Exercício Culminating: KC-390 decola para os Estados Unidos
A aeronave decolou da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis com a tripulação e militares do Exército, além de carga de apoio ao exercício
A aeronave KC-390 Millennium decolou na madrugada desta terça-feira (12/01) da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis rumo à Louisiana, nos Estados Unidos, para participar do Exercício Operacional Culminating até o próximo dia 5 de fevereiro. Embarcaram na aeronave 21 militares do 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) e três militares do Exército Brasileiro que irão participar do exercício.
A primeira parada da aeronave foi em Boa Vista (RR) e, na sequência, o KC-390 realizou pouso técnico em Porto Rico, de onde seguiu para o Aeroporto de Alexandria, em Louisiana. De lá os militares se deslocam para Fort Polk, uma unidade do exército norte-americano, que será a base dos participantes.
O treinamento envolve o emprego de militares do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos em diversas missões, entre elas, operações aeroterrestres com a participação das aeronaves KC-130J, C-17 e do KC-390 Millennium.
O embarque para a o Exercício Culminating é uma fase inédita na implantação da aeronave na Força Aérea Brasileira (FAB). “A primeira participação do KC-390 em um exercício operacional é o coroamento de três anos de implantação da aeronave na FAB”, destacou o Comandante do 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Tenente-Coronel Luiz Fernando Rezende Ferraz.
Após mais de um ano do recebimento do primeiro KC-390 pela Força Aérea Brasileira, o 1° GTT já está operando quatro aeronaves, as quais realizam missões fundamentais para o Brasil, como a atuação na Operação COVID-19 de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “Tenho certeza que os militares estão prontos para cumprir as missões para representar bem o Brasil no Exercício Operacional Culminating”, complementou o Tenente-Coronel Ferraz.
De acordo com o comandante da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, houve uma preparação especial, não só dos militares, como também da aeronave KC-390 para participar do exercício. “Essa preparação mostra a capacidade da FAB de, em pouco tempo, formar tripulantes operacionais e deixá-los prontos para um treinamento com essa envergadura”, explica.
A preparação também contou com a participação efetiva de diversos órgãos, entre eles, o Comando de Preparo (COMPREP), que é responsável por estabelecer a doutrina e determinar os detalhes do treinamento; o Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e a Comissão Coordenadora da Aeronave de Combate (COPAC), que foram fundamentais na preparação da aeronave e da logística necessária; além do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), que coordenou todos os detalhes determinantes para a participação no exercício.
A aeronave multimissão de fabricação e desenvolvimento nacional, foi concebida tendo como característica fundamental a interoperabilidade, de forma a integrar não só as missões da Força Aérea, mas também do Exército e da Marinha. No Exercício Culminating esse aspecto é colocado em evidência já no embarque no Brasil. A aeronave, que será utilizada para a realização de saltos dos militares do Exército, também está transportando os equipamentos que serão utilizados pelos paraquedistas brasileiros.
A Sargento Fernanda De Paula é uma das loadmasters da missão, militar responsável pela coordenação da carga, e explica como os equipamentos são alocados. “Estamos levando oito toneladas de carga, entre material para os paraquedistas e material do esquadrão. Nós preparamos a carga, de forma que o centro de gravidade da aeronave fique dentro do padrão de performance de voo”, explica sobre a organização no interior do KC-390, que possui um moderno sistema de paletização.
Além da função específica durante o traslado, o loadmaster também tem papel fundamental nos treinamentos executados no Exercício Operacional, pois são eles que se comunicam com os paraquedistas nos momentos prévios ao salto para passar informações sobre a aeronave. “Durante o treinamento, nosso maior desafio será a comunicação em uma língua diferente do português, já que a nossa função é passar aos paraquedistas tudo que nós estamos fazendo, por exemplo, comunicar os momentos de salto. Mas nos preparamos para esse momento e temos certeza que será bem executado”, ressaltou a militar.
KC-390 Millennium
O KC-390 Millennium e a tripulação vêm passando por fases de certificação e, após a conclusão de determinadas etapas, as tripulações passam a operar as diversas funcionalidades do avião até atingir a capacidade final de operação (Final Operational Capability – FOC), que estará disponível em todos os KC-390 Millennium da FAB.
FONTE: Força Aérea Brasileira
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Sucesso na missão!
Sucesso na missão e que impressione os observadores internacionais e quem sabe consiga algum negócio!
Negocio nos EUA nem sonhe! Porém quanto mais vista ao mundo, maior facilidade de alguém comprar!
Nesse tipo de exercício sempre tem outros países participando e/ou como observadores, estou pensando nesses e não nos americanos, após os exercícios esses observadores sempre mandam relatórios para casa!
Moro perto da pista de pouso do aeroporto de Goiânia, por sorte visualizei duas aproximações do KC-390. Não pode ser o maior cargueiro do mercado, mas é bonito e bastante parrudo.
Registro, inclusive, que na primeira vez o trânsito até parou para vê-lo.
Uma bela aeronave em seu estado de arte, todos requisitos para ser um sucesso do que já é.
Que essa missão seja coroada de sucesso e a troca de experiência seja proveitosa a todos os participantes.
Incrível como esse KC-390 é um avião imponente e lindo.
Teste
Esse avião ficaria um pouco brasileiro se tivesse motores brasileiro! O motor é americano e quase todos os seu componentes são americano! É basicamente o avião americano montado aqui! Certo?
Aliás, o Brasil tem capacidade para desenvolver e fabricar motores?
Ter tem, mas tem vontade?
Na verdade, a “falta de vontade” é a desculpa para a “incapacidade”! E tenho dito.
