Programa NGAD alcançou o chamado status e-Series
O secretário assistente da Força Aérea dos EUA para aquisição, tecnologia e logística, Dr. William Roper, revelou que o programa de Next Generation Air Dominance (NGAD) da Força Aérea dos EUA alcançou o chamado “status e-Series”.
O status refere-se à engenharia projetada digitalmente da aeronave de 6ª geração (e programa). O e-Series permite que o mais avançado demonstrador de voo das forças dos Estados Unidos voe no mundo real anos antes de um projeto de desenvolvimento padrão (old school).
A designação e-Series para o NGAD trouxe o programa para uma próxima etapa. Roper disse que “a engenharia digital leva a tecnologia de criação de computador para o próximo nível, renderizando não apenas o design de sistemas complexos, mas sua montagem, ambiente e até mesmo desempenho físico em realidade virtual de alta potência”.
O NGAD já voa como um demonstrador de sexta geração e segue o primeiro e-Plane da Força Aérea, conhecido como eT-7A Red Hawk, que foi construído em 36 meses por meio de métodos digitais.
“O Programa de novas asas do A-10, o Programa de Substituição do Motores do B-52 e o Dissuasor Estratégico com Base no Solo atenderam ao padrão e-Series”, explicou Hoper. Alguns outros programas também e muitos virão para as Forças Espaciais e Forças dos EUA.
Todos eles alavancaram virtualizações autorizadas para substituir ou truncar atividades do mundo real de forma significativa e alcançaram um desempenho de mudança de paradigma.
Embora o design auxiliado por computador (CAD) exista por mais de seis décadas, ele afirma que a nova tecnologia de realidade virtual (VR) é muito superior devido ao seu poder de computação.
Roper escreveu: “Um aumento de um trilhão de vezes no processamento de computador transformou essas ferramentas de projeto iniciais nos modelos de engenharia digital poderosos de hoje, chamados de threads digitais e gêmeos digitais, que substituem a prototipagem e testes do mundo real por fontes virtuais confiáveis da verdade.”
Cada novo e-System nos convida a reimaginar sua aquisição e operacionalização”, escreveu Roper. “A e-Series deve guiar a metamorfose analógico-digital da Força Aérea e Espacial. Diante dos adversários e desafios que estes dois Serviços enfrentam, é melhor que essa metamorfose seja rápida”.
Apesar de parecer ir numa direção diferente da ideia do F-22, possivelmente buscando custos mais acessíveis… Ver pela primeira vez com a difusão atual da informação o surgimento de um novo benchmark para caças(caças mesmo, não um faz-tudo) é bastante excitante!
Esse caça vai dar muita dor de cabeça para os hackers chineses…
É bem provável que os chineses já tenham competência pra desenvolverem os próprios modelos. Afinal se você pode gastar inteligência e poder computacional pra invadir sistemas de segurança provavelmente consiga igualmente desenvolver sistemas de simulação e fabricação.
Pra mim o e-series é a prova que até os EUA já colocaram suas sandálias da humildade e perceberam que vão competir com um adversário muito qualificado e capaz.
O problema é o ‘poder computacional’ nos projetos americanos.
Deram problemas no F-35, Zumwalt, , Classe Ford e etc.
Tá complicado por lá
Off-topic:
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/01/22/como-um-voo-alemao-foi-visto-na-argentina-como-apoio-a-soberania-nas-malvinas
Sonhar na Argentina não é proibido. Mas não tem nenhum sentido.
será que apresentará uma evolução dos 5ª geração, ou apresentará uma série de novos conceitos que não existem no F-22/F-35, por exemplo?
Novos conceitos.
É provavel que saiam na frente na 6a. geração como sempre foi com as aeronaves, mas ainda falta muito tempo. A ultima correria o F-35 veio com vários problemas no produto final, relatados pela USAF.
Lembrando que a quinta geração foi iniciada pelo f22, bem antes do f35 e de qualquer outro país. A quarta geração tbm trouxe muitos problemas e um avião muito caro – f14. Foram necessários uns 10 anos para que a quarta geração estivesse bem estabelecida e com custos razoáveis através do f16.
Esse poder de computação……..
Pelo que entendi, a aeronave de sexta geração é fabricada pela IA.
Para reflexão… excelente vídeo de simulação no youtube de dogfight entre um F-16 e um Su-57 Felon usando a estrutura da DCS…
Um verdadeiro massacre para o Viper…. Temos que pensar como caças de 4a geração terão que conviver com essas novas gerações….
F-16C Viper Vs Su-57 Felon Dogfight | Digital Combat Simulator | DCS |
É exatamente isso que define uma nova geração, capacidade de combate muito superior à antiga. Veja o que o f14 fez com os migs 23 e 25 na guerra Irã Iraque, mesmo ele tendo sido lançado poucos anos depois do mig25.
Gosto muito de ver esses vídeos de dcs mas a maioria que vejo é wvr e dificilmente chegaria a esse ponto.
Outro dia vi um vídeo de 1 f15 vs 7 mig29. Começou bvr e acabou wvr com os 7 migs abatidos.
“Massacre para o Viper”…..isso quer dizer massacres DO Viper ou NO Viper?
Quando aparecer a versão real e a china aparecer também decolando o seu 6gen muitos ficaram atordoados.