Federação Russa oferece caças MiG-35 à Força Aérea Argentina
Segundo o site argentino Full Aviación, a Rússia ofereceu caças MiG-35 e helicópteros Mi-171 à Argentina.
O oferta teria sido feita no âmbito da VII Comissão Intergovernamental de Cooperação Técnica – República Militar Argentina – Federação Russa, realizada entre 17 e 19 de fevereiro de 2021, pelo chefe da delegação russa e vice-diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar (SFCTM), Anatoly Punchuk, juntamente com o embaixador da Rússia na Argentina, Dmitry Feoktistov. A oferta também incluiu outros sistemas de defesa terrestre e antiaérea.
Nesse contato presencial, a delegação russa formalizou a proposta e apresentou informações sobre desempenho e capacidades do caça de geração 4++, que é uma versão aperfeiçoada do MiG-29 Fulcrum.
Em relação ao MiG-35, a Federação Russa propõe uma operação governo a governo juntamente com um acordo para fornecimento de logística ao longo do ciclo de vida do sistema, acesso irrestrito para armas inteligentes, enquanto a Fábrica Argentina de Aviones FAdeA ficaria responsável pela manutenção total do sistema.
Ainda segundo o Full Aviación, os russos também ofereceram para equipar os MiG-35 mísseis Kh-35U (AS-20 Kayak) antinavio, mísseis Kh-38ML multipropósito, bombas guiadas KAB-500Kr/OD, mísseis ar-ar R-77-1 (“AMRAMMski”) e R-73.
O MiG-35
Segundo o fabricante, o MiG-35 tem um peso máximo de decolagem de 24.500 kg, com carga máxima de armas de 6.500 kg.
O MiG-35 está equipado com motores RD-33MK, que garantem grande capacidade de manobra, alta relação empuxo/peso e eficácia no combate aéreo.
O raio de ação de combate é de 1.000 quilômetros e pode desenvolver uma velocidade de até 2.25 Mach (cerca de 2.300 km/h) e alcançar uma altitude máxima de 16.000 metros. Pode levar um grande leque de armas, bombas, foguetes e uma variedade de tipos de mísseis.
A aeronave está equipada com os displays multifuncionais de última geração e um radar de varredura eletrônica ativa (AESA), capaz de rastrear até 30 alvos aéreos simultaneamente. Conta também com um sistema de reconhecimento optoeletrônico e um sensor por infravermelho para busca, rastreamento e visualização do espaço aéreo, terrestre e marítimo.
O sistema aviônico modular e a arquitetura de software aberto permitem o uso de toda a gama disponível de armamentos de aeronaves padrão e avançados e a integração de armas.
O MiG-35 é um excelente caça leve/barato, pena que a Argentina é totalmente incapaz de financiar até mesmo a manutenção dos A-4, quem dirá MiG-35…
mas o problema é justamente financiamento. ninguém compra avião a vista, a argentina ta com serio problema de credito no mercado. quem vai financiar? o governo russo?
E não foi assim que o Brasil adquiriu seus Gripens; com financiamento por um banco sueco? A situação econômica de quase todos os países tá muito ruim hoje em dia.
Mas a economia brasileira esta bem melhor e o Brasil tem mais créditos que os argentinos!
Até porque o Brasil é pais mais rico da América do Sul né .
Não é assim que economia funciona.
Tem países bem menores com bem mais acesso proporcional a crédito. A Argentina, por essa lógica, seria a segunda com mais crédito no subcontinente e não está nem PERTO disso. A Argentina só consegue crédito em moeda estrangeira a juro de aposta.
Por isso o Brasil comprou 36 Gripen E/F por cerca de U$ 5 Bilhões e a Argentina pretende adquirir 1 esquadrão de caças (12 à 15 aeronaves) por cerca de U$ 600 mi (praticamente 8x Menos do que o Brasil pagou no contrato com a SAAB)
Não é uma questão só de preço, é uma questão de acesso a crédito.
A gente tem, eles não.
A Rússia com certeza pode garantir o crédito para apenas 1 esquadrão. Aceitaram um valor muito maior para a Venezuela…
A Rússia pode até dar vários esquadrões se ela quiser, eu não to questionando a capacidade russa de fazer doação, nem de fazer financiamento, estou questionando a capacidade argentina de pagar.
A possibilidade de um financiamento com altos juros devido ao risco existe. Mas acredito que o que a Rússia realmente quer e expandir sua zona de influência além da Venezuela na América do Sul. Literalmente quebrada (a bastante tempo) e sem nenhuma perspectiva de crescimento, a Argentina é um prato cheio para países como a Rússia e a China. Este país possui grandes riquezas naturais (vide apenas o que existe na reserva adquirida pelo grupo que controla a Nestlé), é grande produtora de carne, milho e trigo e possui metade da nossa densidade populacional (onde ambas são bem baixas). Tinha… Read more »
A Argentina pode ter o que quiser, o ponto é que não tem dinheiro. A Rússia aceitar dar crédito pra eles é, basicamente, aceitar doar os caças.
Se a Rússia quisesse TANTO essa influência, tem caminhos melhores: aceita que é uma doação, tira uns MiGs que estão armazenados e dá de presente. Pelo menos os russos não tem que coçar os bolsos com aviões novos que não serão pagos.
A China tem utilizando esta estratégia principalmente em países africanos, onde a dívida não cumprida com este país em alguns casos supera o próprio PIB. A politica que a China está adotando como forma de ressarcimento é assumir o controle (com suas próprias empresas) dos principais meios energéticos, industriais e exploração de mineiras destes países. A Argentina é muito maior (economicamente) que qualquer um destes países africanos. E não estamos falando da China, e sim, da Rússia. Atualmente estão em patamares diferentes. Mas sim, existe a possibilidade uma negociação “camarada” ter segunda intenções. Uma delas seria a aproximação política. Com… Read more »
Mas o Brasil pagou mais caro para participar do projeto e poder fabricar o caça no Brasil, se fosse só para comprar o caça sairia muito mais barato!
A compra do Brasil são 36 aeronaves com transferência e tecnológica. A Oferta Russa não vai sair pelos so 600 milhões e a Inglaterra que se cuide.
A Inglaterra, põe a Argentina no saco, outra vez ……….. é só tentarem fazer o mesmo.
12 Mig-35 não vão tirar o sono dos ingleses no máximo vão mandar mais um ou dois Typhoon’s para reforçar o esquadrão que eles já tem na Ilha.
Menos Typhoon para quem nem consegue finalizar seus F-35…..vai ficando caro…
E se os Russos e os Chineses chegarem lá e proclamarem que as Malvinas são Argentinas, o que a Inglaterra poderá fazer quanto a isso?
Nada. O Reino Unido põe o rabinho entre as pernas, e vai ganir para os EUA, que também não poderão fazer nada.
Mas, por que Rússia ou china fariam isso??? É cada ideia maluca que se lê….
Cara, o pior e eles acharem que os Ingleses e os Americanos vão ficar parados só olhando.
Deixa ver se eu entendi, quer dizer que a China ou a Russia podem chegar nas malvinas dizer que elas são argentinas e ponto final, mais , os Ingleses e os Americanos não poderão fazer nada ? i nivel de loucura ideológica de alguns aqui me espanta rsrsrsrs
Desviar os recursos que tem direcionado ao Mar da China para as malvinas é a vida da Guerra fria….
Tecnicamente, uma agressão às Malvinas/Falklands é uma agressão a um país da OTAN (Inglaterra). Jamais a Rússia ou a China se envolveriam nisso.
Em 1982 nenhum país, além dos contendores, se envolveu diretamente na Guerra das Malvinas. Pela sua posição geográfica no Atlântico Sul e pelo contexto atual das forças militares na Europa de grande restrição orçamentária, é de se duvidar que qualquer país da Aliança intervenha em algum (improvável) conflito.
Inglaterra que se cuide…. por que?
Quem tem que se cuidar mesmo nesse momento é a Venezuela. O povo venezuelano que se cuide!
Já tem argentino querendo que os ingleses invadam tudo e anexem ao RU.
Meu Deus do céu… e o restante do contrato? Não existe? E A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA? Também não existe? A compra do Gripen não se baseia somente no caça, cara. Pelo amor de Deus.
Nada a ver…
Pelo jeito você esqueceu do custo de todo o know how que esta sendo transferido, peças sobressalentes, treinamento de pilotos e pessoal de terra, manuais, etc. Não é que eu queira ser chato mas isso custa muito dinheiro mesmo principalmente o conhecimento que nos permitira fabricar os Gripen aqui no Brasil e eventualmente projetar, fabricar e testar um produto 100% brasileiro!!
Sim. Mas outros contratos de caças ocidentais como F-16, super hornet, Rafale, eurofighter, etc provam que mesmo sem tot o valor dos contratos são bem mais caros do que os caças russos.
O péssimo histórico de pós-venda russo desbanca a diferença entre os contratos.
Não sei da economia argentina, mas a brasileira está muito ruim e piorando.
Está piorando desde 2010.
Se depender de governadores que estão fechando tudo e causando milhares de desempregos, será pior.
Honestamente, não há QUALQUER paralelo entre o financiamento dos gripens e a situação da Argentina.
Pra ter acesso a crédito precisa ter confiança. País que já deu 200 calotes não vai ter crédito algum no mercado.
A chance argentina é conseguir um agrado estrangeiro, mas como não há almoço grátis, o preço de um agrado sempre terminará sendo maior do que se pagasse em dólar.
Pra adquirirem esse caça os caras realmente tem que dar com a bola toda pra mantê-los. Tem gente achando que o tio russo vai dar o almoço grátis. Vai nessa, vai.
Claro que há paralelo; nas duas situações os países (Brasil e Argentina) os países vão pagar super caro pra adquirir pouquíssimas aeronaves e ficar totalmente dependente financeira e tecnologicamente a potências estrangeiras!
Que comparação sem noção.
Pelo jeito você não conhece a negociação do NG.
Se liga:
Transferência de Tecnologia + Gripen no Google.
Så, kommer INTE att vara så? Brasilien skickar ett meddelande till Sverige, vi har redan fått de 36 Gripen-fightersna, vi ska bygga ytterligare 60 enheter här på Embraer, skicka motorerna och alla delar vi behöver.
Tack.
Já enviei essa mensagem para o governo Sueco.
Então, NÃO vai ser assim? O Brasil manda mensagem para a Suécia, já recebemos os 36 caças Gripen, vamos construir mais 60 unidades aqui na Embraer, mandar os motores e todas as peças que precisarmos.
Obrigado.
É mesmo? Então, pelo o que entendi e todos nós fomos pegos de surpresa agora com esse seu anúncio, o Brasil comprou então somente o Gripen? Não existe nada mais além disso? Ai, ai, ai…
Fernando, talvez pela Argentina estar sem capacidade de obter financiamento, e precisando urgentemente se reequipar, e a Rússia, querendo aumentar seu raio de influencia na AS, pode ser que obtenham alguma coisa. Não digo que será barato, mas um acordo que atenda ao interesse de ambos.
Eu estou lembrando agora da humilhante apreensão de um navio de treinamento da marinha argentina em Gana , pelos credores dos argentinos.
Até porque na época da compra a situação econômica do país era bem melhor do que esta hoje!
A Argentina com esse atual governo incompetente, conseguiu ter uma das economias mais frágeis da América do Sul, o peso argentino vale 18 centavos do peso uruguaio, sendo que o Real vale 8 Pesos uruguaios.
A situação argentina está tão braba e ridícula que já tem argentino torcendo para RU invadir e anexar tudo.
bem a Venezuela tem Su 30 e ta bem pior a que Argentina… vai da vontade/ necessidade de quem tem a caneta na mão.
A diferença é que a Venezuela é uma DITADURA e Argentina (ainda) não…
A principal diferença é que a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo. Basta colocar “alguns” barris como garantias de dívidas diminuindo os riscos (para quem empresta) e os juros (para quem se endivida).
A Argentina não tem esta facilidade.
Na atual conjuntura mais fácil o Brasil virar uma ditadura (bolsonarista) que a Argentina…
Só pra constar, você sabe que esses Su-30 não foram comprados em 2020 e sim no meio da década de 2000 né?
Encaixa perfeitamente naquela frase: ”são da década de bolinhas”.
Quem financiou a Venezuela? Quem financiou Cuba muitos anos atrás? Quem financiou a Nicaragua? Tudo tem uma saida, mas não acredito que as FA´s argentinas optem por equipamento de peso não ocidental, mas quem sabe se não mudam de idéia vendo esse bloqueio de venda de material militar ocidental ao vizinho, o império de Ocidente tenta jogar mais um pais latino americano nas mãos do império do Oriente, já se foram Cuba, Nicaragua, Venezuela, o Peru e o Mexico andaram meio que indecisos tempos atrás e agora que pais seria, provavelmente a Argentina, mais um. Uma politica militar totalmente equivocada,… Read more »
Eu li na internet que eles tem 400 milhões de dolares separados para comprar aviões, mas mesmo assim ainda há desconfiança do mercado internacional devido a pandemia e o bloqueio britânico contribui pra isso também. Com a Rússia os argentinos não teriam pq o estado russo estaria disposto a correr o risco se houvesse maior influência do país na Argentina.
Foi criado um fundo para reaparelhamento das forças armadas, esse fundo começou com 0,3% do PIB e vai aumentando ano a ano mas não vai chegar a 1% do PIB, mas esse fundo é para equipar para ser usado pelas três forças armadas!
Ou seja, eles tem dinheiro pra fazer compras mesmo que tímidas. O problema é o Deus Mercado.
O problema é que a Argentina perdeu credibilidade no Mercado, vc emprestaria dinheiro a alguém que não paga as próprias contas?
Outro ponto, tudo e qualquer coisa que seja para uso militar, e tiver um dedinho de influencia Britânica, vai ser barrado.
Até que a questão das Falklands seja definitivamente resolvida, somente os Russos tem autonomia para ignorar qualquer protesto Britânico.
Tem que combinar com o governo do Reino Unido.
Outro de detalhe importante, será que a Inglaterra vai autorizar essa venda!
Kkkkkkkkkk!
Gente desculpa, mas não resistir!
A Oferta é interessante, mais como que paga por isso tudo ,
como manter isso tudo ?
Isso tudo?
O que eu li é que o plano da Argentina é adquirir 1 único esquadrão.
Se um país médio como a Argentina, 2º mais rico da América do Sul, não conseguir dar um jeito de ter 1 único esquadrão de caças, então pode fechar a força aérea de uma vez.
Mas já era pra fechar mesmo, vai da uma lida no que foi a novela que foi pra pagar os 12 T-6 Texan que eles compraram… ainda bem que não escolheram super tucano…
Pra quem não consegue botar skyhawk pra voar, 1 caça novo que seja já dá pra chamar de “isso tudo”.
No mais, pode ter o PIB do planeta Terra inteiro que, rodando com déficit, impressão monetária e calote, não há nada que dê jeito.
É por isso que defendo o Brasil longe da Argentina e sou contra à venda dos Guarani para eles. Olha a questão do KC-390, por exemplo. Portugal cumpriu com o contrato e adquiriu 5 KC-390. E a Argentina? Vai comprar quando? Os caras estão lá ganhando dinheiro e nada de KC-390 anunciado. Vão acabar perdendo o contrato com o Brasil. É aquela: ”Fazer projeto com pobre é mendigar pra dois”.
A FAdeA é parceira de risco da Embraer no KC-39. E a Argentina não tem compromisso de compra da aeronave. Assim, todo mundo está cumprindo o combinado.
1 único esquadrão? Bicho, tu sabe do estado atual dos A-4? Se nem os A-4 eles estão conseguindo manter, que dirá um caça como esse.
Você não tem acompanhado a situação das FFAA da Argentina há décadas? A FAA não possui 1 único caça supersônico há quase 10 anos. Não consegue manter mais que alguns A-4 operacionais. A ARA luta para manter um mínimo número de Super Etendard. Então, essa história de 2⁰ país mais rico da AS não tem adiantado muito para eles há décadas!
Sim, eu sei disso. Mas uma hora eles terão que tomar coragem e fazer uma reforma nas forças armadas. E se essa hora chegou, eu não sei, mas acredito que priorizarão um caça de 4a geração ou 4a geração PLUS em vez de uma aeronave LIFT. O FA-50 é um caça de 4a geração leve, derivado de um LIFT. O JF-17 é um caça de 4a geração leve e o Block 3 pode ser considerado 4a geração PLUS. Claro, é mais leve e mais simples que os caças top de linha, mas ainda é muito perigoso. Já o Yak-130 é… Read more »
Nossos F-5M são muitos mais, e tb muito mais capazes, que os poucos A-4M argentinos. Eu duvido muito que a Argentina adquira um 4a geração ….quanto ao 5a geração, só se for nos sonhos do comandante da FAA.
É um excelente caça, mas os argentinos preferem caças monomotor pois a manutenção é mais barata, mas sem dúvida se a Argentina tiver como pagar seria um upgrade muito bom, mas o problema é o mesmo de sempre grana para a Argentina comprar bons caças!
Algo não está certo aqui. Aparentemente, em algum lugar há um erro, ou na Argentina tem seu próprio Avia.Pro. O que é bem possível.
Poderia explicar melhor?
O que há para explicar? O MiG-35 com radar padrão da própria Força Aérea da Rússia deve começar a chegar apenas a partir de 2023. Agora eles estão com um radar não padrão. Que tipo de Argentina é essa. E de onde a Argentina consegue dinheiro para um avião tão caro? Aparentemente, na conversa dos diplomatas, o MiG-35 foi mencionado e só.
Sim, entendo. Mas foi justamente isso, um oferecimento. Na matéria não fala que foi fechado negócio. Foi oferecido. E nem sabemos se o caça oferecido já virá com o radar AESA ou com o atual PESA. No texto, fazem uma descrição do caça e indicam que este usa um radar AESA, ai sim está o erro. Ele terá um radar AESA, porém os que estão em operação na Rússia ainda usam o PESA. Mas a Rússia parece estar oferecendo sim o MiG-35 com AESA para a Índia, para o México e para a Argentina. Claro que as entregas iniciariam à… Read more »
Solução para argentina: Mig29 retrofitado na Russia.Dez unidades monoplace e duas biplace.
Com certeza sairão por 1/3 do valor.
O Chile só tem 10 F16 comprados novos, o resto são usados comprados dos Holandeses e que de acordo com alguns sites são bem problemáticos.
Sobre preço, não sei o valor, mas algumas mídias indicam que foi oferecido para a Índia por cerca de U$ 50 mi. Levando em conta contratos do MiG-29M por cerca de U$ 43 mi cada e contratos de Su-30 por cerca de U$ 60 mi cada, é bastante provável que o MiG-35 deverá custar um pouco mais que os MiG-29M e um pouco menos que os Su-30. Sim, é caro, mas não tão caro como contratos de Rafale, Eurofighter, F-15, F-16, etc. E a Argentina tem também o seu orgulho, eles não querem ver o Chile com F-16, o Brasil… Read more »
Ora vamos contar as ofertas que tiveram até ao momento: Kfirs, J-10, F-16, JF-17, Su-24, Mirages F-1 espanhóis, Kai FA-50, Gripen e agora o Mig-35. Qual será a próxima oferta? Façam as vossas apostas!
Os Gripens eles não poderiam operar de qualquer forma.
Mas os caças ocidentais e o sul coreano estão fora não por opção argentina, mas por pressão britânica, o que resta são os caças chineses e russos!
Esqueceu os Mirage 2000, Mig-29M e Su-30.
O Mirage 2000 é outro que usa acento inglês, tá difícil a vida da FAA…
Foi se meter na maldita Ilha e como se não bastasse, o gov. argentino sempre voltando à falar sobre as Ilhas, é isso que acontece. Agora, imagine se o Brasil, naquela época, tivesse entrado nessa empreitada com a Argentina para ajudá-los na guerra?
Seria interessante pensar nessa possibilidade. Se a Argentina sozinha já deu um trabalho pros Ingleses, imagina com o Brasil junto, pra somar suas forças aéreas e navais com as da Argentina. Será que os ingleses dariam conta ou será que apelariam pro tio Sam ?
Acento? Agudo ou circunflexo? Ou crase?
Hehehe…boa!
Boa oportunidade pra fazer uma simulação entre esses imaginários Mig-35, nossos Gripen e os F-16 do Chile. Uns 8 de cada lado pra dar equilibrio, sem uso dos E-99/R-99.
Simulação de Mig-35 contra o F-16 é o mesmo que amistoso entre Bayern de Munique e um time do aterro do Flamengo.
Menos.
É cara, mais respeito aos Mig!
Todos sabem que são ruim igual a esses timecos de aterro, mas não precisa esculachar tb….
Depois dos relatos que eu li sobre os Mig-25 no Iraque, acho melhor chamar o VAR.
https://militarywatchmagazine.com/article/top-six-air-to-air-engagements-in-the-gulf-war-how-iraq-and-the-u-s-went-head-to-head-with-foxbats-f-15s-and-more
Teve F-18, F-111, F-15 derrubados.
B-52 avariado.
E para os americanos, sempre perdas sem confirmação.
Só agora, quase vinte anos depois que confirmaram a morte do Capitão Michael Scott Speicher que teve o seu F-18 abatido por um Mig-25.
Imagine se fosse o Iraque antes da guerra com o Irã, e usando seus AEW&C como se deve. O bicho tinha fedido para o lado dos EUA.
Menos né parceiro .
É verdade, se fosse pelo menos MIG 35 vs F16 bk 60, ainda dava para se fazer uma comparação. Mas os F 16 bk 50 com radar pulso doopler e sem IRST não dá nem pro começo, seriam varridos pelos MIG 35!
Acho que o comentário do forista acima vou apenas para lançar uma ‘deixa’ de que o equipamento russo atual (sendo considerado dos mais capazes 4G++) seria equivalente aos já reconhecidamente (até pelos americanos) obsoletos F-16.
Seria aquele comentário ‘an passant’.
Discorra sobre a obsolescência do F-16! Mas, com dados, e comparando com o Mig-35. Compara o F-16V e o Mig-35. Prove-nos a obsolescência do F-16 e o “estado da arte” do Mig-35. Estamos esperando. Mas, sem papagaiada de torcida e sem adjetivos superlativos à lá Rússia.
Kkkkkkkk….mais uma das pérolas do “entendido” em aviação de caça………
É a unica opção pros nossos hermanos. Eles não conseguem comprar nem aviões de treinamento sem os britânicos fazerem chilique!
”…nossos hermanos.” kkkkkk
problema não é chilique dos britanicos e sim eles não terem condições mesmo.
Em países ocidentais não podem comprar.
Na China e Russia, podem.
Então pessoal , eu conto para os russos ou vocês quem vão contar? rsrsrsrsrsrsrs
Li recentemente que a Rússia havia oferecido MiG-29M, Su-30 e Yak-130. Com o atrativo de trabalhos industriais na Fadea, provavelmente para manutenção das aeronaves, mas dava entender que poderiam montar partes das aeronaves lá. Algumas fontes falavam que os russos tinham pedido uma encomenda mínima de 20 aeronaves para garantir os benefícios industriais. Outras indicavam que o pedido seria para 1 único esquadrão com 12 à 15 aeronaves. O JF-17 chinês também é uma opção muito atrativa para a Argentina, é mais barato para adquirir e para operar. Porém a oferta russa contém atrativos de tot e participação industrial, o… Read more »
Se a Argentina adquirisse esses caças, o Brasil teria que se apressar em adquirir um segundo lote de F-39s para manter uma margem segura de superioridade aérea na região. Mas acho improvável que façam uma aquisição dessas, especialmente depois da pandemia.
Uma dúzia de MiG-35 forçariam um país com 3x mais vetores tecnologicamente superiores a correr pra se armar mais?
É aquele supertrunfo de ser caça russo. Os caras acha que qualquer força aérea tendo caça russo, pronto, a guerra tá ganha.
De fato, os Gripens são mais avançados tecnologicamente, mas mesmo assim os Mig-35 conseguem carregar mais armas. Sem falar que a diferença tecnológica entre ambos não chega a ser tanta assim. Os dois são 4++.
Eu nem estou discutindo o quão melhor o gripen é, é fato que ele é superior, o quanto é irrelevante nesse argumento, uma vez que estamos falando de números de 3 pra 1.
Se fossem 3 MiG-35 pra cada Gripen E, aí sim seria um problema. Se fosse PELO MENOS 1:1 já nos forçaria a olhar com mais zelo, mas 3:1 é irrelevante.
Isso sem contar que os caças Gripen poderiam estar acompanhados de 1 ou 2 aeronaves E-99M, que deixaria a situação ainda mais complicada para os MIG-35. Mas não tem com o que se preocupar, já que a Argentina dificilmente irá comprar os MIG-35 por falta de financiamento e mesmo que comprassem a superioridade da FAB seria inquestionável.
Só pra entender, qual o risco pro Brasil? Não há nenhuma divergência territorial entre os países, o único perigo é os militares ficarem chateados porque o brinquedo de lá é maior que o brinquedo de cá…
Risco zero para o Brasil.
Total. O último conflito armado que tivemos com os ermanos foi a pouco mais de 150 anos e ainda por influência e disputa do território que era o Uruguai. Assunto este já sepultado. A partir daí fomos aliados em algumas outras guerras, incluindo contra o próprio Uruguai. Se a Argentina não estivesse passando por este revés econômico, seria um parceiro comercial muito maior do que já é.
Tínhamos algumas disputas veladas até relativamente pouco tempo, mas de qualquer forma esse cenário mudou completamente e a Argentina poderia mesmo ser um parceiro comercial bem maior. Se não houvesse ainda todo aquele populismo louco de dizer que as Falklands são deles ou se pelo menos fizessem questão de anunciar repetidas vezes que abdicam completamente do uso da força para tentar dominar as ilhas, eles poderiam inclusive ser parceiros comerciais ainda maiores. Mas é o tipo de coisa que eu nem considero como possível mais. Os Argentinos também fazem um bom trabalho em antagonizarem outras nações, o que é muito… Read more »
A disputa das Falklands sepultou a economia Argentina na época, que já estava em recessão. De lá para cá, esta disputa tem gerado perdas econômicas enormes. Ainda hoje o país sofre com as dificuldades comerciais (não confundir com restrições) impostas contra seus produtos na UE. Este orgulho cega o país para a busca de uma real solução, que poderia tentar uma reparação e “compensação” por parte do Reino Unido. Reparação esta que poderia envolver um comprometimento formal em áreas como comércio (principalmente exportação e redução de taxas), indústria, educação, pesquisa e inúmeras outras áreas, abrindo definitivamente as portas para a… Read more »
Só porque não há risco imediato vamos abrir mão da superioridade militar perante os vizinhos? Que pensamento tacanho. Vamos esperar haver uma guerra então, ai a gente pede para os inimigos esperatem enquanto compramos mais armas.
Não se abriria mão da superioridade militar ante ao vizinho nesse caso. Aliás, ainda estaria bem longe disso. O caso é que se o Brasil ativamente trabalhar CONTRA um nível de equipamento mínimo para qualquer vizinho e isso viesse à conhecimento público, nós basicamente estaríamos dando um tiro no pé ante às possíveis repercussões, tanto políticas quanto financeiras e acabaríamos perdendo influência (a pouca que temos) sobre o país vizinho.
No caso da Argentina nós não precisamos nem nos mexer no sentido de garantir uma superioridade militar. Eles já estão fazendo um excelente trabalho de auto-sabotagem.
Fora que o Brasil, pelo tamanho e gasto, OBRIGATORIAMENTE será superior militarmente aos hermanos. Isso, claro, ignorando nosso território bem maior.
Pra Argentina vencer algo contra nós, precisariam ser TÃO superiores que tomariam pelo menos todo o sudeste pra inviabilizar nosso esforço de guerra. Nunca foram e nunca serão.
Não é bem assim, até o conflito nas Falklands, Brasil e Argentina eram mais ou menos equivalentes em termos militares e eles eram muitíssimo bem equipados para os padrões de países de 3º mundo. É óbvio que em uma situação de guerra total, cedo ou tarde, o Brasil iria se sobressair graças a sua capacidade industrial e de manpower, muito superiores aos de qualquer vizinho. Mas se levássemos em consideração apenas os meios que cada um tinha imediatamente à disposição, nós teríamos muito trabalho.
Esse foi exatamente o meu ponto: pra Argentina nos vencer, eles precisariam ter equipamentos em quantidade e qualidade MUITO superiores, de modo que tomassem o sudeste(ao menos a maioria dele) rapidamente. Se essa guerra ficasse minimamente travada por questão de dois meses que fosse, já era, nossa indústria engoliria a Argentina inteira sem qualquer chance.
Leandro, mas eu não falei nada sobre o Brasil trabalhar contra. Disse apenas que deveriamos nos movimentar para garantir a nossa superioridade militar, o que aliás deveria ser feito independente da Argentina se armar ou não. 36 Gripens é muito pouco.
Ah sim. Pareceu que deu à entender isso no seu comentário. Mas sim, independente de qualquer país que seja, temos que garantir meios para se defender a soberania e interesses brasileiros. Apenas 36 Gripens, 4 Tamandarés e 4 subs convencionais e talvez um nuclear, ainda é muito pouco sim. Infelizmente temos tanta necessidades de meios que é difícil até priorizar a maioria das coisas, mas isso precisa ser feito e tudo precisa ser levado adiante.
Eu acho a melhor opção para a Argentina. O Chile possui 46 F-16. O Brasil possuirá 36 Gripen E/F. Um esquadrão (12 à 15 caças) de MiG-35 coloca a Argentina no jogo. (ainda que com uma frota menor) Um caça equivalente ao Gripen E do Brasil e ao Eurofighter do Reino Unido (nas ilhas malvinas) e superior aos F-16 Block 50 e MLU do Chile. O custo de aquisição é muito mais barato que as opções ocidentais, devendo ficar em torno de U$ 50 mi a unidade. O custo operacional é estimado em cerca de U$ 9 mil a hora… Read more »
Só com muita boa vontade pode-se considerar o MiG-35 “equivalente” a Eirofighter, F-16C/D e muito menos Gripen E/F…
Acho que em relação ao F-16 chileno até dá pra dizer que MiG-35 é melhor sim… Mas daí a comparar com eurofighter e Gripen E é um salto absurdo e incompreensível.
-Os Eurofighters nas Malvinas são só 4, não tem radar aesa e não podem disparar Meteor, creio que esse Mig-35 seja superior sim, no máximo se igualam. Não tenho certeza qual versão do aim-120 que estão equipados. O problema é ter que lidar com os F-35 de uma força expedicionária britânica.
-Os F-16MLU chilenos são inferiores, mas os Block 50 devem ter o mesmo nível de eletrônica e mísseis melhores (aim-120c-7), portanto devem ser superiores.Os R-77-1 são bem fraquinhos, no máximo se equiparam a um 120a.
-Nossos Gripen E em eletrônica melhor e serão equipados com Meteor.
É isso tudo aí! ⬆
Muito bem dito.??
Quando foi anunciado o desenvolvimento do Mig-35, pensei que seria superior ao Su-35… ledo engano.
Algumas publicações consideram esse MIG-35 do mesmo nível do Su-35.
E nem precisamos comentar as capacidades do Sukhoi, né?
É um caça 4a geração ++. 1o voo em novembro de 2016. Entrou em serviço em 2019. O Eurofighter entrou em serviço em 2004. Radar AESA não está pronto, mas o protótipo já conseguiu detectar alvos a 260 km de distância. Motores modernizados com exatamente a mesma potência do Eurofighter. Estrutura totalmente nova, com muito uso de materiais compositos o que reduziu a RCS de forma Significativa e aumentou a vida útil e a carga de armas. Na nova estrutura também houve um aumento da carga de combustível, e com motores mais econômicos o raio de ação foi significativamente ampliado.… Read more »
9 mil dólares a hora de voo de um caça bimotor? Com todo o respeito, mas isso é uma piada!!
Caro Flanker, esta pensando somente em combustível? Os custos de operação envolvem muito mais que isso. O F-35 é monomotor e custa muito mais para operar que o Super Hornet bimotor. Alias já faz uns anos que o SH é o caça mais barato de operar nas forças americanas, mais barato que o menor, mais leve e monomotor F-16. O ministro da defesa indiano divulgou números oficiais de 2012/2013 para Mirage 2000 e Su-30. Gastos com reparos e manutenções. 877.84 crore para toda a frota de Su-30 486.85 crore para toda a frota de Mirage-2000 Traduzindo: U$ 95 mi Ano… Read more »
Eu sei que hora de voo não é só combustível! Sei tb que existem muitas maneiras de calcular o custo da hora de voo. Tem países que incluem até o salário dos pilotos e do pessoal de manutenção. É muito variável. Mas, se vc acredita que um Mirage 2000 custa 4300 dólares/hora+ combustível, eu nem discuto mais…..
O empecilho é o de sempre: dinheiro, tanto para aquisição quanto para manutenção. Mas seria bom se comprassem alguns para jogar pressão na FAB. De repente o segundo lote de Gripen E vem mais cedo…
Penso que os Argentinos, se aceitarem alguma proposta russa, irão de YAK ou de Mig29.
Mas qualquer das hipóteses seria ótima para eles.
O MiG-35 é muito para o bolso dos Argentinos no momento. YAK-130 é o cara para eles…
Eu posso estar errado, mas duvido disso.
Os argentinos já possuem o IA-63 como LIFT.
Eles são orgulhosos e patriotas.
Não vão aceitar operar um LIFT enquanto o Chile opera F-16, o Brasil opera Gripen, o Reino Unido opera Eurofighter nas Malvinas, a Venezuela opera Su-30 e a Colômbia provavelmente operará um caça de 4a geração moderno.
Eu acredito em MiG-35, MiG-29 e JF-17 como os mais fortes candidatos para a força aérea argentina. Com possibilidades da China oferecer o J-10 no meio do caminho ou da Argentina acabar adquirindo Su-30.
Não só vão aceitar como JÁ aceitam.
Eles estão voando(rsrs) skyhawks enquanto os vizinhos menos indecentes voam com F-5M e F-16C/D.
Adquirir um LIFT não tem nada a ver com orgulho e patriotismo. As principais FA não são administradas assim. Tem que adquirir o melhor equipamento que o orçamento permite em paralelo com a manutenção do parque existente. Aperfeiçoamento do treinamento e gerenciamento logístico são também indispensáveis. Analise nossas próprias FA. Todas com equipamentos aquém do ideal mas tiram água de pedra com o que tem.
Não vão aceitar operar um LIFT?? Cara, há anos e anos eles mal conseguem operar alguns poucos A-4!!!
Pra um pais que não tava aguentando pagar os preços de um avião turboprop como o T-6 Texan sonhar com MiG-35 chega a ser absurdo.
Só vão conseguir esse avião se a Russia pagar o valor integral dele pra eles. ou seja
se eles literalmente ganhar de presente. e ainda teriam que ganhar a manutenção de presente também
Os russos deveriam oferecer o YAK-130 como caça leve.
Grippen ganhando mais alvos, será?
Hehe
Entre ele e o Gripen sou mais Gripen. Mas sem subestimar o MiG35 que seria um tremendo salto tecnológico para os hermanos.
Compare os aviões e veja as chances de cada um.
A publicação abaixo considera o MIG-35 como o avião mais capaz do inventario russo.
Serpa que ‘dá pé’ para o Gripen?
https://militarywatchmagazine.com/article/laser-weapon-adds-to-russian-mig-35-s-growing-repertoire-of-advanced-capabilities
Hãhãm…o Mig-35 é superior ao Su-30 e ao Su-35?? Os caras podem escrever na revista que quiserem, mas escrevendo isso, estão falando uma baita bobagem!!!
Tá bom, vamos então conjecturar que a Argentina supere as dificuldades financeiras e consiga adquirir e operar os caças.
O que pretendem fazer? Ir à guerra novamente, para exercer soberania sobre as Malvinas?
