Japão vai desenvolver aeronaves para a JASDF com capacidade ‘stand-off jamming’

16

Kawasaki C-2 ELINT

A Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística (ATLA) do Ministério da Defesa do Japão (MoD) concedeu à Kawasaki Heavy Industries (KHI) um contrato de 15 bilhões de ienes (US$ 143,1 milhões) para o desenvolvimento de uma aeronave para a Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) capaz de conduzir operações de guerra eletrônica (EW) a grandes distâncias.

Documentos obtidos pelo Jane’s em 10 de fevereiro mostram que o contrato de desenvolvimento da plataforma, a que o Ministério da Defesa se refere como “avião de guerra eletrónica stand-off”, foi assinado em dezembro de 2020.

Espera-se que a plataforma seja capaz de degradar a eficácia dos sistemas de radar e rádio inimigos, embora nenhum detalhe tenha sido fornecido sobre o alcance máximo no qual a aeronave seria capaz de realizar operações de interferência com eficácia.

A nova aeronave será equipada com inteligência de sinais e equipamento de ataque eletrônico para apoiar as operações das Forças de Autodefesa do Japão (JSDF), disse o Ministério da Defesa sem fornecer mais detalhes.

A JASDF destinou 15 bilhões de ienes para o ano fiscal (ano fiscal) de 2020 e 10 bilhões de ienes para o ano fiscal de 2021 para este desenvolvimento, que deve ocorrer em duas etapas. No primeiro estágio, a KHI deve projetar e construir os dois primeiros protótipos e concluir os testes iniciais até o final do ano fiscal de 2026. No segundo estágio, o terceiro e o quarto protótipos estão definidos para serem construídos, com os testes finais definidos para serem concluídos até FY 2032.

A ATLA estima que o primeiro estágio de desenvolvimento custará cerca de 46,5 bilhões de ienes. O preço de uma única aeronave produzida em série será de cerca de 48 bilhões de ienes, com um custo de ciclo de vida de cerca de 614 bilhões de ienes, de acordo com a agência.

Uma imagem conceitual gerada por computador do MoD japonês de uma nova aeronave EW para a JASDF. A ATLA do Japão recentemente concedeu à KHI um contrato para o desenvolvimento de uma aeronave capaz de conduzir operações EW a grandes distâncias (Via MoD japonês)

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments