Bolsonaro anuncia a compra de dois A330 para a FAB
O Presidente da República Jair Bolsonaro anunciou hoje em sua live que o governo está levantando recursos para a compra de dois aviões de transporte A330 para a Força Aérea Brasileira.
Bolsonaro falou da dificuldade de levar oxigênio para Manaus em aviões de menor porte.
A FAB supriu a necessidade de transporte estratégico com um Boeing 767 alugado por dois anos e buscava através do Projeto CX-2, a aquisição de um cargueiro de grande porte para complementar a frota de aeronaves de transporte já em operação.
Não se sabe ainda se os A330 serão ex-RAF ou virão de companhias aéreas.
COLABOROU: Luiz Reis, do Canal Militarizando
Finalmente ?
Galera, Vamos postar comentários inteligentes, sem ficar fugindo prá partidarismo ?
Por falar nisso, assistir a live do Bolsonaro de hoje quando ele anunciou a compra dos A 330 MRTT da RAF, numa jogada de mestre, enquanto ele tirava sarro da fake news do leite condensado e “fazia propaganda do Leite Condensado da Nestle (Leite Moça)”, quando lá por volta dos 15 minutos, anunciou a compra dos aviões…Aproveitando a crise da saúde em Manaus, com as necessidades de transportar oxigênio e outros insumos a saúde para o combate a pandemia de COVID-19, tapando a boca dos mimizentos de plantão…
Não é mimimi, é falta de decoro mesmo, assim como o Lulinha Paz e Amor também tinha. Temos que deixar de sermos apaixonados por populistas.
A imprensa, ops.. o partido imprensa arrota toda hora e ele vai ficar calado?! JAMAIS… Viva a DEMOCRACIA!
Pois é, talvez se ele não se deixasse afetar não pegariam tanto no pé dele. Mas o Presidente é o maior mimizento do país que dá faniquito por qualquer coisinha. Ele e o Lula são farinha do mesmo saco.
Já entendi , aqui é o Clube dos Doentes Mentais , e as demais Desgraças Humanas ! Estou fora , aqui foi dominado como em Universidades , onde os Malandros dominam áreas dos Incapazes , Humanas !
José, eu concordo em parte. O problema justamente dessas áreas ‘dominadas’ de certas universidades, aonde quando se chega com um pensamento diferente daquele que é difundido e pregado nos diretórios acadêmicos e até em determinados cursos, é totalmente rechaçado, partindo direto para a desqualificação do debatedor como sendo racista, machista, reacionário, porco capitalista, etc. Qual é a diferença entre isso que esses ‘estudantes’ fazem e o que você está fazendo? A resposta é: Nenhuma. Você acaba de descer ao nível de um bando de estudantes afetados de diretórios acadêmicos heheheheh Para mim, sinceramente é frustrante ver um cara de direita,… Read more »
Deixa de ser ignorante e falar bobagens a respeito da área de humanas. Radicalismo de titica esse.
Que viagem!!!
Estudo Biblioteconomia em Federal. Ou seja, sou de “Humanas” sim, mas não doente mental, desgraça humana ou malandro. E também me interesso por assuntos relacionados a material bélico e defesa nacional. Mas se é assim que você propõe, em “Exatas”, “Biológicas”, etc. também há malandros e doentes mentais. Muitos dos quais filhos de militares ou de outros funcionários públicos, e mal sabem redigir textos, raciocinar, argumentar etc. mas são “especialistas” em consumir MUITAS drogas e fazer outras coisas nos “cantões escuros” da Universidade. Mas como esses prodígios são de “Exatas”, a fama, é claro, vai apenas para o pessoal de… Read more »
Deu carteirada de estudante de federal pronto. Pode ficar tranquilo agora..
Ninguém em sã consciência tem saco para perder tempo debatendo com um estudante de federal.. Ahaha
Argumentação contrária agora é “carteirada”? O cara fala (digita) sandices e tem que ficar por isso mesmo?
Não são estudantes que costumam “dar carteirada”…
Generalização pouca é bobagem!!!
Decoro é teu *
Mais um fã do mito…
Minto vc quis dizer….
Meu Deus… Pode enterrar que o cérebro ja foi a muito…
A necessidade de aeronaves deste porte ficou evidente na repatriação dos brasileiros isolados em Wuhan.
Outro evento significativo foi o relacionado aos respiradores que ficaram presos nos EUA. Se a aeronave trazendo os respiradores tivesse autonomia para fazer a rota direto e fosse de estado, isso teria nos facilitado.
Outro exemplo recente foi o apoio à acolhida.
Desde a ponte aérea de Berlim ao término da WWII na Europa ficou evidente a necessidade das Forças Armadas possuírem sistema logístico aéreo para serem utilizados em crises.
Concordo. No entanto, só depois da incapacidade de transportar oxigênio em grandes quantidades, é que a FAB lembrou da necessidade de ter um cargueiro de grande capacidade em seu inventário?
Buenas.
Negativo, a FAB já vinha a algum tempo tentando comprar, mas como tudo nessa vida, não é tão simples. Muitas coisas aconteceram e inviabilizaram. Resumidamente, foi falta de vontade política, caso contrário a FAB ja teria um Heavy Tanker no acervo.
Finalmente, uma dentro
Estamos vendo muitos acertos, muitas coisas boas para as forças armadas no atual governo. Foi proibido o contingenciamento na Defesa, algo que era normal e ocorria todos os anos, sempre a pasta mais afetada. Esta ordem em 2020 e em 2021 esta viabilizando os projetos estratégicos, o Gripen, os submarinos, os guarani, etc. Fez a capitalização da Engeprom para aquisição das 4 Fragatas e do navio polar, qual governo anterior faria isso no atual momento, com a proibição de aumentar os gastos? Agora encerrou a decisão ridícula de alugar aeronaves de transporte estratégico e vai adquirir uma das aeronaves mais… Read more »
Você foi perfeito: “muitas coisas boas para as forças armadas“. Não necessariamente para o país, vide a reforma da previdência dos militares que ao invés de gerar economia de recursos, gerou aumento dos gastos. Uma palhaçada sem tamanho.
Execlente notícia , o governo tá fazendo o que pode . Tem certas coisas que não consigo entender , por que conspirar contra , o Brasil é muito maior que ideologias ultrapassadas, para frente presidente!!
Bem observado Elias. As pessoas se acostumaram a fomentar odio atraves de espaços de comentarios. Não percebem que atacando o Governo estão atacando o Brasil. Claro que nem tudo está como gostariamos, mas o que se deveria fazer era pelo menos deixar o Governo trabalhar.
Coutinho, bom dia.
