Embraer entrega quarto KC-390 para a FAB
A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o quarto avião de transporte multimissão C-390 Millennium de um total de 28 unidades.
Assim como as três unidades já em operação, o quarto avião de transporte será operado pelo 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT).
Todas as 28 aeronaves encomendadas pela FAB estão equipadas para realizar missões de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390 Millennium.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Esse bicho é muito bonito! E espero que quando estiver operando na vitrine europeia consiga mais clientes por sua eficiência!
Com Portugal usando-o, irá conseguir e assim o espero, quem sabe, não entre para aquisições da otan?
A Hungria que também faz parte da OTAN fechou faz pouco tempo a compra de dois KC-390, então vamos ter dois países europeus e membros da OTAN usando ele!
Aqui em Portugal aguardamos com ansiedade a chegada deles! Os nossos C-130H serviram bem durante muitas décadas mas está na hora de serem substituídos.
Existe disponível o cronograma atualizado das entregas dele?
Esse cronograma será atualizado novamente já que neste ano já temos 4 aeronaves KC-390?
Por que seria atualizado? Pelo cronograma apresentado, teríamos 5 aeronaves, somando 2019 e 2020 …..se considerarmos a 1a aeronave operacional, o 2852, que permaneceu na Embraer substituindo o PT- ZNF no programa de desenvolvimento, temos tb 5 aeronaves.
Obrigado!
Eu gostaria muito de entender porque alguém negativa um simples obrigado, ou a resposta de uma pergunta.
Brother, tbm tô tentando entender!
Não sei, mas é muito divertido ver a reação, acho que a galera faz só pra zuar mesmo, nada pessoal.
Caro Lucio. Ao contráro. Um colega disse certa vez que negativa meus comentários sem ler. É pessoal e irracional. Ignore e dê atenção a quem comenta com inteligência ou bom-humor…
Caro Marcos, mantenha a saúde e ignore.
Vai ver eles (5 até agora) preferem linguagem de gênero neutra “obrigadE” rsrs
Boa! Kk
É insanidade.
E os Portugueses quando serão entregues?
Tem que acelerar as entregas para Portugal , Hungria , serão vitrines e venderá mais ….Brasil acima de tudo …
Algum outro esquadrão receberá o KC 390 além do 1° GTT?
pq deram dislike na duvida desse cidadão???afff
Olá W. Há quem tem dificuldade em responder uma pergunta. Pessoalmente, agride dando gritos e falando palavrões. Na internet fica negativando…. a trilogia deveria manter apenas as positivações. Se concorda, coloque um ponto positivo. Se discorda, euma mensagem explicando a discordancia…
Apoiado..povo chato..só fica negativando? Até uma pergunta!! Fala serio
Cara, negativaram o primeiro comentário,que torce pro KC-390 vender para mais países da OTAN.
O que pensar de um palhaço desse?
Tambem acho!!!
Só pela zueira??
Vocês dão muita importância a isso… simplesmente ignorem, não é importante… quanto mais importância dão a isso mas ele se torna recorrente…
*mais ele se torna…
Falou tudo colega.
PTralhas! ?
Vão todos para o mesmo esquadrão.
Talvez, quem sabe, quando a MB criar a segunda frota, a FAB encomende um novo lote de mais 28 unidades para outro esquadrão.
Falando sério: não lembro em qual publicação vi, mas lembro que se comentava que o ideal para o Brasil seria ter umas cinquenta aeronaves de C130, que é o que se tinha na época.
Não tem dinheiro nem pra primeira Frota…Reforça a patrulha naval no Norte com mais navios e tá bom
Fui irônico!
Tem um carinha que vem aqui todo dia negativar todos os comentários. Deve ser a terapia dele.
pelo jeito o psiquiatra não resolveu a situação do pirado
parece que não resolveu, será que é só um? Pode ser tentativa de terapia de grupo, … kkk Mas seja como seja, parece que o tratamento não está dando certo … kkk
Já percebi isso há tempos e até comentei 2 vezes sobre. Um doente mental…..
Pelo que se vê, não é só um carinha, Galante.
Triste realidade psicóloga de parcela da sociedade, em que a internet é o que preenche o vazio de suas vidas.
Insano!
Insano! Insano! Insano! Loucura!
Agora negativem 4 x 5 vezes se puderem. DUVIDO!
Deve ser isso! Parte da terapia para negativar os comentários! ???
Olá Hilton. Creio mais em pequenez de espírito.
Voce pode colocar a fómula da agua com a certeza mais absoluta, que o cara negativa.
H2O
Não sei se é o mesmo, mas uma vez foi hilario e descobri um que sempre me negativa sem nem mesmo ler a transcrição…foi pouco tempo atras…
fiz uma postagem tipo uma meia noite ou uma da mnhã….dai dormi….por algum motivo, acordei na madruga umas 3:00 hr da manhã…fui ao banheiro tirar agua do joelho e por algum motivo olhei no celular e vi que tinham negativadou mas 2:00hr…achei estranho alguem acordado aquela hora e qual não foi minha surpresa o descuidado havia feito um post uns 5 min de diferença…..hãaaa……descobri o tinhoso….mas não conto não…
Foi muito hilario!rzrz
Sério que todos serão operados pelo mesmo esquadrão? Já não basta todos os Gripens ficarem baseados em Anápolis e todos os submarinos ficarem baseados em Itaguaí. Parece que as forças armadas adoram por todos os ovos em uma única cesta.
Peraí. O planalto central tem uma posição privilegiada que permite tempo de vôo semelhante para qualquer parte do país. Acredito que em tempos de ameaças reais, como uma guerra, as aeronaves serão desdobradas para outras bases. De toda forma, que falta faz AA de longo alcance para defesa também dessas bases.
Hoje… 27 de MAIO de 2021. Operacionalmente e entregues à FAB, apenas 4 aeronaves. O Força aérea está mudando o ritmo de recebimento para 2 unidades por ano. Falta de recursos para operar e manter. Serão 28 aviões no total e talvez seja um exagero. Se em cada região do Brasil tivéssemos uma base com 5 unidades, já teríamos uma cobertura eficiente.
Sim. O esquadrão Gordo. Também vai operar o KC-390 Millenium.
Isso lá é nome e esquadrão… gordo…
Salvo engano foi o primeiro esquadrão de transporte equipado com o C-130 Hércules, que na FAB tem o apelido de ‘Gordo.’
Olá Leandro. Exato. Assim com o velho UH1 era chamado de sapão, o C130 seria chamado de gordo.
Caro Nonato. O “Gordo” tem este nome devido ao tipo de aeronave que opera, os C 130. Se operasse bicicletas seria o esquadrão “magrelas”.
Está em implantação no 1⁰ GTT e em seguida equipará o 1⁰/1⁰ GT e,provavelmente, também o 1⁰/9⁰ GAV.
Exato. E Gordo não é apelido, é código de chamada, Toda UAE tem um código de chamada.
Oi Matheus, o 1/1 GT, Esquadrão Gordo que hoje opera os 10 C-130HM remanescentes.
Alguém saberia dizer o que aconteceu com aquela aeronave sinistrada durante os testes?
Parabéns a FAB e a EMBRAER por mais uma entrega.
Mais uma Vitória a todos aqueles que sonharam e realizaram esse sonho lindo.
Quem venham muito mais.
Sonho em vê-lo em operação na Antártida e os 28 em uma foto Elephant Walk!
Mais os 36 Gripens… Seria um Elephant Walk de respeito.
E o protótipo que restou irá se juntar a esseas 28 encomendas???
Pra que uma aeronave surrada ?
O contrato, pelo que sei, envolve os 2 protótipos, como um se perdeu, o que sobrou, PT-ZNJ, será entregue à FAB. Mesmo depois da entrega talvez permaneça operando na Embraer, como demonstrador e protótipo para futuras alterações. Mas, mesmo que venha a ser utilizado em algum esquadrão, não vejo problema, pois qdo ele for entregue à FAB, passará por revisão e adequação total ao nível dos outros exemplares entregues. Sabia que os protótipos inclusive possuem matrícula na FAB: o 1⁰, PT-ZNF, era o FAB 2850 e o 2⁰, PT-ZNJ, é o FAB 2851.
O contrato, pelo que sei, envolve os 2 protótipos, como um se perdeu, o que sobrou, PT-ZNJ, será entregue à FAB. Mesmo depois da entrega talvez permaneça operando na Embraer, como demonstrador e protótipo para futuras alterações. Mas, mesmo que venha a ser utilizado em algum esquadrão, não vejo problema, pois qdo ele for entregue à FAB, passará por revisão e adequação total ao nível dos outros exemplares entregues. Sabia que os protótipos inclusive possuem matrícula na FAB: o 1⁰, PT-ZNF, era o FAB 2850 e o 2⁰, PT-ZNJ, é o FAB 2851. O primeiro exemplar “de produção” que foi… Read more »
Pelo que sei, a fab comprou 26 (ou 28) aeronaves mais os dois protótipos.
Eu sei disso, porem penso que , tvz devido a fadiga estes protótipos não valham a pena… sei lá, problema da FAB.
Aparentemente não, mas como não se tem notícias acerca dele e pelo motivo de ter sofrido sérios danos durante o teste e por alguns relatos na época foi um milagre ele pousar devido aos danos sofridos aparentemente não compensa arrumar então se supõe que vão utilizar ele para reposição de peças ou para alguma outra finalidade.
Não! Esse deu perda total da estrutura e mais alguns componentes.
O que restou ainda em condições de uso e vôo dentro dos padrões do mundo aeronáutico serão repassados a outra célula.
Era para ser um ensaio (teste) não destrutivo, mas …Acredito que o corpo técnico da Embraer tanto de estrutura, dinâmica de vôo e validação aprenderam (lessons learned) muito.
Não sei qual vai ser a quantidade de material e pessoal que o Exército irá enviar para a Operação Culminating com o US Army ano que vem, mas espero que seja a FAB com o KC-390 que faça seu transporte.
Isso irá mostrar a capacidade de deslocamento e emprego de força para o exterior.
Acho que será, li por ai que os americanos vão saltar dele também nessa operação
Então será uma boa amostra das capacidades do KC-390 e da unidade paraquedista do EB que irá participar Junior.
Segundo um jornalista da área militar, em um dos testes de lançamentos de cargas la no EUA, ja ficaram impressionados.
Parece que serão 2 kc390. Parabéns fab e Embraer, bela nave.
Iremos nele, porém devido ao efetivo (um Batalhão) e material/pessoal de logística, é possível e muito provável que alguns c-130 também sigam. Todas as missões e saltos durante a operação serão realizados no kc-390. Isso é reafirmado em todos os briefings durante os treinamentos. Estarei la se Deus quiser…
Velame!!!
Brasil acima de tudo!!!!
Bons ventos, sucesso!!!
Que ótimo ouvir isso Cláudio. Se puder nos atualizar sempre com informações que possam ser divulgadas ficamos gratos.
Tenha um excelente treinamento, confio nos senhores para demonstrar o que nossos paraquedistas são capazes.
Confesso que quando dei baixa da Infantaria da FAB, quis muito prestar concurso para a ESA, optar por Artilharia e quem sabe chegar ao curso de PQD.
Parabéns! Muito sucesso!!!
Boas!
Como é saltar do KC390? Que diferenças são sentidas entre o salto de um C130 e um KC390? Vários “especialistas” aqui do fórum afirmaram que o salto era extremamente turbulento, etc e tal.
Boa tarde Marcos! O compartimento de carga do 390 é mais largo e alto que o do 130, porém tais diferenças não são percebidas por nós, paraquedistas, entretanto ao saltarmos da aeronave percebemos que o impacto do vento é um pouco menor devido ao formato da fuselagem, que aumenta a eficiência do defletor à frente da porta. Ele também é muito mais silencioso que o 130. É bem verdade que o 130 está começando à sentir o peso da idade do projeto, que é da década de 50, mas sem a menor sombra de dúvidas é uma aeronave que carregou,… Read more »
Cláudio, meu filho é 1° Tenente no 1°/9°, em Manaus. Mês passado esteve aí nos Afonsos numa campanha de lançamento. Foi a Bauru lançar a Cia Prec em Águas de São Pedro. Talvez você já tenha saltado com ele.
O cmt do 1° GTT foi meu comandado no 2°/6°, como Capitão. Me afirmou que o KC-390 é bem superior ao C-130, em todos os aspectos.
Neste podcast do Exército o general brasileiro responsável pelo comando da tropa que irá fazer o exercício com o US Army confirma o envio do KC-390.
Minuto 4:42
https://m.soundcloud.com/exercitooficial/podcast-culminating#t=1:42
Tem que formar um esquadrão KC 390B de combate a incendios na amazonia, dinheiro internadional pra isso existe, melhor que gastar com ONGS.
”ONGs”
Primeiro a empresa que fornece o sistema de combate a incêndio precisa adaptar os equipamentos para uso no KC390.
Segundo a Embraer precisa certificar esses equipamentos na aeronave.
E terceiro, a FAB precisará criar uma doutrina para uso do KC390 no combate aos incêndios.
Por que não fazem isso com urgência?
A questão da Amazônia tem muitas implicações.
A imprensa Madurenha nacional quer só pretextos para tentar dar um golpe..
Rapaz ótima ideia, poderia usar os 20 bilhões do Bilden, aquele que ele prometeu, e financiar uma enorme estrutura de combate a incêndio aéreo, gerando emprego e renda na Embraer.
Se realmente esse dinheiro for entrar, iria ser bom se tivesse como comprar mais alguns kc390 ou alguns helicópteros com a desculpa de serem utilizados para fiscalização e combate a incêndios, mas caso esse dinheiro realmente entre eu duvido que os americanos iriam deixar o Brasil gastas com esse tipo de equipamento nem mesmo se fosse para comprar meia dúzia de helicópteros para o Ibama ele não iam ser bobos ao nível de deixar o Brasil comprar equipamento “militares” travestidos de equipamento de combate ao desmatamento e incêndios , provavelmente iriam destinar esse dinheiro para recuperação de áreas desmatadas, comprar… Read more »
O problema e que quem empresta quer algo em troca. Se eles quizerem resultados na diminuição do desmatamento e o Brasil não conseguir atingir, eles tem todos os motivos para intervir aqui.
Correto e este é o problema. Quem empresta, aluga ou compra creditos de carbono, tem direito de exigir e este é o problema.
Se o Brasil quer a independencia na Amazonia, tem de tomar vergonha na cara e resolver soZinho. Se alugar creditos de carbono, o inquilino tem doreito de reclamar. Este negócio é ima fria para a soberania
Pega os 20 Bi desse velho e investe na bomba atomica.
É uma boa idéia também, alguns “X-390” a mais com certeza, não podemos esquecer esse nicho internacional, disputado por russos, canadenses e norte americanos, entretanto não sei se um jato se aplicaria a carga direta de agua em rios e lagos, como alguns aviões russos e canadenses podem fazer, acho que sim, alguém saberia?
O equipamento que eu saiba e universal, e instalado no compartimento de carga, então não precisa ser um avião especifico para usar ele.
Caro Alexandre. Combate ao desmatamento e ás queimadas criminosas se faz ANTES do desastre por meio da fiscalização do Ibama e multas pesadas. Só coloca fogo na mata que tem certeza da impunidade. Portanto, o problema nos últimos 2 anos está na cadeira de ministro do meio ambiente.
Multa pesada a quem se à oposição não permite a regularização fundiaria? Chega na hora, a terra nao tem dono para lavrar o auto. Isto faz mais de 50 anos…as fazendas, sitios sao todos irregulares apesar das familias estarem la as vezes a mais de 1 seculo….dai nao adianta multar…tem de regularizar primeiro…
Em muitos países aviões civis e militares mais antigos são convertidos em bombeiros aéreos. Nos EUA vemos muitos exemplos. DC-7, P-3, L-188 Electra II, S-2 Tracker, DC-10, até mesmo 747 dentre muitos outros. Esses aviões voam mais na temporada de incêndios florestais. Portanto, fora os voos de treinamento, no resto do ano voam pouco. Isso implicaria em maior espaçamento das revisões e consequente redução nos custos operacionais. Por que não aproveitar algumas células em melhores condições dos C-130 da FAB para formar um grupo especializado? A FAB já conta com alguns equipamentos para instalação no C-130 e tripulações treinadas. Alternativamente… Read more »
Tenho um grande orgulho desse avião!
Jogo de bola!!! Que bom ver notícias assim do Brasil. ??
Vc. falou no plural. ?????
Valor Econômico – em 18/12/20.
Linha de crédito BNDES Exim Pós.Embarque.
R$ 3 bilhões para Embraer para venda a United Airlines e AerCap Holdings N.V.A.
Eu continuo achando que a FAB não vai dar conta de manter todos os 28 KC-390. Provavelmente vão segurar a ordem e etc por conta do contrato, mas no final, vão vender algumas de suas unidades.
Pq eu acho isso? Pq o cobertor já é curto hoje, imagene então para bancar também os Gripens, H225M, etc e ainda bancar outras aquisições…
.
Espero estar errado nesse achismo??
Mais fácil não usar do que vender.
Mais fácil encostarem o H225M que o KC390 então.
De toda forma, não creio na sua teoria. Não vejo a FAB se dando ao luxo de abrir mão de aeronaves que lhe foram tão caras de adquirir. E aqui não estou falando do custo financeiro da aquisição.
Acho que se fosse esse o caso, que não acredito, a produção para a FAB poderia ser aprazada tendo em vista as vendas que a Embraer esta obtendo no exterior.
Caro Kemen, Geralmente, a FAB cede a prioridade de produção para privilegiar a exportação. É comum que a FAB concorde em atrasar uma entrega de uma aeronave para inserir uma aeronave de exportação. Isso foi muito comum com os A29.
Sem sombra de dúvida, muito sensato de parte da FAB, tendo em vista que essa entrega não teria tanta urgência assim.
Lindo avião
Que venha logo todos.
E que a ideia do colega Alexandre seja avaliada
Usar o dinheiro internacional da Amazônia para comprar mais Kc390
Parabéns à FAB e a Embraer. Excelente notícia
Para transportar filhas de 60 anos solteiras e viúvas enxutas irá precisar de no mínimo 50 aeronaves desta.
Sempre defendi o fim do transporte pela FAB de politicos e civis entre eles estudantes, só doentes precisando de auxilio médico. Fim das verbas de transporte para politicos em todos os niveis, federal, estadual, municipal. peguem transporte e paguem do seu bolso. Só avião presidencial e devida proteção.
Caro Kemen. O agendamento do GTE é público. Se voce entrar na página dele percebera que cerca de 50% dos voos são agendados para o ministro da defesa e comandantes militares. Os deputados e senadores usam voos comerciais (pagos pelo Senado e pela Cãmara). Os outros 50% dos voos são ministros, presidentes da cãmara e do senado. Portanto, a crítica deve ser direcionada também aos militares.
Nesse caso eu discordo de você e não te negativei meu caro colega. Militares não poderem ser transportados por aviões militares no meu modo de pensar, seria absurdo.
Caro Kemen. A pergunta que fica seria qual a missão que os comandantes militares fazem em suas viagens de Brasilia para outras capitais que poderiam ser atendidas por viagens em aviões de carreira comerciais? O mesmo seria sobre ministros de Estado viajando de Brasilia para as capitais estaduais. o GTE é importante e tem um propósito de urgência e prioridades. Há anos o GTE deixou de fazer um serviço de transporte generalizado de autoridades para servir a apenas algumas delas. Contudo, ainda temos metade dos vôos do GTE sendo requisitados por comandantes militares e pelo misitro da defesa… então é… Read more »
Isso mostra o que podemos projetar (desenhar) e fabricar, empresa que da certo tem de ser apoiada, para que vender o que deu certo? Agora faltaria começar a pensar em projetar o nosso primeiro supersônico, sei que é um grande desafio e depende do mercado internacional, sem vendas um investimento teria pouco retôrno numa área que é muito disputada, com lobbys, dumping, restrições de venda de equipamentos estratégicos, equilibrio de poder, pressões politicas, etc, mas não seria bom tentar enfrentar-mos isso? Em que govêrno foi viabilizado o projeto e a futura compra pela FAB com a participação em parte de… Read more »
Acredito que FAB e Embraer tem capacidade para fazer caça de quarta geração até superior ao Gripen. Na minha opinião deveriam ter comprado f16 ( umas 50 unidades) e 30 caças Quinta Geração e iniciar lá nos anos 2000, quando começou fx o projeto e execução de um caça nacional. Agora pagamos caro por caça de quarta geração com pouco Horizonte comercial e inferior caças quarta geração . Com o montante gasto Gripen daria para comprar estes caças via fms modernizados e iniciar projeto de caça nacional. Lembro que temos domínio técnico nos f5, amx e a4 e já fazemos… Read more »