Os motores do KC-390 são fabricados pela IAE, que é uma joint-venture entre empresas dos EUA, Reino Unido, Japão e Alemanha.
Tipo do comentário recorrente aqui no PA e amplamente discutido … será que alguém poderia “desenhar” para ele a resposta ???
comentário desnessário e arrogante
E avião é só motor né… Yuri, seu comentário é tão “infantil” que não me dá vontade de responder.
Poucos países produzem turbinas e motores aeronáuticos. Até os chineses, tão badalados por alguns comentaristas, tem dificuldades na área.
Depois de anos investindo pesadamente, só agora eles começam a ver uma luz no fim do túnel, ou seja, ainda há a necessidade de investir mais alguns bilhões de dólares pela frente para e chegar em algo minimamente moderno e aceitável
A fake news só se propaga quando ela vai de encontro a pessoas que não se preocupam minimamente de se informar! https://www.defenseworld.net/news/26455/China_Replaces_Russian_Engine_in_J_10C_Jet_With_Locally_made_WS_10_Taihang#.YAA9h-hKjcs
O WS-10 não é um modelo iniciado do zero. Ele aproveita tecnologia do GE F-101 adquirida nos anos 80. Portanto, já se vão mais de 30 anos de desenvolvimento.
Ressalto, ainda, que a dificuldade em se desenvolver turbinas e motores aeronáuticos não reside na parte mecânica, mas sim na usinagem de seus componentes, que precisam ser resistentes à fadiga e fluência.
É o comentário mais ignorante sobre aviação que eu já vi aqui. É quase que ‘avião voa por magia negra, certo?’
Meu querido,
Veja este artigo e se atualize um pouquinho sobre indústria. Ah… bem vindo ao séc. XXI!
https://braziljournal.com/marcos-lisboa-licoes-da-saida-da-ford-do-brasil
Abraços.
O bichão bruto, sucesso na missão!!! Que máquina viu!!! Vai lá mostrar pro KC-130 que ele pode se aposentar tranquilo pois o “piano” continuará a ser transportado e muito bem transportado!!!!
Um avião desse porte não tem autonomia pra fazer Brasil – EUA sem escalas. Era mais fácil ter embarcado os militares num 737 max da gol que vai direto.
os paraquedistas foram num avião fretado, e o KC, além de participar do exercício, está levando 8 toneladas de equipamentos entre material para esquadrão e paraquedistas.
“Embarcaram na aeronave 21 militares do 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) e três militares do Exército Brasileiro que irão participar do exercício.”
Podem não ter embarcado todos mas leva pessoal também
do exercito, se nao me engano, foram 3 militares
o resto era da FAB
não tem uma versão que pode fazer revo? Seria uma grande oportunidade de demonstrar…
A questão não é essa… Mais 150 militares participarão do exercício e isto não cabe no KC-390. Ademais, uma coisa é transportar carga a longa distância, outra é transportar pessoas. Se o transporte de pessoas nesses aviões fosse coisa normal, eu já teria andado de Globemaster ou Hércules de carreira à rodo. Mas eles não existem e não é à toa. Então… transportar pessoas em tempos de paz, vai em avião civil que é próprio pra isso. O KC-390 transporta a carga e vai participar dos exercícios. Não vejo problema algum na operação. Acho que tem um pessoal que procura… Read more »
Apenas quis confirmar a capacidade do revo e mencionar que – como é de praxe observadores internacionais nesses exercícios – provavelmente estarão de olho em todas as etapas (inclusive a logística), sendo uma oportunidade pra demonstrar outra capacidade (revo) do KC-390. Em nenhum momento critiquei a decisão do vôo comercial para efetivo pessoal, tão pouco quis “caçar pelo em ovo”. Me desculpe se o comentário causou desconforto.
Tá cada dia mais difícil tecer comentários ou questionamentos hoje em dia…
Caro Wagner,
Relaxa, rapaz. O pelo em ovo não foi relativo a você não. Duvida é normal. De boa, também não sou profissional, só entusiasta.
Apenas pra galera aí que diz “aimm… mas o voo não foi diretommm”, “ih, mas o motor é americanããã”, “ah, mas eu queria armaduuu”…
Parecem esposas: se não tem motivo pra reclamar, sempre arrumam um.
Abs.
Todos os KC-390 da FAB, como o próprio indicativo KC demonstra, tem a capacidade de abastecerm e ser reabastecidos em voo.
.
Olha aqui no mapa o alcance do avião com máximo payload (agora com a imagem no comentário):
(partindo de SBBR, alcance máximo de 1450nm)
Alcance Excelente. A parada em San Juan deve ter sido mais pra questões alfandegárias mesmo. Partindo de BBB iria até AEX tranquilamente.
BVB.
BBB é Big Brother Brasil. kkkkkk
Hahahah nem me atentei ao erro, Coronel! Saudações.
Exercício que se transformou em coisa alguma…
exportação de coronga de lá prá cá e vice-vesa. já morreram dois generais, 4500 cidadaõs por dia no eua e 1200 aqui, e as forças armadas com essa programação bovina de novo normal, e todas as instiuições estão funcionando normalmente. esse exercício deveria ser cancelado. até quando esta insanidade?
Hã?
Como assim?
https://youtu.be/wq_gLV8dm4o – Veja como foi o pouso do KC-390 nos Estados Unidos para o Exercício Culminating
Belo avião americano!
Yuri, comentarios assim só mostram o quanto você não sabe nada deste mundo. Imagino que tenha não mais que 10 anos de idade. Porque se tiver… Puxa, bom correr atrás de algum especialista que possa analisar seu caso.
Deixa ele, Fernando! Nem perco meu tempo mais. Tem um pessoal que gosta de viver na ignorância.