EUA parecem assumir nova postura agressiva com as intrusões da China na ADIZ de Taiwan

TAIPEI (Taiwan News) – Uma aeronave de guerra eletrônica da Marinha dos Estados Unidos (USN) foi vista na terça-feira (26 de janeiro) voando em paralelo com um avião chinês equivalente dentro da zona de identificação de defesa aérea de Taiwan (ADIZ).

No que pode ser uma nova tática da administração Biden para deter as incursões diárias de aviões de guerra chineses na ADIZ de Taiwan, os observadores de aeronaves detectaram uma aeronave de guerra eletrônica e de reconhecimento Lockheed EP-3E Aries II da USN voando em uma rota quase paralela com um Shaanxi Y-8G da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF).

Às 9h36, o usuário Ketagalan do Twitter detectou pela primeira vez o sinal de um Y-8G com o número de registro 30518 perto de Taiwan. Às 10h16, Ketagalan relatou que o avião da PLAAF estava voando na costa de Shantou, na província de Guangdong.

O observador de aeronaves CANUK78 às 10h05 relatou que um EP-3E foi detectado indo do Canal de Bashi em direção ao Mar da China Meridional, próximo à costa do ponto mais ao sul de Taiwan, Eluanbi. CANUK78 acrescentou que um Boeing P-8A Poseidon parecia estar voando com o EP-3E.

Lockheed EP-3E Aries II
Y-8G

Às 10:59 da manhã, o usuário Indo-Pacific News do Twitter relatou que o EP-3E estava indo em direção ao Mar da China Meridional acompanhado de um P-8A. O Indo-Pacific News também apontou que o grupo de porta-aviões liderado pelo USS Theodore Roosevelt estava operando nas proximidades.

Os Aircraft Spots, entusiastas de aeronaves, relataram às 11h04 que um EP-3E da USN com o número de registro 156528 e o Y-8G da PLAAF “voaram diretamente paralelos um ao outro enquanto operavam no Mar da China Meridional perto de Taiwan”.

A aeronave chinesa estava seguindo a mesma rota de voo que outros aviões da PLAAF voaram quase diariamente na extremidade sudoeste da ADIZ de Taiwan desde meados de setembro do ano passado.

Incomum neste incidente foi que uma aeronave militar dos EUA comparável estava voando em paralelo com um avião chinês ao mesmo tempo e a uma distância próxima.

Em incidentes anteriores, quando aviões de combate chineses voaram dentro da ADIZ de Taiwan, aeronaves militares dos EUA às vezes também estiveram dentro ou perto da ADIZ, mas em uma extremidade oposta da zona e nunca se movendo em uma rota paralela a tão curta distância.

Às 11h42, o observador de aeronaves Evergreen Intel relatou que o avião chinês fazia parte da 20ª Divisão Aérea do Comando do Teatro Ocidental, 59º Regimento Aéreo, com base em Luzhou, na província de Sichuan.

FONTE: Taiwan News

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments