FAB vai receber mais um KC-390 nos próximos dias
A quarta aeronave Embraer KC-390 (FAB 2856) deve ser entregue nos próximos dias à Força Aérea Brasileira.
A aeronave está em fase de recebimento na Embraer e será entregue ao 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) pertencente à Ala 2 em Anápolis (GO).
Outro KC-390 esteve ontem (14/12) no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro (RJ) realizando lançamento de paraquedistas. A visita do KC-390 ao Rio foi divulgada nas redes sociais (veja abaixo nas fotos e vídeos de Leandro Rodrigues).
Coisa mais linda!!!
Demais!
Muito!!!!
Super Máquina! Bonito e voa bem!
Embraer, excelência em engenharia aeronáutica, orgulho nacional!
Ia falir sem a boeing…..
A EMBRAER sempre representou a engenharia de ponta brasileira, juntamente com a Petrobrás. Querer vender uma empresa dessas, a troco de banana, para uma empresa estrangeira só mostra toda a loucura desse (des)governo.
Parabéns a FAB e a Embraer pelo produto entregue. É uma pena que esteja perdendo tanta competência técnica esta ano. Milhares de engenheiros experientes demitidos. Vai ser mais difícil executar um próximo programa.
Que eu saiba a Embraer já foi privatizada e outra , caso a Boeing comprasse seria a parte comercial e não a parte militar da Embraer.
Foi privatizada mas continua com capital majoritariamente nacional. E a Boeing iria levar o filé mignon, porque não é otária, que é a parte comercial da EMBRAER , justamente a que tem a maior carteira de pedidos por ter os produtos mais competitivos.
Já foi filé… hoje a comercial é o “coxão duro”.
Só que não, a maior parte do capital está pulverizada pelo mundo e em três grandes grupos de acionaistas americanos!! Pesquise
Há cláusula no estatuto da EMBRAER que dá privilégio de decisão aos acionistas brasileiros. Com a venda para a Boeing isso acabaria, ao menos na parte comercial. Pesquise.
E você acha que alienar a parte comercial não teria impacto nenhum na parte militar? Pensa um pouquinho.
E quem disse que não teria impacto? Mas a verdade é que hoje, com tudo o que aconteceu, a aviação comercial gera mais despesa que receita.
Estou feliz pelo negócio não ter saído… Mas a verdade é que, no curto prazo, este fato gerou um enorme problema. Não tenho dúvidas que HOJE a Embraer estaria melhor, muito melhor, sem a aviação comercial. E isso não é achismo, é fato.
Mas manter a aviação comercial, dependendo do que vier para frente, pode também alavancar a recuperação. Tomara que novas e boas vendas dos E2 sejam fechadas logo.
Vendas do E195-E2 para a AerCap vão ser anunciadas em breve.
A Embraer já foi vendida há mais de 20 anos e a maioria dos donos não é de brasileiros.
Muita opinião e pouca informação, o que mostra a loucura do (dês)governo anterior.
Colega, se você classificar o anterior de louco vai ficar sem palavras pro atual.
Cara, era a Embraer Jatos comerciais, a Segurança e Defesa continuaria aqui. Lembrando que a Embraer éuma empresa privada! Petrobrás é uma empresa de capital misto que torço seja vendida também! Será muito mais saudável e não será usada como cabide político!! Não quero sustentar os acionistas pagando 5,00 pela gasolina e 70,00 um botijão de gás!!
Mas eu não entendo. Quando a gasolina estava a R$ 2,50 no governo Dilma todo mundo reclamava, protestava e o escambau. Agora que não tem mais “esquerdista” no governo e a gasolina está a R$ 5,00 não era pra todo mundo estar contente?
A Dilma se apresentava como uma especialista em energia. Mas o seu legado foi de enorme rombo no sistema elétrico, descapitalização da Eletrobras, Angra III incompleta, quebra do segmento sucroalcoloeiro, Petrolão na Lava-Jato e PB como a empresa mais endividada do mundo.
Concordo em grau e gênero tem meu apoio, tchau “Petrobrax” …
Pelo amor de Deus. Se você não quer sustentar os acionistas então ela tem mais é que ser pública! Se privatizar 100% aí é que a gasolina vai explodir.
Devem estar todos satisfeitos com a telefonia privatizada que nos deu um dos serviços mais caros e ruins de todo o planeta.
Aquele cartel comandado pela Anatel não é sinônimo de livre mercado, tanto é que se pedirem pra abrir o mercado gente como você vai vir defender as empresas ”nacionais”
A Embratel cobrava absurdos pra instalar uma linha telefônica na casa das pessoas.
“Gente como eu” quer que essas empresas se explodam. Se vierem empresas que forneçam bons serviços a bons preços, vou aplaudir. Quanto à Embratel, já foi tarde.
Quer falar de economia sem saber economia!!
Quantas empresas participaram, participam e prestam serviços do mercado nacional de telefonia e internet? O que estava escrito no projeto de privatização do sistema de telefonia e internet nacional da Telebras, era só para quebrar monopólio ou também melhorarem os serviços e baratear os custos, quando foi privatizado? Quais era as regras, o tipo de modelo de privatização?
Vc sabe dizer?
Só pra saber mesmo…
Tá tentando impor narrativas falando pelos cotovelos, então vc deve saber muito sobre o assunto!
Outro querendo querendo falar sobre economia mais nem uma vírgula é capaz de entender!! Vou fazer quatro perguntas simples para saber se, vc sabe sobre o que está falando ou, o que vc fala faz parte de suas fantasias do perfeito e socialista mundo maravilhoso da Alice, com campos floridos, “coelho botando ovos” de chocolate e um monte de gente festejando um certo anão ladrão 9 dedos com cara de duende(ou doente não sei): Qual é a cesta de impostos que se aplica sobre os combustíveis? Quais são federais e estaduais o percentual de suas alíquotas? Quais são variáveis e… Read more »
Calma BolsoNete.
Saldanha, pelo número de negativos, o pessoal não sabe reconhecer uma ironia…..
Perfeita a ironia em seu comentário.
É serio que alguém da negativo nesse comentário?
Orgulho nacional
Quem que vota negativo nuns comentários desses?
Os melancias.
Quislings
KKK
Caro Clesio. As melancias são mais patriotas que muitos melões amarelados.
Olá, Camargoer. Pois é….
Discordo completa e totalmente de vc caro Camargoer, a pátria que os melancias defendem ac ferro e fogo ,na AL, é Cuba !!!
E foi dormir excitado pensando no Olavo de Carvalho.
O teu e o do João receberam 15 negativado, por amostragem conclui- se que temos 15 ? no site.
Quem diabos são os melancias (hahahaha)? Por que tem essa alcunha?
Verde por fora, vermelho por dentro. Essa galera coloca sua ideologia acima do país.
Entendi. Sabe que tem melancia azul também, né?
Foi na mosca hein Clésio!!!rs
Tem melancia a rodo aqui na trilogia e por mais que fruta não ande esta espécie de melancia anda em bandos.rs
Os babacas, os do contra, os com complexo de vira-latas, os frustados, os incompetentes, os incapazes, os invejosos, os que nunca serão nada, os que se escondem atrás de uma rede social, os que nada acrescem ao país … a lista é grande …
Acho os engenheiros Phd das outras empresas de aviões kkkk
O Maurício R. certamente é um!
Nery: Força Aérea da Croácia fez aniversário – Dia 12/12/2020 – acaba de ser publicado: a Comissão do novos caças encerrou sua avaliação das ofertas, mas com recomendação de manter segredo por enquanto. Pedido de 12 unidades – Participantes:F-16-Block 70; JAS 39 Gripen C/D; Rafale; Eurofighter da Itália. Atualmente opera com MIG-21s. Faz parte da OTAN.
correção: F-16 Barak, o Eurofighter está fora.
Torçamos pelo Gripen!
By the way: as croatas são maravilhosas…
Sim, rsrsrs. + Informação. Tenho acompanhado o processo. Existe um favoritismo em meios de comunicação, incluso digitais pelo, primeiro F-16 e segundo Rafale, e uma certa repulsa e alguns comentários sobre suecos, que aqui não me atrevo a publicar, em razão da SAAB não ter ofertado o Gripen E/F e sim o C/D, contudo a oferta foi inteligente, dentro do que o Estado Croata, reservou de recursos 800 milhões de euros e em vista da escolha anterior pelo F-16 B-30 Israel (L. Martin, bixou a venda + mais Israel continua na concorrência sobre outras condições). Propostas atuais: O Gripen C/D (novos)… Read more »
Os que foram demitidos…
Que bom que o kc-390 é um projeto concreto e o país está comprando, e se der mais e mais.
A nossas forças poderiam ver depois com mais carinho a força de helicópteros. Eu acho que ainda possuímos muito pouco pra nossas necessidades, em comparação com outros países, do mesmo porte.
Queria que a FAB tivesse um desses em uma variante tipo o AC-130 gunship.
Eu sei que é desnecessário, antes que me xinguem.pior que eu também gostaria e muito….Imagina o mercado que se abriria?
Imagino ! Só imagino mesmo… pq ele não existe !
Ja foi confirmado 10 unidades do C-390 Gunship !
Ah foi? Onde?
Na cabeça dele, kkkkkkk
Mentira. Que eu saiba, são 30 C-390 Gunship.
Wellington,desses 30 aí,15 são da MB.
E os da MB vão pousar na vertical pra operarem no Nael Atlântico!!!rs
Aos rapazes que gravaram, digo: UAU(obrigado), o som no segundo vídeo é um estrondo.
Mais um objetivo alcançado: Projeto KC-X:
Estudo, Planejamento, Projeto e Execução, é a competências reunidas nas divisões e subdivisões da FAB, e quando se fala em aquisição, Copac representa o mais importante órgão do Comaer, com processos de análises técnicos claros e bem documentados.
Conta com tecnologia no estado da arte em termos de guerra eletrônica. Ademais possui capacidade ativa e passiva contra
mísseis infravermelho e blindagem.
O arrasto tecnológico para a indústria civil e militar é admirável.
Falando nisso o IU-50 (Embraer Phenom) do GEIV estava à toda corda hoje no Rio. Não sei o que estavam fazendo, mas o padrão de vôo dele no FlightRadar foi bem interessante. Não sei se estavam aferindo VOR ou algo assim para o Galeão, mas voou bastante hoje.
IU-50 Legacy 500, e não Phenom.
Obrigado pela correção, Fernando 🙂
É um laboratório eletrônico com asas, rsrsrsr, a aferição é extensa. Nada fica de fora, esses caras literalmente buscam pelo em casca de ovo.
Exato. O que me lembrou desse ocorrido é que reequipamento do GEIV também foi muito bem sucedido.
Bom ter tocado nisso. Outro dia acompanhei no FRadar fazendo, acredito, calibrações no aeroporto de Durazo, no centro do Uruguai e aí ficou uma pergunta no ar, que talvez o Cel. Nery possa nos informar, se isso é comum? a título colaborativo ou pecuniário? ou ainda, se por tratar-se de “alternativo” para rotas com destino a B.Aires constar em publicações?
Sei que o GEIV presta serviços em outros países da AL, os governos solicitam e pagam por isso, mas, o Cel pode insformar melhor
Confere, Marcelo. É isso mesmo. Voam no Paraguai também.
Complementando, o DECEA está auxiliando os argentinos (lá) a criarem rotas RNAV/RNP. Os procedimentos de aproximação e de saída lá são os mesmos, há décadas.
Sim, ele passa aqui perto, em Santa Cruz da Serra, decolando da 10-28. Aferição de instrumentos
Alguns dias atrás eu estava conversando com um argentino pelo comentário do YT e ele disse que o KC-390 é um avião horrível kkkkkkkkkkkkkkkk. Do tanto que zoei, ele apagou o comentário kkkkkkk. Como é que pode alguém dizer que esse bicho é feio? Inadmissível. Inaceitável.
Os vídeos são incríveis, pena que o cenário não colabora…
Essas casas estão perto demais do aeroporto
Famoso caso do aeródromo distante que foi eventualmente engolido pela cidade.
É a antiga Base Aérea dos Afonsos, no bairro de Marechal Hermes, RJ. Lugar histórico pois foi lá que em 1919 surgiu a Escola de Aviação Militar, ainda do EB. Depois, em 1941, com a criação do Maer, virou Escola de Aeronáutica até 1971, quando o crescente tráfego comercial atrapalhava os voos, sendo tranferida para Pirassununga como AFA. Lá fica o Museu Aeroespacial e ao lado a Brigada de Infantaria Paraquedista. Hoje é uma Base de desdobramento pois não tem mais nenhuma unidade aérea.
Desceu suave na pontinha dos pés, muito lindo…
Belas imagens….muito bom!! O que seria a estrutura branca, sob o nariz, do lado direito do KC-390? Essa estrutura nunca havia aparecido em outras imagens dessas aeronaves.
é um sensor de um sistema de proteção que tem em todos KC390
Veja lista Item E7 Self-protection System
Verdade, Bueno. Eu amplie umas fotos de alta resolução e se percebe bem essa estrutura, levemente convexa, em todos os KC-390, em ambos os lados do nariz da aeronave. Nesse da foto que me referi, ele ficou em evidência por ser branco…..possivelmente foi substituído e não deu tempo de pintar. Obrigado. Abraço.
Visual realmente é chamativo.
Gostaria de sqabwer quais serãoos próximos clientes dessa bela máquina. Mas como ninguém ai é advinho……
Excelente notícia. Parabéns!
Impressionante:
1 – o avião;
2 – o descaso das autoridades que permitem a construção de casas próximas a aeroportos e bases militares. Daqui a pouco um miliciano levanta uns “predinhos” ali e inviabiliza a base.
Acho difícil, a Base não é mais operacional, hoje é para desdobramentos. O MUSAL fica lá. Ao lado fica a Brigada de Infantaria PQDT. Existe um estudo de transferir toda a Brigada para Goias.
A UNIFA e um Hospital da FAB ficam ali também.
Rafael, a região em si fica dentro de uma área cheia de bases militares, com patrulhamento feito por militares. Tinha um conhecido, que foi Cabo da FAB, mecânico de Búfalos que morava ali no entorno da BAAF e que dizia que o lugar era feio, mas bem tranquilo. Passo por lá com uma certa regularidade para visitar o MUSAL (exceto que esse ano não deu para ir ainda por motivos covídicos), e nunca tive problemas. Lembro que a uns dois ou três anos atrás uns caras numa moto foram assaltar uma senhora numa rua ali perto lá por umas onze… Read more »
E lembrando que BOA PARTE da vizinhança é ocupada por militares e trabalhadores (e seus respectivos familiares) da FAB e do EB das diversas OM das redondezas. Então esse crescimento orgânica desordenado é consequência direta da existência dessas OMs e de seus gestores.
Ele estava lançando PQDT’s Até poucos minutos atrás e sobrevoando a Av. Brasil. Saltei dele mais cedo.
Cláudio, o que achou dele em relação à outras aeronaves que faziam o serviço?
Simplesmente sem precedente na história da FAB. Primeiro Mundo!!!!! Imponente, Robusto, Confortável e Silencioso!!!
Até mesmo as ANV’s estrangeiras, do mesmo porte, das quais já saltei não se igualam a ele.
Muito bom saber disso, Cláudio! Valeu pelas infos! Bons saltos!
Incrível
Obrigado pelo relato, Cláudio. É treinamento para o Exercício Culminating, não? Que será realizado na Louisiana, com o US Army ano que vem. O GTT irá participar com um KC-390. Irá operar em conjunto com os C-17 e C-130J da USAF.