Não confunda governo com estado. Críticas ao governo são saudáveis e podem melhorar a condução da política. Governos são temporários (devem ser) e quem ganha com isso é o estado Brasileiro, que vai sendo aperfeiçoado. Forças armadas, por exemplo, são entidades de estado, permanentes, e não devem se confundir com governos transitórios sob pena de instauração de regimes de governo que se perpetuam, com o uso da força, influência e poder econômico. Isso acontece em países como Venezuela, Cuba, Rússia, Turquia e muitos outros, com governos de “esquerda” e de “direita”.
Cite qual governo de Direita tem isso! Ficamos curiosos pois desses citados todos sao de esquerda (Russia e Turquia), ultra esquerda (Cuba) e esquerda maluca (Venezuela)!
Perfeitamente:
Nigéria, Miamar, Gana, Azerbaijão. Sem muito esforço. Daqui a pouco lembro de outros.
Pedro, ditaduras com economia capitalista e com ideologias conservadoras existem/existiram aos montes. O regime militar brasileiro foi um exemplo. A Rússia de Putin é o que? Há muito tempo a Rússia deixou o socialismo para trás. Putin é um ditador conservador, com origem nas Forças de Segurança/Inteligência e que governa um país capitalista. Aliás, “esquerda” e “direita” são definições completamente inadequadas/simplórias para os tempos modernos. Bem…ao menos é a minha visão.
Turquia e Russia de esquerda?
Rússia de esquerda?? Jesus…. overdose de chiclete.
Rússia e Turquia de esquerda??? Qual o argumento pra isso? Fiquei curioso.
Fomentar o ódio? Caraca….. Nunca me imaginei sendo tão mal. Como vocês misturam as coisas…..
Governos vem e vão, o pais continua não importa quem o governe, seja bom ou mal.
Vc nunca falou mal de governo nenhum né!
Conspirar contra? Você sabe ler? A compra é excelente, já comentei lá pra cima. Não misture as coisas. A reforma da previdência dos militares, que discordei acima, é sim um grande absurdo, diante da realidade que vivemos no país. Não há espaço para se criar mais uma casta de privilegiados, que pouco entregam, pois gastam tudo que recebem com folha de pagamento, enquanto a população se mata de pagar impostos.
Perfeito assino embaixo .
“Foi bom para as forças armadas não para o país” por acaso estamos falando das forças armadas de Angola? Coisas boas para as forcas armadas do Brasil, são coisas boas para o Brasil, isso é óbvio! Quando precisa buscar um Brasileiro na China, vai usar o que, o aerolula que tem perna curta que gera elevados custos diplomáticos e financeiros ( Fora a vergonha de uma das maiores economias do mundo não ter está capacidade estratégica)? As forças armadas defendem a nosso maior patrimônio, nossa liberdade. Quanto aos salários: Qualquer moleque saindo das fraudas passando num concurso já ganhava mais… Read more »
Excelente comentário, digno do q deveriam ser os comentários aqui.
Já a narrativa….
Eu diria leite-moça com quick de morango…..
Pois e cade a galera do leite condensado ???
É fraldas…não fraudas. Essa questão doa concursos não é bem assim. Concurso para cargos no serviço público federal , que se encaixe no que vc colocou, só para auditor da receita Federal. O resto, não tem salários maiores que de oficiais superiores. Por falar nisso, quanto ganha um coronel do EB? Não tô falando de soldo. Quanto aparece escrito lá no final do contracheque, depois de somado tudo? Não é a narrativa patética do leite moça, mas tb não é a narrativa de que os militares ganham mal e não tem nenhum privilégio.
É lógico que voce ia defender $eu.
bem colocado
Naldo, já elogiei a compra lá pra cima. Não temos capacidade estratégica de nada porque não sobra dinheiro. Temos o 12 maior gasto de defesa do mundo e não temos nada. É uma vergonha e não é falta de dinheiro. Você me desculpe, mas sem essa…. Nossas Forças Armadas não estão preparadas para nos defender de nada, muito menos teriam capacidade de defender nossa liberdade (se é que há interesse). Qualquer cego enxerga isso. Basta ver a situação de equipamento, treinamento das 3 forças. Cada uma delas faz o que bem quer e não é de hoje. A atividade fim… Read more »
O problema, Zorann, é que tem gente que só consegue pensar de maneira simplista, dualista e obtusa, sem capacidade cognitiva para ir além disso. Impossivel esperar qualquer concatenação lógica de eventos e a compreensão do argumento de outrem. Argumentar algo para esses indivíduos é uma tarefa quixotesca.
Muito conveniente, para vcs, misturar interesses particulares dos militares com os interesses do país.
Essa tática é antiga e comum, apresente seus interesses como interesses coletivos, assim vc pode defender o bem comum e, ao mesmo tempo, desfrutar de seus ganhos privados.
Em tempos como estes meu amigo, em que somos ameaçados por candidato a Presidência e demente francês, o que e bom para as forças armadas e bom para o brasil, o que não seria bom para o brasil e precisar e não ter.
Isso… e vamos combater a ameaça francesa comprando aeronaves fabricadas na França. Excelente xadrez 8597665775 D.
Fomos… ameaçados? LOL
Sim, a reforma da previdencia para os militares foi ruim para o BR, mas pior que isso foi as “canetadas” do nhonho que tiraram quase 20% da economia da proposta inicial e ninguém comentou nada! Por sinal, essas canetadas eram emendas do PT, PSOL, PSB, PDT e outros partidos canhotos a qual ele fez questao de colocar.
Lembre-se, existem três poderes na republica e cada um tem seu papel.
bem lembrado
Concordo que a reforma na previdência militar deveria ter sido um pouco mais severa. Mas nao teve aumento de gastos não, teve economia de quase 100 bi em 10 anos. Porém a reforma da carreira dos militares que era algo que os militares pediam há anos, tirou quase toda essa economia, ainda assim ficou uma economia de cerca de 10 bi. No fim das contas a economia ficou bem menor do que deveria, mas ainda teve economia e não aumento de custos. Esse problema da reforma da carreira dos militares, 90% da culpa é do Lula, que deu 9% de… Read more »
Esses números são todos duvidosos, porque foram feitos pelo MD. O Ministério da Economia não tem acesso às folhas das forças armadas. É “segredo”.
Folha das FFAA é segredo , nem o Ministério da Economia conhece? Meu Deus…Achei que tinha lido de tudo aqui…
A reforma previdenciária das FFAA vão gerar os lucros devidos conforme estudo do Ministério da Economia. Um Trilhão em 10 anos. As Forças Armadas com sistema de logística aérea adequado possibilitaram ao PR uma atuação pontual na região norte por conta da falta de medicamentos e oxigênio concomitantemente com a distribuição das vacinas. Cabe ressaltar que a distribuição das vacinas nos mais distantes rincões do país também é conduzida pela logística das FFAA. Outro ponto importante a ser destacado é a atuação das FFAA na Verde Brasil 2 que apesar do que a Lídia tem veiculado, teve enorme êxito na… Read more »
O valor correto é de um BILHÃO.
Muito pouco para o gasto da defesa orçamento com pessoal e se comparado com os não protegidos.
Pena que não temos muitas informações sobre esse satélite, fica difícil saber se e como ele poderá ser útil as Forças Armadas.
Gripen: 2013 -Governo Dilma
Prosub: 2008 – Governo Lula
A questão não é em que governo começou e sim qual está tendo capacidade para continuar e realmente colocar os aparelhos em operação.
Em épocas passadas, qualquer crise era motivo de corte no orçamento da defesa. Estamos vendo um movime tô contrário, os programas ainda que tímidos estão andando. Talvez saiam essas duas aeronaves, os 221 8×8 com canhão, a aquisição de defesa antiaérea de médio alcance, as fragatas Tamandaré (assinado o contrato por esse governo, já que você gosta de citar quem assinou).
Gripen: 2013 -Governo Dilma ( imposto pela FAB , o nine fingers queria enfiar o Rafale, vendo que não deu, colocou o filhote para ganhar uma grana na Suécia) Prosub: 2008 – Governo Lula ( Projeto da Marinha e o Larapio vedo a oportunidade de rapar uma grana inseriu uma construtora na fabricação de submarinos e de mísseis ) A330 para a FAB ( Necessidade antiga do Brasil) Tudo com o dinheiro do pagador de Impostos.. . É função do Gestor Chefe do executivo empenhar a grana dos pagadores de impostos na proteção e desenvolvimento do pais… Isto é comum… Read more »
E estava atrasado devido a falta de pagamentos porque todos os anos o orçamento do MD é contingenciado.
O Bolsonaro foi o primeiro presidente que Proibiu o contingenciamento do orçamento militar, o que tornou possível a normalização dos pagamentos desses projetos e as entregas.
Além de ter autorizado a capitalização de uma empresa pública para adquirir 4 Fragatas para a Marinha, algo também inédito, que se não fosse feito, seria impossível adquirir as fragatas com a lei do teto de gastos em vigor.
Não gosto dos governos anteriores (nem deste) mas amo a verdade dos fatos. Gripen, KC-390, Submarinos e Guarani tiveram seu pontapé inicial e se realizam por obra de governos anteriores. Projeto Tamandaré, Misseis Meteor(se confirmado) e agora os A330 são resultado do governo atual.
O pontapé inicial é uma coisa, a marcação do gol é outra bem diferente; ou seja, nem sempre quem dá o primeiro toque na bola é quem prepara a jogada e faz o gol.
O governo deve cuidar do Estado e do povo com um todo e não é isso que estamos vendo, infelizmente. Acho ÓTIMA essa aquisição e aplaudo a decisão do GF quanto a isso, porém isso não compensa em NADA todas as outras decisões e erros desse governo. Tomar decisões acertadas no que diz a Defesa não faz de um governo algo bom, vide Dilma (FX-2) e Lula (PROSUB). Ainda estamos no meio de uma pandemia, com milhares de brasileiro morrendo e ainda assim estamos também com um governo negacionista, que se auto sabota e sem coragem de assumir suas próprias… Read more »
“Muitos acertos”… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sim. Deve ser falado os acertos, parabéns mesmo.
Confesso que olhei o calendário para checar se não era alguma pegadinha do tipo 1 de Abril
Seriam a versão MRTT ou a civil para conversão ? Ou de alguma frota de cargueiros já adaptados a função ?
MRTT.
Mestre Welington S. grato pela atenção.
Teria mais informações a divulgar ?
Gostaria, mas não tenho não. Hahaha. Acredito que amanhã sairá mais detalhes na página da FAB.
Você tem certeza, por alguma fonte (qual?), ou é só palpite?
Sim.
Resposta incompleta.
É só lembrar que este avião esteve aqui no Brasil alguns anos atrás e este avião foi o que os pilotos testaram e aprovaram. É justamente este avião que a RAF está oferecendo e a FAB com certeza não irá perder essa oportunidade. A FAB comprar o A330 da avião e depois converter ele em avião militar, será mais gasto ainda. Então, faz mais sentido a FAB comprar os dois que a RAF estão dispensando, já que eles precisam de dinheiro.
Civil para conversão posterior.
Civil para conversão posterior.
Necessidade de urgência!
Meus parabéns ao Presidente da República.
Tem muito avião em bom estado encostado por companhias aéreas do mundo inteiro, não terão dificuldades em encontrá-las…devido a urgência de momento, creio que virão do jeito que forem encontradas, para atender as demandas de transporte de passageiros e carga….depois com tempo e dinheiro, elevadas ao padrão MRTT…palpite…
Aparentemente são as aeronaves MRTT da RAF.
Civil para conversão posterior.
Quando a FAB cancelou o programa Kc todo mundo meteu pau na FAB! Agora está aí o motivo!
Ela não cancelou, a Dilma negou e a FAB teve que aceitar, fizeram falta !!!
Para de inventar meu filho. O problema foi na própria FAB.
Queridão… foi no governo daquela destrambelhada que surgiu o arrendamento do 767, que operou por 3 anos aqui (2016-2019). Pelo menos a FAB tinha uma aeronave deste porte, do final daquele governo de M até o começo do governo do “mito”. . Advinha em qual governo que dispensaram este importante ativo? É, pois é… No governo do “mito”. Abriram mão daquele único 767 e já se fez uma falta enorme. E não fizeram porcaria nenhuma para realizar outro contrato semelhante lá atrás, mesmo sabendo que a água iria bater na B____ com a pandemia. Só depois de todas as hagadas… Read more »
Tiveram que fazer o leasing na marra! A IAI tinha ganhado a disputa, ai ela leberou. a FAB não imprime dinheiro !! O 767 que o governo do “maluco” vetou foi que o valor estava muito alto!
Sei… Para transportar oxigênio para Manaus… Tá bom…
?
Começaram os comentários do contra!!! Era Foice de SP!!!
Esses aviões não são para transportar oxigênio. E isso não é ser do contra
Claramente foi uma espécie de crítica.
Para transportar oxigênio não é e todo mundo sabe porque vai levar algum tempo até chegar o avião.
Depois é comum governos em todo mundo usar a desculpa de que vai gerar empregos, por exemplo, para justificar gastos militares.
Precisou e não teve, se precisar novamente agora vai ter.
correto, querem esperar outra crise de calças curtas?
Quando foram necessárias aeronaves desse porte, para transportar oxigênio para Manaus, a FAB não tinha. E foi criticada por não ter. Agora vai ter. E, se precisar transportar oxigênio, vai poder transportar, sim.
O amigo não sabe….
Tanto como os Governos anteriores que cancelaram a compra da FAB e que hoje precisou…
Então compra para não ter que precisar e não ter no futuro, onde a verdade é que na hora “h” quando as coisas apertam, fica-se pedindo o penico para a FAB quebrar o galho….