Além dos caças, vão também comprar e operar meios navais adequados e suficientes para a aventura?
Vão treinar para alcançar desempenho melhor do que em 1982, ou vai ser novamente na base da coragem?
Se a Argentina conseguir o milagre de adquirir e operar os caças, não significa que irão automaticamente tentar uma agressão contra alguém.
Sim, uma agressão não seria efeito automático da aquisição e operação dos caças, mas essas condições são pressupostos para uma agressão argentina.
Tudo apenas hipotético.
Como você assinalou, tudo depende de um milagre que permita a aquisição.
Eu acho que por mais que eles achem que as ilhas são deles, o Governo de hoje, independente de quem seja, é menos irresponsável do que os da época.
Nesse trecho da matéria “pode desenvolver uma velocidade de até 2.25 Mach (cerca de 2.300 km/h)”, tem erro nessa conta aí…
Agora vai!
Assado de tira e Parrilla!!
Se o texto não estiver errado, este avião leva 6.500 kg de armas contra 6.000 kg do Gripen E. Eles se equivalem em velocidade, altitude máxima e raio de combate. Logo, o Gripen será bem mais barato de operar, uma vez que usa apenas um motor contra dois do russo, que também é mais pesado.
Os custos operacionais de uma aeronave de caça de 4a geração Plus, não se resumem à gastos com combustível. Tem estudo divulgado na Janes que diz que o combustível representa cerca de 25% do custo de hora voo do F-16. Existem muitos custos com peças, sobressalentes, softwares, e com pessoal para manutenções, etc. É totalmente possível e até muito provável que um caça ocidental, cujas peças, sobressalentes e mão-de-obra são pagos em dólares ou euros, tenha um custo de hora voo Maior do que os cobrados no MiG-35, com exceção dos custos de combustível, que é muito provável que são… Read more »
Duvideodó!! Mig-35 A 9K a hora de voo??? Nunca!!
Sobre peso, o Gripen E pesa 8.000 kg contra 11.000 kg do MiG-35. Peso máximo de decolagem de 16.500 kg para 24.500 kg do MiG-35. Portanto, existe sim uma diferença de porte. O MiG-35 é mais comparável ao Rafale e Eurofighter em carga paga, tendo exatamente o mesmo peso vazio do Eurofighter e o mesmo peso máximo do Rafale. O MiG-35 carrega 5,8 toneladas de combustível interno, contra 4,7T do Rafale e 3,4 T do Gripen E. O alcance Sem tanques externos é de 3.000 à 3.100 km contra 2.500 km do Gripen. Com tanques externos o alcance chega em… Read more »
Caro Luís Henrique
Ótima a comparação.
Acredito que num hipotético confronto Gripen-E X MiG-35 vão pesar o treinamento do piloto, os aviônicos e a consciência situacional.
Abraço
Sim, num hipotético confronto entre as duas aeronaves, valeria isso tudo, porém alguns outros itens são capazes de definir o certame. A saber:
Datalink, capacidade de guerra centrada em rede, IFF, contramedidas eletrônicas e, a principal, disponibilidade.
O Mig 35 é um avião muito charmoso e pode ser uma das únicas opções para a Argentina, porém se não der conta desses itens que citei, com os argentinos tendo domínio sobre eles, jamais será um caça competente como diz na propaganda.
No mais, torço para que os russos tenham feito uma boa proposta, pois é um baita avião.
Caro Junior P.
“Datalink, capacidade de guerra centrada em rede, IFF, contramedidas eletrônicas” foram resumidos em “aviônicos” (softwares e equipamentos eletrônicos embarcados) e suporte eletrônico e de comunicações fornecidos por outros meios, que fornecem a “consciência situacional”, isto é, deixa o piloto sabendo de tudo que se passa a sua volta numa distância de algumas centenas de quilômetros.
Abraço
O problema será o CAATSA, até pq os britânicos vão pressionar os EUA para aplicar as sanções.
O JF-17 seria menos complicado e mais acessível.
Concordo.
É uma opção mais realista. Mesmo que o caça não seja uma maravilha.
“É o que tem pra hoje”
Esse CAATSA não vale um tostão furado.
Turquia, Egito, Índia e outros toda hora são ‘ameaçados’ e os EUA vivem oferecendo armas (inclusive o vetusto F-16) para eles.
Vale qualquer coisa para vender.
É Antônio, mas ao contrário dos argentinos, esses países que você citou tem a sua importância Geopolítica e militar, e podem se dar o luxo de mandar Washington pegar seu CAATSA e enfiar em onde eles acharem melhor… Os indianos tem sua importância, fazendo frente aos chineses, fora que são bons consumidores de produtos civis e militares americanos. Ao mesmo tempo que eles compram muito dos russos, eles compram dos yankees, e os americanos sancionar em os indianos, seria um tiro no pé, refletindo isso em possíveis cancelamento de aquisição de produtos militares… Já a Turquia tem importância por ser… Read more »
Daqui a uns dias vai ter até proposta da Venezuela para vender os Su-30 para a Argentina…
Poderiam me dizer em exatamente o que o Mig-35 quando oferecido com o radar AESA seria inferior ao Rafale,F16, Gripen? Quero resposta técnica não ideológica,pois estão tratando o Mig-35 como se fosse uma porcaria, quem tiver conhecimento técnico por favor responda.
O MiG-35 é inferior no radar, no IRST (não é melhor que o OLS-35 do Su-35S, e este já é inferior aos IRST ocidentais atuais), e muito provavelmente também na suite EW… Sobre seu RCS… Só se sabe que tem um RCS bem menor que os MiG-29 originais/clássicos do tempo da URSS. Penso que deve ser comparável ao do Su-35S… E sendo assim, não seria melhor que os 4.5G ocidentais… Nos quesitos de aceleração e manobrabilidade, o MiG-35 não é melhor que os Fulcrums clássicos/originais, mas continua sendo melhor que Gripen e F-16 por exemplo, em alguns regimes de voo. … Read more »
O caso é o seguinte: os russos e os chineses querem mercado e influência na América do Sul faz tempo; os britânicos fazem pressão para o mundo ocidental não vender armamentros e caças para a Arghentina, que está literalmente sem aeronaves de caças e necessita, pois estão vendo o Brasil com o F-39 e o Chile com o F-16 e namorando o F-35e os Ingleses co os Thyohoons nas Malvinas – seu eterno objeto de posse. Se eles não se mexerem vão ficar para trás – Imagina se o Uruguai resolver comprar caças de 3ª ou 4º geração? E se… Read more »
Desculpe os erros de digitação, meu teclado está uma m…..
“não tem outra saída” supõe que eles tem a saída de comprar armamento russo/chinês. Eles não tem também.
O maior problema argentino nem é o UK, é a Argentina mesmo.
Finalmente ocorre um tópico por aqui no qual estamos completamente de acordo.
Tens razão em quase tudo, exceto a possibilidade do Chile comprar e muito menos operar o F-35.
Caro demais, em todos os sentidos, para esse pequeno país.
Os chilenos estão em mto melhor posição econômica que os outros países citados.
Acredito que dos países da América do Sul é o único que pode vislumbrar tal equipamento.
Por isso que eles recorreram ao FMI e pegaram 10 bilhões de dólares emprestados, será que foi para comprar F 35?
Modo irônico on!
Prezado Douglas.
