ROMA – Os engenheiros de radar do programa do avião de combate Tempest disseram que esperam quebrar recordes de processamento de dados. O segredo, explicam eles, é sobre tudo a miniaturização e a entrada na era digital.

O jato da sexta geração – planejado pelo Reino Unido, Suécia e Itália e pronto a entrar em serviço depois de 2030 – vai ser dotado de novas tecnologias, desde o seu armamento e propulsão até um cockpit virtual projetado dentro do capacete do piloto.

Mas o grupo estabeleceu um padrão alto em Outubro ao anunciar que o radar do caça processaria uma quantidade de dados equivalente a nove horas de vídeo de alta definição – ou o tráfego de Internet de uma cidade de média dimensão – a cada segundo.

Poucos detalhes foram dados para corroborar essa alegação, mas agora os engenheiros baseados no Reino Unido com a empresa italiana Leonardo, que estão trabalhando no radar, compartilharam pistas com o Defense News.

Aumentar o desempenho significará repensar os atuais radares de varredura eletrônica, que têm matrizes de pequenos Módulos de Recepção e Transmissão, ou TRM, na antena, cada um gerando um feixe de radar individual que pode seguir alvos diferentes ou combinar-se com outros para criar um feixe maior.

Os TRM na matriz são formados em grupos, e os sinais recebidos por cada grupo são alimentados a um receptor que digitaliza os dados antes de os passar para o processador do radar.

Devido ao seu tamanho, os receptores devem ser posicionados atrás do nariz da aeronave e recebr o sinal de radar analógico de entrada pelos cabos coaxiais, o que provoca alguma perda de dados antes de o sinal ser digitalizado.

Para remediar isto, a Leonardo está trabalhando na miniaturização dos receptores para que possam ser movidos para o nariz e integrados dentro da antena, cortando a necessidade de um cabo coaxial. Os dados que emergem do receptor devem ainda viajar para o processador, mas por esta altura já são digitais e podem fluir por cabos de fibra ótica, reduzindo a perda de dados.

“Os receptores miniaturizados podem digitalizar o sinal dentro da antena muito mais cedo na cadeia de recepção”, disse o engenheiro-chefe Tim Bungey.

Este é um passo acima do novo sistema de radar comum europeu de última geração Mark 2 que a BAE Systems e a Leonardo vão entregar para os Eurofighters da RAF, que irá utilizar cabos coaxiais.

“Digitalizar os dados mais perto da matriz significa que mais dados podem ser recebidos e transmitidos, os dados podem ser manipulados de forma mais flexível, e há mais potencial para utilizar o radar como um sensor multifuncional, tal como para link de dados e para guerra eletrônica”, disse Bungey.

Há também uma segunda vantagem para os receptores miniaturizados: Muitos mais podem ser instalados, o que significa que cada um lida com menos TRMs.

“Para melhorar o desempenho e flexibilidade dentro do sistema, um desafio chave é dividir os TRMs em mais grupos contendo menos TRMs, manuseados por mais receptores”, disse Bungey.

“Ao conseguir isso, juntamente com o apoio a larguras de banda maiores, é possível gerar significativamente mais dados, dando maior flexibilidade à direção do feixe e ao funcionamento multi-funções”, acrescentou ele.

“O nosso objetivo é aumentar o número de grupos de TRMs, e portanto o número de receptores, para além do que será oferecido pelo radar MK2 para o Eurofighter”, acrescentou ele.

Enquanto o radar pode ampliar o envelope, Duncan McCrory, engenheiro chefe do Tempest da Leonardo, disse que seria um erro considerá-lo como um componente autônomo.

“O MRFS será integrado no Sistema de Missão Tempest mais amplo, que incorpora um conjunto completo de capacidades de guerra eletrônica e de ajuda defensiva, sistemas de detecção EO/IR e de consciência situacional, e um sistema de comunicações abrangente”, disse ele.

“Os dados capturados por estes sistemas serão fundidos para criar um rico quadro de consciência situacional para a tripulação aérea”, acrescentou ele.

“Esta informação será também fundida com dados recebidos de outras aeronaves e sistemas não tripulados, sendo a aprendizagem de máquinas utilizada para combinar e processar o quadro geral de consciencialização situacional para a tripulação aérea. Isto evita a sobrecarga de informação no cockpit, permitindo à tripulação aérea absorver rapidamente dados e tomar decisões com base em informação devidamente processada e validada, e responder rapidamente a ameaças em ambientes altamente contestados”, disse ele.

McCrory acrescentou que a Leonardo demonstrou recentemente aspectos da equipe homem-máquina num teste organizado com o Exército Britânico e o Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do MoD, no qual uma tripulação de helicóptero Wildcat encarregou um UAV semi-autônomo fornecido pela Callen-Lenz de coletar imagens e enviá-las ao visor do cockpit através de datalink.

“São estes princípios da equipe homem-máquina que vamos construir para o Tempest”, disse ele.

À medida que o desenvolvimento do Tempest avança, McCrory disse que a concepção do sistema de missão integrado estava ocorrendo em paralelo com a concepção da própria aeronave.

“Estamos efetivamente concebendo a aeronave de dentro para fora; com isto quero dizer que estamos trabalhando de perto com o MoD para compreender os futuros requisitos de capacidade de detecção, comunicações e efeitos, e depois trabalhando com a equipe de parceiros Tempest para assegurar que a aeronave possa acomodar e suportar os sistemas aviônicos necessários”.

A Leonardo está trabalhando com a BAE Systems para assegurar que a estrutura da aeronave irá acomodar sensores, com a Rolls Royce para assegurar que há potência e refrigeração suficientes para os sistemas, e com a MBDA, disse McCrory, “para dar às armas os melhores dados disponíveis antes do lançamento, e para as manter informadas depois de serem lançadas e receber os dados de volta à medida que avançam para o alvo”.

FONTE: C4ISRNET.COM

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments