Chuck Yeager e o F-20 Tigershark

Yeager e o F-20 Tigershark

O famoso piloto de caça e de testes Chuck Yeager, da Força Aérea dos EUA, morreu aos 97 anos.

Yeager foi o primeiro homem a quebrar a barreira do som quando testou o Bell X-1 em outubro de 1947, embora o feito não tenha sido anunciado ao público até 1948.

Seu legado também capturou as gerações posteriores, sendo apresentado no livro e no filme de 1983, “The Right Stuff”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 12 de outubro de 1944, ele se tornou o primeiro piloto de seu grupo a se tornar um “ás em um dia”, derrubando cinco aeronaves inimigas em uma única missão.

Yeager abateu 11 aviões inimigos e ajudou a derrubar mais um. Um dos aviões abatidos era um jato alemão Me 262 que estava se aproximando para o pouso.

“Yeager’s First Jet” by Roy Grinnell (P-51D Mustang)

Bell X-1 pilotado pelo capitão Charles E. Yeager, em 14 de outubro de 1947
Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Skyraider

Apesar das glórias de sua vida, Chuck viveu uma tragédia pessoal na infância quando ele e seu irmão atiraram e mataram acidentalmente sua irmãzinha. O pai, ao invés de punir, ensinou-os a usar uma arma de fogo. RIP Gal Yeager, você foi uma das minhas referências, chegou o momento da última barreira a ser quebrada, a da velocidade da luz.

Adriano RA

Que pena…. excelente figura. Ele tem um livro escrito por ele, que em português chama-se “Voando nas Alturas”. Aqui foi publicado pela Editora Best Seller, acho que em 1994. O título original é “Yeager – An Autobiography”. Se encontrarem, recomendo.

Renato B.

Eu também li, realmente a história dele é incrível, primeiro piloto a se tornar às em um dia.

Marcelo Andrade

Tenho o livro comprado em 1987, espetacular!!! Faz parte da minha estante sobre aviação!!

Vitor

Lenda! RIP.

JagdVerband#44

Esse merece um monumento. RIP!

M65

Meus sentimentos para a família. Então o critério, na época para ser denominado Ás seria o abate confirmado de no mínimo cinco aviões ? E na na 1a GM era o mesmo?

GLAUCUS JOSE BASTOS LIMA

sim

Jmgboston

Ele abateu 5 aeronaves alemãs no mesmo dia, de um total de 13 sem ajuda da eletrônica atual. Voou mais de 150 tipos de aeronaves, entrou em um avião foguete pendurado em em um B29 e quebrou a barreira do som. Voce acha pouco M65?

Wagner

?

Wellington Rossi Kramer

Pelo que entendi, o M65 apenas perguntou. Não disse que achou pouco.

Jmgboston

Verdade, má interpretação de texto. My fault.

Paulo cardoso

Era um dos meus hérois vivos! Estão indo embora e não deixando herdeiros!

Ednardo curisco

Lenda.

Talvez o melhor piloto de combate que já viveu

Wagner

Sob qual criterio?

Leandro Costa

Bom jogo.

Tomcat

Já voei muito nesse simulador!

ednardo curisco

Critério de ter praticamente criado os manuais de combate

M65

Ele era General.

Zorann

para quem nunca assistiu…. Assistam Os Eleitos de 1983…..Ele não foi astronauta porque não quis

Jmgboston

Zorann, se não me engano ele não foi astronauta porque não tinha curso superior.

Zorann

Obrigado pela correção. Preciso assistir este filme novamente. De qualquer forma, o filme é muito bom

Tomcat

R. I. P. Gen. Chuck Yeager. Bons vôos com Jack Ridley e Bob Hoover!

Wagner

Dia triste…

Greyjoy

Interessante. Eu tenho esse quadro do abate do Me 262 na parede do meu quarto, mas não sabia de onde tinha vindo (peguei do meu irmão).

Clésio Luiz

Taí um sujeito que, depois que li mais profundamente sobre ele, deixei de ter simpatia.

André Sávio Craveiro Bueno

Concordo Clésio. Tinha suas virtudes mas parecia arrogante. Colocaria todos (as) os (as) astronautas na sua frente como desbravador dos limites do ar e do espaço.

André Sávio Craveiro Bueno

E outros pilotos de testes também.

Nostra

Yeager was head of the US Military Assistance Advisory Group (MAAG) in Pakistan during the 1971 war.

Yeagers conduct during the war left much to be desired , as noted by Edward C. Ingraham, US diplomat, political counselor to Ambassador Farland in Islamabad during 1971.

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

According to Ingraham, Yeager spent the first hours of the war stalking the US embassy corridors, snarling curses at the Indians and assuring anyone who would listen that the Pakistan Army would be in New Delhi within a week. It was the morning after the first Pakistani airstrike that Yeager began to take the war with India personally.

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

Pakistanis, realising the inevitability of a massive Indian retaliation, evacuated their planes from airfields close to the Indian border and moved them to airfields near the Iranian border.

But no one seems to have warned Yeager.

During a attack by IAF on an airfield , no targets were found except for 2 aircrafts which were blown up as targets of opportunity.

One of them ( it seems ) belonged to Yeager ?

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

Ingraham tells when Yeager discovered his plane was totalled, he rushed to the US embassy in Islamabad and started yelling. His voice resounding through the embassy, he said the Indian pilot not only knew exactly what he was doing but had been specifically instructed by the Indian PM to blast Yeager’s plane. ( In his autobiography he later said that it was the “Indian way of giving Uncle Sam the finger” ? )

( Indian side had no information on presence of Yeager in Pakistan )

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Joao Batista

uma das maiores personalidades deste planeta, que descanse em paz , viveu intensamente.

Wagner

Como diria o Spock, teve uma vida longa e próspera…

angelo

Heróis são heróis. simples assim.

Marcelo Mendonça

RIP

Marcelo Mendonça

Eu acho que tem alguém que não gosta de mim, dar negativo a uma homenagem ?????
Difícil de entender a falta de educação e caráter..

Tomcat

Vai entender, Marcelo… Negativaram meu comentário, que foi similar ao seu. Fiquei anos sem comentar no site, justamente porque o nível dos comentários havia caído muito. A negativada que tomamos só comprova a caída do nível. Que triste

Marcelo Mendonça

Pois é, em outros assuntos tem tanta gente boa por aqui para aproveitarmos o conhecimento, ai vem um grupo de “especialistas de wikepedia” e fica querendo discutir. Não estou dizendo tirar dúvidas, mas se for discordar, que seja com embasamento, técnico, sem viés politico e torcidas organizadas.
Enfim..

Marcelo Mendonça

não falei, já deram negativo…….rs

Luiz Antonio

Esses que negativam até o negativo é devido a complexo p.pequno, rss

JT8D

Encare como um elogio quando você é negativado por um ignorante. Eu curto

Last edited 3 anos atrás by JT8D
Wagner

Marcelo, é triste notar e difícil de entender a mente daqueles que agem assim. Meu comentario “dia triste” tambem foi negativado, como se a morte de outro ser humano fosse motivo de alegria… Enfim, esses que nunca viveram a aviaçao, que sao incapazes de pensar por si proprios e sequer leram um livro, são incapazes de perceber a propria idiotia pois não possuem os recursos mentais para tal. Agem de maneira arrogante e hipócrita, filhinhos mimados que nao reconhecem as capacidades e virtudes do outro, acreditando que seu mundinho limitado, restrito e raso é tudo que existe e importa. Triste.… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Wagner
Marcelo Mendonça
Leandro Costa

RIP. Grande homem.

JT8D

Ele era um ser humano e, portanto, tinha defeitos. Mas poucos seres humanos tiveram as qualidades dele. É isso que ele deixa como legado, aquilo que em que ele brilhou. Acho triste nesse momento destacarem essas coisas pequenas. Típico de gente frustrada, que se alegra em diminuir os outros só para não se sentirem tão insignificantes.
Descanse em paz voando nas alturas …

Wagner

Faço minhas tuas palavras.

Luiz Mendes

Chuck fez parte de uma safra de homens desbravadores. RIF.