Força Aérea Russa encomenda os primeiros dez aviões-tanque Il-78M-90A
A planta de Ulyanovsk Aviastar-SP, que faz parte da divisão de transporte de aviação da PJSC UAC da Rostec State Corporation, vai passar a cumprir um contrato de produção e fornecimento de 10 aviões-tanque Il-78M-90A para as necessidades do Ministério da Defesa Russo.
O contrato foi assinado durante a viagem de trabalho do vice-ministro da Defesa, Alexei Krivoruchko, à empresa. Por parte da UAC, o documento foi assinado por Sergei Yarkovoy, Primeiro Subdiretor Geral da PJSC UAC, Diretor Gerente da PJSC Il.
O novo avião-tanque é baseado na aeronave de transporte militar Il-76MD-90A. A aeronave aprimorada está equipada com quatro motores PS-90A-76 de nova geração. O posto de abastecimento e o complexo de voo e navegação foi totalmente remodelado, bem como foi implementado um “cockpit de vidro”, que permite reduzir a carga de trabalho da tripulação e melhorar a segurança do voo.
O Il-78M-90A permitirá o reabastecimento simultâneo de duas aeronaves da linha de frente. E a partir da cauda, é possível reabastecer aeronaves de longo alcance e especiais. Ao usar o IL-78M-90A em solo, é possível reabastecer quatro aeronaves simultaneamente. O navio-tanque Il-78M-90A pode ser convertido e, se necessário, usado como avião de carga.
FONTE: United Aircraft Corp.
É impressionante ver como a Rússia vem investindo em sua defesa com um PIB muitas das vezes inferior ao do Brasil. Claro que os russos já possuem tecnologia um parque fabril bem estabelecido, e uma relevância geopolítica diferente da nossa. Mas se realizarem um pesquisa básica, nosso PIB é ligeiramente maior que o deles a 10 anos e nesse período não nos organizamos o suficiente para darmos a tal salto tecnológico e pedidos mais substanciais em material de defesa. Só voo de galinha mesmo. Estamos ai torcendo para mais pedidos do Gripen, aguardando o que será feito da Nuclep para… Read more »
Na verdade, o PIB russo é maior do que o brasileiro. A distorção ocorre porque o valor do real quase sempre foi maior do que o do rublo frente ao dólar. Mas se pegarmos o PIB PPC, vemos que a Rússia já possui a sexta maior economia do planeta, com mais de US$ 4.2 trilhões e o Brasil a 10. E note que eles tem expertise nacional. A maioria dos preços são pagos em rublos e a maioria das tecnologias são de fabricação local. No mais, concordo que evoluímos pouco no mesmo período. Mas lá atrás eles fizeram algo para… Read more »
Vale lembrar também que a absoluta maioria das aeronaves e armamentos em geral que a Rússia tem hoje, foi comprada na época da URSS. Do montante total muito pouco fabricado novo pós-1991. E do que foi, a maior parte é apenas projeto antigo com algumas modernizações, como esse IL-78M.
E na época da URSS a maior parte da riqueza do país ia para a defesa. A população em geral estava lá trás na lista de prioridades.
com exceção de EUA e China qual o país que em uma década comprou mais de 300 aeronaves MultiRole (Su-30,34 e 35)
E quantos desses 300 são projetos novos não oriundos da URSS?
E quantos desses Putin realmente pagou? Porque um tempo atrás, se discutia que tal impressionante revitalização não estava acompanhada de dinheiro entrando nos caixas das fabricantes.
Projeto até o seu madruga faz! Agora pergunta se ele tem o dindin para construir…
Engraçado é que F15, B52, F16 etc, são projetos tão antigos quanto, mas neguinho faz vista grossa.
Clésio um vetor para ser eficaz não precisa ser modelo 2020, e outra para que voce vai investir no desenvolvimento de uma nova família de armas, se as que voce possuí ainda podem te ofertar um bom rendimento a um custo menor, e diferentemente do seu raso entedimento, voce deveria possibilitar uma visão de outro ângulo, pois se os russos ainda continuam a amedrontar o mundo usando armas que eles desenvolveram acerca de 30 anos atrás ou que não saíram da prancheta no seu devido tempo face a queda da URSS, imagina onde a tecnologia militar russa estaria se não… Read more »
Se o projeto antigo era bom, por que não dar sequência e o melhorar? Se você parar para pensar, verás que a grande maioria dos projetos globais são oriundos de idéias antigas que só puderam ser materializadas graças aos avanços da tecnologia.
A questão que eu levanto é que após o fim da URSS, a Rússia fez quase nada de novo. Vai chegar a hora que requentar projeto da época da Guerra Fria não será mais suficiente. O pouco que a indústria faz de novo, é fruto das vendas externas. Eles simplesmente não tem dinheiro. Putin criou uma dívida bilionária com o plano de reequipamento militar. E o castelo de cartas está começando a desmoronar. Ano passado já se falava em calote governamental. Agora como o povo só gosta de ler as notícias boas e faz vista grossa para as ruins, acham… Read more »
Kremlinologista do octogésimo nível.
Você nega a dívida de centenas de bilhões de rublos do ministério da defesa russo?
Eu apenas nego seu desejo de falar sobre um sistema no qual você não entende e usa a abordagem errada para discuti-lo.
Data venia maxima, ouso discordar do seu pensamento, posto qeu desde que Putin assumiu a liderança russa, pode-se afirmar que houve um gigantesco incremento nas forças armadas russas, inclusive com a remodelação das forças armadas, permnitindo uma maior profissionalização dos militares. Desta froma hoje a Rússia tem a sua disposição forças armadas bem equipadas,sendo que com a constante modernização de seu equipamento militar, hoje Moscou conta com ferramentas militares confiáveis para a realização de seus objetivos estratégicos e políticos. Acredito que aqui ninguém duvide da capacidade das forças nucleares russas de aniquilarem com o mundo, assim como duvido que alguém… Read more »
E ainda acham que que os Russos e o Putin são comunistas como os Chineses.
Excelente comentário,Rprosa!!!.
Os russos estão correndo atrás do tempo perdido, na URSS o investimento em defesa era muito grande, após a queda da URSS passaram por um período de vacas magras praticamente só tentando manter o que tinham, mas com o Putin voltaram a investir em defesa especialmente na modernização das forças russas! E outra coisa não partiram do zero, já tinham uma base forte só precisando de recursos!
Investe em pesquisa né ? Ao contrário de alguns países que desacreditam a ciência a Rússia desde tempos de URSS investe em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.
“O Ill-78M-90A permitirá o reabastecimento simultâneo de duas aeronaves da linha de frente. E a partir da cauda, é possível reabastecer aeronaves de longo alcance e especiais.”
Segundo os russos, o que seriam aeronaves de linha de frente, e o que seriam aeronaves especiais?
Tradução tosca..
Linha de frente -> caças de aviação de frente (ou aviação tática) -> caças.
Especiais -> bombardeiro estratégicos.
É algo natural a empolgação que existe com os caças, mas aeronaves de apoio são essenciais para uma força. O número exato de aviões tanque permite permite potencializar em muito a força de ataque.
80% dos equipamentos russos são da época da USSR.
Atualmente está acontecendo um grande investimento para atualizar os materiais das três forças.
Isso demonstra que os projetos da União Soviética eram muito bons.
E hoje exigem internamente uma industria altamente tecnológica para acompanhar os países ocidentais.
Tudo isso deveria servir de exemplo para o Brasil manter o apoio a empresas nacionais de defesa.
Até pouco tempo atrás a Rússia era totalmente dependente da importação de componentes eletrônicos, que vinham majoritariamente da Índia. Lula tentou criar uma industria nacional dos mesmo via PAC, mas falhou miseravelmente.
E daí que os equipamentos russos são da epoca da URSS ?
Por acaso voce queria que, ao cair o muro de Berlim. os russos pegassem seus equipamentos e jogassem fora, só porque o país mudou de nome ?
Por acaso os EUA não usam equipamentos da época da Guerra Fria ?
Quanta besteira
Pois é, Rafa. Os EUA operam atualmente tantos equipamentos da guerra fria quantos equipamentos atuais.
F-15, F-16,Submarino Virginia , M1 Abrams e outras armas da Guerra Fria são utilizadas em larga escala pelos EUA atualmente.Nem por isso ouvirmos dizer que eles tem que jogar essas armas fora porque foram desenvolvidas na época da União Soviética.
Existem muitas infantilidades em certos comentários.
Você se ofendeu porque apenas 20% do material russo foi fabricado após 1990 (época da USSR). E os demais são recauchutados.
Já alguns equipamentos norte americanos são da decada de 80 e 90, porém são projetos devidamente atualizados e novos em folha.
Aqui o choro é livre
Recalchutado é quando se faz um retrabalho a fim de retornar às características originais do produto. Esses 80% do material oriundo da URSS foi devidamente modernizado com revisão e alteração do projeto.
Ao Editor,
A ultima frase: “O navio-tanque Il-78M-90A pode ser convertido e, se necessário, usado como avião de carga.”
Não seria avião-tanque ao invés de navio-tanque ?
Att.
Qual o problema do projeto da aeronave ser da época(1983) do governo soviético?! Se a aeronave tem seu valor nas forças armadas russas qual o problema de usar seu projeto e dar um upgrade no mesmo? Se ela consegue servir a seus propósitos como aeronave de transporte e reabastecimento,para que recriar uma aeronave nova,com um novo design se pode haver a possibilidade de fazer apenas algumas modificações que a aeronave possa necessitar,como sensores,sistemas de navegação e pilotagem,equipamentos de transporte e desembarque, segurança e comunicação. Recebeu também novos motores com impulso aumentado, o que permitiu aumentar a capacidade de carga, diminuir… Read more »
Avião russo não precisa de legenda, é bater o olho e se sabe a origem.
Só senti falta do comentário pachequista tradicional dizendo que o KC-390 é melhor… haha
Verdade!!! Kkkkkkk
Aqui em Amman, alguns dias depois que cheguei eu estava no centro da cidade e um Il 76 na final passou por cima de onde eu estava. Impressionante aeronave, enorme! Barulhenta até em idle kkkkkk!
Não entendi é Navio Tanque ? ou é Avião?
So este mês (dez/2020) os Russos … lançaram com sucesso … foguete Angara-A5 , testaram o motor de foguete mais potente do mundo RD-171MV … de onde tiram dinheiro para P&D em N frentes …. muitos países PINDAÍBAS deveriam estudar a logística de investimentos russa …