O Chile estava prestes a explodir quando começou a pandemia e deu uma esfriada.
Aguardemos o retorno à ‘normalidade.
Pois é, Kings. As pessoas dão opinião sem o mínimo embasamento. O Chile em convulsão social e passando um sufoco por conta da queda do preço do cobre, que só agora começa a se recuperar e tem gente vivendo um “sonho neoliberal de verão ” chileno.
Em 2019, a população saiu às ruas saqueando armazéns, incendiando quartéis e etc.
Até a Primeira Dama em áudio vazado declarou: Vamos ter que diminuir nossos privilégios e compartilhar mais.
Estruturalmente eles são bem melhores que o resto da AS. A França é bem melhor do que nós no social e no econômico e ainda assim eles tem os coletes amarelos e toda semana manifestação. Não é por que tem um monte de desocupado levantado cartaz e queimando lixeira que o país está mal.
A Argentina pode não ter dinheiro,mas tem recursos minerais que podem ser explorados,Os importantes recursos minerais presentes no país incluem chumbo, zinco, estanho, cobre,ouro,prata, minério de ferro, manganês, petróleo, urânio e lítio. Acredito que isso ainda tem sua importância no mercado… Estima-se que a Argentina contenha mais de 80% das reservas mundiais de salmoura de lítio apenas no planalto de Puna, no noroeste. O lítio é extremamente importante na indústria automobilística e, por isso, tem havido um grande aumento na exploração de lítio no país. Existem muitos benefícios percebidos da mineração na Argentina. O mercado de mineração na Argentina é transparente, de… Read more »
Demorou 60 comentários pra alguém levantar finalmente essa bola.
Esse papo de “tem recursos” não existe no mundo real.
Está supondo que o governo irá, na mão grande, tomar das mineradoras? Ou irá obrigá-las a venderem pelo papel sem valor impresso pelo banco central e então mandarão para a Rússia?
Ou eles pagam esse minério com dinheiro ou deixam de receber os royalties e passam isso pra Rússia, em todo o caso, é dinheiro.
Acho bom esse papo de ‘tem recursos’ ainda valer alguma coisa, pois é também o que restará ao Brasil, dentro em breve.
Lembre-se: ‘O agro é pop’.
Fernando, não será na mão grande, na Argentina ainda há enorme quantidade de áreas ricas não exploradas, seja pelo governo ou iniciativa privada…
Dar uma área nova de exploração para os russos ou usar esses recursos para pagar é, literalmente, igual pagar com dinheiro.
Isso, claro, ignorando que dificilmente uma mineradora privada irá querer entrar agora na Argentina com toda a insegurança.
Existe um custo em abrir uma nova área de exploração do que quer que seja e TUDO o que poderia interessar a qualquer país como pagamento, pode também ser usado no mercado externo para acessar dólares. A Argentina não sofre embargos econômicos, logo, não é a mesma coisa que o petróleo venezuelano(que ou sai na encolha ou não sai).
Esse é um pensamento ditatorial. A Venezuela só tem os caças que tem, e alguns equipamentos tão modernos quanto, devido ao recurso natural mais vislumbrado nos tempos atuais – o petróleo. E é bom que tirem proveito enquanto é um recurso ainda abundante e extremamente necessário, porque logo os poços secam e a tecnologia permitirá um crescente uso de outras fontes de energia. O interesse dos Argentinos é se manter de alguma forma como ator importante no teatro de poder da América do Sul, um sonho antigo de muitos Kirshneristas é recuperar as Malvinas para mostrar isso (acho quase impossível… Read more »
Exatamente! Por exemplo: Os chineses podem alugar uma área para agricultura(ou militar…) como atualmente é comum eles fazerem hoje em dia, por uma década ou duas ou mais, e o pagamento dessa cessão poderia ser por meio de materiais bélicos…
O mesmo poderia ser feito pelos russos e suas estações glonass ou até mesmo uma base auxiliar para a manutenção de seus navios, se não me engano, há um tempo atrás li que os russos estão em negociações ou já fecharam com um país africano a criação de uma dessas bases para reparo e abastecimento de seus meios navais.
penso que dessa vez deveriam acertar a oferta e fechar negócio…não terão acesso a nada ocidental enquanto mantiverem a reinvidicação sobre as Malvinas.
Ou seja. GRIPEN BR vai reinar absoluto aqui no sul.
Mais uma história daquelas em que as pessoas vão ao shopping e entram nas lojas e chega o vendedor e a pessoa diz…”To só olhando”
A Argentina já era, o socialismo kirchernista-peronista acabou com a economia do país. Melhor oferecer para o Peru ou Venezuela, que apesar de estar acabada economicamente pode priorizar a Defesa em detrimento dos interesses da população.
Quem acabou com a Argentina de verdade foi a DITADURA MILITAR de Gualtieri e companhia limitada, que de forma absolutamente irresponsável lançou um país ,que já ia mal das pernas por causa da crise da dívida externa, em uma guerra irresponsável contra uma potência militar.
Os problemas econômicos argentinos são bem mais remotos. A chamada “opção pela pobreza” começou com o Perón.
Ditaduras Militares de 1955, 1962/66 e de 1976 (esta última violentíssima!), aliados ao dois períodos de neoliberalismo Menen e, posteriormente, Macri arruinatam a Argentina.
A “opção pela pobreza” de Perón é, na verdade, opção pelo povo, para diminuir a desigualdade e concentração de renda na “aristocracia criolla” que dominava a Argentina desde o final do século XIX.
E quem arrematou o serviço foi o Macri.
Os argentinos não querem vê-lo nem pintado de ouro.
Da que uns dias alguns aqui do blog vai afirmar que o nosso Gripen é superior até aos su 35.
Toda HR chega um coçando esse caça lá em cima .
Creio que o gripen no máximo seja equivalente ao MIG 35 e se for melhor é pouca coisa.
Se isso ocorreter a Argentina tera uma avição de caça top 10, ainda mais com a possibilidade de realizar a própria manutenção.
A Argentina já tem uma aviação top 10… na América do Sul.
Fica atrás de Chile, Venezuela, Brasil, Peru, Equador, Colômbia e… britânicos e franceses, em suas possessões nas Malvinas e na Guiana Francesa.
Para fazer 10, acho que dá para acomodar o Uruguai na lista.
A Argentina de hoje não vai se aventurar em reaver as Malvinas como foi na ditadura, o que se tem visto e percebido é que essa questão é objeto de demanda nos organismo multilaterais na busca pela soberânia das ilhas, esta fazendo via diplomacia. Em relação as política de rearmar suas forças armadas eu penso que é melhor comprar dos Russos, dessa forma ficaria menos suscetível a política externa russa uma vez que os Russos estão focado no seu quintal e pontualmente no OM. Já se for comprar material do império Chines ai tem que ter ser bem amarrado para… Read more »
Top 10???? Com 12 caças??
Falta muito nessa conta pros argies terem uma força aérea minimamente decente.
A Argentina não tem muitas opções, ou é um caça Russo ou é Chinês, mas tem que ser um caça “barato”. Se eles não querem ficar muito atrás do Brasil e do Chile a melhor opção é o J-10C, mas por questão de custos, eu acho que a Argentina tem que se contentar com o JF-17, é melhor do que nada, para quem ainda opera A-4, o JF-17 no bloco 3 seria um baita avanço, para falar a verdade, o JF-17 seria um baita avanço até na FAB, claro, não contando com o Gripen. Só mais uma coisa, quem tá… Read more »
A FAB nunca esteve na situação que a Força Aérea Argentina está hoje. Eles mal conseguem operar um punhado de A-4. A Argentina está muito atrás do Brasil e do Chile há vários anos, e isso não irá mudar tão cedo. Na verdade, no ritmo atual, é bem capaz que não mude de vez.
“A FAB nunca esteve na situação que a Força Aérea Argentina está hoje.”
Astolfo, concordo com você, mas até a escolha do Gripen, foi muita lenga-lenga, e nossa atual primeira linha de defesa ainda é o F-5, uma aeronave tão velha quanto o A-4, sei que nossos F-5 são mais atualizados e contam com mísseis bvr, mas ainda assim, também é um punhado de aviões velhos.
Mauricio na base do achismo o melhor para Argentina seria os Russos, os Chineses geralmente tem como regra sempre ter uma vantagem adicional, a africa que o diga.
Nilton, concordo com você, mas acho que a Argentina não tem dinheiro para operar alguma aeronave russa, as opções são todas bimotoras, esse Mig-35 que não passa de um Mig-29, pode ser uma excelente aeronave, mas deve ser muito mais caro de manter do que um J-10 ou JF-17, enfim, a situação dos Argentinos está complicada.
A Argentina está no mesmo nível da FAB sim!!!
…da FAB boliviana.
Meu Deus…..fico impressionado com o tanto de m……..que escrevem. A Argentina é um país riquíssimo. Só é muito mal administrada e saqueada pelos rapinadores tradicionais, já bastante conhecidos pelo mundo afora. O caso deles é exatamente o mesmo que um tal gigante verde amarelo que esteve, está e continuará eternamente deitado ( não seria saqueado?) em berço explendido. A Argentina teria condições fáceis de manter, se quisesse, quantas aeronaves de combate tivesse vontade. Assim como um certo gigante vizinho seu. Trabalho indo algumas vezes à Argentina. O governo atual está claramente tentando recuperar alguma coisa naquele país. A tragédia econômica… Read more »
Pense numa provocação para a Inglaterra! Se desse certo – pena que acho que não – seria interessante.
Depois da recusa coreana era óbvio prever que a FAA, forçosamente, teria que lançar os seus olhos para russos e chineses como fornecedores, pois nem no “mercado de usados” existem muitas opções…
Aí está a primeira proposta: MiG-35…
Tem muita gente que acha, mais tem gente que tem certeza e outros nenhum nem outro; sabe pessoal alguns anos atrás tive oportunidade e a sorte de conversar com um veterano do conflito das Malvinas e o dito era piloto de caça no TO sul da Argentina em 1982; o que me falou leva-me a crer que a FAA vai se reestruturar ao longo do tempo, todos nós sabemos da dificuldade financeira neste momento de pandemia e anteriormente a pandemia, que a Argentina já passava ao longo de muitos anos, tudo depende de dinheiro, mas eu não subestimo os Argentinos… Read more »
Oferecer helicópteros 171 pra Argentina é ironia russa né kkkkkkkkk
A matéria não fala de valores, fala de uma proposta… O financiamento não é informado, mas entende-se como implícito. Seria abrangente envolvendo desde um pacote de manutenção até armamentos… Pois… A proposta envolve o MiG-35 e o Mi-171… A Argentina necessita dos dois. Daí, que em virtude das agruras financeiras do vizinho é lógico supor uma quantidade entre 12 e 24 aeronaves, o que para a FAA seria um alento e tanto… Vamos aguardar a proposta chinesa… No tocante ao vetor: o MiG-35 renasce com o radar Zhuk AE (AESA)… Este radar foi desenvolvido sem pressa e ganhou com isso.… Read more »
https://aviatia.net/eurofighter-vs-mig-35/#:~:text=Eurofighter%20Typhoon%20vs%20MiG%2D35,cost%2Deffective%20for%20many%20countries.
Será que os Hermanos não conseguem nem pagar a hora de voo do MiG-35?!
Independente de qualquer coisa esse caça é muito bonito. Que belo avião!
Essas imagens estão maravilhosas, parabéns aos editores.
Se eu fosse a China colocava uma grana para a Argentina comprar mais 2 dúzias deste caça aí, só para ver betinha enfeite de trono ficar de cabelo em pé, depois do RU mandar porta aviões encher o saco no Mar do Sul da China.
Tem uma coisa que não entendo em ti, no xings e outros desse tipo por aqui: o que vcs tem a ver com a Inglaterra possuir uma rainha? O que vcs tem a ver com os EUA fornecerem dinheiro e equipamento militar para Israel? O que te interessa isso? Vai cuidar de pagar os impostos que tu mesmo afirma que sonega aqui no Brasil! Isso te interessa! Tu não tem nada à ver com o que outros países fazem ou deixam de fazer.
Uai, o mesmo da obsessão da rapaziada com Cuba, Venezuela, Polônia, etc…
Boa José, muito obrigado! Excelente resposta!
Esperamos que a proposta tenha sido por email, pelo menos assim não se joga papel fora por motivo nenhum!
Legal. Começam com MIG 35, daqui a pouco encomendam SU 35 e, algum tempo depois, SU 57. UK que se cuide…
Rapaz, mas ai não seria Argentina. Eles não tem dinheiro pra operar nada perto disso aí. Talvez algumas relíquias sem peças inglesas.
Esse avião, armado com o que tiver de melhor na Rússia, é capaz de fazer frente ao Gripe armado com Meteor, Iris-T e A-Darter?
em teoria sim, acho que só ficaria devendo no BVR, se a FAB realmente for operar o Meteor.
No dogfight o MiG35 talvez bata o Gripen pq da vetoração 3d do motor.
A Russia pode oferecer crédito à perder de vista, mas a Argentina tem condições de manter a operacionalidade do caça? Querendo ou não é um bimotor e os custos operacionais deverão ser significativos.
Se imaginan llegamos a anunciar la compra de MIG-35? al otro día tenes 36 F-35A/B operando en Port Stanley.
Um caça que entrega mais do que pedem por ele, não passa vergonha em relação a nenhum homologo do resto do mundo, mas a Argentina não tem como pagar por ele.
Rapaz… Um caça de excelência… Mas resta a dúvida: O que a Federação Russa quer em troca heim?!? Dinheiro ela já sabe que a Argentina não tem. Então o preço deve ser outro… Ainda mais se esse negócio realmente for adiante!
O problema argentino é muito mais complexo do que falta de recursos financeiros, sua monstruosa dívida é um grande fator contra, sua dívida é quase do valor de nossas reservas cambiais… “El endeudamiento público de Argentina es un tema muy preocupante, que viene desde la dictadura militar, y que se fue agudizando con el tiempo, especialmente durante la gestión de Mauricio Macri”, afirma. “La deuda pasó de representar poco más del 50% del PIB para 90%. La deuda pública externa equivale prácticamente a la producción de bienes y servicios de un año del país. Estamos hablando US$ 323 mil millones.… Read more »
Entretanto, se a Argentina adquirir tais equipamentos, o desiquilíbrio de forças estará patente e deveremos enfrentar o desiquilíbrio com uma reação proporcional e teremos de avançar no requipamento da FAB para enfrentar tais ameaças geopolíticas…