Pilotos de caça da FAB iniciam curso da aeronave Gripen na Suécia
Capacitação ocorre em Såtenäs, na Suécia, e integra a implantação do novo caça na Força Aérea Brasileira (FAB)
Quatro pilotos do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar iniciaram, no dia 18 de janeiro, a formação operacional da aeronave Gripen, em Såtenäs, na Suécia, onde está situada a F7 Wing, base da Força Aérea Sueca. No local, ocorre a formação de pilotos na aeronave JAS-39 Gripen C/D. Ao todo, dez pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) realizarão a formação operacional ao longo de 2021.
Os futuros pilotos do F-39E Gripen realizarão o Convertion Training (Treinamento de Conversão) e o Combat Readiness Training (Treinamento de Prontidão para Combate) nas aeronaves JAS-39 C/D da Força Aérea Sueca. Após a capacitação, retornarão para o 1° GDA, situado na Ala 2, em Anápolis (GO), para dar continuidade à implantação operacional do F-39 Gripen, que tem data de recebimento prevista para outubro desse ano.
O Comandante do 1° GDA, Tenente-Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho, destaca que o início da formação operacional de pilotos de F-39 Gripen é um marco importante e decisivo no processo de implantação dessa aeronave na FAB. “Esses pilotos de caça foram previamente selecionados e preparados para este momento. Estão prontos para iniciarem o curso e, certamente, irão representar bem o nosso País e a Força Aérea Brasileira nesta nobre missão”, disse.
Futuro piloto do F-39E Gripen e integrante da primeira turma da capacitação, o Major Aviador Vítor Cabral Bombonato, sintetizou o momento. “O início do curso significa mais um passo importante no processo de implantação. A aeronave está cada vez mais próxima da atividade-fim da Força: o emprego operacional. Para nós, esse momento é motivo de muito orgulho”, afirmou.
O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, complementou. “Esse momento é de suma importância não apenas para nossos quatro Oficiais Aviadores, mas para toda uma equipe que trabalhou e ainda trabalha na capacitação de nossos profissionais e na implementação da infraestrutura necessária para o recebimento dos novos aviões F-39E Gripen”, concluiu.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Que excelente notícia!
Boa sorte aos quatro pioneiros que: desde já entraram para a história da FAB, e quando retornarem ao Brasil, estarão preparados para o combate aéreo e qualquer eventualidade que venha ocorrer ou missaões a cumprir.
Serão os Satenas Boys!!! Em referência aos Dijon Boys que foram treinar no Mirage III na França em 1972!!
Bom dia a todos. Uma pergunta apenas por curiosidade. O comandante do primeiro grupo de defesa aérea não deveria fazer parte do grupo ? Afinal ele irá comandar o GDA e ( acho ) tem que ter conhecimento igual ou superior aos seus comandados. Peço desculpas pela pergunta de leigo. Gostaria apenas de saber como funciona.
Comandante de esquadrão fica no máximo dois anos nessa função. Não vale a pena o investimento sabendo que ele sairá no final do ano.
Bom dia Mussolini e agradeço a resposta. Entendi o que vc falou, perfeito. Mas imaginava que um comandante de um grupo de transporte por exemplo teria por obrigação ter todos os conhecimentos sobre as aeronaves de transporte e assim por diante.
Talvez o atual comandante saía no final desse ano, dois meses após o recebimento dos primeiros F-39.
Um comandante de esquadrão não necessariamente precisa voar todos os projetos de uma unidade. A função primordial dele é comandar a unidade como um todo e não simplesmente no ar. E como disseram a vida útil de um comandante é de 2 anos na unidade. Vale muito mais a pena investir em Capitães que ficarão mais uns 4 anos na unidade e poderão repassar os conhecimentos para os próximos pilotos.
Exato. Chuto que o próximo cmt será o Pascotto ou o Fornéas.
Excelente noticia !
Definitivamente é um programa grandioso, visto as complexidades e especificidades envolvidas, que o Brasil precisa manter em movimento. Espero que as mentes que pensam o Brasil estrategicamente continuem a prevalecer nas 3 forças. A defesa ganha, a economia ganha, os institutos de pesquisa ganham, o Brasil ganha.
Exato, mas tem gente que só ve o ” copo meio vazio” !
Alguém sabe quantos Gripens o Brasil receberá esse ano?
Pelo cronograma, 4.
Já estão na linha de montagem?
Interessante o o Viggen ali atrás na foto. Achava que já estavam totalmente fora de serviço
Deve ser usado em testes e ensaios em voo. Operacionalmente, não equipam nenhuma Unidade.
Fala-se em pioneiros.
E os pilotos Carlos Pascotto e Ramon Fórneas, não integram o GDA? Esses já tiveram formação na Suécia, salvo engano, desde 2018.
Desde 2015
Não. estão em Brasília, acho que no COMPREP ou COMAE.
Sr.Nery, pergunta:
Serão instrutores para novos pilotos?
Esses 10 com certeza. Assim como fui um dos primeiros instrutores de E/R-99 na FAB.
E não serão aproveitados de qq forma?
Como fica o investimento aplicado neles e todo o conhecimento adquirido? bem que, já sendo majores, podem voltar como cmt da unidade em um futuro próximo.
Os dois primeiros? Sim. Acho que, pelo menos um, será cmt da UAE.O outro pode servir na Ala.
Obrigado, Cel Nery.
repetindo a história dos dijon boys!
Isso!!!
É motivo de orgulho para todos os Brasileiros e em especial para os Brasileiros Patriotas, a informação de que nossos pilotos encontram-se em preparação para usarem nosso mais novo meio de defesa e proteção e ataque de nossa Grande Nação. Um bravo zulu e um senta pua e um selva para nossos bravos pilotos de caça da nossa Força Aérea Brasileira. Parabéns Comandante Bermúdez. Sempre em pé e à ordem!
T.´.F.´.A.´.
Segundo ditos populares os pilotos Israelenses e os Brasileiros são os mais admirados, respeitados e temidos do mundo.