Não, a Embraer não tem. E não existe demanda para fabricar nada aqui, nem pra justificar a palhaçada da TOT, aliás. Se gastassemos o orçamento de defesa em DEFESA e não pessoal, teria. Brasileiro oscila sempre entre achar que somos gênios ou completos imbecis. Não tem a menor chance do Brasil fazer algo superior ao gripen, basta ver a Índia com o Tejas. Os caras tem mais dinheiro, tem prioridade, escala e vontade… E ninguém é louco de colocar Tejas próximo a um gripen C, imaginem só do E/F. É preciso andar antes de correr e nós nem começamos a… Read more »
Caro Fernando. Sua análise parte de uma premissa equivocada que produtos de defesa precisam de escala. Produtos de defesa precisam de cadência de aquisição. O preço de um produto industrial é a soma do custo de produção, impostos e da margem de ganho. Isso serve para a produção de um bem por mês ou para um milhão. Escala reduz o custo de produção e resulta em vantagens competitivas, o que é importante para o comércio por livre concorrência. Produtos militares NÃO são adquirido por livre concorrência mas por pressão estratégica. A cadência de produção de um sistema militar pode estar… Read more »
Honestamente, isso não muda o argumento: precisa de dinheiro e escala de produção, se não por “competitividade”, por “cadência”. O importante é que precisa ter um número de pedidos mínimos e não temos.
Quanto ao Japão, nacionalizar não altera o projeto base a ponto de ser um novo. É só adaptado, nacionalizado.
Caro Fernando. Há alguma diferença sim entre escala e cadência. Supunha um míssil como o Masup. Escala de produção seriam centenas deles por ano. Cadência poderiam ser 3 ou 4. A MB poderia manter a cadência de aquisições (mesmo pagando um preço mais elevado do que seria a aquisição de um modelo produzido ás centenas). O preço maior garantiria o lucro e a viabilidade econômica da empresa, que seria pequena mas teria sua produção garantida. O agendamento de disparos de treinamento anuais garantiria a demanda por reposição. Sobre o Japão, há substancial mudança dos modelos nacionalizados principalmente pelo emprego de… Read more »
Critiquem o Bolsonaro, mas entregas seguem como planejado, se fossem os governos anteriores tinham postergado e feito um remanejamento para um futuro próximo, contingenciando orçamento como fizeram Guarani , Hx BR e submarinos que atrasaram por alguns anos! Nao estou tirando merito dos governos anteriores que todos projetos começou com eles, mas como sempre só assinam para fazer media e depois $$$ que é bom nada.
O KC390, Submarino Nuclear e o caça Gripen são todos projetos iniciados no governo petista. Pode esbravejar, espumar pela boca de raiva me chamar de comunista- esquerdista-marxista do foro de são paulo, chame do que quiser. O individuo que aí está com a faixa presidencial não tem mérito nenhum. Apenas inaugura obras e projetos a longo e médio prazo dos presidentes anteriores. Talvez a unica obra da gestão dele seja o relógio do Ceagesp.
Lide com isso.
Mesmo com o governo PTista atrapalhando muuuuuuuuuuito, conseguiram tocar os projetos. Evidência da competência das FFAA.
Lide com isso……
Para que negrito?
Já entendemos que você admira a quadrilha que saqueou o Brasil.
Gostaria de pedir aos administradores do site que RETIREM as negativadas dos comentários. Não tem o menor sentido pois estão usando o botão “deslike” com levianidade
Essa é a diferença da FAB para a MB: reestruturação, pragmatismo, inovação, bons projetos.
Caro Jag. O problema de excesso de pessoal está no EB. Apenas o EB consome 60% dos recursos militares, a grande maioria para soldo de militares de carreira. E ainda queriam comprar os velhos Sherpas…
O EB tem menos de 9.000 homens por Bda de manobra (dividindo o efetivo total pelo número de Bda – quem cumpre as missões). É uma das menores proporções, se comparado a qq país da OTAN, por exemplo.
O problema é que a Marinha não tem a “sua própria Embraer”, não se pode comparar essas duas coisas.
Muito bom. O KC usando máscaras nas turbinas hehehe talvez para evitar o COVID ou a cocaína dos passageiros presidenciais