Meu primo serviu aí, no 8° GpArtPqdt, com o nosso Presidente. Depois foi pro IME e virou engenheiro.
Rinaldo, sem noção negativarem o teu comentário em resposta ao Claudio. Aaaafff!!!
Nem me preocupo. Tenho muitos desafetos aqui.
Negativaram até o do Cláudio que deu o relato! Gente que gosta de ser do contra e não sabem pensar direito…
É amigo, essa é a geração Marxismo Cultural via educação Paulo Freriana, com o tempero ANTIFAS….
Dá nisso..
Nenhuma boa discussão democrática para esse povo que defende a “democracia deles”, é salutar e admitida…
Para eles, qualquer discussão ou forma que não se identificam ideologicamente com eles, tem que ser depredada e cancelada!!
Como eles não entendem nada do que se comenta aqui e quando entendem alguma coisa, o que se comenta aqui não os fazem bem…
Ai depredam e tentam cancelar tudo…
Boa Noite Cel. Nery. Exatamente! Estamos treinando exaustivamente para representar a Brigada PQDT. Inclusive com um efetivo maior que o necessário pois podem haver baixas ao longo do tempo. Treinamos arduamente para não deixarmos à desejar frente aos americanos. Nada diferente do que já fazemos, porém aperfeiçoando nossas técnicas e conhecimentos.
Quanto ao fato de negativarem seus comentários, não se preocupe, isso é uma característica dos invejosos, ignorantes e incompetentes, pois eles queriam estar em seu lugar e ter ao menos 10% de seu conhecimento sobre o assunto.
Forte abraço!
Velame!!!!!!
Brasil acima de tudo!!!!!!!!
Obrigado pela gentileza, Cláudio! O 1°GTT criou sua tradição, com a criação da Ordem do Millenium (matéria em http://www.fab.mil.br). O cmt do GTT foi meu comandado no 2°/6°, como Capitão. Como bom Guardião que é, deve ter se baseado na Ordem dos Argus e Guardiões.
Tenho certeza que a nossa gloriosa BdaPqdt vai impressionar lá na Culminating.
Não vejo a hora!! Deu inveja ontem vendo vocês saltarem. Parabéns camarada!
Obrigado!!!
Ótima notícia
Se um barraco subir mais um andar já fica meio difícil pousar, parece que a aeronave vai raspar no poste
O piloto é muito bom e os instrumentos tem que ser muito bem calibrado
Que medo
Ali não é favela
Exato, ali é subúrbio.
Acho que é a única pista de concreto do Brasil. Pousei muito lá, de A/T-27.
Achei que o Galeão fosse concreto também. Nunca pousei lá, mas passei incontáveis domingos aéreos lá. Apesar do tumulto (prefiro visitar o museu em dias normais) é sempre bom.
Essa é uma foto que minha esposa tirou do P-47 na última vez em que estivemos lá. Sempre uma delícia ouvir o ronco desse motor.
Parar de depender somente da soja e passar a produzir avião, carros e bens com tecnologias brasileiras. O governo financia o projeto, específica os parâmetros, garante uma encomenda mínima para viabilizar a produção. Não tem mistério. A fórmula foi/é o caminho das pedras dos EUA, França, Coreia, China …etc Serve para blindado, avião, míssel, e até industria civil em formato similar. Educação sem onde absorver mão obra de alto nível é fulga de cérebros. Ajustes macro econômicos somente, sem ação positiva para um país do tamanho Brasil não vai dar. Isso ai o KC é mais dessa FAs que queremos,… Read more »
A nossa força deve vir de uma economia diversificada, aberta e com muita competição.
Minhas fotos e meus vídeos.
Leandro Rodrigues
Que bom que o autor apareceu! colocamos seu crédito na matéria. Abs!
1- Alguém sabe como anda o plano de remanejar as Brigadas PQD do Rio de Janeiro para Goiânia?
2 – Se não for Goiânia, qual seria a cidade ideal para receber esse tipo de brigada?
