Linha de montagem do F-35

Linha de montagem do F-35

Com apenas duas semanas restantes de 2020, a Lockheed Martin espera terminar dezembro com um total de 121 caças F-35 stealth entregues este ano — cerca de 20 abaixo de sua meta original.

Como a pandemia de coronavírus começou a impactar as operações da empresa e de seus fornecedores no início deste ano, a Lockheed revisou sua meta de 141 unidades, dizendo que esperava entregar entre 18 e 24 exemplares a menos.

“Nossa meta atual é de 121 aeronaves até o final do ano”, disse o vice-presidente de desenvolvimento de negócios do F-35, Steve Callaghan.

Se alcançado, esse total revisado seria apenas 13 aeronaves a menos do que as 134 entregues em 2019, apesar da escala do desafio representado pela crise de saúde global.

“Tomamos algumas medidas proativas no início para tentar mitigar os impactos e posicionar o programa para a recuperação mais rápida possível”, diz Callaghan. “Fizemos isso ajustando os cronogramas de trabalho, enviamos os pagamentos antecipadamente para fornecedores específicos que sabíamos que seriam afetados de forma muito adversa pela Covid e tivemos que ajustar os cronogramas de entrega.”

“Estamos muito focados em uma força de trabalho saudável para a Lockheed Martin e todos os nossos parceiros e fornecedores da indústria, ao mesmo tempo em que sabemos o quão crítico é para nós continuar a produzir e fornecer essa capacidade aos nossos clientes”, acrescenta.

F-35B do USMC
HMS Queen Elizabeth com jatos F-35B e helicópteros Merlin no convoo

A Lockheed já entregou mais de 600 F-35s, com a frota em serviço acumulando mais de 345.000 horas de voo.

Remessas recentes incluíram um trio de F-35Bs para o Reino Unido, o que trouxe a frota nacional do tipo para 21 exemplares. Os aviões de decolagem curta e aterrissagem vertical chegaram à base da Royal Air Force em Marham em Norfolk em 30 de novembro, após um voo de translado de Fort Worth, Texas, conduzido por pilotos do 617 Sqn.

Também falando em 17 de dezembro, o presidente-executivo da Lockheed Martin no Reino Unido, Peter Ruddock, descreveu os benefícios econômicos da aquisição do F-35 pelo país, com um estudo da KPMG estimando isso em £ 40,6 bilhões (US$ 55,2 bilhões) de valor bruto agregado entre 2007 e 2038.

As empresas do Reino Unido são responsáveis ​​pela produção de 15% de cada F-35 construído por valor, de acordo com a Lockheed, com os principais beneficiários sendo BAE Systems e Rolls-Royce.

Ruddock acredita que os benefícios operacionais e industriais de adquirir o F-35 significam que o programa de longa data do Reino Unido de requisitos de compras para o tipo poderia ser aumentado.

“Estou muito confiante de que o Reino Unido provavelmente comprará mais de 138”, diz ele, acrescentando que “o governo não se afastou” dos números.

A Lockheed diz que os F-35s operados no Reino Unido registraram mais de 8.500 horas de voo até o momento, com 46 pilotos e 610 mantenedores tendo concluído o treinamento.

“O F-35 é um elemento crítico da segurança nacional do Reino Unido e da estratégia aérea de combate nas próximas décadas”, diz Callaghan. “É a única aeronave que pode realmente enfrentar a ameaça que existe hoje, bem como as ameaças em evolução.”

FONTE: FlightGlobal

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