Logistica civil é logistica civil…..se ela é imprevidente e incompetente, ai sim se pede auxilio a logistica militar na crise….
melhor ter para não passar o mico adiante…
E vão chegar à tempo de ajudarem na crise? Eu acho que não, então ele não está errado. Será para operações futuras mesmo.
MRTT (Multi Role Tanker Transfer) – Reabastecimento e multi-funcões. Pra bom entendedor já basta!
Para mal entendedor, a gente precisa explicar o que já foi explicado, né? Quando se compra uma aeronave, mesmo sendo ela de segunda mão, geralmente não há pronta entrega. Existe um tempo, ou de fabricação, ou de adaptação da aeronave. Seja para se enquadrar em requerimentos do cliente, seja para se retirar equipamentos sensíveis antes da entrega de uma aeronave de segunda mão, ou mesmo para que ela passe por algum tipo de revisão/manutenção. Mas digamos que sejam entregues na semana que vem, por exemplo, o que seria absolutamente fantástico em todos os sentidos. Quantas tripulações e pessoal de manutenção… Read more »
É isso aí.. Ainda mais porque ainda tem o adestramento de pessoal da FAB pra operar a aeronave. Isso leva tempo.. Acredito q devam já estar operando lá pro fim do ano.
Antes da pandemia a Qatar Airways estava vendendo A330 -200Fda sua frota, ainda estão a venda?
Não faço ideia, Siarom. Mas como apontado por um colega mais abaixo, é bom checar a idade/número de ciclos da aeronave, porque pode simplesmente não valer à pena.
No futuro poderá transportar oxigênio sim. O que proibiria isso?
E… onde eu disse que não poderia levar oxigênio? O.o
Sim, inclusive transportar oxigênio em uma oportunidade futura, se preciso.
O país entrou numa espécie de transe de burrice autoimposta. Qualquer critica não se discute. Se intitula ou rotula uma coisa para poder calar a boca do outro! Triste isso!
Esse transe existe desde 2003…
Desde de 2003?!? Aonde vc viu isso?!? Todos os outros presidentes eleitos eram alvos de criticas e não tinham idolatras que dão literalmente a vida por ele como é hoje. O atual rachou o país. Não se pode criticar o atual governo que vc é de esquerda, comunista, petista e e por ae vai… Não defendo o outro governo mas também não é colocando um inapto que não sabe governar que se resolve! É literalmente incrível que as pessoas que inclusive tem nível superior não enxergue isso!
Luiz, você tem memória curta então, porque os amantes do Lula/PT, não conseguiam ver qualquer tipo de erro da parte da administração do cara, mesmo que fossem erros gigantescos e gritantes, para não falar da corrupção que rolava solta, em céu aberto e sem qualquer vergonha. Qualquer um que criticasse, de forma embasada ou não, era crucificado como reacionário, fascista ou o que quer que fosse. Sim, cara, desde 2003 a porcaria está rolando solta e o presidente atual foi eleito por causa do Lula, da Dilma e do PT, tenha certeza absoluta disso. Já ouviu falar naquela máxima de… Read more »
Apesar de continuar discordando contigo em relação aos governos anteriores ao Bolsonaro de sentir falta do governo do PSDB eu também sinto falta. Sinto mais ainda de não ter eleito o Dr. Alckmim pois teríamos um tratamento muito mais eficaz contra essa pandemia. Mas fazer o que?!? Bora para frente!
Não apenas oxigênio, tropas, equipamentos, reabastecimento aéreo, suprimento, enfim tudo que for necessário para a Força Aérea Brasileira cumprir com seu papel constitucional de manter a paz, a soberania e auxiliar em casos de tragédias ou emergências etc. Basicamente o que todas as forças aéreas do porte e da importância da FAB do Mundo Fazem! Resumindo, é só o Básico!
Sem falar que, dependendo da questão, ele pode servir de nave mãe para um elemento de ate 6 Gripem 2 bi-place 4 mono, armados, ir ate a africa por exemplo executar uma missão e volta sem transtornos.
Por que não podem ser 3 mono e 3 bi….ou 2 mono e 4 bi.. ..ou 6 mono…..ou 6 bi…..e o que eles iriam fazer na Costa da África? Se bronzear? O Brasil vai ter que comer muito feijão antes de querer se advogar em comandar o Atlântico Sul.
Voce nao passa de um grafiteiro digital. Recaldo como tantos outros que aparecem por aqui.
Mais cade os engraçadinhos do leite condensado?
Ah sim, bom mesmo quando compraram um aviaozinho que nada mais era do que um motel voador para o “grandi prisedenti” ficar com suas amantes e a cada parada, reabastecer o estoque de pinga e cerveja da aeronave pois o “funil” dava conta em poucas horas do estoque!
Caramba!!! Sempre gostei mais do A330 que o 767 tanker, espetacular notícia para a FAB!! Agora vamos aguardar os.do contra!!!
Eita! Sensacional!
Fico feliz que nossa força já seja capaz de manter os aviões de transporte que tem, além de ser capaz de defender nossos céus, afinal, só assim a gente encomendaria tais aviões né?
Começou…
Se não fosse comprar, reclamava…
Anunciou que pretende comprar reclama.
Enquanto houver gente remando contra o país não anda…
Contra o país? Tá de sacanagem? Os caras não mantém nem os cargueiros MUITO menores, aí, SUPOSTAMENTE por uma questão sanitária, vão lá e encarnam a própria Marinha e resolvem querer brinquedo diferente à toa! O que aconteceu foi uma sucessão de erros, desde os estoques quando já se sabia do problema, passando pela péssima manutenção dos cargueiros, falta de prontidão e inabilidade em procurar no mercado aeronaves para alugar. Não tem a menor chance de sair mais em conta manter a330 do que alugar aviões do mercado, é simplesmente o governo fazendo o que faz de melhor: se inchar… Read more »
MRTT de mercado? Explica aí…
Há empresas que terceirizam o serviço, como a que serve a RAF.
https://forcaaerea.com.br/fab-vai-receber-dois-a330/
Mais e sobre a Fake News do leite condensado vai falar não ??
Pode procurar comentários meus falando de “leite condensado”…
Mas sugiro que antes aprenda a diferenciar o básico, sabe? Tipo “mas” e “mais”.
Não mantem os cargueiros muito menores….certo…!!!! Certissimo!!!!
E após a crise não ficou evidente que a FAB precisa de mais recursos financeiros e fisicos para suprir a necessidade em caso de calamidades!!!??? Alguem da sociedade ainda tá na duvida? No congresso? Na mídia? Em quem manda e aprova orçamentos?
A crise só mostrou o que o país precisa…
Só pra constar, ninguém está aumentando a verba geral, nem reformando o contingente para que sobre dinheiro de modo a podermos adquirir e manter mais equipamentos.
Resumo da ópera: vão ficar parados.
Como não mantém os cargueiros menores?
Os KC-390, C-295 e KC-130 não estão voando? Os C-99 também não? Estão por aí voando direto para atender a demanda causada pela pandemia… Estão se acidentando?
E estranho, mas até alguns anos atrás a FAB tinha os KC-137 que gastavam muito mais combustível, e estavam velhos demais para serem reformados/mantidos, por isso deram baixa, o projeto KC-X não saiu do papel por incompetência dos governos anteriores!
O país anda, mesmo com eles reclamando. Os cães ladram e a caravana passa.
Enfim… Um pena as coisas só funcionarem de forma reativa e não proativa… E por quê eu digo uma pena?! Porque, mais lá na frente, a coisa se perde e o que deveria ser uma aquisição visando a expansão das capacidades da força, acabam por ficar em algo ainda aquém do necessário, quando não atropelada por outras coisas e aí fica-se pelo meio do caminho… Espero que, além destes dois A300 MRTT, pelo menos mais 4 sejam adquiridos (com um ou dois VIPs, quem sabe dando o ACJ presidencial como parte do pagamento). Ainda sim faltaria um avião cargueiro puro,… Read more »
Exato, Wellington! Faz muita falta um cargueiro do tipo C-17 na FAB. No mínimo umas 8 unidades. Frota de transporte se basear apenas no KC-390 não dá.
E vão transportar o que? Com qual superioridade aérea?
4 Gripens armados do lado, para nosso senário já e superioridade suficiente
Cenário!!
Se “nosso Cenário” for contra a Argentina, podemos cancelar os Gripens e ficar só com os A-4 da marinha usando metralhadora e bomba burra…
Se o nosso cenário for o “gastamos 25 bilhões de dólares por ano”, aí a comparação deveria ser outra.
Estamos em guerra?
A FAB precisa de aeronaves de transporte para muitas missões em tempos de paz e em tempos de guerra.
Então, vamos aguardar chegar 1.000 caças de 5a geração para suprir todas as outras lacunas?
Essa crítica não tem sentido, afinal são 2 aeronaves A330 MRTT, não uma frota de centenas. Creio que 47 F-5 e em alguns anos os 36 Gripen sejam suficientes para proteger os 2 MRTT. Coloca 18 Gripen do lado de cada um…
Pois é, Luis. Que comentário burro o do cara mais acima. Tem que ter superioridade aérea pra usar avião de transporte? Hahahahhahah os aviões seriam usado no nosso território agregando valor as nossas 3 forças dotando de um transporte pesado de intercontinental. Cada um que me aparece.
Não faz muito sentido o que disse aí, Matheus. “…os aviões seriam usado(s!) no nosso território…” “…dotando de um transporte pesado de intercontinental.” Vamos com calma aí, jovem. Está sendo contraditório, então de nada adianta chamar o coleguinha de burro. Por mais que eu não concorde com o comentário sobre ter que operar esses transportes estratégicos com superioridade aérea garantida, exatamente porque o papel de grandes aviões de carga estratégicos em teoria jamais vão ter que entrar em uma zona que está sendo contestada (ao contrário de cargueiros táticos como os C-130 e KC-390, por exemplo), a frustração do Fernando… Read more »
Oi Leandro. Quis dizer que os cargueiros seriam usados no nosso território. Mas estaríamos dotados de uma aeronave com capacidade intercontinental. Saudações.
Acho 8 unidades um exagero. Três C-17 já daria conta. Os EUA nos ofereceram anos atrás três C-17 usados via FMS.
Um exagero é pouco. O custo da hora de voo da aeronave é em torno de US$ 25 mil (quase R$ 140 mil reais). O A330 (comercial e carregado) está na base de US$ 9 mil. O importante é adquirir os primeiros. Depois, se houver maior necessidade, adquire mais. Indispensável neste momento em que os gastos devido a pandemia vão começar gerar consequências econômicas fortes. Principalmente a partir do 2o semestre, mas que devem durar, no mínimo, 10 anos. Lembrando que a mesma ainda não passou.
Voltaram a oferecer e está sendo analisado.
A diagonal de manutencao do C 130 foi para o espaço sideral, e se continuar neste ritmo.o 390 vai parar. O 295 está na goela.
Sinuca de bico.
Eu acredito que cargueiro puro, puro mesmo, será construído pela Embraer no futuro…
Que tal um KC-390 com 4 motores? Ou melhor o KC-780 apto para 60 toneladas…
Ideia razoavel
Pergunta básica para colocar em andamento.
Tem mercado para ele?
Vendo as outras opções no mercado e ja consolidados, não vai ter nem projeto de papel para ser apresentado
É um nicho muito pqno.
Não tem mercado atualmente para construir e exportar esse tipo de aeronave. Mais fácil comprar um novo, ou usado via FMS.
Concordo, por isso comentei para o Caerthal, pois a EMBRAER não vai construir algo assim
Aeronave de prateleira
2 no máximo para operar
Nem no mundo tem mercado com as que já existem
Prezado Caerthal, as chances de um KC-bombadão são “zero”. O mercado para a versão atual já será uma luta homérica para a Embraer. Dificilmente ela entrará em outra “aventura” semelhante no médio prazo. A grana é curta.
Pois e, eu tb acredito
Concordo Wellington. Só não sei se esses A330 anunciados são MRTT. Tomara que sejam.
Prioridades. Sempre observe as PRIORIDADES.
agua mole em pedra dura….crises são tristes…mas crises são oportunidades de aprendizado….
Grande dia! ???
Ótima atitude de Bolsonaro,oque não falta é muito avião sendo aposentado no mundo nesse momento,seja por não ter como mantê-los,ou até mesmo seja por aposentadorias precoce…
A American Air Lines aposentou seus A330,a holandesa KLM também
(8 A330-200 e 5 A330-300, as aeronaves possuem idades de 13,8 anos e 7,9 anos respectivamente) aposentará as suas antecipadamente, até mesmo os novos A380 entraram no corte.
É na crise que surgem grandes oportunidades…
Por mais que eu goste do MRTT, deveríamos comprá-lo agora? Tem 767 sendo vendido a preço de sucata, por conta da pandemia. Financeiramente, não faria mais sentido refitar um grande número desses aviões que estão dando baixa? O avião top de linha, poderia ficar mais pra frente
Vamos lá..
Deixar de comprar avião novo, top, para comprar um meia boca e dar uma tunada? É isso mesmo produção?
Deixa eu ver se entendi: a força que não mantém os cargueiros de pequeno porte operando, não tem caças e o escambau vai deixar de economizar em oportunidade pra gastar muito num outro par de cargueiros a serem deixados sem manutenção?
Pobre e soberbo é a definição do Brasil.
Acho que você não entendeu. Acontece muito quando há má vontade em entender.