Ainda não foi definido. Envolve altos custos. Se pensou em Anápolis, na área da Base, do outro lado da pista. Palmas também foi cogitado.
Pouco mais de um ano atrás foi lançado um projeto para a construção de uma base aérea em Palmas, inclusive ocorreu a assinatura de um termo de compromisso.
Não sei que fim teve isso.
Lembro que o ex-comandante da FAB, o Brig. Rossato, disse numa entrevista à RFA que a FAB tinha uma visão geoestratégica de ter uma base em Palmas, que seria o centro geográfico do Brasil, e outra em Cuiabá, que seria o centro geográfico da América do Sul…
Bem… Sinceramente, não tenho qualquer opinião a respeito.
Sou um pouco suspeito para opinar, adoraria ter um portões abertos não muito longe de casa.
Na minha humilde opinião, antes de construir novas (bem localizadas, por sinal) deveriam fechar de vez algumas (Santos e Floripa).
Obrigado, Rinaldo.
Uma duvida os C-130 estão sendo desativados quando os kc-390 entram em serviço por exemplo entra um KC-390 e sai um C-130 ou a fab vai continuar operando os dois até chegar ao fim da vida dos C-130 remanescentes.
Ramon, a FAB fechou um contrato para manter 10 C-130 até 2027, se não me engano. Parabens a FAB pois em meio aos gastos com a pandemia, 4 aeronaves entregues no primeiro ano foi um esforço, mesmo sabendo que um projeto dessa envergadura tem seus atrasos
O entorno da base aérea diz muito sobre o brazil…
Enquanto esse país não levar a sério a educação pública, pra educar essa massa de gente sem renda e de renda baixa, valorizando professor de ensino básico, fundamental e médio de forma pragmática (bônus generosos no salário por turma/escola/município que atingir as metas dos indicadores de educação, como IDEB e PISA) vamos ver esse tipo de cenário eternamente. Esse governo fraco perdeu a excelente oportunidade de colocar essas premissas na aprovação do Fundeb, aumentou sua participação de 10% para 23% mas não colocou uma marca sua no projeto, ficou à margem até o último minuto, nem mesmo utilizou premissas da… Read more »
Lembrando que BOA PARTE da vizinhança é ocupada por militares e trabalhadores (e seus respectivos familiares) da FAB e do EB das diversas OM das redondezas. Então esse crescimento orgânica desordenado é consequência direta da existência dessas OMs e de seus gestores.
Ótimo notícia!
Quanto mais aeronaves no inventário, mais disponibilidade operacional, sem contar mais oportunidades de divulgação do bichano mundo a fora.
Off-Topic: Enquanto isso o inferno pessoal astral da gigante Boeing continua… “Boeing encontra erros na montagem da fuselagem do 787 Dreamliner”.[Fabricante está realizando uma extensa verificação nos processos de qualidade na linha de produção]. A Boeing encontrou falhas adicionais relacionadas ao processo de produção dos 787 Dreamliner. O problema é similar ao já reportado pelo fabricante meses atrás. Uma verificação extensa no processo de montagem dos aviões mostrou que existem falhas no controle de qualidade na junção de grandes seções da fuselagem. O relatório aponta que alguns segmentos não cumpriram os requisitos completos de montagem, levando a erros na união… Read more »
Parabéns pelas imagens. A segunda foto e o segundo vídeo parecem cenas do filme “Amanhecer Violento”.
Show , muito bacana a questão da porta escamotear pra cima e por dentro .
Pelo que se ve as entregas nao estao sendo postergadas como antes, contingenciando orçamento! $$$ esta saindo dos cofres.
As aeronaves encomendadas pros Correios, alguém sabe como estão? Com os Correios passando por crise operacional e orçamentária grave, com risco de privatizar, será que vão manter essa compra?
Belíssima aeronave!!!! Não me canso de admira-la!!!!.
Se não estou enganado existem 3 protótipos do KC390.
Esses protótipos serão entregues à FAB?