidinho é derrubado. São estrategistas e modelam o q ocorreria se deixassem o país avançar, pensam 20 anos na frente e eliminam as futuras ameaças, vide a briga comercial disfarçada coma China.
Tá certo o Tio Sam em alerta sobre esse caça …
Se o Egito quer comprar um caça de verdade compre o sr MIG-35 que é infinitamente superior, afinal é um Mig soviético e fim de papo …