Kfir da FAC no Red Flag em 2012

Kfir da FAC no Red Flag em 2012

Segundo o site da infodefensa.com, a Força Aérea Colombiana (FAC) retirou do serviço operacional três de suas aeronaves de combate IAI Kfir C10/12 COA, dentro dos processos de manutenção programada e não programada administrados pela Israel Aerospace Industries Ltd (IAI), Divisão Lahav.

Segundo fontes não oficiais, a FAC decidiu não colocar essas três aeronaves novamente disponíveis para serviço, portanto, nenhum novo processo de manutenção e/ou compra de peças de reposição seria realizado.

A decisão – que teria sido tomada durante o último trimestre de 2020 – veio após os resultados da fiscalização da aeronave, pelo Grupo Técnico-Escuadrón de Mantenimiento del Comando Aéreo de Combate nº1.

De acordo com os últimos relatórios de disponibilidade operacional conhecidos, do total das 22 unidades (19 monopostos e 3 bipostos) desta aeronave, a FAC manteve quase constantemente 18 unidades em disponibilidade de voo, cumprindo mensalmente diversas operações e missões com 14 ou 15 dessas aeronaves, relatando a indisponibilidade de três caças.

Caças Kfir C10 da Força Aérea Colombiana

Em busca de um substituto

A frota da FAC de aeronaves Kfir está em serviço desde 1991. Desde então, não só foi expandida, mas também renovada em processo realizado em 2009. Em 2017, a Força adquiriu duas novas unidades biposto.

A Colômbia está imersa em um programa de renovação de sua frota de caças. Entre as principais aeronaves avaliadas pela FAC como possíveis substitutos para o Kfir são o Lockheed Martin F-16, o Airbus Eurofigther Typhoon e o Saab Gripen.

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