E ei que tive que me esforçar para entender o que se passava na cabeça do Lula e Dilma…
Kkk É tipo o cara chegar para ti e falar. “Poura mano, tu vai gastar 200 mil numa Hilux nova podendo comprar essa Range Rover 2002 V8 super charger que você encontra no Mercado Livre por 30 mango” Me diga, como a aquisição de aeronaves com, no mínimo, o dobro do custo operacional das citadas pelo Presidente da República iriam ajudar as forças armadas a se reequiparem? É sempre assim, quando as FAs compram material mais antigo via FMS dizem que o Brasil está “comprando sucata”. Quando as FAs realiza estudos e programas para adquirir um equipamentos modernos de grande… Read more »
Sim, a solução de pobre
Se a FAB pudesse pagar cerca de R$ 900.000.000, a unidade 0KM, neh??
Avião meia boca?? https://www.youtube.com/watch?v=cDl9O0etTUM&ab_channel=NayluJSKU
Jovem leia novamente com atenção não é tão difícil.. Se não entender, peça ajuda a um adulto.
Devem ser aqueles que a RAF ofereceu para a FAB, creio que a compra será parcelada a perder de vista, mas acho que se for possível a FAB tem que comprar um que já esteja convertido, se formos comprar um cargueiro civil para depois converter periga de na hora de converter não aparecer dinheiro para tal coisa
Quem tem 1 não tem nenhum, quem tem 2 tem 1.
não temos nenhum avião de grande porte, fez muita falta quanto tiveram que buscar brasileiros na china em 2019 por exemplo. Portanto, se tiver um, já muito melhor que não ter nenhum!!!
Tá precisamos entender algumas coisas, ainda são preliminares as informações sobre esta aquisição mas é um fato que desde a desativação do KC-137 a FAB tem uma grande lacuna nas suas capacidades e que até agora não foram supridas de forma plena. Esta possível compra esta condicionada a uma série de fatores e NÃO é da noite para o dia, ou seja vai levar um tempo para que a entrega seja feita e iniciada a operação. Mas vamos pegar por um ponto mencionado na notícia sobre se estas aeronaves seriam ex-RAF ou exemplares usados. Partindo que fossem ex-RAF temos que… Read more »
São os “Voyager” MRTT (Multi Role Tanker Transport) ex-RAF…originalmente oferecidos em 2019.
Não tem nenhum disponível para a venda pelo que pesquisei e lembrando que a RAF não é a proprietária dos A330MRTT e sim o consórcio Air Tanker que administra e mantém a frota de KC2/KC3 da disponibilizando as horas de voo.
Eu disse “ex-RAF”.
Em 2019 foram oferecidos a FAB por iniciativa do Gov. Britânico em conjunto com o Department for International Trade Defence & Security Organization (DIT DSO). A propriedade das aeronaves é do consórcio de cinco empresas Air Tanker, criada para fornecer apoio a estas aeronaves em favor do MD britânico.
E mais uma vez repito, NÃO existem exemplares do A330MRTT disponíveis no mercado de imediato.
Quanto a esta oferta se tiver o link com as informações ajuda mais ainda no papo.
Não sou o Baschera, porém aqui está.
https://tecnodefesa.com.br/kc2-voyager-da-raf-no-brasil-substituto-para-o-boeing-767-do-corsario/
Tutu, essa matéria é de 2019.
Sim, ela mostra a oferta.
Se forem adquiridos no mercado civil, provavelmente serão convertidos em cargueiro/tanque por Israel.
Não, a Airbus faz o processo totalmente ou em alguma empresa no país do futuro usuário por enquanto não tem nenhum MRTT convertido por uma empresa israelense.
Verdade.
Israel converte Boeing
?
Desde o começo da pandemia, é perrengue atrás de perrengue, ocasionado pela falta de um cargueiro estratégico na FAB. . Enfim, A330: Show! Baita! . Mas A330, se for versão MRTT e novo, é caro pra kcte. Mas é coisa de gente grande! Tem bala na agulha pra isso? Eu não acredito muito e até chego a duvidar. Mas tomara que esteja errado! . Buscar brasileiros na China e em outros países, buscar insumo de vacina ou vacina, levar pessoal e material de assistência para Líbano na explosão do ano passado (a França foi pra lá com A330 MRTT), oxigênio… Read more »
Eu sinceramente acho que, passadas essas emergências, devíamos é fazer contingências com o que temos disponível, e simplesmente investir cada centavo extra que poderia aparecer em garantir um segundo lote de Gripens. Esses A330 não devem chegar à tempo de fazer algum tipo de diferença na crise atual, e simplesmente não faria absolutamente nada na situação atual que uma aeronave alugada não faria. Então é… não acho que será uma boa compra não, se isso se confirmar.
O problema é quem aceita levar, oxigênio tem diversas limitações no transporte aéreo, um exemplo disso foi a Sideral levando 150 cilindros em um 737F, e azul usando um a330-900 NEO para levar só 40.
Tutu, se a ideia de comprar os A330 seria justamente para que pudessem levar oxigênio para Manaus caso fosse necessário no futuro, então existem aeronaves civis no mercado que podem ser contratadas para fazer o serviço de maneira pontual e inimaginavelmente de forma mais barata do que adquirir, manter, e operar duas aeronaves para atuarem em situações pontuais.
Sua visão é interessante, mas veja, a questão agora é que há muita pressão popular contra a FAB porque ela não tem em seu inventário esse tipo de aeronave, além do mais, falar em comprar novos caças gripen em meio a esta crise não pegariam bem.Ou a FAB compra agora esses A330 MRTT ou não compra nunca mais! É pegar ou largar.
Não compra nunca mais? Por que? Virou cartomante e você sabe de algo que não sabemos? Aeronaves como o A330 se compra com facilidade porque existe em vasta quantidade. Na pior das hipóteses se compra em valor de mercado, mas existe ampla quantidade de peças de reposição dessa aeronave até no Brasil, ou seja, ele ainda é caro de se operar, mas não é nada estratosférico hehehehe. Mas e os Gripen? O que você acha mais fácil de comprar? Não seria melhor arrebanhar a grana da compra de duas dessas aeronaves e deixar separadinha para tentar se contratar mais aeronaves… Read more »
Não precisa ser cartomante para saber que as forças tem que aproveitar as oportunidades que aparecem, aqui tudo é difícil de acontecer, as coisas só acontecem na marra
Mais um motivo para insistir em aproveitar as oportunidades em algo que é bem mais difícil de adquirir e que já está em andamento.
Foi dito pelo presidente que o dinheiro virá de recursos recuperados pela PF e pela advocacia geral da União, ou seja, esse dinheiro não sairá da FAB.
Vão ser comprados com os recursos recuperados das ações contra o Narco Tráfico e tudo mais. Parece que tem cerca 100 milhões de dólares já disponíveis!
O dinheiro para a compra vai vir de um repatriamento de dinheiro de corrupção e roubo que voltou para os cofres públicos,500 milhões o próprio presidente fala na live, agora manter ai e com a FAB
tem de levar o projeto como orçamento suplementar ao congresso…nao são populistas? deixa o congresso ter coragem de vetar a compra no meio da crise….
Que boa notícia!
Ai sim hein! Ufa!!!!
Esses 2 aviões já foram ofertados ao Brasil. São os KC-2 Voyager da RAF. Aeronaves TOP de linha. Só que a FAB não comprou por falta de grana. A solução de pobre seria comprar 767 usado, e refitar pro uso militar. Aí aparece essa crise em Manaus, e o Bolsonaro começa a xingar na reunião. Um brigadeiro malandrão diz que só dá pra fazer o serviço com esse avião. Aí o Bolsonaro fala “Então compra essa porra, tá Ok! Manda o Paulo Guedes pagar!” Então, graças a essa crise em Manaus, mais a esperteza de um brigadeiro, a FAB vai… Read more »
Como diria benjamim cisco ” eu posso viver com isso “!
Com a pandemia o preço de aviões de grande porte despencou. Sobram aviões de passageiros e faltam para carga. Buscar A330, aparelhos conhecidos e já operados por empresas brasileiras seria otima opção, deixando para um 2do momento a conversão para cargueiro. Quem sabe aproveita as circunstâncias.
Que se dane quem for do contra. Leia sobre o assunto, talvez mude de idéia.
Há uns anos a Boeing “vetor” a conversão dos 767 civil para KC para não canibalizar o KC-46 Pegasus…Bem o Pegasus não precisou de ninguém para isso. Infelizmente os aviões virão tarde embora que antes tarde do que nunca.
vetou*
Agora pouco, por coincidência, entrei num jornal argentino e tinha a notícia de transporte de vacinas da Rússia. Era um avião civil da empresa aérea estatal deles, li na matéria e era um A-330-200 da Aerolíneas. Fez um voo direto de Moscou para Buenos Aires, pensei comigo mesmo: Que autonomia e capacidade tem esse avião. E agora entro aqui e leio essa notícia que estamos em busca de duas aeronaves desse modelo. Que felicidade e alegria ao ler isso. O MTOW do KC-390 é de 81.000 Kg, o desse monstro é de 230.000 Kg. São vetores estratégicos. O valor da… Read more »
Você não entende muito de aviação, né?
Se o seu sobrenome for Gomes, então isso explicará muita coisa…
Concordo plenamente.
Seriam duas aeronaves com opção para uma terceira.
Pertencentes ao consórcio Air Tanker Services …
operavam a serviço da RAF (UK) onde são conhecidas como “Voyager”.
Esses aviões estão estocados ou ainda continuam prestando serviços para a RAF?
Junior…
Não tenho a info de quantos estão operando atualmente nos dois esquadrões (101° e 10°).
Há um A-330 MRTT Voyager sediado nas Malvinas/Falklands para translado e apoio aos EF-2000.
Foram adquiridos 14 unidades no total.
Se estão oferecendo é porquê está sobrando e também porque sabemos que o orçamento é curto atualmente na UK.
Tudo bem Baschera ??
Os ingleses estão passando o facão no setor de defesa e colocando vários equipamentos à venda, o papo que circula é que estes Voyager MRTT são seminovos , eles nos passariam estes aviões e quando as contas por lá se equilibrarem, fariam novas encomendas junto a Airbus para repor as que eles estariam vendendo para nós…
Outra opção é o mercado de usados de empresas aéreas, tem muita coisa interessante que poderia ser convertida para padrão MRTT quando o orçamento permitir…vamos aguardar
Se for três melhor ainda.
Chamar A330 de sucata…
Tão perto.
Opera nas Falklands. Faz ponte no Uruguay e segue até a Inglaterra.
Grande Baschera,
Voo sem escala das Malvinas /Falklands para Dacar 8300km
estes voos tem sido diario , tenho acompanhado pelo Flghtradar
https://www.flightradar24.com/TOW2233/26b1a5dd
Recentemente acompanhei um A400M saindo da Ilha Santa Helena e fazendo escala no Uruguai , seguiu para Malvinas /Falklands
e continua La.
Acho que este A400M substituíra o A330 , ficando dedicado na Malvinas /Falklands e deixando o A330 em uma ponte aérea diária, pelo que tenho acompanhado.
https://www.flightradar24.com/data/aircraft/zm408/#26a9ad73
Eu poderia concordar com você, mas ai seriam duas pessoas passando vergonha juntas!
Já estou pensando na pintura rsrs. Ficaria legal uma dessa com nossa bandeira.
Eu assisti a live na integra. O 01 falou em R$ 500 Mi (Reais) para a aquisição, logo serão usados e já devem estar no radar. (Convertidos ?) Particularmente prefiro os 767-300ER. Havíamos encomendado 3 anvs na IAI sendo 1 anv já quase convertido na época e dois comprados. Pilotos da FAB fizeram treinamento no exterior, a FAB pagou uma multa para a IAI e não foi pequena. Uma anv deverá servir a PR em viagens internacionais, as duas deverão ser conversíveis ou uma ? Perguntas: 1 Os pilotos da FAB treinados no 767-300ER estão na ativa ? 2 Os… Read more »
Se as aeronaves forem os da RAF como muitos estão pensando e dizendo, ambos já devem vir convertidos. Creio que esses 500 milhões de reais não devem dar nem para o cheiro, deve ser as primeiras parcelas a serem pagas para ter as aeronaves, a não ser que o presidente tenha falado 500 milhões de dólares
1- excelente aquisição;
2- Tomara que sejam os MRTT, porque sem REVO não adianta (tem coisa mais barata no mercado)
3- se forem os MRTT da RAF, torço para que não estejam no osso, porque se não se tornará um pesadelo logístico. Vai a grana toda pra manter isso aí;
4- O MRTT opera em menos pistas que o 767 no Brasil, é um 330 com asa de 340, muito mais pesado.
Depois de 2 anos de governo a primeira compra de Moçanaro: 02 aviões civis de passageiros convertidos em cargueiros militares de segunda mão da ethiopia airlines. E tem gente que comemora ainda…
Larga de ser mal caráter ou pregar fake news! O avião será da RAF, uns dos melhores da categoria, que inclusive, está ganhando mais mercado que o concorrente americano. 4 Fragatas Tamandaré, satélites de observação, avião de médio porte da Embraer, proibição de cortes de verbas para a FA e entre outros. O presidente Bolsonaro não pegou o Brasil bem economicamente.
Bem, sou contra o senhor presidente ai.
Mas, concordo que foi bom para FAB.
Acho até que ele deveria pedir mais uns 15 C390
Gostei da notícia.
Foi bom para FAB.
Fernando, a FAB tem 28 KC-390 encomendados à EMBRAER, já recebeu 4…Também gostei da aquisição dos MRTT.
28 KC é muito avião…
Sem nenhum viés ou partidarismo político-ideológico, essa anuncio da aquisição pelo Presidente da República veio até tarde, pois essa necessidade é muito antiga. Um país de dimensões territoriais como o nosso necessita de aeronaves desse tipo e com urgencia.
A pergunta que fica é: serão apenas cargueiros ou serão também reabastecedores?
falei isso em outro post. tanto A330 sobrando a FAB devia aproveitar e esquecer 767
Mais que necessária e oportuna esta aquisição.
Seria melhor se fossem avioes de transporte natos, mas “antes um celta do que andar de onibus!”
Gloriaaaaa a Deuxxxxxxxxxxxxxxxx
Se for realmente os MRTT Ex-RAF, parece ser a melhor opção. Já são convertidos para cargueiro militar e reabastecimento, então menos demora para entrar em operação. Quanto aos modelos civis sendo ofertados no mercado, são uma faca de dois gumes. Por um lado, o valor da compra inicial poderia ser bem mais baixo. Por outro, não existem trouxas no mercado de aviação civil, que opera com margens apertadas e grande concorrência. Se o valor for baixo é porque o desgaste nas aeronaves é grande. Então uma aeronave barata, significa ano de construção com mais de 2 décadas, e pra lá… Read more »
Poderia ser 03 A-330, ficaria um para presidência que venderia o -A319 e ficaria com uma aeronave de longo curso evitando escalas técnicas.
Caro Tales Escalas técnicas são muito necessárias. Cito aqui uma envolvendo uma ex-presidenta. Ela havia participado do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Estava seguindo para Havana, em Cuba, com escala prevista para Dakar, no Senegal, Noroeste da África. Porém, no meio do caminho ela determinou que a escala técnica fosse em Lisboa, Portugal. Para não esperar o reabastecimento dentro do avião, ela e a comitiva foram passar a noite no mais caro hotel da cidade (ocuparam 45 quartos), acompanhado de jantar no mais luxuoso restaurante da mesma cidade. A suíte em que ficou hospedada custava 26 mil reais… Read more »
Mais sera que custou 15 milhoes o Leite Condensado que o Hotel colocou na sobremesa dela? Hummmmm ? E o Chiclete ? Hummmm!!
Caro Xerem Ela não jantou no hotel. Jantou no Eleven, do chef Joachim Koerper. Ela comeu robalo e queijo (89 euros, 589,90 reais na cotação de hoje). Dispensou a sobremesa. O vinho foi cortesia da casa. Segundo o Palácio do Planalto, a parada em Lisboa foi devido ao mau tempo na América do Norte. Embora a “emergência” tenha ocorrido no final da tarde de sábado, desde quinta feira o hotel e o restaurante já estavam avisados da vinda da presidenta. Impressionante como ela, além de tudo, ainda é vidente e adivinha até como estará o tempo. Espero ter colaborado nas… Read more »
Comentário mais infantil típico de militante. Você sabe que o leite condensado se adicionar água volta a ser leite? Porque os seus ídolos podiam roubar e você fica pegando no pé de tudo do atual governo?
Essa história de leite condensado é ridícula, mas pra que comprar leite condensado para diluir com água e fazer leite normal, se pode comprar o leite normal já pronto e embalado?
Comentário editado
MAS a FAB precisa de aviões desse porte, finalmente vão chegar, independente de quem comprou. assim como precisávamos de um FAB01 novo em folha no passado.
Achei estranho esses aviões da RAF não serem equipados com o Boom System. A RAF opera aeronaves que o requerem.
Tem esse sistema sim
Não tem não. São três sistemas de mangueira e cestinha.
A RAF tem planos de modificar dois aviões para também terem a flying boom. Não sei à quantas anda isso.
Quais aeronaves da RAF podem ser reabastecidas com o sistema de boom/lança?
Acho que os C-17 e os F-35.
A versão de reabastecimento não seria função KC-390? Inclusive lembro de ter lido que a Embraer considerava uma versão alongada com 2 secções a mais.
Essa versão MRTT também leva passageiros? Pois isso que falta na FAB, lembro daquela vergonha do ano passado para resgatar os cidadãos presos na China que precisaram levar mais aviões e um monte de paradas.
Esse tipo de aeronave pode reabastecer caças em grande altitude, e levar muito mais combustível. Ele leva passageiros
Que bom, a FAB precisa mesmo disso. Sendo assim eu apoio a compra.
Ele Pode levar uma quantidade razoável de passageiros, uma quantidade grande de carga e ainda reabastecer outras aeronaves.. ..tudo na mesma missão….dependendo da distância, claro. A FAB não opera uma aeronave dessa categoria desde a aposentadoria dos KC-137 (Que eram menos capazes do que o A330).
É bem espaçoso
Prezados, vamos focar na notícia. Alguém melhor informado poderia dizer qual seria o impacto dessas aquisições na Força? Haveria necessidade de novos parques de manutenção, hangares, pessoal especializado? Onde seriam baseados? Não dá para usar os KC para esse tipo de missão? Em caso negativo onde estariam as vantagens? E as desvantagens, inerentes a qualquer ação?
Grato
Sim, a FAB necessita desse tipo de aeronave, não existe nenhuma aeronave capaz de transportar centenas pessoas no inventario da aeronáutica. Lembra do ocasião que a FAB teve que ir até a China resgatar? Fizeram varias paradas e tiveram que inclusive levar aviões extras para as tripulações. Se tivesse um A330 no inventario seria apenas uma única aeronave e com menos paradas. O KC-390 é uma aeronaves muito menos capaz, só alguns dados de comparação. KC-390: 35M, Peso Max: 81 Ton, Carga Útil Max: 26 Ton. Alcance Max Vazio: 6 mil km. A330 MRTT: 58,8M, Peso Max: 233 Ton, Carga… Read more »
O impacto e para tirar a aviação
transporte do oxigênio, pois o C 130 já era, neste tranco o 390 vai parar ali na frente e o 295 em seguida.
80% da mamutencao dele e civil ou seja, uma TAM da vida faz com as mãos atadas.
Na verdade nao tinha era que ter ocorrido a falta de oxigenio…
Concretizando a compra, Maravilha!! e sem mexer na Grana dos KC390
Todos os dias um A330 da RAF faz voos de Dacar as Malvinas e Malvinas a Dacar…
Neste momento ele esta em voo. 8.000 KM sem escala
https://www.flightradar24.com/TOW2233/26b1a5dd
Você foi correto: se concretizar a compra, ótimo.
O perigo é que nesse governo (e em vários outros) uma coisa é anunciar a intenção e outra é concretizar.
Aguardemos.